Zigbee - Aumentar cobertura, conectar um roteador em outro

Eu apostaria no mesmo que o @ariel_leventhal sugeriu.

O dongle-e já possui tecnologia de 20dbi como padrão e está pronto para trabalhar com multiprotocolo (zigbee + tread) (https://smarthomescene.com/guides/how-to-enable-thread-and-matter-support-on-sonoff-zbdongle-e/). O dongle-p é muito estável, tbm possui a possibilidade de ajustar 20dbi, mas não é padrão, precisa definir na configuração e só vi isso possível no z2m.

Outro ponto para complementar é a importância de se definir um canal específico e diferente do seu wifi, ver documentação.

zha:
  zigpy_config:
    network:
      channel: 15             # What channel the radio should try to use.
      channels: [15, 20, 25]  # Channel mask
1 Like

Busca compatibilidade no Zigbee? Vá para o Z2M. Tive muitos problemas com o ZHA e minhas rede só reconheceu 100% dos meus devices com o Z2M, sem contar que o mapa gerado pelo Z2M é infinitamente superior ao ZHA. Mas se tens compatibilidade e buscar fortalecer o sinal entre os devices, use os routrs UBS que resolverá totalmente seu problema.

1 Like

Obrigado pessoal pelo suporte!!!

Esta noite percebi uma maior estabilidade da rede, perdendo conexão somente de 1 dispositivo Aqara Aq2 (sensor de porta). Acredito que seja pela Antena Gigante que coloquei!

Apaguei lá porque percebi que este seria mais adequado ! Obrigado

• Minha rede wifi está definida para usar canais 1 e 11 somente, inclusive nos AP.
  • Minha rede mysensors usa o canal 76 (frequencia igual ao canal 25 zigbee)
  • Mi light realmente não tem como saber a frequencia, mas so transmite quando eu uso, não fica transmitindo nada, vou desabilitar a recepção, mas acredito que não seja causador da interferencia.
  • A parte solar fica em outro pavimento (caixa d´agua), mas vou posicionar a antena dele próxima do telhado pra ficar ainda mais longe.

Já configurei meu canal preferido como 15 e a máscara deixei sem o canal 25 (que o mysensor usa)

É realmente difícil pra mim me livrar do mysensors, é uma questão mais sentimental (rs), que uso há 10 anos, com componentes feitos à mão, horas de trabalho em pcbs, solda, idealizando, caixinhas, etc… Tenho basicamente sensores de fumaça e DTH22 funcionando na rede mysensors. Mas posso pensar em trocar o radio pra outra frequencia, daria trabalho mas se resolver… Vou fazer o teste desligando toda rede.

Ainda não tive problema de compatibilidade. Tudo que tenho já foi reconhecido e já funcionou, instável mas funcionando.
Alguns dos meus dispositivos precisam de custom_quirks pra funcionar, e não achei isso no Z2M, por isso insisti no ZHA.

quais vc indica? sonoff dongles mesmo?

esta é minha rede hoje pela manhã, apareceram finalmente pontes entre os “pseudo_routers”, linhas fracas cinza, mas antes não havia conexões entre os devices:

Sensacional sua rede, e seu coordenador nem está no centro? quantos USB routers vc tem e envolve mais de um pavimento na casa ?

Meu apartamento é bem grande. São dois pavimentos. Tenho um total de 8 routs USB…não é sonoff. São dispositivos simples, que fazem tão somente a repetição de sinal, mas que tem um excelente sinal e chama para si a responsabilidade, deixando o Adminsitrador bem livre. É este aqui

A Compra é feita aqui https://pt.aliexpress.com/item/1005005633269782.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.29.420ccaa4G8uwIU&gatewayAdapt=glo2bra

1 Like

Que bom que é baratinho!

Tem que parear plugando e desplugando 3x certo?
E como ele aparece na rede? como router? consegue adicionar dispositivos através dele?
Tem uns idênticos vendidos pela MOES, um pouco mais caros, mas não achei logo nas fotos, devem ser o mesmo produto!

Obrigado!

Basta inserir na USB e ele irá em estado de pareamento (fica piscando)…se não entrar…retire e coloque unas 3x, como osempre. Este dispositivo é apenas roteador e aplificador de sinal, ele não faz mais nada (e nemprecisa :rofl: o que el faz já é o suficiente).Eu tenho da MOES, que é excelente fabricante de devices) mas tenho dessa outra fabricante também…mas já abri os dois e eles são extametne iguais…é possível que tudo seja de fabricação da MOES, tipo OEM

1 Like

Oi André, suas dimensões de casa se parecem com a minha. Estou começando a planejar a automação. se importaria em compartilhar comigo que equipamentos está utilizando?
Estou bem receoso com as escolhas:
1- que hub (isso que é coordenador?) usar? posso usar um hub em cada andar?
2- tenho obrigatoriamente que comprar dispositivos que funcionem como routers para a mesh funcionar? Como saber que o dispositivo tem a função de router?
3- como assim um router não se conecta em outro router? como você conecta os dispositivos nos extremos do quintal?
4- São tantas perguntas… perdoe o excesso. coisa de principiante.

