Zigbee - Aumentar cobertura, conectar um roteador em outro

boa tarde.
sim eu executei igual vc fez ai. veja a foto.

Bom dia.
Descobri que minha configuração, a indicada pelo Patrick, não estava funcionando. (risos)

Nem o canal, nem o Transmit power definidos no yaml estavam serviço de nada.

A configuração correta deve ser realizada no settings/advanced do zigbee2mqtt

ou no arquivo configuration.yaml dele (config\zigbbe2mqtt\configuration.yaml).
image

Mas tive trabalho e aqui vai algumas dicas e procedimento:

  1. Se você já tem uma rede zigbee, salve um backup dos devices do arquivo configuration.yaml. Isso pode ser útil para não ter que alterar todos os nomes manualmente, visto que se você vai mudar o canal, terá que reparear todos os dispositivos.
  2. Pare o addon (zigbee2mqtt);
  3. Acesse o arquivo config\zigbbe2mqtt\configuration.yaml e coloque o canal desejado.
  4. O Transmit power pode ser indicado no yaml ou na tela advanced do z2m. Mas sendo realizado utilizando a segunda opção, o addon precisa ser reiniciado para funcionar.
  5. Delete o arquivo config\zigbbe2mqtt\coordinator_backup.json;
  6. Inicie o Addon;
  7. Adicione os dispositivos à sua malha zigbee.

Espero ter ajudado.

Oi tudo bem.
então vou fazer isso amanhã.

uma duvida.
Qual canal posso usar.
o meu está no canal 11.

1 curtida

Sugiro usar o canal 20

acoisa é certa: se você quiser uma rede zigbee estável, esqueça os mini da Sonoff. Alias, me arrisco a dizer que qualquer device zigbee da sonoff não vale nada. Quer ter uma bom sinal em sua rede: use os roteadores usb, rpincipalmente da MOES, são excelentes, o sinal é muito forte e conseguem se ligarem a váris dispositivos simultaneamente. Os fabricantes deveriam fornecer um índice de sinal, não adianta apenas informar (quandoinformam) que o devide é router ou end device. EU tenho dispositivos da Zemismate iguais, um é router e o outro é end devide… uma sacanagem. Em geral esses switches tipo mini são muito ruins de sinal não só como router, mas até mesmo para serem detectados…Daí a necessidade de se ter os roteadores usb zigbee, que garanto, possuem um sinal tão forte quanto o Administrador, por isso mesmo não são baratos. Não tem almoço gratis, ninguem irá fabricar um bom device e vender pelo vador um ruim…não se esqueçam

1 curtida

Você alguns aí pra dizer que tem sinal bom? Eu comprei um Hub Milfra cabeado e é uma merda, ele nao encontra o interruptor do outro lado da parede a 4m de distância. Quais hub e quais dongle USB vc usou e são bons, em outro post falaram justamente que os Sonoff eram bons… kkkk

Não confundam dispositivos “clientes” com “Hubs”/“Coordenadores”.

Não creio que haja confusão entre o coordenador e o router. Saõ coisas bem diferentes. Mas é fato que muitos devices que se dizem router, realmetne o são, mas com um sinal péssimo. E é óbvio que isso existe. Alias, como existem também com os coordenadores. Eu comprei um coordenador cabeado, multi plataforma que foi uma tristeza. Sem contar que vivia caindo o sinal e desconectado os devices. Troquei por um da MOES e tudo melhorou. Mas meu problema só acabou mesmo quando passei usar o Dongle P da Sonoff com o over para 20 e espalhei pela casa vários repetidores usb (que repito, são excelentes, principalemente da MOES). Nuna mais tive problema. As respostas são muito rápidas, nada se desconecta e mantenho toda minha malha com um LQI médio de 120. Não acredito ser possível fazer isso usando apenas os routers dos devices. Pelo menos, eu não consegui.

Tbm uso um dongle p com essa configuração de 20 dbi. Meu lote tem 360 m2, casa tem 2 andares. Tenho dispositivos em todos os cômodos, no sótão e nos dois extremos do quintal. Só uso os próprios dispositivos como routers. Cheguei a usar um segundo dongle p como router mas percebi que não resolvia nada, porque os dispositivos que são routers não se conectam na rede sem ser diretamente ao coordenador, mas certamente suas conexões secundárias ajudam a melhorar as respostas. Hoje são 65 dispositivos na rede.

