Wi-Fi confiável / Zigbee / Tenda MW12 / Access point TP Link Omada

Boa tarde pessoal,

Eu entrei no mundo da automação residencial de forma incorreta, comprei interruptores para a casa inteira Wi-Fi com uma rede mesh constituída por três roteadores Tenda MW12 cabeados, no começo tudo funcionou perfeitamente, até que um dia comecei a ter problemas com Wi Fi (interruptores offline) e as automações do Tuya ficaram doidas. Foi ai que conheci o local Tuya e juntamente a ele o Home Assistant, então comprei um raspberry e comecei a usar o local Tuya, Funcionou perfeitamente por um tempo mas também começou a apresentar problemas, aparentemente era devido a quantidade de dispositivos conectados a rede (por volta de 40). Coloquei cabo no máximo de dispositivos que consegui (Câmeras, TV, Computador, Impressora 3D, etc.) achei que tinha resolvido mas o problema retornou. Aqui comecei a comprar somnte dispositivos zigbee (sensores de porta, fechadora inteligente, plug inteligente, etc.)

Hoje, estou inclinado a fazer uma das duas coisas:

  • Comprar todos os interruptores novamente, desta vez zigbee e conectá-los via zigbee2mqtt. Mas tenho medo de ficar com uma rede Wi-Fi ruim, pois querendo ou não, alguns dispositivos inteligente o mercado somente fornece Wi-Fi, como Ar condicionado…

  • Comprar uns 2 AP TPlink juto ao controlador de AP e também um switch TP Link (sistema omada) porém como não possuo experiência tenho medo de quebrar a cara assim como quebrei com os roteadores mesh da tenda (MW12) e meus dispositivos inteligentes e até celulares ficarem offline aleatoriamente.

Se houver alguém ai com experiência me dê dicas de qual caminho tomar por favor, Sistema Omada ou substituir todos interruptores por zigbee (zigbee2mqtt)?

Uma dúvida, exceto os dispositivos inteligentes, você teve problema com sua rede wifi, exemplo PCs, alexa, etc?

Você de separar as coisas. Para sua rede zigbee independe qual roteador wifi vai usar. Isso bastará para que seus dispositivos de casa inteligente funcionem de forma estável.

Obviamente ter uma rede wifi confiável trará benefícios para os demais dispositivos, inclusive aqueles que não podem ser substituídos por outro protocolo, como você mesmo disse, AC, Alexa, etc.

@andregoncalvespires Todos os dispositivos WiFi estão apresentando problemas, interruptores, celulares, Alexa, FireTv… Já os cabeados estão funcionando perfeitamente bem… O Hub principal seria o zigbee2mqtt e um secundário cabeado (tuya) para dispositivos não compatíveis com o z2m como fechaduras biométricas zigbee zemismart (que já possuo).

Minha dúvida maior eh o valor final gasto, para substituir os interruptores por zigbee gastarei 3K, se for para implementar uma rede com o sistema omada da TP link com dois access point e controlador + switch gastarei uns 2200, e ainda poderei vender minhas MW12 rcuperando parte do valor… Mas será que a conexão dos dispositivos será 100% estável?

Exemplo de desconexão (1min on > indisponivel > 1 min on > indisponível > …)

Se a mudança está decidida, minha sugestão é você trabalhar primeiro nessa mudança para zigbee para depois avaliar a necessidade de mudança no roteador.

Sobre hub principal para zigbee, se você que trabalhar com zigbee2mqtt, esqueça hub tuya, eles não funcionam. Terá que comprar um dongle sonoff. Muito poucos dispositivos zigbee não são compatíveis com zigbee2mqtt. Pode ser que você não precise manter hub tuya na integração, o que exigiria manter dispositivos na nuvem.

Na medida que for entrando no z2m você verá as possibilidades.

Depois disso você avalia a necessidade de mudar o wifi.

Entendi, os dispositivos zigbee são incríveis, a estabilidade é de outro mundo, tenho 18 dispositivos zigbee e eles nunca ficam offline. Vou escolher os interruptor e iniciar a substituição :smiling_face_with_tear:.

Continuo aberto a opiniões…

Algumas sugestões:

  • Crie uma rede wifi apenas para os dispositivos IOT
  • Não sei se é possível, mas se for, deixe os dispositivos IOT conectados sempre no mesmo roteador.
  • Já pesquisou relatos de outras pessoas que usam o mesmo roteador com vários dispositivos?
  • O firmware do roteador esta atualizado?
  • Veja se é possível trocar o firmware de algum dispositivo tuya. Se for esp32 ou esp8266 vc tem a opção de Tasmota e Esphome, se for outro vc pode tentar o Openbeken

https://www.google.com/search?q=Openbeken&oq=Openbeken&aqs=chrome..69i57j35i39j0i19i512l3j69i61l2j69i60.379j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

O Tasmota converte o dispositivo para que em vez de se conectar ao Tuya ele se conecta ao Home assisntant e crie um dispositivo MQTT? Mas ainda assim ele continua usando a rede WiFi o que é ruim, estou traumatizado. Interessante, vou tentar isso antes e avaliar o resultado.

  • Crie uma rede wifi apenas para os dispositivos IOT

Não queria fazer isso, queria somente uma rede WiFi confiável para tudo, minhas tubulações já estão cheias de cabos de rede.

  • Não sei se é possível, mas se for, deixe os dispositivos IOT conectados sempre no mesmo roteador.

Os MW12 são muito limitados sequer me deixa atribuir IP fixo para os dispositivos, tive que ativar o modo bridge e deixar o DHCP no roteador da concessionária para atribuir IP fixo para dispositivos críticos como o Rpi do HA por exemplo.

  • Já pesquisou relatos de outras pessoas que usam o mesmo roteador com vários dispositivos?

Não encontrei uma pessoa com tantos dispositivos assim, mas vi comentários de que redes mesh com mais de 30 dispositivos não atende, seria melhor o uso de AP mesmo.

  • O firmware do roteador esta atualizado?

Sim.

Oi.
olha eu mudei tudo do wireless para o zigbee.
mas não adiantou muito.
minha rede zigbee ficou 100%.
mas minha rede wifi ficou 10%.
acho que o zigbee interfere no wifi.

aqui tenh rede mesh mas não adiantou nada. sinal wireless horrível

O que vou falar é puro chute, mas acho que usando local tuya o dispositivo usa tráfego de dados para a nuvem e para o local tuya, pois ele continua cadastrado na nuvem, mesmo que o controle seja local.

Não queria fazer isso, queria somente uma rede WiFi confiável para tudo, minhas tubulações já estão cheias de cabos de rede.

Se seu roteador aceitar vc vai criar outra rede WiFi, sem necessidade de adicionar outros roteadores.
Assim vc evita que os dispositivos fixos fiquem mudando de roteador.
Vc cria por ex iot1 iot2 iot3, e configura o dispositivo para se conectar no mais próximo.

Os MW12 são muito limitados sequer me deixa atribuir IP fixo para os dispositivos, tive que ativar o modo bridge e deixar o DHCP no roteador da concessionária para atribuir IP fixo para dispositivos críticos como o Rpi do HA por exemplo.

Vários dispositivos tem opção de IP fixo, e vc pode configurar isso no HA.

Pode não ser uma solução, mas normalmente modem de operadora não presta.
Eu colocaria o modem da operadora em bridge ou configurar uma porta como dmz.
Colocaria IP fixo no máximo de dispositivos possíveis e deixaria o gerenciamento da rede no MW12.

Caso não tenha nenhuma melhora partiria para troca de equipamento ou dispositivos.

É exatamente esse meu medo @magasil, ambos operam em 2,4GHz por isso seria melhor ter um WiFi top… As empresas, clínicas médicas e hotéis usam access point (pelo que vi eles suportam pra mais de 60 dispositivos cada, duas unidades seriam mais que suficiente), o problema é que não consegui conversar com ninguém que usa AP e meche com casa inteligente então não sei o que fazer…

MAS SEU FEEDBACK FOI DE GRANDE AJUDA NA MINHA ESCOLHA… OBRIGADO! provavelmente terei o mesmo resultado que você teve… :grimacing:

Atualmente tenho mais de 60 dispositivos zigbee trabalhando com dongle sonoff e zigbee2mqtt no canal 20. Mais de 30 dispositivos na rede cabeada e wireless. Uso dois Ax3 em rede mesh e todas as duas redes são totalmente estáveis. Minha casa possui dois andares, em um lote de 360 m2. Zigbee e wifi estão em todos os cantos. Não tenho do que reclamar

Vou fazer isso @Walber se não houver ganhos tentarei a instalação dos access point para ter uma rede robusta…

Vários dispositivos tem opção de IP fixo, e vc pode configurar isso no HA.

