Tablet + Fully Kiosk + Home assistant construindo um painel

Recentemente adicionei um alarme ao meu home assistant (Integração Alarmo) ele arma e desarma sozinho se os integrantes da casa estiverem ausentes ou deitados na cama, funcionou bem mas pensei que seria interessante ter um painel para desarmá-lo caso necessário.

Pensei em usar a Echo Show 15 que já possuo mas cada vezz mais gosto menos do ecosistema da Amazon :enraged_face: então resolvi criar um painel específico para o home assistant.

Objetivos:

• Usar um tablet que ficará fixo na parede dos corredores;
  • Usar o Fully Kiosk para que o home assistant possa controlar o tablet;
  • O Home Assistant deverá carregar a bateria do tablet de forma automática e mantê-la entre 60 e 80%;
  • Não deixar fios a mostra (toda a fição deverá ficar invisível);
  • Tela do tablet ligar automaticamente quando um pessoa chegar próximo ao tablet;
  • Contruir um dashboard específico para o tablet com ícones grandes.

A ideia é mais ou menos isso (foto do mercadolivre):

Inicialmente fiz o furo no painel e passei o cabo USB depois soldei o conector USB C (tentando causar o mínimo dano à amrcenaria), esse cabo será conectado ao carregador que será conectado a um plug zigbee:

Vou atualizando…

3 curtidas

Já atualiza ai jovem rrsrsrsrsrs

1 curtida

Usei um Galaxy Tab A9 plus, tentei encontrar um usado mas o pessoal está cobrando muito caro, você acha novo por cerca de R$ 1090,00 e o pessoal estava cobrando 880 em um usado (que nem dá pra ter certeza que está bom mesmo), a tela dele é grande, 11’, acredito que é uma escolha boa.

Para fixar ele na parede inicialmente usei este modelo:

Os furos não estavam alinhados com as ripas então modifiquei o modelo para que o furos se alinhassem e adicionei relevos para faciltar a passage dos fios.

Para o carregamento usei um plug inteligente ZigBee.

Retirei a proteção dele para que ele ocupasse menos espaço no vão entre as ripas e a parede, a ligação ficou assim (plugs inteligentes variam, confira as ligações):

Inicialmente o visual ficou asssim:

Mas minha esposa achou que ficaria melhor com o suporte contornando todo o tablet, então criei a outra metade do suporte tudo está no link do modelo:

O suporte ficou impresso em duas partes pois é muito grande para a impressora, um dia terei uma voron 2.4 350 com tool changer :rofl:

Obs.: esse projeto eu conclui há um tempo atrás, estou somente fazendo os ajustes finais.

2 curtidas

Vamos conectar o tablet/Fully kiosk ao home assistant.

Criando um usuário para o Tablet:
No seu home assistant vá em Configurações > Pessoas > + Adicionar pessoa e crie um usuário para o Tablet, gosto de permitir somente acesso local.

Esse passo é importante pois a informação do nível da bateria será enviada pelo app do home assistant e não pelo fully kiosk, já aconteceu do App Fully Kiosk fechar sozinho (aconteceu uma única vez) e a informação do nível de bateria parou de ser atualizada no home assistant.

Instale a aplicativo home assistant no tablet e faça o login com o usuário criado.

Com isso em configurações > dispositivos & serviços > Aplicativo mobile já será possível ver os sensores do tablet inclusive o nível de bateria que será utiliado para automação do carregamento:

Instalando o fully kiosk no tablet:
Vá a play store e pesquise por Fully Kiosk Browser & Lockdown e instale:

Após instalar abra o aplicativo, em start URL coloque a URL inicial do seu home assistant, ou de um dashboard específico, então clique em start using fully.

Algumas configurações interessantes do fully kiosk (para acessar arraste o dedo do canto esquerdo da tela para o meio dela) todas elas podem ser consultadas aqui em configuration.

