Tuya Convert - Flash Tasmota

Eu troquei para personalizar (os meus tem sensores de temperatura e ESPHOME).

Se trocar o firmware, vai perder a integração com o smartlife, mas, se quer manter o firmware original o HA suporta Tuya

1 curtida

Realmente eu não queria perder a integração com app. Então eu consigo adicionar os nova digital basic sem trocar o firmware, adicionando no HA como Tuya?

1 curtida

Eu tinha pesquisado e encontrado esse procedimento logo que você mencionou no post anterior.
Fiz aqui a configuração e funcionou.
Obrigado pela dica!

1 curtida

Olá a todos. Acho que o @michel pode me ajudar.

Eu preciso da função de ligar e desligar fora da minha rede (no trabalho, por exemplo), então preciso de um serviço Cloud junto com o Tasmota. Tem como?

Meu problema: comprei o Novadigital basic, mas ele se liga sozinho após uma queda de energia. Preciso mudar o firmware, mas não posso perder a possibilidade de ativar/desativar pela internet.

Obrigado,
Daniel

Só para complementar, não tenho nenhum HA. Eu configurei o Novadigital pelo app Smart Life, e depois no meu celular configurei o Google Home para sincronizar. Na verdade nem preciso que funcione com o Google Home, só preciso de uma forma de ativar/desativar pelo meu celular onde quer que eu esteja, sem precisar ter um computador ligador (como servidor).

@fortier, vc pode expor o seu interruptor na internet, para isso vc precisa configurar seu roteador de internet para fazer um direcionamento para o ip do seu tasmota. Assim se você acessar o seu ip de internet em determinada porta (vc define isso no direcionamento), vai ter acesso àquela página do dispositivo tasmota.

Para fazer essa configuração no roteador, pesquise o modelo na internet. Pesquise também se é possível reservar o ip do dispositivo tasmota.

Olá @michel muito obrigado pelas informações.

No meu caso, não tenho IP válido…

Outra opção: me dou bem com o Sonoff Basic, seria possível colocar o firmware do Sonoff nesse Novadigital? E daria para usar o eWeLink?

Ou existe algum outro firmware alternativo que tem serviço de cloud?

Obrigado!

eu acredito que não vai funcionar porque pode haver diferenças nas GPIOs. Mas você pode tentar, não vai ferrar o device, só não vai funcionar, aí vc volta pro tasmota. Mas só faça se você tiver um conversor serial, se estiver fazendo via OTA, não tente, kkk

Vc tem assistente ? Alexa ? Google Assistant ?

Oi @michel, não tenho assistente.

Pelo que vi, o pino para controlar o relé é o mesmo, não funcionaria o led nem o botão. Precisa do botão para parear, mas acho que dá pra resolver.

Eu queria mesmo era o código fonte do Sonoff para arduino IDE, alterava só os pinos kkkk.

Só me resta continuar usando o Novadigital, e esperar que saia um novo firmware.

Muito obrigado @michel pelas informações :smiley:

Att
Daniel

Blz ! depois conta aí se deu certo…

Bem, pelo o que eu vi, este método não funciona atualmente, e possivelmente não funcionará mais.

Explicações:

To be absolutely clear, the challenge of this issue is mapping known information (ie gwId ) to the PSK ( pskKey ), which as mentioned before is indeed unique to every device.

Então para aqueles que pretendem usar este método, NÃO ADICIONEM O DISPOSITIVO AO APLICATIVO DO TUYA! (inclusive, era bom editar o primeiro post daqui e adicionar esta informação bem clara). Se adicionarem e o dispositivo for atualizado pra última versão de firmware, esqueçam usar este método.

Eu descobri da pior forma, adicionei os dispositivos ao aplicativo e… Já era.

Mas o que não ficou claro pra mim: Ok, o Tuya converter não está funcionando, somente pra firmwares antigos. Mas após atualizar o firmware, também não é possível atualizar via um adpatador serial-to-USB ?

1 curtida

se o chip estiver ok, sempre será possível trocar a firmware via serial.


Alguem sabe se ainda ta funcionando normal esse Tuya Convert? tou com um Painel Led da zemismart querendo por o tasmota…
Será que da certo?

1 curtida

Conseguiu desligar o led ?

Grande @douglas! Segui seu procedimento em duas tomadas dessas. Uma está ok e funcionando totalmente bem. A outra não salva as informações no Template parameters (não retém as configurações alí, apesar de reter no restante). Ela funciona no botão físico e se eu acessar diretamente pela interface dela pelo navergador. O que posso fazer?

Tentei, mas acho que esses Tuya mini Smatrul não dão certo. Alguém já conseguiu?
Ele fica tentando enviar no Kali e não vai. Até chega a apagar as luzes q ficavam piscando no dispositivo, mas não aparece a rede Tasmota-xxxx nem nada.

Tentei agora o Tuya convert em 2 interruptores AGL de 3 botões, porém não consegui possivelmente, o problema é o PSK utilizado nos novos firmwares.

Não sei se eles já vieram de fabrica com esse firmware ou se foi atualizado quando conectei eles no smart life, de qualquer maneira, em breve farei o teste com um interruptor que ainda está na caixa, e posto aqui os resultados.

@Fbsouza converti um interruptor desse modelo (3 botões) para o ESP-Homekit-Devices utilizando via serial. Desmontando os 4 parafusos de trás você já tem acesso.

Fiz sem soltar nada, coloquei dupont e firmei com uma fita pra não sair do lugar. Lembrando que precisa ligar o GND ao GPIO0 pra entrar em modo Flash.

Então, baixei o Kali linux e coloquei no Pen drive. Fiz os passos certinho e na hora que eu tento conectar meu celular na rede vtrust-flash, o sinal dura cerca de 5 segundos e some. Achei que poderia ser erro do notebook mais antigo.
Coloquei o pendrive no meu notebook mais novo e o erro continuou igual
Fiquei indignado por ser versão do Kali linux que baixei… que foi o amd alguma coisa… sendo que meu processador é intel.
Achei uma versão que tinha o nome i386, que possivelmente seria intel… esperei baixar de novo, coloquei no pendrive também. Fiquei esperançoso, mas de nada adiantou. O mesmo erro aconteceu. Não consigo nem conectar meu celular na rede vtrist-flash, pois ela some.

Se alguém puder me ajudar, agradeço, pois isso é meu TCC e estou ficando preocupado.