Só por curiosidade, utilizo só zigbee2mqtt, mas já testei ter duas redes. essa no canal 20 uma segunda zha no canal 25. E elas se comportaram muito bem juntas.

A intenção aqui é mostrar que uma rede zigbee é uma solução estável, acessível e muito confiável. Com certeza existem dispositivos muito ruins, mas acredito que o principia é ter um coordenador de qualidade como o sonoff p ou e.

Sem dúvida, atualmetne, a rede zigbee é, de longe, a melhor opção (vamos aguardar o desenvovlimento das novas redes como o matter. O melhor caminho para voc~e instalar um novo device routeré conectá-lo diretamente ao Coordenador ainda na bancada e depois levar este dispositivo para o seu local final. Assim o dispositivo se conetará diretamente à rede e não ficará aguardando ser conectado ao Coordenador. Tenho hohe 87 dispositivos zigbee na minha rede e apenas 34 conectados diretamente no Coordenador. Essa é outra vantagem dos routers USB, eles chamam para si as conexões, justamente por terem um sinal na casa de 15 a 20 dbi, já que a rede é uma hierarquia de sinal. Eles funcionam muito melhor que um segundo dongle bridge, já que sua estrutura é feita para isso. Por fim, não resta dúvida que o melhor dongle é realmente da Sonoff. Alias, para mim, foi a unica coisa boa que fizeram… Eu comprei e já recebi o iHost da Sonoff, já tem uns 3 meses, e sequer abri ainda… estou esperando que eles façam um upgrade no firmeware pois ainda está bem cru, mas acredito que estão finalmente no caminho certo, já que você instalar vários Dockers diferentes como Home Assistant, Nod Red, etc…

1 curtida

Eu acredito que os roteadores deveriam poder se concertar em outros roteadores pela especificação zigbee, talvez seja problema do z2m.

Sim. e eles podem, por isso são routers. O que precisa se saber é que estes dispositivos, mesmo que interligados entri sí, toda esta malha somente poderá ter um Coordenador. Se os dipositivos roteadores não pudessem se ligar entre eles para formar a rede, o protocolo zigbee não faria o menor sentido, seria equivalente a um roteador de wifi e seus dispositivos pendurados. Essa é a principal diferença do Zigbee para o wifi

Algum sentido até teria, você potencialmente dobraria o raio de alcance. Mas sim era pra zigbee ter topologia bem flexível, agora não sei se o problema são os decives, os dongles, o z2m ou zigbee em geral mas já vi vários relatos de conexão instável porque dispositivo fica se conectando direto com coordenador com sinal fraco mesmo tendo roteadores com sinal mais forte.

Amigo, eeu tenho rede zigbee há bastante tempo, com muitos dispositivos e te garanto que não há qualquer problema. Aliás, é infinitamente melhor que wifi, justametne por ser local e sobrecarregar o roteador de internet. e te garanto que inexiste qualquer obrigatoriedade de um dispositivo zigbee se ligar ao Coordenador para ter bom sinal. Isso não existe. O que existe são dispositivos routers que possuem sinal ruim, bom ou ótimo. Isso sim faz grande diferença e já troquei dispositivo por esse motivo. Ora, se meu dongle está bem proximo a minha bancada e eu compro um novo dispositivo e, na banncada, eu faço o pareamento dele para levar ao local de instalação final e ja na bancada o LQI dele é menor que 150 eu já dispenso oeste dispositivo, pois certametne para o local onde ele for, não terá bom sinal, já que o Coodenador já tem bom sinal de trasnmissão e mesmo assim o dispositivo, apesar de bem próximo, está com a metade do sinal que deveria ter. É assim que faço e até hoje tem funcionado muito bem

