Zigbee - Aumentar cobertura, conectar um roteador em outro

Inclusive, acho que dá pra recomendar pra quem está iniciando uma rede Zigbee esses dois dispositivos.

• Dongle-E como coordenador
  • Dongle-P com firmware rooter

O firmware rooter tem até controle de potencia dentro da UI do HA

É bem isso, na comunidade brasileira quase todo mundo usa z2m ai acabam recomendando mais. Acho que faz um certo sentido porque existe um conhecimento acumulado na comunidade maior de z2m. Mas se for pensar só em termos do software em si antigamente z2m tinha menos features hoje tá quase igual, a única grande vantagem do z2m é quantidade de devices compatíveis. O zha tem suas vantagens tambor-mor na minha opinião pessoal a escolha ideal depende do uso da pessoa.

Node red é mesma coisa, não que os gringos não usem mas aqui é quase regra a pessoa usar node red junto com ha.

Você está usando o Addon de multiprotocolo?

Não estou. Aliás nem sabia que dava pra criar rede Thread usando o mesmo hardware!!!
Li sobre isso agora depois da sua pergunta.
Não pretendo neste momento pensar em mais 1 protocolo de comunicação, estou implantando tudo zigbee mesmo, que são pequenos e bateria de longa duração nos sensores são suficientes pra mim no momento.

Acho que o Thread vai demorar pra fazer sentido em uma casa rodando zigbee redondinho.

O que falta ser IOT? fogão? Torneira da pia? Chuveiro? Ainda não vi necessidade pra outro protocolo no meu dia a dia…

2 curtidas

Na verdade pro ZHA não precisa de conhecimento nenhum né…
Não fui pro Z2M exatamente porque não estava com tempo pro “sentar no computador pra aprender” o caminho mais complexo…

Vou agora aprender sobre esse node red… Kkkkk

Gostaria de compartilhar uma situação que acabei de experimentar aqui na minha instalação. Uso Mini PC Beelink com Sonoff Dongle-P e minha rede sempre foi muito estável. Semana passada instalei um Google Coral USB e um SSD externo via USB. Até então, nada de errado, mas comecei a ter problemas com os dispositivos que estavam mais distantes, mesmo usando repetidores. Busquei respostas para a instabilidade da rede. Questionei os dispositivos, a instalação elétrica, tudo. No momento que estava decidindo migrar esses dispositivos mais distantes para soluções sonoff/esphome/tasmota, me dei conta que o problema era o número de dispositivos conectados no mini pc, diminuindo a potência disponível para alimentar o dongle, consequentemente, diminuindo o sinal da rede zigbee.

Fica a dica.

Interessante. Talvez eu tenha enfrentado o mesmo problema aqui sem perceber.
Uso um RPI 3 modelB com todas as USB conectadas com Gateways que compartilham a mesma energia.

Assim que fiz a primeira conexão do coordenador zigbee, tive várias mensagens de aviso de baixa de tensão / corrente do home assistant, até que o rpi parou de ligar. Troquei a fonte por uma melhor, adicionei energia própria aos arduinos Gateways USB e tudo voltou a funcionar.

Mas minha rede zigbee só passou a funcionar direito depois da adição do Dongle-P como rooter (e energia dedicada fora do RPI), sendo que ele assumiu praticamente todas as conexões que iam diretamente pro coordenador previamente.

Na época cheguei a cogitar o uso de um adaptador USB com energia ativa.
https://a.aliexpress.com/_m0tV8fG

Hoje tenho tudo funcionando sem a suposta interferência entre as 5 redes 2,4Ghz que tenho simultâneas.

1 curtida

Só pra compartilhar:

Após fazer a rede um pouco mais sólida acrescentando os repetidores baratinhos do aliexpress, fiz uma nova tentativa com repetidores melhores, sendo os dois abaixo:

Obviamente a primeira opção causou o melhor impacto na rede, porém esse segundo mostrou resultados muito superiores aos anteriores que usava.

Recomendo por fim usar o Dongle-E como coodenador e pelo menos mais outros 2 Dongle-E como router abrangendo toda área da residência e usar os amplificadores 3.0 de 40 reais nos pontos onde a rede esteja fraca.

Eu estou com uma dificulde com a rede Zicbee, tenho um dongle Sonoff , um repetidor Sonoff e mais 2 Swithes repetidores eWelink. Varios dos meus equipamentos se conectaram em um dos eWelink, o que fica mais lonje deles, tenho 2 repetidores mais proximos e mesmo desligando o repetidor por varios dias a rede não se atualizou e fiquei com sensores de abertura e switch sem conexão.

Como faço para que a rede seja atualizada onde cada aparelho se conecte ao repetidor mais proximo?