Meu microinversor (energia solar) não possui essa configuração e para o home assistant ler ele eu tive que atribuir um IP fixo a ele (se não me engano a integração pede o IP fixo, mas não tenho certeza absoluta).

Se seu roteador aceitar vc vai criar outra rede WiFi, sem necessidade de adicionar outros roteadores.

Consigo criar mais uma rede WiFi que seria a rede de convidados do roteador, vou fazê-lo.

Considerando a resposta da @magasil se esses testes não derem certo, tentarei os access point em vez de substituição geral por zigbee.

Eu colocaria o modem da operadora em bridge ou configurar uma porta como dmz.

Isso eu nunca fiz, tomara que dê bons resultados.

Estou viajando a trabalho, realizarei os testes ao longo da próxima semana, darei feedback aqui. Aliás meu HA está offline, não sei o motivo (acho que o cartão SD morreu, um conhecido para reiniciar ele, teho que migar para um SSD também).

Se o único problema com ip fixo agora for o inversor, entre em contato com eles para ver se tem alguma atualização de firmware que possa habilitar a função.

Aqui em casa uso uma porta como dmz, o modem/rotador da oi só faz a conexão com a internet (fibra).
Liberação de portas, DHCP etc, fica no meu roteador principal, um tplink C7 e tenho outro tplink C2 para dar conta do sinal no restante da casa.

Tinha o mesmo problema de wifi/zigbee ficarem caindo. A questão toda é o canal que você usa no zigbee (que é mais fácil de setar do que em alguns roteadores wifi). Passei para o canal 20 e meus problemas acabaram.
Só tome cuidado porque ao mudar o canal do zigbee você terá que sincronizar todos os equipamentos zigbee novamente. Já vi em alguns comentários que é possível fazer um backup da lista de equipamentos e depois voltar este backup, mas nunca tentei.

1 curtida

boa tarde.
então fabio o canal 20 não funciona não.
toda vez que tento sair do canal 11 da erro.
ai volto p 11 é funciona.

@magasil, seguiu aquele passo a passo para fazer a mudança? Vou te mandar uma msg no privado pra te ajudar.

Já tive este mesmo problema de não funcionar a troca.
Se não me engano, tive que fazer a troca do canal direto no /config/zigbee2mqtt/configuration.yaml, antes tentava fazer na aba Configrações/Avançado no zigbee2mqqt e dava pau.
Mas que é possível, isso é.

Interessante, vou colocar o roteador em modo bridge, e deixar o MW12 controlar a rede… Se apresentar problema novamente irei para full zigbee e mudarei o canal do z2m.

Algumas dicas de ouro.

Esqueça os roteadores da operadora, estes equipamentos são projetados para funcionar no limiar do aceitavel e usando os componentes mais baratos que tiver no mercado.
Então sempre que possível $$$, sustente sua rede com um roteador confiável que vai conseguir atender a multiplos dispositivos conectados simultaneamente e que vai gerenciar seu DHCP satisfatoriamente (Ps. Qualquer AP terá seu desempenho pareado ao roteador principal que os gerencia).

Deixe sempre seus dispositivos iot com IP fixo, configurados sempre através do roteador, amarrando o IP ao mac do aparelho (isso evita falhas de comunicação por seu aparelho querer pegar 1 determinado IP e seu roteador querer entregar outro).

Desative a função conhecida em alguns roteadores como “Smart Connect”, onde as redes 2,4Ghz e 5Ghz são entregues como um só (normalmente os aparelhos de iot não se dão bem com essa função).

Se possível configure uma rede wifi exclusiva para seus dispositivos iot (lhe traz a vantagem de poder trocar o SSID e senha de seu wifi sem afetar seus dispositivos iot.

1 curtida

Então, meu roteadores é uma MW12 nova, ele entrega 2,4/5g simultaneamente (não eh possível desativar, não consigo configurar IP pois ele não possui essa função.

Sobre os AP, você disse @Adessotti que eles serão tão bons quanto o roteador em que eles estão conectados, você diria que dois access point da tplink, com uma switch tp link e também um controlador AP da TP link (aquele sistema omada) e roteador da concessionária em modo bridge me entregariam a mesma disponibilidade que uma rede zigbee entrega? Considerando uns 80 dispositivos conectados simultaneamente…