1 curtida

Eu concordo com quase tudo que você esta dizendo, acredito que você não entendeu o que eu estava querendo dizer.
A única coisa que eu discordo completamente é que é melhor que wifi.Ambas tecnonoligas tem pros e contras e contextos onde cada uma funciona melhor. Até porque não da pra comparar, wifi é apenas protocolo de camada física, que permite usar diversos protocolos de camada de aplicação, seja http, mqtt, coAP, web sockets etc, e pode ser local ou não. Zigbee ja é algo mais padronizado que engloba varias camadas por tanto não é uma comparação de igual pra igual. Alem disso afirmar que zigbee é inerentemente local, é mesma coisa que afirmar que wifi é local porque todos dispositivos na sua casa estao conectados na sua LAN. O que faz zigbee de fato ser local é o software por trás do coordenador e lugar onde roda automação. Por mais que estejamos falando especificamente de HA então parte-se do principio que as automações rodam em rede local, existem hubs zigbee que integram via cloud ao home assisntant. Alem disso sobrecarregar roteador é relativo isso depende de muito contexto, se todos dispositivos wifi forem locais e o roteador da pessoa suportar numero de devices que ela deseja não necessariamente o zigbee vai ser melhor para esta pessoa. Se voce afirmar que dentro do contexto do HA usar zigbee atraves de dongle é melhor para mairioa dos usuários do que dispositvos wifi que integrem via nuvem, ai eu concordo. Mas não da para generalizar desse jeito, alias não podemos esquecer que existem outros dispositivos que usam conexão serial, ethernet, z-wave…

De resto eu concordo com voce e acredito que houve falha de comunicação. Meu post original foi em reposta a:

Justamente afirmando, que, como você concordou, isso não é comportamento esperado de uma rede zigbee. Não sendo comportamento esperado tem que ser ou erro de usuário ou um bug. No caso não me aparece ser erro de usuário mas como falei não sei aonde que estaria o bug. Até porque como disse ja vi vários relatos semelhantes aqui no forum, no forum gringo e em grupos de telegram:

coisa tipo end device X esta conectado no router A com sinal muito bom mas end device Y no mesmo ambiente fisico se recusa a conectar no A e por isso fica com conexão instável.
Ou dispositivos que “grudam” no coordenador ou num router e mesmo com a conexão caindo não troca para outro router com sinal melhor. Esse segundo exemplo em dispositivos que são movidos pela casa com um cubo aqara.

Mas em momento nehum falei que zigbee é inerentemente ruim e estavel, inclusive eu tambem uso zigbee em casa e nunca tive problemas (apesar de ser uma rede pequena pois uso um pouco de tudo em casa). Mas não podemos esquecer que só porque nosso esta funcionando perfeitamente que não existem problemas, assim como wifi tambem existem outros problemas.

Correto. Eu uso o zigbee unicamente com o HA. Qunado me refiro que o zigbee, para mim, é bem mais supeior do que o wifi, porque além da enorme quantidade de ligações com o rotedor de internet ainda temos a questão da dependência da cloud do servidor do fabricante dos devices (o que para mim é o pior dos mundos). No meu inicio, cheguei ter uma rede wifi e comprava produtos da Positivo! Que tormento! Como a cloud deles caia. Outra coisa é a cloud da Tuya, cada dia pior, porque imagino que a cada dia cresça muito. Minha vida começou a melhorar quando comecei a tasmotar meus devices e percebi como que eles se tornamvam estáveis, praticamente infalíveis e imediatos em suas respostas, sem os famigerados delays (se falando de sensor de presença, então, era um terror). Eu tinha um certo medo de entrar no zigbee, mas a minha experiencia com o tasmota me encorajou e não me arrependo. Minha casa é muito grande e estabilizar a rede zigbee foi dificil (sinto falta de um applicativo que possa fazer automaticamente uma área de atuação para cada dispositivo, isso me facilitaria muito a construção da rede. Mas tive quer ir fazendo na tentativa e erro até monstar a rede que tenho hoje, bem estável. Com a experiencia que ganheir (de tanto fazer tentativa e erro), hoje eu já tenho um bom mapeamento e ao parear um novo dispositivo na bancada, já tenho ideia se ele será bom ou não de repetir o sinal no ponto em que ficará. Eu acredito que o Zigbee melhoraria muito se fosse possivel criar sub coordenadores, sub redes, seria a cereja no bolo. Eu tenho esperança da interligação do zigbee com o Matter. Mas hoje, o grande problema, seja zigbee, seja wifi é a qualidade de fabricação dos dispositivos

Essa dependencia pode existir ou não tanto em dispositivos zigbee quanto wifi. Veja que tecnicamente ambos são protocolos locais, nenhum dispositivo na sua casa tem IP publico o unico dispositvo que “realmente se conecta na internet” é seu roteador que “redireciona” a conexão usando NAT. O que realmente precisamos avaliar não é o protocolo mas sim a integração. Se você integrar dispositivos zigbee usando hub zigbee tuya, por exemplo, a integração vai ser cloud. O mesmo vale pra wifi pode ser integração local ou cloud.
Esse tipo de comparação nao pode ser simplificado a wifi vs zigbee. Ela deve ser feita a nivel de dispositivo especifico.

