Zigbee - Aumentar cobertura, conectar um roteador em outro

Boa noite pessoal.

Preciso de um ajuda quanto a cobertura Zigbee. Minha automação é toda via WiFi, nunca tive problemas. Mas agora coloquei uns 20 sensores pela casa e começou a dor de cabeça…
A casa tem 4 andares, o H.A. fica no sótão. (Tenho uma central com nobreak, DVR, PoE das antenas, etc)
Tenho um Raspberry Pi4 com o H.A. e liguei o “Sonoff Zigbee 3.0 USB Dongle Plus V2” nele. Tudo configurado e funcionado perfeitamente.
Os sensores do ultimo andar funcionaram muito bem.
Mas os do térreo e da garagem não, até pq está realmente longe. Então, para expandir o sinal da rede Zigbee, comprei 4 módulos ZBMINI da Sonoff e instalei um em cada andar, no lugar de outros WiFi que tinha.
O do 3º andar ficou com bom sinal e funcionando.
O do 2º andar ficou muito ruim, mesmo sendo quase uma linha reta entre o H.A. e o ZBMINI do 3º …
O do 1º nem apareceu mais.
Sincronizei tudo na bancada antes e depois levei para o lugar, inclusive os sensores, imaginando que todos eles iriam “ver” o melhor sinal e sincronizar sozinho.
Mas pelo que li, parece que não, que fica só no que sincronizado.
Então, fui no ZBMINI do 2º andar e mandei ressincronizar. Não conectou mais! Nem o do 1º andar. Tentei os sensores e também não foram…

Eu imaginei que teria o cordenador (No H.A.), ligava no do 3º andar, esse ligava no 2º andar e depois no 1º andar. Fazendo uma “linha”. Mas parece que um roteador não conectar com outro roteador. É isso mesmo??

A ideia era: Cooredenador ← ZBMINI 3º andar e sensores do 3º andar ← zbmini do 2º andar e sensores do 2º andar ← zbmini do 1º andar e sensores do 1º andar.

Na teoria é lindo e funcional, mas parece que não é assim. É isso mesmo? Não funciona assim? É somente coordenador ← roteador ← sensor?
Se for, como resolver?? Não em como mudar o H.A. de lugar… Até tinha um hub zigbee/wifi da novadigital e não consegui adicionar ele no Z2MQTT, acabei dando ele para meu irmão… será que tem alguma forma de usar isso?

1 curtida

Não consegue deixar o RSPY em um local intermediário?

Uma coisa a estudar é a utilização de sensores Bluetooth. Em uma atualização do ano passado foi incorporado a opção de proxy Bluetooth com esp.

O problema do zigbee é que um dispositivo router não se conecta a outro router, só no coordenador. Pelo menos nunca consegui. Só sensores não router se conectam a router

1 curtida

Estou percebendo isso. Fiz contato com a sonoff, aguardando a resposta deles. Mas se for isso, não vai ser possível usar Zigbee e, ao meu ver, é um grandissimo erro de desenho, pois a proposta do Zigbee é justamente essa, criar uma rede através dos dispositivos.
Os sensores a bateria eu até entendo que devam ser end-devices, mas os da tomada teriam que funcionar como repetidor até mesmo para outro roteador.

Quanto a localização do servidor, não consigo mudar. Não existe local na casa para eles e acabei montando uma central no sotão. Tem muita coisa interligada lá, não seria puxar somente o aparelho, mas uma renca de cabeamento e monitoramento que faço direto nele (via USB)

Olá! Tive um problema parecido, e optei pelo ZBMini também.
Acredito que o ZBMini não faça o mesmo a rede mesh adequadamente, pois aqui comigo não funcionou bem.
Fiz testes com usando tomadas e interruptores como router e o resultado foi bem melhor.
Mas mesmo assim não estava satisfeito.
Só consegui resolver quando substitui o coordenador genérico por um sonoff zigbee plus e alterei o firmware do coordenador antigo para router.
A distribuição do sinal ficou bem melhor, sem perda de sinal.
Tenho alguns problemas com os sensores sonoff, que estou aos poucos substituindo por outras marcas

@IgorNM

Cara, não é bem assim que funciona. Alguns dispositivos possuem a função router e outros não mas, especificamente os ZBMINI, possuem mas não funcionam corretamente… principalmente com o dongle da Sonoff. Porquê? Não faço idéia, mas sei na prática que não funcionam adequadamente.

