pra quem acompanha essa thread e ainda não tem… acabei de comprar na amazon…Fechadura Digital YMC 420W Preto Fosco | Yale | Amazon.com.br … Preço sai de R$849, mas tem 15% de desconto se comprar pelo “compre agora” e ainda tem um cupom de R$50,00… Acabei de comprar e saiu R$672,41… ainda usei o meliuz e deve voltar 3% de cashback… dá pra fazer em 10x sem juros!
Segui esse passo a passo mas infelizmente o Usuário a forma de abertura nao aparececeram:
'zigbee2mqtt/Porta de Casa', payload '{"action_source_name":null,"action_user":null,"auto_relock_time":null,"battery":55,"battery_low":null,"linkquality":58,"lock_state":"unlocked","pin_code":null,"sound_volume":null,"state":"UNLOCK"}'
Alguem tem mais alguma dica para ajustar essas duas informações?
Se vc ta falando de aparecerem no HA, não vai aparecer mesmo. Só aparece no zigbee2mqtt. E por lá que vc vai pegar a informação pra fazer automações.
Parabéns pela compra !!!
A Porto Seguro está com 35% de desconto na instalação, usando o cupom INSTALA35
E dá para fazer em 4x sem juros.
Comprei exatamente esse modelo, mas da cor branca. Instalei tudo certinho mas não consegui parear no HA com Z2M. Coloco a fechadura no modo de pareamento, como os amigos já indicaram aqui, e no Z2M também, mas o sistema não encontra a fechadura. Meu coordinator está na mesma sala da fechadura, então não acho que seja sinal. Alguém já passou por dificuldades ao parear?
Abraços!
Eu lembro que pra associar a YRD 226 eu tive que fazer várias tentativas. De primeira não dava certo.
Mas, nessas tentativas a fechadura aparecia no Z2M e não pareava, ou ela nem aparecia?
No meu caso, não está nem aparecendo.
Vou testar aproximando o dongle do coordinator pra perto da fechadura. Vamos ver!
Nas primeiras vezes ela não aparecia. Depois da segunda ou terceira tentativa apareceu e fez o interview.
Sugiro vc levar a fechadura próximo ao coordenador e forçar o join somente com este. Como o Zigbee não tem “padrão”, pode estar acontecendo de a fechadura estar tentando conectar a algum router que usa algum padrão diferente e nega a conexão.
É raro, mas acontece com frequência ![]()
Comigo foi de primeira, coloquei Join e apareceu tudo tranquilo.
Ótimo! Obrigado pela dica! Vou tentar.
Consegui. Com o coordenador próximo foi de primeira!
Obrigado pela ajuda, pessoal!
Agora que você descobriu que tem um roteador “capenga”, eu te aconselho a forçar um join da fechadura com cada um dos seus roteadores próximos, até descobrir quem é o meliante. E se possível, isolar ele ou substituir.
Olá, pessoal.
Para quem estiver usando a fechadura Yale YMC 420W, queria avisar, que no mês passado eu submeti uma proposta de mudança no código oficial do zigbee-herdsman-converters, com isso a fechadura agora funciona sem a necessidade de um “external converter”. A versão do Z2M liberada hoje no HA, já está com o suporte.
Para usar o código oficial, basta:
- Remover o arquivo do “external converter” da pasta config/zigbee2mqtt/external_converters
- Fazer um pequeno ajuste na sua Automação: Onde aparecer “trigger.payload_json.action_source_name” trocar por “trigger.payload_json.action”
Essa mudança é necessária, por que as ações, relacionadas a forma com o fechadura foi aberta, vem no campo nativo, que é o “action”. O código do usuário ainda vem através do “action_source_user” .
alias: NOME_DA_AUTOMACAO #COLOQUE O NOME QUE VC QUISER
description: ""
triggers:
- trigger: mqtt
topic: zigbee2mqtt/YMC 420W #SUBSTITUA O "YMC 420W" PELO NOME DA SUA FECHADURA NO ZIGBEE2MQTT, PRESERVE O RESTANTE
conditions:
- condition: template
value_template: |-
{{ trigger.payload_json.action is defined and
trigger.payload_json.action_source_user is defined }}
- condition: template
value_template: "{{ trigger.payload_json.action_source_user | int(0) > 0 }}"
actions:
- action: notify.notify
metadata: {}
data:
{% set user_map = { '0': 'Auto-lock', '1': 'USUARIO001', '2': 'USUARIO002', '3':
'USUARIO003'} %}{% set user_id =
trigger.payload_json.action_source_user | string%} {{ user_map[user_id]
if user_id in user_map else 'Desconhecido' }} abriu a porta{% set
source_map = {'0': 'password', '1': 'unlock', '2': 'autolock', '3':
'RFID', 'fingerprint_unlock': '(Digital)', 'auto_lock': 'Trava
Automática', 'keypad': '(Teclado)', 'rfid': '(RFID)', 'manual':
'(Manual)', 'password_unlock': '(Teclado)' }%}{% set source_name =
trigger.payload_json.action | string %}
{{source_map[source_name] if source_name in source_map else source_name
| default('Desconhecido')}}.
mode: single
Espero que isso facilite o uso da fechadura, no HA, para novos usuários.
boa… eu ia mesmo entrar nesse post hoje pra comentar depois que eu vi alteração pra fechadura!!!
Oi pessoal, boa tarde! Queria ver se alguém aqui consegue tirar uma dúvida minha. Estou querendo comprar a YMC 420W mas queria conferir se é possível ter ela conectada tanto no home assistant, quanto no app da Yale, principalmente porque preciso usar a função de criar senhas temporárias para convidados, e pelo que vi isso só é possível pelo app deles.
Outra pergunta é se consigo usar a conexão ao app usando um coordenador zigbee externo que eu já tenho (SLZB-06), ou se somente usando aquele Hub da Yale…
Obrigado!
Olá, desconheço ser possível isso.
Não.
Como já foi escrito anteriormente neste tópico, você consegue criar IDs de usuário pelo MQTT, só que tem que ser tudo “no braço”, pelo menos na primeira vez. Depois você pode automatizar a tarefa e criar scripts para mandar a string pra fechadura registrar os usuários.
na documentação do HA tem referência a integração com Yale (Yale Home - Home Assistant), mas além da própria fechadura você teria que ter o hub Yale, não podendo aproveitar seu SLZB-06. Eu não uso e nem conheço ninguém que tenha usado, mas acho que esse é o caminho que vc busca.
Nesse tópico tem um norte para o que vc está tentando fazer, sem usar a integração em nuvem nem o hub da Yale.