Web content settings:
Start URL é a página que será aberta;

Web Browsing Settings:
Enable Pull to refresh (para atualizar a página) On;

Device Management:
Keep Screen On;
Unlock screen On;

Motion Detection ( PLUS ) se você quiser que o tablet ligue automaticamente a câmera quando uma pessoa se aproximar, isso consumirá mais bateria pois usa a câmera do tablet:
Enable Visual Motion Detection On selecione a câmera correta normalmente a frontal;
Detector Sensitivity para mudar a sensibilidade da detecção 0-100;
Detector Frame Rate 1 - 25 frame rate menor = menor consumo da bateria
no meu caso resolvi deixar a tela ligando de acordo com o sensor de presença.

Remote Administration ( PLUS )
Enable Remote Administration On;
Remote Admin Password (crie uma senha );
Essa configuração permitirá que o home assistant controle o fully kiosk/tablet;
Remote Admin from Local Network mostrará o IP para conectar o tablet ao home assistant;
Enable Camshot on Remote Admin cria um foto a cada detecção pela câmera;
Enable Screenshot on Remote Admin disponibiliza a imagem da tela em exibição no tablet;

Há várias configurações o céu é o limite.

Obs: Todas as configurações com ( PLUS ) ao serem ativadas faz com que uma marca de água apareça na tela, mas fica 100% funcional… Caso goste de fato do fully kiosk vale a pena pagar a licença uma única vez 7.90 € = R$ 50,51.

Ao voltar Fully kiosk solicitará as permissões para controle do tablet.

Vá ao home assistant configurações > dispositivos & serviços > + Adicionar integração adicione a integração Fully Kiosk Browser coloque o IP informado em Remote Admin from Local Network no tablet e também a senha criada em Remote Admin Password.

Assim o home assistant já possui controle do tablet:

Repere que os ícones ficam muito pequenos, ruim para o usuário… Nos próximos posts falo sobre o custom button card para criar um dash board simples para o tablet.

Fonte 1 Smart Home Circle
Fonte 2 Everything Smart Home
Fonte 3 Mark Watt Tech

2 curtidas

Excelente. Acha que uma caixinha eletrica 4x4 é suficiente para caber o carregador e plug zigbee?

Eu acredito que sim, se você remover o invólucro do plug inteligente e usar o carregador da Samsung (que é bem pequeno) vai caber sim

Automação para carregamento automático da bateria.

Crie uma nova automação então clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela e vá em editar como yaml.

Copie e cole o código abaixo

Automação para carregamento da bateria
alias: Utilidades - Carregamento bateria tab A9
description: ""
triggers:
  - trigger: numeric_state
    entity_id:
      - sensor.galaxy_tab_a9_painel_da_sala_battery_level
    below: 61
    id: Bateria abaixo de 60 por cento.
  - trigger: numeric_state
    entity_id:
      - sensor.galaxy_tab_a9_painel_da_sala_battery_level
    above: 79
    id: Bateria acima de 80 por cento.
  - trigger: time_pattern
    minutes: /20
    id: Verificacao periodica 10 minutos
conditions: []
actions:
  - choose:
      - conditions:
          - condition: trigger
            id:
              - Bateria abaixo de 60 por cento.
        sequence:
          - action: switch.turn_on
            data: {}
            target:
              entity_id: switch.corredor_do_primeiro_piso_carregador_tablet
      - conditions:
            id:
              - Bateria acima de 80 por cento.
        sequence:
          - action: switch.turn_off
            target:
      - conditions:
            id:
              - Verificacao periodica 10 minutos
        sequence:
          - if:
              - condition: numeric_state
                entity_id: sensor.tab_a9_de_galileia_bateria
                above: 79
            then:
              - action: switch.turn_off
                target:
            else:
              - if:
                  - condition: numeric_state
                    entity_id: sensor.tab_a9_de_galileia_bateria
                    below: 61
                then:
                  - action: switch.turn_on
                    target:
mode: single

Nó código colado substitua TODOS
sensor.galaxy_tab_a9_painel_da_sala_battery_level pelo ID da entidadade de bateria do seu tablet, para encontrá-la vá em Configurações > Dispositivos & serviços > Aplicativos mobile > Clique o tablet

Clique na entidade battery level:

Clique em configurações:

Copie o ID da entidade

Faça o mesmo com switch.corredor_do_primeiro_piso_carregador_tablet substituido pelo ID da entidade do plug inteligente, entidade que liga e desliga o plug.

