Bom dia.
Acredito que o @ariel_leventhal respondeu bem todas as perguntas. Mas gostaria de complementar algumas coisas:
-
Como ele disse você até pode usar mais de um, mas teria que ser redes diferentes, uma com zigbee2mqtt outra com zha. Mas não vejo necessidade, a não ser que o número de dispositivos seja superior ao limite do coordenador, o que acho pouco provável.
Dê prioridade para coordenadores que utilizam o mesmo chip do sonoff dongle-e, que já vem com maior potência de sinal e possibilidade de trabalhar com multiprotocolo.
-
Na medida que for montando sua rede, você expandirá naturalmente sua rede mesh zigbee. Como já dito, os dispositivos alimentados pela rede elétrica E QUE USAM NEUTRO, normalmente são routers e funcionarão bem para expandir seu sinal. Obviamente, pode ser que algum dispositivo não seja tão bom. Mas no geral, me atendem bem.
Por praticidade de instalação, aconselharia interruptores com tecla física para iluminação (zemismart possui opções muito bonitas e de ótima qualidade). Se não for viável financeiramente, os switches zigbee da avatto são boa opão. Motores de cortina também são ótimos routers, voltamos para zemismart.
Uma sugestão de instalação é você instalar sempre do mais perto do coordenador para o mais longe Primeiros os routers, depois os end device. Por mais que a rede se auto adapta estando ligada, para uma primeira impressão e testes, esse é o melhor procedimento.
- Posso ter me expressado errado, os routers se conectam a outros routers, mas na topologia da rede, nunca vi um router sem uma indicação de ligação ao coordenador:
Observe que os routers sempre estão ligados ao coordenador, mesmo que ligados a outros routers para formar a mesh. mas os end device podem se ligar a routers.
Sou um usuário que não conheço os detalhes técnicos, as vezes pode ser que fale algo incorreto. Mas não se prenda a isso.
Concluindo,
Mas se você está começando agora, não se limite apenas à rede zigbee. Como pode ver, o HA permite uma infinidade de integrações e possibilidades. Para iluminação e alguns acionamentos, sem dúvida, o zigbee é o mais acessível, segura e estável para garantir uma solução local. Pesquise bastante e se tiver dúvida, recorra ao Forum. A maioria das dúvidas já tem tópicos discutidos, nunca respondem tudo.
Se ainda ficou alguma dúvida, manda aí.