Estou usando um CC2531 bem genérico, da AliExpress, e tudo está funcionando perfeitamente - apesar do LQI está batendo 0 ou N/A em alguns momento, mesmo com o dispositivo ao lado do Pi4. Os que mais estão me dando dor de cabeça são exatamente os ZBMINI e se espetar o dongle da Sonoff eles são os primeiros a perder conexão, mesmo com o dongle com o firmware mais recente… vai entender.

Abaixo te exemplifico o que estou falando…

Oi tudo bem.
uma duvida.
aqui o zigbee derrubou o meu wireless ou wifi.
tem uma dica p mim.

Qual canal você está usando no Zigbee?

onde vejo essa informações por favor ?

Você está usando zigbee2mqt ou zha?

@magasil

Como assim “derrubou” seu sinal de WiFi? Mesmo eles trabalhando no mesmo canal - 11, por exemplo - ainda assim alguma coisa iria funcionar e aparecer no HA. Será que foi mesmo a malha Zigbee que causou isso ou foi outra coisa???

1 curtida

No zigbee2mqtt, na tela de ajustes, você consegue definir o canal a ser utilizado. No meu caso utilizo o 20. Nunca percebi interferência com o wifi

data_path: /config/zigbee2mqtt
socat:
  enabled: false
  master: pty,raw,echo=0,link=/tmp/ttyZ2M,mode=777
  slave: tcp-listen:8485,keepalive,nodelay,reuseaddr,keepidle=1,keepintvl=1,keepcnt=5
  options: "-d -d"
  log: false
mqtt:
  base_topic: zigbee2mqtt
serial:
  port: /dev/ttyUSB0
external_converters: []
devices: devices.yaml
groups: groups.yaml
homeassistant: true
permit_join: false
advanced:
  log_level: info
  pan_id: 6754
  channel: 20
  network_key:
    - 1
    - 3
    - 5
    - 7
    - 9
    - 11
    - 13
    - 15
    - 0
    - 2
    - 4
    - 6
    - 8
    - 10
    - 12
    - 13
  availability_blocklist: []
  availability_passlist: []
device_options: {}
blocklist: []
passlist: []
queue: {}
frontend:
  port: 8099
experimental:
  transmit_power: 20
availability: false

Para o ZHA também existe a possibilidade de definir um canal específico, ou opções de canais:

https://www.home-assistant.io/integrations/zha/

Exemplo para incluir no configuration.yaml:

zha:
  zigpy_config:
    network:
      channel: 15             # What channel the radio should try to use.
      channels: [15, 20, 25]  # Channel mask

bom dia não achei essa informações
veja aqui

Oi bom dia.
então depois que instalei o donge usb sonof.
é coloquei as tomadas e plug e sensores portas janelas e gás cortinas etc.
o meu sinal wifi ficou caindo e quando funciona da 3 megas no spedd teste.
aqui uso a Oi fibra 400 mega. e 3 roteador modelo tenda mesh 3.

Clique nos três pontinhos à direita e selecione exibir YAML.

Só reforçando:

  • não usem dongle zigbee sem cabo usb extensor.
  • se a carcaça nao for de aluminio igual da pra isolar ate com panel iluminio de cozinha (isolar interferencias)
  • recomendo não usar o canal 11
  • se for zigbee2mqtt com adaptador cc2351 e tiver +15 dispositivos usem o finmware ‘source routing’
1 curtida

Oi andré.
então essa foto enviada já e com o yaml.
oque devo fazer?

Uso o zigbee2mqtt o plugin e tenho +15 dispositivos.
gentileza como fazer esse: o finmware ‘source routing’

com ccDebugger:

outros metodos:

firmware:

(usar modelo correspondente) no .zip

Verifique nesse local.

Como você não deve ter customizado seus ajustes, o yaml não deve estar mostrando tudo.

1 curtida