Wi-Fi confiável / Zigbee / Tenda MW12 / Access point TP Link Omada

Quando menciono que o AP é tão bom quanto o roteador pode ser. É pelo fato que o AP apenas converte sua rede cabeada em wifi.
Ficando a cargo do roteador toda a administração do DHCP, e do roteamento dos pacotes.

Então se vc tiver 20 AP ligados no mesmo roteador e este roteador travar por não dar conta de entregar IP tanto quanto for a demanda, ou por não suportar o trafego de informações tando de internet quanto de intranet. Todos estes AP tambem não funcionarão, pois eles dependem de funções que são inerentes ao roteador.

Busquei ate se existia alguma opção de acesso avançado ao seu toteador, porém conforme falam neste forum aqui me parece não ter mesmo.

Eu tenho em câmera e iot 42 dispositivos, alguns RF más todos os outros (ESPhome, Sonoff, Shelly e Google Home, Samsung e Lg) no wifi. Não tenho nenhum problema (de conexão) com nenhum deles.
Uso um Archer AX73, ele suporta mais de 200 conexões wifi simultaneamente, e é reconhecido pelo HA com a integração UPnP.

1 curtida

Entendi @Adessotti, me desculpe pelas perguntas sou bem noob nessa área… Cara, qual roteador você me indica para deixar as Nova MW12 em modo bridge? No caso um com um DHCP sem limites de IP (o da concessionária somente permite 32 dispositivos cadastrados para ip fixo). Minha ideia é a de baixo:

Roteador concessionária modo bridge <> Roteador principal (que você indica) <> Nova MW12 modo bridge

Se for para resolver estou disposto a investir em um roteador top.

[edit] Já vi você usa o Archer Valeu!

Sem limites de IP não existe, mais caso chegue a precisar de uma quantidade muito grande de IP, poderá criar um servidor DHCP.
O proprio HA tem a opção de instalar um Add-on oficial para criar um servidor DHCP no próprio HA.

So para dar uma conclusão, fiquei uns 6 dias testando e os resultados foram os seguintes:

Obs.: Todos os interruptores sem exceção fazem 3/4way.

Roteador da concessionaria (WiFi desativado - Modo Roteador PPPOE) > Nova MW12 (WiFi - Modo Bridge)
Funciona por um tempo, porem em um momento aleatório tudo começa a apresentar falhas (desconexões). Notei que ao ativar esses check boxes no node red a situação melhora bastante.

Archer Ax73 (WiFi desativado - Modo Roteador PPPOE) > Nova MW12 (WiFi - Modo Bridge)
Ficou pior que o roteador da concessionaria, setei IP fixo para todos os dispositivos mas mesmo assim a instabilidade foi a pior de todas. A grande vantagem eh o IP fixo, como a NOVA mw12 nao eh possível reservar IPs o octoprint por exemplo terei que pegar os dados via MQTT.

Archer Ax73 (WiFi ativado - Modo Roteador PPPOE) > Sem as nova MW12
Alcance não suficiente para o meu caso, não seria nem a instabilidade mas sim o sinal muito fraco… Os interruptores estão todos com o local TUYA e mesmo assim o tempo de resposta era grande mais atrapalhando o 3/4way (devolvi o roteador :frowning_face:).

NOVA MW12 modo roteador PPPOE
Essa foi a melhor configuração, tudo fica funcionando de forma excelente, a indisponibilidade dos interruptores eh quase nula (somente dois interruptores apresentaram indisponibilidade de uns 2-4min durante 24 horas), porem o fato de não ser possível reservar IP e um ponto muito negativo (Nao eh possivel desativar o DHCP das NOVA MW12). Mas essa sera a configuração final, ao menos ate mudar todos os interruptores para zigbee.

