Tablet + Fully Kiosk + Home assistant construindo um painel

Recentemente adicionei um alarme ao meu home assistant (Integração Alarmo) ele arma e desarma sozinho se os integrantes da casa estiverem ausentes ou deitados na cama, funcionou bem mas pensei que seria interessante ter um painel para desarmá-lo caso necessário.

Pensei em usar a Echo Show 15 que já possuo mas cada vezz mais gosto menos do ecosistema da Amazon :enraged_face: então resolvi criar um painel específico para o home assistant.

Objetivos:

• Usar um tablet que ficará fixo na parede dos corredores;
  • Usar o Fully Kiosk para que o home assistant possa controlar o tablet;
  • O Home Assistant deverá carregar a bateria do tablet de forma automática e mantê-la entre 60 e 80%;
  • Não deixar fios a mostra (toda a fição deverá ficar invisível);
  • Tela do tablet ligar automaticamente quando um pessoa chegar próximo ao tablet;
  • Contruir um dashboard específico para o tablet com ícones grandes.

A ideia é mais ou menos isso (foto do mercadolivre):

Inicialmente fiz o furo no painel e passei o cabo USB depois soldei o conector USB C (tentando causar o mínimo dano à amrcenaria), esse cabo será conectado ao carregador que será conectado a um plug zigbee:

Vou atualizando…

3 curtidas

Já atualiza ai jovem rrsrsrsrsrs

1 curtida

Usei um Galaxy Tab A9 plus, tentei encontrar um usado mas o pessoal está cobrando muito caro, você acha novo por cerca de R$ 1090,00 e o pessoal estava cobrando 880 em um usado (que nem dá pra ter certeza que está bom mesmo), a tela dele é grande, 11’, acredito que é uma escolha boa.

Para fixar ele na parede inicialmente usei este modelo:

Os furos não estavam alinhados com as ripas então modifiquei o modelo para que o furos se alinhassem e adicionei relevos para faciltar a passage dos fios.

Para o carregamento usei um plug inteligente ZigBee.

Retirei a proteção dele para que ele ocupasse menos espaço no vão entre as ripas e a parede, a ligação ficou assim (plugs inteligentes variam, confira as ligações):

Inicialmente o visual ficou asssim:

Mas minha esposa achou que ficaria melhor com o suporte contornando todo o tablet, então criei a outra metade do suporte tudo está no link do modelo:

O suporte ficou impresso em duas partes pois é muito grande para a impressora, um dia terei uma voron 2.4 350 com tool changer :rofl:

Obs.: esse projeto eu conclui há um tempo atrás, estou somente fazendo os ajustes finais.

2 curtidas

Vamos conectar o tablet/Fully kiosk ao home assistant.

Criando um usuário para o Tablet:
No seu home assistant vá em Configurações > Pessoas > + Adicionar pessoa e crie um usuário para o Tablet, gosto de permitir somente acesso local.

Esse passo é importante pois a informação do nível da bateria será enviada pelo app do home assistant e não pelo fully kiosk, já aconteceu do App Fully Kiosk fechar sozinho (aconteceu uma única vez) e a informação do nível de bateria parou de ser atualizada no home assistant.

Instale a aplicativo home assistant no tablet e faça o login com o usuário criado.

Com isso em configurações > dispositivos & serviços > Aplicativo mobile já será possível ver os sensores do tablet inclusive o nível de bateria que será utiliado para automação do carregamento:

Instalando o fully kiosk no tablet:
Vá a play store e pesquise por Fully Kiosk Browser & Lockdown e instale:

Após instalar abra o aplicativo, em start URL coloque a URL inicial do seu home assistant, ou de um dashboard específico, então clique em start using fully.

Algumas configurações interessantes do fully kiosk (para acessar arraste o dedo do canto esquerdo da tela para o meio dela) todas elas podem ser consultadas aqui em configuration.

Web content settings:
Start URL é a página que será aberta;

Web Browsing Settings:
Enable Pull to refresh (para atualizar a página) On;

Device Management:
Keep Screen On;
Unlock screen On;

Motion Detection ( PLUS ) se você quiser que o tablet ligue automaticamente a câmera quando uma pessoa se aproximar, isso consumirá mais bateria pois usa a câmera do tablet:
Enable Visual Motion Detection On selecione a câmera correta normalmente a frontal;
Detector Sensitivity para mudar a sensibilidade da detecção 0-100;
Detector Frame Rate 1 - 25 frame rate menor = menor consumo da bateria
no meu caso resolvi deixar a tela ligando de acordo com o sensor de presença.