Agradeço antecipadamente.

Coordenador é o nome tecino do device que controla rede zigbee, hub é nome comercial que algumas fabricantes dao a alguns device coordenadores mas existe muita variacao dentro de o que chama de hub.
O que voce precisa é um coordenador que integre com ZHA (integracao padrao zigbee do HA) ou Zigbee2Mqtt (tem que instalar coisa a mais porem é compativel com mais dispositivos). Ai voce tem opção de coordenador usb que precisa estar conectado no pc do ha como o dongle sonoff, sky conenct ou conbee. Ou tem tambem opções wifi como o sonoff bridge que voce pode colocar tasmota e ai integrar com o Z2M.

Voce ate pode ter um coordenador por andar mas ai seriam duas redes separadas, ideal é ter um só.

Precisar de router depende de muitos fatores alem do tamanho da casa como quantidade de paredes, qualidade do sinal do coordenador, qualidade do raddio dos devices …
Mas é melhor ter router a mais do que router faltando. Sem router sua rede fica numa topologia estrela onde todos devices conectam direto no coordenador entao a chance de ter instabilidade é maior.

Via de regra maioria dos devices que que ficam conectados na rede elétrica é router e devices a bateria não são. Mas a não ser que o fabricante especificar essa informação o único jeito de ter certeza é comprar e testar. Voce pode usar os dongle usb que servem de coordenador ligado numa tomada de celular funcionando como router tambem se precisar de routers extras.

Eles conectam sim, provavelmente deu algum problema especifico na rede dele.

ótimas respostas. te agradeço.
Você conhece algum tutorial básico? Confesso que a primeira resposta ficou pouco fora do meu conhecimento… pensei que bastaria um hub, dispositivos com routers e sensores… que eu integraria com o app TUYA (por exemplo) e ele conectaria na Alexa/Google. Seria essa uma visão simplista que não funciona?

Bom dia.

Acredito que o @ariel_leventhal respondeu bem todas as perguntas. Mas gostaria de complementar algumas coisas:

Como ele disse você até pode usar mais de um, mas teria que ser redes diferentes, uma com zigbee2mqtt outra com zha. Mas não vejo necessidade, a não ser que o número de dispositivos seja superior ao limite do coordenador, o que acho pouco provável.

Dê prioridade para coordenadores que utilizam o mesmo chip do sonoff dongle-e, que já vem com maior potência de sinal e possibilidade de trabalhar com multiprotocolo.

Na medida que for montando sua rede, você expandirá naturalmente sua rede mesh zigbee. Como já dito, os dispositivos alimentados pela rede elétrica E QUE USAM NEUTRO, normalmente são routers e funcionarão bem para expandir seu sinal. Obviamente, pode ser que algum dispositivo não seja tão bom. Mas no geral, me atendem bem.

Por praticidade de instalação, aconselharia interruptores com tecla física para iluminação (zemismart possui opções muito bonitas e de ótima qualidade). Se não for viável financeiramente, os switches zigbee da avatto são boa opão. Motores de cortina também são ótimos routers, voltamos para zemismart.

Uma sugestão de instalação é você instalar sempre do mais perto do coordenador para o mais longe Primeiros os routers, depois os end device. Por mais que a rede se auto adapta estando ligada, para uma primeira impressão e testes, esse é o melhor procedimento.

1. Posso ter me expressado errado, os routers se conectam a outros routers, mas na topologia da rede, nunca vi um router sem uma indicação de ligação ao coordenador:

Observe que os routers sempre estão ligados ao coordenador, mesmo que ligados a outros routers para formar a mesh. mas os end device podem se ligar a routers.

Sou um usuário que não conheço os detalhes técnicos, as vezes pode ser que fale algo incorreto. Mas não se prenda a isso.

Concluindo,
Mas se você está começando agora, não se limite apenas à rede zigbee. Como pode ver, o HA permite uma infinidade de integrações e possibilidades. Para iluminação e alguns acionamentos, sem dúvida, o zigbee é o mais acessível, segura e estável para garantir uma solução local. Pesquise bastante e se tiver dúvida, recorra ao Forum. A maioria das dúvidas já tem tópicos discutidos, nunca respondem tudo.

Se ainda ficou alguma dúvida, manda aí.