Boa tarde pessoal… quase 1 ano depois e continuo sem uma rede zigbee sólida… achei que desligando outros dispositivos 2.4ghz e acrescentando mais dispositivos a rede acabaria ficando melhor, mas infelizmente ainda sofro com quedas constantes de conexão, de vários dispositivos, inclusive alguns que estão ao LADO do coordenador…
Insisti muito no ZHA, pois não vi muitos reclamando da rede nos fóruns internacionais. Porém acho que é hora de revisar tudo… temos mais opções no mercado e imagino que alguns de vocês já tenham testado… e gostaria de opiniões sobre qual caminho seguir:
Recaptulando:

Home Assistant ultima versão rodando em RPI 4 de 8gb de RAM com HASSIO
ZHA - ultima versão
Cordenador: Sonoff Dongle-E EZSP com firmware 7.3.0.0 build 131 com antena de 30 cm e extensor usb.
Tudo localizado dentro de um armário a 30 cm do chão do andar superior, que não fica no centro da casa.
Não tenho roteador wifi no mesmo comodo.

94 dispositivos zigbee:

• Mais de 50% são modulos de interruptores localizados dentro das caixinhas na parede, a maioria deles L+N, porém alguns (cerca de 10) que não usam neutro, portanto não funcionam como routers.
  • 12 repeaters, sendo 4 EWELINK sticks (aquele pretinho transparente), 2 dongle-P Sonoff com router firmware, 2 Sonoff zbmini (melhores que já testei) e 4 tuya repeaters (aqueles branquinhos da MOES).
  • Cerca de 15 sensores a bateria.

Tendo muitos dispositivos perdendo conexão, as vezes voltam, as vezes precisam de repareamento, inclusive módulos que ficam a 1 metro do cordenador perdem a conexão as vezes…
Já testei todos os canais zigbee e wifi e separei todos eles.
Já usei o Tuya Zigbee Hub e tudo funciona perfeitamente! por isso não acredito que seja problema de interferência (já li a cartilha de interferências e verifiquei tudo que fosse possível fazer).

NOVAS SOLUÇÕES POSSÍVEIS:

• MUDAR TUDO PARA Zigbe2MQTT e reparear tudo (já me indicaram aqui no fórum mas não fiz)
  • Retirar o coordenador e utilizar aquele modulo ethernet zigbee da sonoff e colocar ele no centro da casa no andar terreo e reparear tudo.
  • Manter o coordenador e acrescentar outras redes zigbee usando Tasmota2MQTT via sonoff bridge devices… setorizando a casa…

Gostaria de opiniões pra não ter trabalho a toa!!!
segue foto da minha malha atual:

poucas linhas verdes…

Amigo, tenho 80 dispositivos rodando no Z2m, com versão 7.4.4 do fw e drive ember com um dongle slzb06m, que usa mesmo chip do dongle-e. Minha casa é grande, com dois pavimentos. O coordenador fica em uma região central e é conectado via cabo de rede poe, mas há mais de 20 metros do dispositivo mais distante. O tempo de resposta é muito bom e não tenho problemas de desconexão.

Os problemas que tive sempre estiveram relacionados a sensores tuya de presença do tipo mmwave e medidores de energia que inundam a rede com muitas, mas muitas mensagens em curto espaço de tempo.

Uso hoje duas redes zigbee2mqtt, sendo um específica para o medidor de energia.

Os sensores de presença estavam nessa mesma rede, mas com ajuda do @Walber, atualizamos o fw deles conforme uma discussão do github e melhorou muito o comportamento dos dispositivos.

Tenho planos de aumentar minha malha zigbee. Acredito na tecnologia.

1 curtida

Em tempo, todas as vezes que arrisquei ZHA, acabei voltando para o zigbee2mqtt.

Outro ponto, existe o slzb06 que usa o mesmo chip do dongle p. Muita gente acha esse chip mais estável que o do dongle-e. Comentando porque pode ser uma avaliacao a fazer

Legal Andre, obrigado pela ajuda… esse slzb06m é exatamente a minha 2 opção da linha de soluções, só não lembrava o nome dele… vou acabar fazendo as duas coisas juntas… mudar pro slzb06m no centro da casa via cabo de rede (qual fonte de alimentacão vc usa pro poe?, meu switch de 5 portas tem fonte de 0,6A, acho que vou precisar colocar uma maior) e aproveitar pra mudar pra Z2MQTT…

Se mesmo assim não der certo, vou acabar criando várias redes zigbee com Sonoff Bridge tasmotizados!!!

Falando em sobrecarregar a rede com medidos de energia, tenho vários módulos tuya de interruptores que são erroneamente interpretados pelo ZHA como medição de energia com corrente, potencia, voltagem, etc… pra cada gangle… devo ter quase 100 teclas em casa… desabilitei a maioria mais ainda assim acredito que haja algum tipo de transmissão oculta solicitando as informações inexistentes…

Acabei de ver que agora existe a versão M do slzb06m, que possui o mesmo chip EFR32MG21 do dongle-E… alguém já testou?