Existem diversos fabricantes de dispositivos de wifi com integração local: shelly, athom, sonoff, yeelight, lifx, govee, nanoleaf…

Claro que existem também aspectos mais gerais que ai sim podem ser usados pra comparar wifi vs zigbee: Consumo eletrico, necessidade de hub, etc

Mas classificar essas características como pro, contra ou neutro depende muito de contexto. Uma pessoa construindo ou reformando uma casa pode fazer planejamento para ter tudo ou quase tudo cabeado, nesse caso não é necessario ter dispostivos a bateria e portanto a diferença de consumo elétrico é pouco relevante. Agora uma pessoa num apartamento alugado que precisa de dispositivos a bateria de repente zigbee fica muito atrativo.

Os produtos da positivo são tuya tambem, sempre recomendo fugir de tuya.

Não faria muito sentido sendo que zigbee é uma rede mesh com self-healing (automaticamente se reconstroi quando a perda de conexao, ou no minimo deveria)

Mas é possível conseguir um efeito parecido basta ter diversar redes zigbee, voce pode ter varios SBC rodando Z2M e conectando ao HA. O Z2M nao preicsa estar no pc do HA. Para baratear você poderia usar bridges Zigbee2Tasmota com mcus esp para não precisar de SBCs. AI é um trabalho de arquiteturar sistema da sua casa, foge do escopo do protocolo.

Mas isso é um dos principais usos do HA interligar dispositivos de tecnlogias diferentes. Ja é possível isso hoje com o HA. Se voce diz uma interligacao direta, não tem como. Matter é um protocolo de camada de aplicação zigbee tem um protocolo proprio de camada de aplicação. Por isso que matter pode rodar em cima de thread que é baseado em IEEE 802.15. 4 assim como zigbee (portanto em teoria deve funcionar em qualquer dongle zigbee contanto que alguem desenvolva firmware para eles) mas usando IPv6 sem um protocolo de camada de aplicaçao especifico definido. Tambem pode ser que surjam hubs que suportem os dois protocolos mas seria mesma coisa que ter HA com dois dongle, são duas redes. Não tem como dispositivos dos dois protocolos serem parte da mesma rede mesh.

Usar zigbee com hubs (esses gatway da Tuya, etc…não faz sentido), nesse caso prefiro o wifi mesmo. Quando me refiro ao Zigbee, falo do HA e um Dongle, mesmo usando os dispositivos zigbee Tuya, vc estará livre da Cloud deles. Agora, é claro, montando uma rede interna LAN, é outra coisa. Apenas gastaremos um bom tempo para tasmotar os dispositivos, para aquele que possamos acessar a placa e fazer o Flash. E os que permite fazer LAN nos proprios dispositivos, eu siplemente abomino a Sonoff. Dessas marcas que você citou eu aplaudo a Shelly que é sem dúvida um ponto fora da curva. excelentes dispositivos e uma vasta opção em cada um e muito tranquilo de se montar uma rede interna. O problema é o alto custo da Shelly e poucos dispositivos. Resumindo, quando falo na rede zigbee falou no HA+dongle+Z2M, tendo cuidado de se adquirir ispositivos roteadores de boa qualidade, mas isso é muito relativo. Por exemplo: tenho dois interruptores da Zemismart que vira mexe eles se desconectam, e eu tenho que repareá-los. Por outro lado, tenho outro interruptor de fabricante xing-ling (firme Tuya, igual a Zemismart) mas que é um dos meus dispositivos de melhor sinal e conexão e nunca se desconectou. Moro no RJ e aqui tem um problema sério de falta de luz com qualquer chuvinha. Não realidade não é só falta de energia, mais a maldita vai e volta, e isso é a morte para os dispositivos que entram em modo de pareamento através do liga-desliga, principalmente aqueles que não escolha do modo de retorno de status (mais antigos). Mas enfim, estamos no caminho certo! Dá trabalho mas é gostoso (gostamos de desafios), mas somos entusiastas, se não tiver dificuldades não agrada. Abraços

