Alexa Media Player - Instalação e Configuração

Atenção! Este tutorial é baseado na wiki do repositório oficial do componente, que pode ser acessado clicando aqui.

O Alexa Media Player é um componente personalizado que permite a utilização de dispositivos Amazon Alexa no Home Assistant utilizando a API não oficial da Alexa que poder ser alterada e deixar de funcionar a qualquer momento.

Com o componente você pode executar comandos, reproduzir (pausar, parar, avançar, retroceder) músicas, diminuir ou aumentar volume dentre outros…

Para instalar e configurar este componente, é de suma importância que você ative a Autenticação de 2 fatores (2FA) em sua conta Amazon (Alexa).*

Neste tutorial mostrarei a instalação do componente via HACS. Você pode instalar o HACS seguindo o tutorial abaixo:

Para iniciar a instalação, acesso o HACS e clique em “Integrações”.

Na tela do HACS clique em “EXPLORAR E BAIXAR REPOSITÓRIOS”.

Em seguida digite “Alexa Media” (1) no campo de busca e selecione o item “Alexa Media Player” (2).

Clique em “BAIXAR”.

Em seguida, clique em “BAIXAR” na janela que abriu.

Ao concluir a instalação, a janela do da versão será fechada. Então clique em voltar.

Você verá a notificação de “Reinicialização Pendente” no card do Alexa Media Player.

Clique novamente em voltar.

Novamente você verá o aviso de reinicialização pendente, faça isso clicando em “NAVEGAR”.

Você será redirecionado para a tela de Ferramentas de desenvolvedor. Clique em “REINICIAR”

Confirme a reinicialização

Após a reinicialização, na tela inicial clique em “Configurações”,

Entre em “Dispositivos & Serviços”.

Clique em “ADICIONAR INTEGRAÇÃO”.

Digite “Alexa” no campo de busca (1) e em seguida selecione “Alexa Media Player” (2).

Aguarde a instalação e configuração da integração…

Preencha o seu email e senha da conta Alexa e clique em “Enviar”.

Uma nova aba do navegador será aberta para a realização da autenticação junto a Amazon.

Obs: Caso tenha autenticação em 2 fatores ativo na sua conta, o código será solicitado.

Aguardo a configuração do componente.

Será exibida uma lista com os dispositivos configurados em sua conta, selecione os cômodos de cada um e clique em “TERMINAR”

Configuração concluída!

5 curtidas

Estou configurando uma instalação do zero do HA e na parte “Uma nova aba do navegador será aberta para a realização da autenticação junto a Amazon.” não abre essa tela, alguém teria alguma dica?

1 curtida

Olá Felipe!

Acabei de refazer o processo em uma máquina de testes e funcionou corretamente…

Verifica se o navegador está bloqueando a abertura de novas abas.

Provavelmente vc colocou o ip errado ou o seu domínio q vc utilizou está bloqueando. O url tem q está totalmente correto

Imagineiq podia ser isso tbm, cheguei a tentar outro navegador, o estranho é q aperto “enviar” e o cursor volta pro “email”.

Ja revisei 500 vezes, inclusive configurei a alexa do zero que é mais complicado e funcionou. agora isso além de não acontecer nada não mostra nenhum erro, se fosse url errado daria um erro. ele simplesmente não faz nada, so manda o cursor pro campo do email.

A proposito pelo editor do chrome consigo ver que é feita a requisição, retorna com ok (200) com a resposta com json tudo certo (nao sei se o conteudo da resposta vem o que deveria).

1 curtida

[RESOLVIDO] Caso alguem se depare com mesmo problema, esqueci de ativar o “modo avançado” no meu perfil, que dai não exibiu pra eu preencher o “URL do Home Assistant” dentro de Config → Rede.
Em resumo a configuração do AMP usa o url da configuração do HA e não a que é preenchida no formulário.
achei a solução na inssue abaixo:

2 curtidas

Bom dia, minha integração esta ok, porem só reconhece meu dispositivo ECHO
ja tinha a instalação antes e funcionava com o app do meu celular, agora não reconhece mais o this_devive (aplicativo instalado no celular), é normal ?

ele não faz o sync das scenas? sabe me dizer se é possível?

Estou com problema , quando coloco enviar. abre uma segunda janela para login e senha. e quando coloco da Erro, e na pagina. do HA. “aparece Alexa Media Player falhou no login”.

FECHAR

Acabei de conseguir, e foi isso mesmo que fiz, Ativei a VERIFICAÇÃO DE 2 ETAPAS, e quando fiz o login, o HA pediu a senha de 2FA, e quando coloquei deu certo.