Tuya Convert - Flash Tasmota

tasmota

Você adquiriu um produto com a tecnologia Tuya e agora quer trocar o firmware, colocar um tasmota por exemplo?

Este tutorial vai ensinar como realizar esse processo sem ter que soldar fios.

local

Tuya é uma empresa chinesa que oferece uma solução residencial inteligente pronta para uso comercial para qualquer pessoa com mais de 11.000 dispositivos ‘fabricados’ por mais de 10.000 fornecedores que usam os serviços de firmware e nuvem da Tuya.

Então podemos ter vários dispositivos de marcas diferentes, mas que possuem a tecnologia Tuya, e consequentemente utilizam o APP Tuya para realizar as configurações.

:rotating_light:ATENÇÃO:rotating_light:
Certifique-se de entender o que está fazendo antes de usar este software. A atualização de um firmware alternativo pode levar a um comportamento inesperado e / ou inutilizar o dispositivo, para que ele fique permanentemente danificado (altamente improvável) ou exija a solda de uma conexão serial ao processador para atualizá-lo (provável).

Requisitos

  • Computador Linux com um adaptador/acesso a rede wifi (pode ser um raspberry, máquina virtual etc)
  • Dispositivo wifi secundário (por exemplo, smartphone)

1º Passo

Acessar o Linux. Eu não tenho linux, e não quis criar uma VM (Máquina virtual). Eu optei por usar o live-cd do kali. Simplesmente baixei a imagem e instalei em um pendrive. Após isso, realizei o boot do meu PC pelo pendrive.

Para quem tiver interesse, basta baixar o arquivo iso no site Get Kali | Kali Linux, usar uma ferramenta para instalar a imagem (iso) no pendrive, eu utilizei o balenaEtcher balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives.

Após isso, você precisa configurar sua BIOS para iniciar o boot pelo pendrive. Se você já estiver usando o linux ou possuir uma VM com linux, basta acessar seu Linux.

Linux

Na a tela do linux será necessário baixar o tuya-convert.

Para isso você precisa fazer o clone e instalar conforme os comandos abaixo.

# git clone https://github.com/ct-Open-Source/tuya-convert
# cd tuya-convert
# ./install_prereq.sh

O primeiro comando irá realizar o clone, o segundo entrar na pasta tuya-converte e o terceiro instalar as dependências necessárias.
image

Com isso você já terá alguns firmwares dentro da pasta /files/, como Tasmota e ESPurna, porém você pode adicionar um firmware de sua escolha também se desejar.

Com o binário completo, agora você precisa iniciar o flash executando o seguinte comando.

./start_flash.sh

image

E siga as instruções.

Após instalará o carregador de flash no ESP (no seu dispositivo). Depois você precisa conectar no seu dispositivo secundário na rede criada (por exemplo, seu smartphone) na rede criada.

A rede criada será vtrust-flash (SSID) e a senha será flashmeifyoucan.

Coloque seu dispositivo (tuya) em modo de parear e pressione ENTER
image

Após pressionar ENTER, irá iniciar o processo de paramento no Linux.

autoconfig/smartconfig/paring
image

Após o processo concluir irá indicar algumas etapas que você pode executar como voltar para o firmware original.
image

Configuração inicial

Se você atualizou o arquivo de firmware Tasmota que já vem incluso, ele transmitirá um ponto de acesso (AP) tasmota-xxxx quando o dispositivo inicializar. Conecte-se a este ponto de acesso e abra o navegador para 192.168.4.1 para configurar as credenciais de Wi-Fi do dispositivo.

Se você acessar a tela do tasmota, significa que o firmware foi aplicado, agora basta realizar as configurações de módulo, mqtt, conforme você desejar.

Não precisará mais do boot pelo pendrive, a não ser que for aplicar o flash em outro dispositivo Tuya. Do contrário pode fechar o Linux.

Segue o endereço do github oficial para mais detalhes

No meu caso eu apliquei em um Plug (Tomada) que mede energia também.
image

Acessando o link da imagem leva para o vendedor que adquiri o produto. Apliquei o tasmota e funciona perfeitamente.

Esse processo fiz apenas uma vez, e não gravei todos os passos quando fiz, então pode ser que eu esqueci de algum detalhe, por favor, se você tiver alguma sugestão, deixe seu comentário.

Caso não de certo via OTA, pode ser que a nova versão do seu dispositivo não permita mais, e para isso você terá que realizar através do método “antigo”.

9 curtidas

Eu acabei de receber uma tomada dessa, fiquei com medo de abrir e quebrar …veio numa boa hora seu tutorial…Obrigado

1 curtida

Para quem quiser a configuração da tomada no tasmota, o meu ficou assim:

{“NAME”:“ZBR-001”,“GPIO”:[0,56,0,17,133,132,0,0,130,53,21,255,0],“FLAG”:1,“BASE”:18}

1 curtida

Os dispositivos Tuya podem ser adicionados ao HA, internamente, sem usar a conexão da internet?, Sem fazer esse flash? Qual seria a configuração?

Estou tentando fazer esse procedimento em um sensor de abertura de portão Tuya, porém durante essa fase, recebo só esta mensagem de erro da imagem. O que poderia estar acontecendo?

Já verificou se não criou uma rede tasmota? As vezes já aplicou o flash e nem percebeu.

A integração ao HA é igual aos dispositivo sonoff. fiz a integração da mesma forma mas o HA nâo os reconhece. o MQTT conecta normalmente.

Olá!

Fiz esse procedimento usando o proprio raspberry que rodo o HA.
No meu caso rodo o HA com docker, então antes de tudo precisei parar o docker para não dar conflito de portas do mosquitto, depois só seguir o tutorial.

Abçs

1 curtida

Olá!

Conseguiu resolver esse problema ?

Eu estou com o mesmo erro que você, acho que é devido ter atualizado o firmware da tuya no dispositivo, não tenho certeza porque não tenho um que não esteja atualizado para testar.

Se conseguir resolver, posta ai para gente saber como fazer !

Abraços.

Pessoal,
estou no Kali Live, e quando fui executar ./start_flash.sh apresentou o seguinte erro:

tuya-convert v2.4.3
./setup_checks.sh: line 32: iw: command not found
AP mode not supported!
Please attach a WiFi card that supports AP mode.

=======================================
Cleaning up …
No screen session found.
No screen session found.
No screen session found.
No screen session found.
Closing AP
Exiting …

Alguem tem alguma dica do que fazer?
Valeu !!

Consegui resolver com SUDO

boa tarde! você conseguiu resolver a partir daqui? estou com o mesmo problema

@douglas mano, tem como deixar a luz do led desligada quanto ta off, flashei nesse mesmo dispositivo, antes pelo smart life, ficava desligada.

Pode me explicar melhor, estou com o mesmo problema…

1 curtida

@Nilson e @niquini

Se estão com o mesmo problema que citei acima, é só usar sudo, assim:

sudo ./start_flash.sh

1 curtida

Por aí pra mim não deu, consegui prosseguir instalando um driver.
Mas aí surgiu o mesmo erro do colega ctm54

Desisti por hora…

Obrigado

Parece ser um problema relacionado a novas versões do firmware dos dispositivos tuya. Acompanhem a discussão no abaixo para verificar os avanços…

Boa tarde a todos, estou aprendendo muito com o fórum.

Em virtude da situação atual do mundo as minha compras de março começaram a chegar agora, um dos produtos que comprei foi esse:

Controle Universal Infravermelho (IR) ZemiSmart com Suporte Tuya

O código do modelo é: ZXZRC-02

Já procurei muito na internet se posso mudar o firmware dele para tasmota e não encontrei nada. Gostaria de saber se é possível, se alguém tem um parecido e conseguiu fazer a mudança.

Obrigado.

Se for TUYA dê uma verificada na lista de devices compativeis

E caso afirmativo tentar o procedimento recomendado pelo @douglas no inicio deste topico

Obrigado, vou olhar.

1 curtida