2 curtidas

Olá pessoal, sou novo no fórum, mas velho de HA.
Estou tentando criar minha rede zigbee sem sucesso há quase 1 mes.
Tenho um sistema Hassio no RPI2 com diversos protocolos de comunicação:

  • Mysensors com radio 2.4ghz (canal 76 padrão)
  • Zwave
  • RFlink 433,92
  • Somfy ESP Hub 433,42
  • Milight Hub 2.4ghz (canal não difinível)

E além disso tenho um sistema de energia solar Apsystem com ECU-R que comunica via Zigbee com as placas, que ficam no telhado e caixa d’agua.

Meu coordenador é um Sonoff Dongle-E flasheado com ultimo firmware 7.3.0.0 build 131 no ZHA (mas já testei mais de 10 firmwares diferentes)
Recentemente coloquei uma antena de 10dbi nele (aquelas de 30 cm, rs)
Ele está atualmente sobre a bancada pra ficar longe de todos os outros equipamentos.

Estou adicionando basicamente:

  • dispositivos Aqara a bateria (sensores de presença e porta) que antes usava no hub aqara sem problemas…
  • modulos interruptores Tuya, sendo alguns sem neutro (funcionam como End-devices) e alguns com Neutro (funcionam teoricamente como Routers) de diversas marcas como MOES, AUBESS, todas aquelas porcarias que usam o protocolo Tuya, também antes usados com hub tuya Zemismart, sem problemas.
  • alguns sensores Tuya baratinhos a bateria daqueles pacotes < 15 reais do aliexpress.

Por incrível que parece somente os dispositivos baratinhos Tuya estão funcionando perfeitamente!!!
Os demais penam pra conectar e quando conectam não funcionam os interruptores, caem o sinal toda hora, tem que reparer por 5 vezes.
Estão todos bem próximos do coordenador e as vezes criam uma mesh entre si, mas dura pouco.

Minhas dúvidas são:

  • Desisto de usar o Dongle-E como coordenador e tento um Dongle-P (que já encomendei), deixando o E como router? ou entao algum mais caro, tipo um conbee?
  • Vale a pena zerar todo o ZHA e testar o Zib2MQTT?
  • Seria só colocar mais routers dedicados que resolveria?
  • Desito do Zigbee porque já tenho muito sinal de radio aqui!

Vi que o @Leudo indicou routers da MOES, seriam aqueles dongles sem antena, branquinhos, da Tuya que a MOES produz?

Acabei de reparer TUDO com a antena nova e até agora o mapa da rede foi o que ficou mais bonito até agora… estou esperando estabilizar até amanhã pra ver se a antena melhorou alguma coisa

Ola @Oliverdog bem vindo ao fórum, tinha visto seu post anterior mas não tinha tido tempo de responder.
Agora com essas novas informações que você trouxe eu tenho que concordar como pessoal do fórum gringo isso ai quase que certeza é problema de interferência.
Você citou estar usando 4 protocolos 2.4ghz (Wi-Fi, zigbee, mysensor e mi light), se você tiver algum device bluetooth já são 5 protocolos 2.4ghz.
E Wi-Fi se tiver mais de um roteador / acess pont proviavelmente te está usando mais de um carnal, além de mais um canal zigbee da parte solar. fora possível interferência de vizinhos.

O fato de antena ajudar também ajuda essa conclusão , não parece ser algum bug de device específico nem de software.

Zha ou z2m não deve fazer diferença pra isso.

Sobre o dongle-P ele não é melhor que o E, na verdade o P é o modelo mais antigo e em alguns aspectos pior. Não existe um deles que é objetivamente melhor, já que já comprou testa e ve qual funciona melhor pra vc. Mas realmente duvido que vai solucionar problema. Colocar mais routers deve ajudar mas mas não acredito que vai resolver 100%, pelo que você descreveu é altamente provável que tenha um problema de interferência muito grande.

Eu faria o contrário, trocaria outras coisas, ficaria só com Wi-Fi, zigbee e zwave. Rf433 da pra manter também se quiser mas eu definitivamente tentaria limpar boa quantidade de coisa em 2.4ghz.

1 curtida