Integração do Micro Inversor DEYE (Solarman) com Home Assistant!

observe: esse temp 48 é do meu sensor , esse 61 é da integração

09653a74-e611-4eec-82fc-eacf9647499f

esse temp de 51,8 e do sistema da solarmen
e584ad81-aa73-4557-a83b-0aefcebc604e

Observei que arquivo de referência para o 4mptt realmente foi alterado, retirando a temperatura. Não consegui identificar quando foi alterado. Você tem o arquivo para compartilhar?

sim, só colocar isso dentro dele vai pegar a temperatura

- name: "Radiator temperature"
  class: "temperature"
  state_class: "measurement"
  uom: "°C"
  scale: 0.01
  rule: 1
  registers: [0x005A]
  icon: "mdi:thermometer"

Qual versão você está utilizando. Mesmo adicionando no yaml, não está carregando como entidade.

versão esta 1.4.2, mas tive que colocar as linhas no arquivo

Essa integração é aplicada somente para os micro inversores ou pode ser usada nos inversores também?

Pode ser utilizada para inversores destes tipos:
image

Você seleciona qual modelo usa.

Primeiramente, muito obrigado pelo conteúdo, ajudou a beça aqui.

Após a integração apareceu essas entidades pra mim. Muitas estão sem valor definido, é assim mesmo?

Você selecionou o modelo correto de inversor? Pela hora qhe você postou, o inversor ainda deveria está ligado e exibindo os valores.

Oi, bom dia. Hoje quando fui olhar novamente, estava tudo preenchido - dos 3 inversores. Não sei oq foi, mas corrigiu sozinho rs. Obrigado.

1 curtida

Opa Jhonathas, vc consegue me informar qual o modelo do seu inversor o meu ficou da mesma forma que o seu tudo zerado.

Não sei como ve isso e o inversor fica debaixo das minhas placas, instalaram assim, é dificil ter acesso, mas a firmware é essa aqui MW3_16U_5406_1.53 - consegui pegar pelo web - não sei se isso ajuda.

Se quiser podemos fazer uma chamada pelo meet pra vermos juntos se consigo te ajudar - aqui tá funcionando.

Opa Jhonatas o meu inversor e da sofar solar, mais podemos marcar sim uma chamada pode ser que conseguimos resolver esse problema.

Boa Tarde Wanderson,
Sou iniciante no processo de automação e estou configurando a integração do HA com Solarman. Já logrei êxito na instalação e na configuração inicial, todavia, o sistema não retorna, no meu caso, a geração em watts de PV1 e PV2. Observei que na versão do meu arquivo deye_4mppt.yaml não contém referência a essas entidades (acho que é assim que são chamadas). Copiei do sistema hibrido, porém não retorna a informação. Ao que me parece o endereçamento não está correto, porém não sei onde obtê-lo. Sendo assim se puder me ajudar, desde logo agradeço. Julio

1 curtida

Olá, boa tarde!

Desculpe a demora mais ultimamente estou na correria, qual o modelo do seu micro inversor?

Boa Noite!
Deye Sun 5K-G. Constatei que o valor de potência do PV1 e PV2 é calculado (tensão x corrente), todavia não sei como fazer o cálculo dentro do arquivo de configuração (já fiz umas tentativas mas não deu certo) ou em outro local, de forma a lançá-lo junto aos outros dados que já estão disponíveis por meio da configuração atual.
Tendo você, ou alguém uma solução, desde logo agradeço.

Uso assim para calcular a potência por módulos. Quando o inversor está ligado (conectado), calculo, senão, defino 0.

sensor: 
  - platform: template
    sensors:
      potencia_atual_modulo_l_1:
        friendly_name: "Potência Atual Módulo Leste PV1"
        unit_of_measurement: "W"
        value_template: '{% if is_state("sensor.solarman_hacs_leste_status_connection", "Connected") -%} {{ ( states("sensor.solarman_hacs_leste_pv1_current") |float ) * ( states("sensor.solarman_hacs_leste_pv1_voltage") |float ) | round(1) }} {%- else -%} 0.0 {%- endif %}'
      potencia_atual_modulo_l_2:
        friendly_name: "Potência Atual Módulo Leste PV2"
        unit_of_measurement: "W"
        value_template: '{% if is_state("sensor.solarman_hacs_leste_status_connection", "Connected") -%} {{ ( states("sensor.solarman_hacs_leste_pv2_current") |float ) * ( states("sensor.solarman_hacs_leste_pv2_voltage") |float ) | round(1) }} {%- else -%} 0.0 {%- endif %}'
      potencia_atual_modulo_l_3:
        friendly_name: "Potência Atual Módulo Leste PV3"
        unit_of_measurement: "W"
        value_template: '{% if is_state("sensor.solarman_hacs_leste_status_connection", "Connected") -%} {{ ( states("sensor.solarman_hacs_leste_pv3_current") |float ) * ( states("sensor.solarman_hacs_leste_pv3_voltage") |float ) | round(1) }} {%- else -%} 0.0 {%- endif %}'
      potencia_atual_modulo_l_4:
        friendly_name: "Potência Atual Módulo Leste PV4"
        unit_of_measurement: "W"
        value_template: '{% if is_state("sensor.solarman_hacs_leste_status_connection", "Connected") -%} {{ ( states("sensor.solarman_hacs_leste_pv4_current") |float ) * ( states("sensor.solarman_hacs_leste_pv4_voltage") |float ) | round(1) }} {%- else -%} 0.0 {%- endif %}'
1 curtida

André, Obrigado pela dica. Vou testá-la.

André, mais uma dúvida.
Esse código você incluiu, onde? Dentro do arquivo de configurações do inversor?
Desculpe a ignorância, mas além de não ser um profissional de TI, tenho zero conhecimento de HA e algum de informática. Sou apenas mais um curioso tentando passar o tempo na aposentadoria kkk. Estou na base da tentativa e erro pautado nas pesquisas pela internet. Não sei sequer que linguagem de programação é essa utilizada. Mas com ajuda como as de vocês aqui no fórum e pesquisas na internet vamos progredindo pouco a pouco. Mas uma vez, valeu!

No configuration.yaml do HA… Lembra de ajustar os nomes conforme seu padrão e alterar as entidades do cálculo