Integração do Micro Inversor DEYE (Solarman) com Home Assistant!

Qual entidade do DEYE vc utilizou quando criou o sensor pelo utility meter?

A entidade de produção diária

Seguir usando Grafana. Essa solução já me ajudou demais!!!

1 curtida

Olha como tá meu Dashboard!
Mesmo se eu colocar o sensor de soma dos dois micro inversores ou usar os sensores da integração ele conta um negativo no início do dia e no final do dia.

Alguém sabe como corrigir isso?




A entidade auxiliar producao_total_dia, como vc a vez, tem como mostrar para gente verificar se tem algo errado, tenta fazer com um painel e vê se vai dar certo, depois vc coloca os dois painéis.

1 - faça entidade auxiliar com o utility meter com a produção diária de um dos inversores e use esta entidade auxiliar na produção solar do Dashboard Energia.

2- deu certo o primeiro passo faça a segunda entidade auxiliar e adicione ao painel.

Foi exatamente assim que fiz e como vc pode ver na tela abaixo está funcionando, eu ainda não configurei o gráfico pq não é minha prioridade neste momento mas tá funcionando. O gráfico com a geração solar é o de baixo, o acima as barras negativas são os teste de injeção de energia na rede que estou fazendo.

Meus utility meters não aparecem como entidades disponíveis para medição de energia no Dashboard.
Não consigo fazer elas aparecerem

Infelizmente não faço ideia de porque funciona aqui e não aí, tente criar um tópico de ajuda sobre o assunto utility meter no Dashboard Energia.

@Wanderson , vc podia mostrar todas as opções que você usou no seu painel? Tanto de consumo, quanto de rede e de casa? Tbm tenho um DEYE, só que sem ser micro, e não to conseguindo configurar.

Você já está conseguindo fazer a leitura dos valores no inversor? Na configuração, se não é microinversor, utilize a opção “deye_string.yaml”

Para o painel de energia, tente utilizar a entidade de produção total.

1 curtida

Bom dia! Como o amigo André Gonçalves respondeu se não é micro inversor vc deve usar o arquivo para string, qual o modelo do seu inversor? Vc já conseguiu alguma leitura?

1 curtida

Vejam este tópico no github do criador da integração - parece que é necessário criar os sensores dierto no configuration.yaml e não através da GUI para que o HA permita a inserção no painel.
Esta é uma solução temporária, mas imagino que em breve solucionarão o problema direto na integração… para mim funcionou.

utility_meter:
  energy_deye1_daily:
    source: sensor.deye_1_daily_production
    cycle: daily
    offset:
      days: 1

  energy_deye2_daily:
    source: sensor.deye_2_daily_production
    cycle: daily
    offset:
      days: 1

Eu que postei essa solução temporária lá. Rsrsrs

1 curtida

Criei entidades mensais e aceitou incluir no painel

1 curtida

Bom dia.
Fiz a configuração, porém está apresentando este erro:
Platform error sensor.solarman - Integration ‘solarman’ not found.
Alguém pode me ajudar.
Obrigado.

Reiniciou o HA antes de fazer a configuração no yaml?

1 curtida

Não. Fiz agora depois da sua dica. Deu certo. Agora vou tentar configurar os serviços.
Obrigado.

1 curtida

Blz pessoal, segui o tutorial e deu certinho, comunicou com o micro inversor. Gostaria de ajuda sobre o valor da temperatura, pois não achei.

Verifique pelo sensor.xxxxxxxx_radiator_temperature.

3 curtidas

Opa, boa tarde, estou na rua, quando chegar te dou uma luz.

2 curtidas