@msoaresp, procure no youtube, canais como os listados abaixo possuem ótimos tutoriais para Home Assistant e Zigbee. Aqui no forum você encontra também tutoriais publicados. Alguns vídeos e tutoriais, por serem mais antigos, podem conter alguma diferença para as soluções atuais, mas nada que impeça de conseguir fazer funcionar

Na medida que for evoluindo, e surgindo dúvidas, volte ao forum.

Em teoria da pra ter dois z2m, só não da no haOS nas outras instalações é possível. Na verdade da também no haOS contanto que a segunda instância do z2m rode em outro pc, como é mqtt não tem necessidade de estar no pc do home assistant mas ai dois PCs ja acho que sai da realidade da maiorias dos usuários.

O zha realmente só da pra ter uma instância.

1 Like

Como você não especificou nada eu imaginei que iria usar home assistant, já que é foco do forum. Se não for usar home assistant é assim como disse. So recomendo tomar muito cuidado com escolha de devices se for usar tuya, principalmente evite lâmpadas smart e opte por interruptor smart ou mini relê com entrada pra interruptor.
Isso as automações tuya rodam em cloud, então se você usa lâmpada smart e um interruptor de cena pra controlar a lâmpada, se an internet cair você não controla luz da sua casa. Além disso fique atente pois usando um hub tuya você só pode usar devices zigbee tuya.

Em vez de tuya recomendo dar uma olhada no sonoff iHost, que é um hub da sonoff que permite automações em rede local e até usar devices de outras fabricantes. De certa forma o iHost faz mesmo papel que home assistant (apesar de ter muito menos integrações) porém de forma mais fácil pro usuário.

Agora se for usar home assistant ai foge desse tipo de Hub e considera a minhas resposta anterior, os hub tuya até integram no HA mas só via cloud e não é todos devices que funcionam.

Não tinha pensando por esse ponto! :clap::clap::clap:

@Leudo, boa tarde tudo bem?
Eu não conhecia estes repetidores. Valew pela dica.
Mas fiquei só como uma dúvida: eles funcionam bem com qualquer coordenador? Eu uso o dongle da Sonoff.

Perfeito. o Dongle da sonoff é o que ue uso também

1 Like

Bom dia pessoal, só pra atualizar a situação aqui:
Há 1 semana:

• Fiz a troca do coordenador para o Dongle-P com o firmware que já veio da sonoff, S-Stack 3.30.
  • Acrescentei 3 repetidores USB indicados pelo @Leudo
  • Modifiquei toda a fiação de energia e dados pra que fiquem próximas.
  • Comprei um Extensor USB mais grosso e aparentemente melhor.

Não tive problemas pra refazer o link de todos os meus 22 dispositivos, porém ainda não está funcionando bem, alguns nunca respondem aos comandos, apenas mostram feedback dos comandos fisicos.
A impressão que tive é que o novo coordenador é pior que o Dongle-E usado anteriormente.
Estou tendo vários reboots do HA durante o dia e alguns erros de biblioteca zigpy_znp que não apareciam antes.

Próximo passo:

• Voltar o coordenador antigo (Dongle-E)
  • Flash de root firmware no Dongle-P
  • Usar o Dongle-P como roteador, ficando o Dongle-E no andar superior e o Dongle-P no forro de gesso do térreo logo abaixo do local onde está o Dongle-E.
  • Mais 1 semana de testes.

Se não der certo vou migrar pra Zigbee2Mqtt

Obs: o mapa visual da rede está péssimo, quase nunca apresentando ligações entre os dispositivos.

Amigo, a primeira coisa que você deveria ter feito era eir direto para o Z2M, sequer precisava mudar o dongle de E para P

Vai para zigbee2mqtt. Defina o canal 20 e faça o pareamento novamente.

Fala pessoal… pois é… é a primeira vez que alguém diz pra mim enfaticamente que o Z2M é a melhor opção… em vários fóruns gringos acabam preferindo o ZHA…

Estou atualmente com 23 dispositivos, sendo 4 deles roteadores dedicados (3 tuyas e 1 Dongle-P), ainda seria tranquilo mudar pra Z2M sem muito trabalho, pois ainda estou implantando os módulos dentro dos interruptores aos poucos…

Porém, em 3 dias de testes de volta com o Dongle-E e usando o Dongle-P como roteador, achei uma fantástica melhora!!! Todos os comandos parecem funcionar (Até agora), nenhuma queda de conexão, e o Dongle-P como rooter é FANTÁSTICO… ele parece chamar o trabalho pra si… sem dúvida a melhor opção por 100 reais!
Tive uma melhora em roteamento até mesmo nos módulos interruptores aliexpress de 25 reais!!! Estão retransmitindo!!!
Por fim, acredito que meu problema inicial não era interferência, mas sim bloqueio de transmissão pela laje da casa de um andar pra outro, já que o coordenador está no andar superior e 90% dos dispositivos estão no térreo.

meu mapa ficou assim poucos minutos após ligar tudo: