Você adquiriu um produto com a tecnologia Tuya e agora quer trocar o firmware, colocar um tasmota por exemplo?
Este tutorial vai ensinar como realizar esse processo sem ter que soldar fios.
Tuya é uma empresa chinesa que oferece uma solução residencial inteligente pronta para uso comercial para qualquer pessoa com mais de 11.000 dispositivos ‘fabricados’ por mais de 10.000 fornecedores que usam os serviços de firmware e nuvem da Tuya.
Então podemos ter vários dispositivos de marcas diferentes, mas que possuem a tecnologia Tuya, e consequentemente utilizam o APP Tuya para realizar as configurações.
ATENÇÃO
Certifique-se de entender o que está fazendo antes de usar este software. A atualização de um firmware alternativo pode levar a um comportamento inesperado e / ou inutilizar o dispositivo, para que ele fique permanentemente danificado (altamente improvável) ou exija a solda de uma conexão serial ao processador para atualizá-lo (provável).
Requisitos
- Computador Linux com um adaptador/acesso a rede wifi (pode ser um raspberry, máquina virtual etc)
- Dispositivo wifi secundário (por exemplo, smartphone)
1º Passo
Acessar o Linux. Eu não tenho linux, e não quis criar uma VM (Máquina virtual). Eu optei por usar o live-cd do kali. Simplesmente baixei a imagem e instalei em um pendrive. Após isso, realizei o boot do meu PC pelo pendrive.
Para quem tiver interesse, basta baixar o arquivo iso no site Get Kali | Kali Linux, usar uma ferramenta para instalar a imagem (iso) no pendrive, eu utilizei o balenaEtcher balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives
Após isso, você precisa configurar sua BIOS para iniciar o boot pelo pendrive. Se você já estiver usando o linux ou possuir uma VM com linux, basta acessar seu Linux.
Linux
Na a tela do linux será necessário baixar o tuya-convert
.
Para isso você precisa fazer o clone e instalar conforme os comandos abaixo.
# git clone https://github.com/ct-Open-Source/tuya-convert
# cd tuya-convert
# ./install_prereq.sh
O primeiro comando irá realizar o clone, o segundo entrar na pasta tuya-converte e o terceiro instalar as dependências necessárias.
Com isso você já terá alguns firmwares dentro da pasta /files/
, como Tasmota e ESPurna, porém você pode adicionar um firmware de sua escolha também se desejar.
Com o binário completo, agora você precisa iniciar o flash executando o seguinte comando.
./start_flash.sh
E siga as instruções.
Após instalará o carregador de flash no ESP (no seu dispositivo). Depois você precisa conectar no seu dispositivo secundário na rede criada (por exemplo, seu smartphone) na rede criada.
A rede criada será vtrust-flash (SSID) e a senha será flashmeifyoucan.
Coloque seu dispositivo (tuya) em modo de parear e pressione ENTER
Após pressionar ENTER, irá iniciar o processo de paramento no Linux.
autoconfig/smartconfig/paring
Após o processo concluir irá indicar algumas etapas que você pode executar como voltar para o firmware original.
Configuração inicial
Se você atualizou o arquivo de firmware Tasmota que já vem incluso, ele transmitirá um ponto de acesso (AP) tasmota-xxxx quando o dispositivo inicializar. Conecte-se a este ponto de acesso e abra o navegador para 192.168.4.1 para configurar as credenciais de Wi-Fi do dispositivo.
Se você acessar a tela do tasmota, significa que o firmware foi aplicado, agora basta realizar as configurações de módulo, mqtt, conforme você desejar.
Não precisará mais do boot pelo pendrive, a não ser que for aplicar o flash em outro dispositivo Tuya. Do contrário pode fechar o Linux.
Segue o endereço do github oficial para mais detalhes
No meu caso eu apliquei em um Plug (Tomada) que mede energia também.
Acessando o link da imagem leva para o vendedor que adquiri o produto. Apliquei o tasmota e funciona perfeitamente.
Esse processo fiz apenas uma vez, e não gravei todos os passos quando fiz, então pode ser que eu esqueci de algum detalhe, por favor, se você tiver alguma sugestão, deixe seu comentário.
Caso não de certo via OTA, pode ser que a nova versão do seu dispositivo não permita mais, e para isso você terá que realizar através do método “antigo”.