A carga da bateria ficará entre 60% e 80% de 20 em 20 minutos o a automação roda para verificar se a beria está entre esses valores e toma as ações caso não esteja (uma garantia a mais), quando a bateria cai abaixo de 60% o carregador e ligado, quando a bateria é carregada acima de 80% ele é desligado.

Carga da bateria:

Mostrando como aumentar os icones para dar ao tablet uma usabilidade maior.

Para mudar o tamanho dos ícones eu usei o button card instalado através do HACS.

Adicione um cartao de botao normal.

Configure a entidade e o icone desejado, pode configurar tambem a disposicao e a visibilidade.

Feito isso clique em mostrar editor de codigo e altere a linha type para custom:button-card

show_name: true
show_icon: true
type: button
tap_action:
  action: toggle
entity: input_boolean.apagar
grid_options:
  columns: 6
  rows: 2
icon: mdi:fan-off
show_state: true

Adicione size, com este size voce conseguira mudar o tamanho do icone.

type: custom:button-card
tap_action:
grid_options:
size: 40%

O custom button card e muito versatil, vou mostrar aqui uma animacao de rotacao mas as possibilidades sao quase infinitas.

Adicionando as linhas abaixo quando a entidade estiver desligada o icone ficara na cor cinza e com o icone fan-off.

state:
  - value: "off"
    color: grey

Adicionando as linhas abaixo quando a entidade estiver ligadao icone ficara verde com o icone fan.

- value: "on"
    color: green
    icon: mdi:fan

ezgif-8238536052adc7

As linhas abaixo adicionam rotacao pode ser adicionado pisca, pode rodar o cartao todo, pode usar prompt (não sei fazer tudo, sou horrível em yaml, mas é fácil encontrar exemplos na net)

styles:
      icon:
        - animation: rotating 1s linear infinite

rotating

Código final:

type: custom:button-card
tap_action:
grid_options:
size: 40%
state:
  - value: "off"
    color: grey
  - value: "on"
    color: green
    icon: mdi:fan
    styles:
      icon:
        - animation: rotating 1s linear infinite

Próximo post mostro o resultado final e como ficaram os dashboards.

Acho feio d+ esse card, eu uso o Slider button card, acho + bonito. Tem no HACS.

Preview Preview 2

Prendi na parede com um desses:

https://pt.aliexpress.com/item/1005007333518584.html

Então, pra te falar a verdade eu também acho ele acho ele feio, mas no momento da criação do dashboard ele foi o mais fácil pra mim (sou quase que complemente leigo em yaml), eu também estava com a filosofia de que se as automações foram bem feitas dashboards e telas são desnecessárias então só precisasva que ficasse funcional (ícones grandes para ser bom para o usuário) e não necessáriamente bonito (me refiro às telas e não à montagem a montagem tem que ser caprichada por causa da esposa :rofl: :rofl:). Mas acabei gostando da telinha (minha esposa também) ela dá um ar de modernidade para a casa vou manter o card indicado por você na mente @AliAli em uma próxima atualização de dashboards eu usarei ele.

Eu tbm! kkkkkkkk
O slider button card é bem simples, não precisa de yaml e é tudo pela interface mesmo

Vai gostar, é bonito, funcional e da um ar de modernidade!

Uma dica pra painel é usar o Swipe Navegation, tem no HACS

@AliAli já adicionei o swipe aqui :smiling_face_with_sunglasses: muitobom era o toque que faltava, depois vou tentar atualizar os viwes com o slide card

Você possui algum vídeo sobre o Slider button card?

1 curtida

Video não, mas é bem simples, a documentação é bem completa.
Vou deixar aqui um exemplo de switch!

type: custom:slider-button-card
entity: switch.luz_da_sala
slider:
  direction: left-right
  background: null
  use_state_color: false
  use_percentage_bg_opacity: false
  show_track: false
  toggle_on_click: false
  force_square: false
icon:
  show: true
  use_state_color: true
  rotate: false
  tap_action:
    action: more-info
  icon: ""
action_button:
  mode: null
  icon: mdi:power
  show: true
  show_spinner: true
  tap_action:
1 curtida

Concluido, bora para o próximo projeto. Vou usar o Slider primeiro nas telas dos celulares. @AliAli, valeu!

1 curtida