Conclusão:
Possuo uns 20 dispositivos ZigBee com disponibilidade de 100% (se ha internet eles estão disponíveis ainda não migrei para o z2m)… Nao significa que sera o melhor para todos, mas no meu ponto de vista, interruptor somente se for zigbee, principalmente se for usado como 3/4 way; agora e assumir o prejuízo e trocar tudo :expressionless: faz parte…

Sua internet é fibra?

Não estou entendendo pq vc esta colocando os roteadores em bridge.

Se sua internet for fibra acho que o melhor seria:

Modem operadora em modo bridge ou DMZ
Archer Ax73 conexão de IP estático
MW12 como access point (se o MW12 permitir)

Se não for fibra:
Archer Ax73 PPPOE
MW12 como access point (se o MW12 permitir)

Modem operadora em modo bridge ou DMZ
Archer Ax73 conexão de IP estático
MW12 como access point (se o MW12 permitir)

@Walber foi mais ou menos isso que eu fiz, minha conexão e fibra, a operadora trocou o roteador dela para uma bridge (somente bridge), o archer ficou como PPPOE e o MW12 em bridge (não ha como deixa-los como AP)… O desempenho foi horrível, desesperador… O que gostei muito foram os IPs fixos. Hoje o Ax73 esta a caminho de volta para o vendedor, eu esperava muito mais dele.

Atualmente esta a bridge da operadora e a NOVA MW12 como PPPOE ate agora foi a melhor configuração, estava pensando em substituir as NOVAS por 3X Deco X50 para poder ter a reserva de IPs e também uma rede 2,4 exclusiva para IOT mas pelo que vi os reviews ele também não aceita reserva de IP, inacreditável, principalmente pelo preço.

Por hora deixarei os interruptores WiFi e darei continuidade as automações (medição de energia consumida, acendimento automático das luzes em corredores presença + movimento, vazão de agua da caixa) depois volto para os interruptores.

Olha que TOP esse estação meteorológica ela mede chuva em mm :scream:, eh soh enviar os dados dela via MQTT e pimba… Viciei nesse troço :smiley: :smiley:

image

Eu me livraria desse mw12 e pegaria 3 roteadores comuns que aceite IP fixo e possam ser configurados como ap.

Se fizer questão de rede mesh pegue roteadores que tenham a função mas que não seja em kit.

Na minha opinião sua rede está um pouco complexa para soluções prontas de custo acessível.

Ou vc tem cobertura ou liberdade de gerenciamento.

Só corrigindo entrei em contato com o suporte da tplink o técnico me informou que o Deco X50 tem suporte para reserva da IP sim, ele sera o perfeito pra mim em pppoe… quando vender minhas novas eu pego ele

Concordo com a proposta.

So não consigo entender bem o motivo do não funcionamento da sua rede. Roteador (Archer) com bom processamento e memória, bom gerenciamento das configurações e possibilidade de expansão do alcance com outros dispositivos em modo AP.

Agora minha opinião particular (por experiência e vivência de casos). Eu não gosto de Tuya (exceto se for 100% Zigbee).
Tenho redes de automação bem complexas em Wi-Fi com funcionamento estável (sem Tuya).

@Adessotti meu sentimento foi que o Ax73 eh um excelente roteador quando usado com as funções de WiFi ativadas, porém ele sozinho não cobriu a minha casa toda aí precisarei comprar APs e ainda haveria a possibilidade de eu ter problemas (redes com nomes diferentes, etc.)… As MW12 em PPPOE estao coordenando a rede de forma excelente a indisponibilidade dos interruptores quase nula, o único problema eh a falta de reserva de IPs.

Por hora está muito bom, mas ainda, em um futuro breve, substituirei as MW12 pelos deco X50 (para o wi-fi ficar top) e também os interruptores por Zigbee, mas por enquanto manterei dessa forma para poder seguir com uns projetos que tenho em mente.

É uma pena que não teve pleno sucesso.
Porém pelo que vc descreve agora está funcional.

E para nós que estamos sempre evoluindo nossas redes de automação, temos bons resultados, mais tambem é um desafio constante.

2 curtidas