Remote Administration ( PLUS )
Enable Remote Administration On;
Remote Admin Password (crie uma senha );
Essa configuração permitirá que o home assistant controle o fully kiosk/tablet;
Remote Admin from Local Network mostrará o IP para conectar o tablet ao home assistant;
Enable Camshot on Remote Admin cria um foto a cada detecção pela câmera;
Enable Screenshot on Remote Admin disponibiliza a imagem da tela em exibição no tablet;

Há várias configurações o céu é o limite.

Obs: Todas as configurações com ( PLUS ) ao serem ativadas faz com que uma marca de água apareça na tela, mas fica 100% funcional… Caso goste de fato do fully kiosk vale a pena pagar a licença uma única vez 7.90 € = R$ 50,51.

Ao voltar Fully kiosk solicitará as permissões para controle do tablet.

Vá ao home assistant configurações > dispositivos & serviços > + Adicionar integração adicione a integração Fully Kiosk Browser coloque o IP informado em Remote Admin from Local Network no tablet e também a senha criada em Remote Admin Password.

Assim o home assistant já possui controle do tablet:

Repere que os ícones ficam muito pequenos, ruim para o usuário… Nos próximos posts falo sobre o custom button card para criar um dash board simples para o tablet.

Fonte 1 Smart Home Circle
Fonte 2 Everything Smart Home
Fonte 3 Mark Watt Tech

3 curtidas

Excelente. Acha que uma caixinha eletrica 4x4 é suficiente para caber o carregador e plug zigbee?

Eu acredito que sim, se você remover o invólucro do plug inteligente e usar o carregador da Samsung (que é bem pequeno) vai caber sim

Automação para carregamento automático da bateria.

Crie uma nova automação então clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela e vá em editar como yaml.

Copie e cole o código abaixo

Automação para carregamento da bateria
alias: Utilidades - Carregamento bateria tab A9
description: ""
triggers:
  - trigger: numeric_state
    entity_id:
      - sensor.galaxy_tab_a9_painel_da_sala_battery_level
    below: 61
    id: Bateria abaixo de 60 por cento.
  - trigger: numeric_state
    entity_id:
      - sensor.galaxy_tab_a9_painel_da_sala_battery_level
    above: 79
    id: Bateria acima de 80 por cento.
  - trigger: time_pattern
    minutes: /20
    id: Verificacao periodica 10 minutos
conditions: []
actions:
  - choose:
      - conditions:
          - condition: trigger
            id:
              - Bateria abaixo de 60 por cento.
        sequence:
          - action: switch.turn_on
            data: {}
            target:
              entity_id: switch.corredor_do_primeiro_piso_carregador_tablet
      - conditions:
            id:
              - Bateria acima de 80 por cento.
        sequence:
          - action: switch.turn_off
            target:
      - conditions:
            id:
              - Verificacao periodica 10 minutos
        sequence:
          - if:
              - condition: numeric_state
                entity_id: sensor.tab_a9_de_galileia_bateria
                above: 79
            then:
              - action: switch.turn_off
                target:
            else:
              - if:
                  - condition: numeric_state
                    entity_id: sensor.tab_a9_de_galileia_bateria
                    below: 61
                then:
                  - action: switch.turn_on
                    target:
mode: single

Nó código colado substitua TODOS
sensor.galaxy_tab_a9_painel_da_sala_battery_level pelo ID da entidadade de bateria do seu tablet, para encontrá-la vá em Configurações > Dispositivos & serviços > Aplicativos mobile > Clique o tablet

Clique na entidade battery level:

Clique em configurações:

Copie o ID da entidade

Faça o mesmo com switch.corredor_do_primeiro_piso_carregador_tablet substituido pelo ID da entidade do plug inteligente, entidade que liga e desliga o plug.

A carga da bateria ficará entre 60% e 80% de 20 em 20 minutos o a automação roda para verificar se a beria está entre esses valores e toma as ações caso não esteja (uma garantia a mais), quando a bateria cai abaixo de 60% o carregador e ligado, quando a bateria é carregada acima de 80% ele é desligado.

Carga da bateria:

Mostrando como aumentar os icones para dar ao tablet uma usabilidade maior.

Para mudar o tamanho dos ícones eu usei o button card instalado através do HACS.

Adicione um cartao de botao normal.

Configure a entidade e o icone desejado, pode configurar tambem a disposicao e a visibilidade.