Complementando o que o André falou:

Essas quedas são só de dispositivos ou o coordenador/ZHA chega a cair por completo?

Tente colocar o coordenador fora do armário, o sinal do zigbee é fraco.

Volte a antena original e faça um teste.
Para dispositivos wifi uma antena grande em um hardware que não foi projetado para ela acaba piorando o sinal, acredito que o mesmo aconteça com zigbee.

Qual o tamanho? E é de qualidade?
Já vi problemas relacionados a má qualidade da extensão.
E o coordenador deve ser ligada nas portas USB 2.0

Já vi casos de mesmo o dispositivo sendo alimentado com neutro ele não ter a função router.
Veja se o ZHA tem essa informação e confirme a quantidade de roteadores.

By device type
Router: 11
End devices: 6

Mesmo não tendo wifi no mesmo cômodo, vc tem que lembrar que dependendo da região que vc vive, vc terá varias redes vizinhas que vão atrapalhar o sinal.
Qual canal vc usa?
Teste os canais 20 ou 25.

Algumas marcas de dispositivos são problemáticas. Nesse caso pode ser problema do dispositivo.
Tente filtrar esses e pesquisar por problemas.

Sensores MMW e medidores de energia no geral mandam muitas informações.
Analise o log e veja se tem (e quantos) dispositivos mandam muitas no mesmo segundo.
Tente desativar esses dispositivos e veja se tem alguma melhora.

Falando em sobrecarregar a rede com medidos de energia, tenho vários módulos tuya de interruptores que são erroneamente interpretados pelo ZHA como medição de energia com corrente, potencia, voltagem, etc… pra cada gangle… devo ter quase 100 teclas em casa… desabilitei a maioria mais ainda assim acredito que haja algum tipo de transmissão oculta solicitando as informações inexistentes

Teoricamente isso não é problema. O dispositivo que me refiro é desse tipo.

Para alimentar o slzb, uso esse switch poe.

Outra coisa, você consegue usar duas redes zigbee2mqtt simultâneamente no HA. Não utilize hub sonoff. Pelo o que entendi, você tem outros dongles. Use como coordenador, em alguma rede adicional se for o caso. Mas não acho que seja necessário.

Uma outra opção é alimentar o slzb com fonte 5v e usar conexão via wifi. Não é minha primeira opção, mas não podemos descartar alternativas.

são somente dos dispositivos… coordenador sempre ativo, porém, alguns voltam depois de uma reinicialização da rede zigbee.

Vou tentar mudar o local e a antena pra original. Aliás tenho a impressão de que meu problema está nos dispositivos mais próximos do coordenador, que são end devices, vou trocar para routers e adicionar um repetidor mais próximo. Deixei ele perto do chão porque tenho um router dongle no forro de gesso do andar térreo alinhado com a posição do coordenador, mas a laje de concreto tem 40 cm.

é de 1 metro com cabo grosso, imagino ter qualidade… vou esticar o cabo e posicionar mais longe do RPI. Está na 2.0

não tem isso no ZHA, mas contei manualmente, rs
Router: 60
End devices: 33

dentro da minha casa não vejo as redes dos vizinhos, somente no quintal, mas mudei há uns 3 dias pro canal 25 e ainda estou esperando a acomodação da rede.

não tem marca específica pra queda de comunicação… desde sensores Aqara, módulos genéricos e módulos MOES, inclusive repetidores… os únicos que nunca caíram são Tomadas Avatto de 20A, Sonoff Devices e os motores de persianas Zemismart!
Mas certamente os que mais caem são os end devices…

ainda não coloquei nenhum desses na minha casa, exatamente porque ainda não tenho confiança na rede zigbee…

Entendi, mesmo com o firmware Tasmota usando o Tasmota2MQTT? gostei da estabilidade das conexões entre os sonoff devices que tenho…

também não vou misturar wifi com zigbee não… Acredito que eu possa usar o RJ45 e uma fonte 5v pra ele… se não der certo mudo meu switch…

MUITO OBRIGADO pela ajuda pessoal!!!

Pessoal, uma última dúvida antes de começar a reconstrução aqui!!!

Sempre adicionei dispositivos através do botão (+ ADICIONAR DISPOSITIVO) localizado na guia dispositivos zigbee do ZHA.

Nunca adicionei um dispositivo atrás de um router mais próximo usando o menu (+ Adicionar dispositivos através deste dispositivo).

Fiz algo errado? a rede se adapta automaticamente conectando aos dispositivos router mais próximos? ou preciso indicar e criar a conexão específica durante a adição do dispositivo?

Não precisa selecionar um dispositivo específico. Nem sempre dá certo e depois a rede acaba se acomodando automaticamente em outras conexões.

1 curtida