Integração do Micro Inversor DEYE (Solarman) com Home Assistant!

Resumo para integração do Micro Inversor DEYE (Solarman) com Home Assistant!

Abaixo segue o link com as instruções para configuração, porém como precisei alterar alguns arquivos não fiz a configuração automática e sim a manual, no link as duas são explicadas.

https://github.com/StephanJoubert/home_assistant_solarman

Para fazer a instalação precisará baixar os arquivos do link abaixo.
Você precisará do samba instalado para copiar os arquivos do desktop para o Home Assistant.

ZIP

https://github.com/StephanJoubert/home_assistant_solarman/archive/refs/tags/v1.4.1.zip

TAR

https://github.com/StephanJoubert/home_assistant_solarman/archive/refs/tags/v1.4.1.tar.gz

Dentro do arquivo compactado abra a pasta : home_assistant_solarman-1.4.1/custom_components

1

Antes de configurar precisamos de mais um arquivo para que funcione com os MICROINVERSORES, pois a solução original era para INVERSORES HYBRIDOS.

Segue link com a explicação: https://github.com/StephanJoubert/home_assistant_solarman/issues/46

Você precisa saber qual o IP seu micro inversor utiliza em sua rede wi-fi use um APP de celular como o Fing para localizar.
No browser digite o IP do micro inversor o usuário e senha são “admin”.

Após destes passos faça as orientações do primeiro link para configurar, apenas uma ressalva, você terá que alterar os três arquivos abaixo para que funcione com micro inversor, as alterações são com a referência do arquivo deye_4mppt.yaml

Cost.py

Solarman.py

Configuration.yaml

Feito isso reinicia o HA e só felicidade!

8 curtidas

chegando em casa vou tentar

deu certo mas gostaria de saber como faço para colocar aquele graficos interativos ?

1 curtida

Parabéns. Eu já usava essa integração mas não com esse arquivo específico para o micro inversor. Funcionava, mas é sempre melhor usar a correta. Acho que por isso o gráfico ficava “doidão” mostrando consumo (rs).

Amanhã eu confirmo se mudou.

Obrigado!

1 curtida

Ainda não tive tempo de trabalhar com os gráficos, por enquanto estou terminando todas as minhas estruturas básicas, programação dos meus dispositivos e quando terminar vou partir para a parte visual.

Valeu @Wanderson

Usei esse tutorial e funcionou de boa com o DEYE SUN2000

2 curtidas

Boa tarde, hj dei uma olhada aqui no gráfico do Dashboard de energia e verifiquei que se você usar a entidade DEYE Daily Production acontece este erro do gráfico, crie um sensor no utility meter com ciclo diário e use no lugar dos sensores da integração.

2 curtidas

As vezes as soluções são tão simples que estão debaixo do nosso nariz e não vemos. rs

Hoje uso grafana para um visual melhor e ter potência e produção no mesmo gráfico. Mas para contornar o problema da curva e falha na informação do final do dia quando não é mais possível conectar em um dos inversores, mantenho a integração por API, que é ruim, porque precisa trocar de token a cada dois meses.

Fica assim:

Se os números com os utilities derem certo, vou poder eliminar a integração API e ter os gráficos no grafana e no HA limpos.

Obrigado pela dica!

1 curtida

Como é esse sensor?
Tem algum exemplo?

Bom dia!

Vá no MENU configurações e em dispositivos e serviços:

image

Clique na parte superior em entidades auxiliares:

image

Na parte inferior direita da tela clique no botão Criar ajudante:

image

Selecione o ajudante Medidor de utilidade:

image

Após isto selecione o nome do sensor, o sensor do equipamento monitorado e o ciclo que neste caso será diário:

Com este sensor criado é só utilizar nos gráficos, você pode fazer este mesmo processo para acompanhamento de medições de potencia de qualquer equipamento de monitorização de energia e criar sensores de ciclo semanais, mensais, etc., e assim fazer acompanhamento das medições.

Espero ter ajudado.

Abs.

2 curtidas

Entendi!
No caso eu tenho dois micro inversores. Como juntar os dados de produção dos dois pra o HA entender como uma soma?

2 curtidas

Aprendi a pouco a fazer com um amigo do forum tb, dá uma olhada n link abaixo:

Vou estar em transito até o horário de almoço, qualquer coisa mais tarde te dou uma mão.

2 curtidas

Criei o Meter mas ele não aparece como opção para a produção solar…

1 curtida

Bom dia!

Você reiniciou o HA após a criação ?

Sim, mesmo depois de reinicializado, o meter não é reconhecido para ser adicionado no Dashboard de energia.

@Wanderson tbm reiniciei aqui e mesmo assim não aparece como entidade válida para adição no Energy Meter Dashboard

Estranho, como pode ver na imagem abaixo todas os sensores criados do utility meter aparecem pra mim.

Tenta habilitar os sensores conforme figura abaixo:

1 curtida

As entidades estão habilitadas… mas nem assim aparecem… vc criou via YAML ou crinou na guia Entidades Auxiliares?

Na guia de entidades auxiliares.

Muito estranho!
Pois eu tbm criei lá.

1 curtida