Feito isso clique em mostrar editor de codigo e altere a linha type para custom:button-card

show_name: true
show_icon: true
type: button
tap_action:
  action: toggle
entity: input_boolean.apagar
grid_options:
  columns: 6
  rows: 2
icon: mdi:fan-off
show_state: true

Adicione size, com este size voce conseguira mudar o tamanho do icone.

type: custom:button-card
tap_action:
grid_options:
size: 40%

O custom button card e muito versatil, vou mostrar aqui uma animacao de rotacao mas as possibilidades sao quase infinitas.

Adicionando as linhas abaixo quando a entidade estiver desligada o icone ficara na cor cinza e com o icone fan-off.

state:
  - value: "off"
    color: grey

Adicionando as linhas abaixo quando a entidade estiver ligadao icone ficara verde com o icone fan.

- value: "on"
    color: green
    icon: mdi:fan

ezgif-8238536052adc7

As linhas abaixo adicionam rotacao pode ser adicionado pisca, pode rodar o cartao todo, pode usar prompt (não sei fazer tudo, sou horrível em yaml, mas é fácil encontrar exemplos na net)

styles:
      icon:
        - animation: rotating 1s linear infinite

rotating

Código final:

type: custom:button-card
tap_action:
grid_options:
size: 40%
state:
  - value: "off"
    color: grey
  - value: "on"
    color: green
    icon: mdi:fan
    styles:
      icon:
        - animation: rotating 1s linear infinite

Próximo post mostro o resultado final e como ficaram os dashboards.

Acho feio d+ esse card, eu uso o Slider button card, acho + bonito. Tem no HACS.

Preview Preview 2

Prendi na parede com um desses:

https://pt.aliexpress.com/item/1005007333518584.html

Então, pra te falar a verdade eu também acho ele acho ele feio, mas no momento da criação do dashboard ele foi o mais fácil pra mim (sou quase que complemente leigo em yaml), eu também estava com a filosofia de que se as automações foram bem feitas dashboards e telas são desnecessárias então só precisasva que ficasse funcional (ícones grandes para ser bom para o usuário) e não necessáriamente bonito (me refiro às telas e não à montagem a montagem tem que ser caprichada por causa da esposa :rofl: :rofl:). Mas acabei gostando da telinha (minha esposa também) ela dá um ar de modernidade para a casa vou manter o card indicado por você na mente @AliAli em uma próxima atualização de dashboards eu usarei ele.

Eu tbm! kkkkkkkk
O slider button card é bem simples, não precisa de yaml e é tudo pela interface mesmo

Vai gostar, é bonito, funcional e da um ar de modernidade!

Uma dica pra painel é usar o Swipe Navegation, tem no HACS

@AliAli já adicionei o swipe aqui :smiling_face_with_sunglasses: muitobom era o toque que faltava, depois vou tentar atualizar os viwes com o slide card

Você possui algum vídeo sobre o Slider button card?

1 curtida

Video não, mas é bem simples, a documentação é bem completa.
Vou deixar aqui um exemplo de switch!

type: custom:slider-button-card
entity: switch.luz_da_sala
slider:
  direction: left-right
  background: null
  use_state_color: false
  use_percentage_bg_opacity: false
  show_track: false
  toggle_on_click: false
  force_square: false
icon:
  show: true
  use_state_color: true
  rotate: false
  tap_action:
    action: more-info
  icon: ""
action_button:
  mode: null
  icon: mdi:power
  show: true
  show_spinner: true
  tap_action:
1 curtida

Concluido, bora para o próximo projeto. Vou usar o Slider primeiro nas telas dos celulares. @AliAli, valeu!

1 curtida

Lindo projeto! Mudarei-me em breve e vai pra lista prioritaria rsrs

Uma duvida: como fez para mandar o comando para a Alexa entrar em modo de privacidade? O meu objetivo é automatizar isso via HA… Mas nao descobri ainda o comando… É via alexa media player? Abraços!

Isso mesmo, integração alexa media player hávera o botão de do not disturb nos diagnósticos de cada dispositivo Echo.

Rapaz hoje eu meio que me arrependi de ter comprado as alexas que possuo, seria melhor ter usado somente os tablets com fully kiosk, pois usando o music assistant no home assistant é possível toar músicas no tablet (deezer, spotify, amazon music, etc.) então seria só conectar caixas bluetooth nos tablets. Só não me arrependo de ter comprado a da cozinha…

Devia ter comprado Google Home Mini, com ele vc consegue usar o music assistant… a Alexa só tem a voz bonita, só!

Mesmo assim, acho que iria de fully kiosk mesmo e daí adicionaria alguns home assistant voice PE pela casa.

De fato o melhor da Alexa é a voz

@Robsongrs uma dica que eu uso aqui é o wallpanel. Com ela vc consegue esconder os headers. Eu uso tb o decluttering template para criar um menu de navegação vertical.