Sugestões para interruptores de luz. SONOFF ou TUYA? Wifi ou Zigbee

Olá colegas… Pretendo comprar interruptores para a minha futura casa, acho que vou aproveitar antes que venha a taxação oficial pelo governo…

Na minha antiga casa iniciei a brincadeira de automatizar com interruptores SONOFF touch e ALEXA, na época nunca tinha falado em HA.

Para uso com HA, o que os colegas sugerem para interruptores de luz?

Atualmente tenha comprado equipamentos para TUYA e versão Zigbee (sempre que existe)… confesso que tenha receio de misturar SONOFF e TUYA e virar bagunça rsrsrs sou amador…

Desde já agradeço por dicas e sugestões.

Olha eu pessoalmente recomendo fugir de tudo tuya que não seja zigbee, e mesmonzigbee prefiro evitar porque não quero apoiar empresa com as práticas deles. Como você está usando HA não tem problema nenhum misturar escossitemas, do ponto de vista do usuário vão ser todas entidades light iguais.

De recomendação eu pessoalmente gosto muito da Shelly, acho que eles não interruptor mas tem relê smart que você pode usar com interruptor tradicional.
Outra opção é os interruptores da athom no aliexpress.
A sonoff acho muito melhor que a tuya mas pior que as outras duas acima, tem a linha sonoff m5 e a nova t5 também parece interessante.

Obrigado.

Vou dar uma pesquisa nas marcas/modelos que você mencionou… Usar apenas uma marca é difícil… SONOFF por exemplo creio que nem tenha interruptor junto com uma tomada por exemplo… Mas vou procurar comprar do mesmo fabricante se possível…

Vou te falar que eu não confio muito em tomada smart, eles usam uns reles chineses que não são lá muito confiáveis, não é tão raro sobre aquecer e queimar/derreter o dispositivo.
Claro que pra ligar algo específico que consuma pouca corrente não tem problema, mas aí melhor usar tomada smart externa (aquelas tipo adaptador) pra nao correr risco de alguém ligar algo de alta potência sem saber que é tomada smart.

Se fizer questão de tomada interna mesmo melhor usar tomando normal acionada por um contator no armário elétrico pra não ter risco.

Tecnicamente, Não tenho reclamações de produtos zigbee da tuya. Tenho mais de 60 e funcionam muito bem localmente. Recomendo algumas marcas em específico. AVATTO, ZEMISMART. AQARA zigbee é muito bom.

A preferência pelo zigbee e não pelo wifi tem relação com a possibilidade de trabalhar totalmente local. Wifi tuya não tem essa possibilidade. Sonoff wifi tem a possibilidade de trabalhar local, mas tive algumas dificuldades com conectividade deles. Principalmente os baseados em esp32, como dual r3 e thr316. Só parou de perder conexão quando passei eles para tasmota e esphome.

Dispositivos wifi que não são tasmota e esphome que trabalham 100% local é shely, mas são mais caros.

Variedade de dispositivos zigbee da tuya é grande, e não deve ser descartada para se ter uma solução completa em sua casa.

Boa sorte

Obrigado pelas dicas…

Eu NÃO uso Tuya. Mesmo zigbee é minha ultima opção.

Em casa tenho 90% Shelly, o restante ESPHome.

Eu aconselho Shelly, é mais caro. Sim ele é.
Más eletronicamente é superior a qualquer outro.

Para tomadas comandadas são ótimos, pois nativamente tem proteção termica e contra sobrecarga.

3 curtidas

Um conceito prévio de qualquer coisa é uma limitação que nos impomos. Entendo completamente quem critica a Tuya, mas a qualidade dos dispositivos está ligado à sua construção e não só à plataforma que a suporta. Como disse, os zigbees tuya que uso não deixa nada aa desejar.

Dois exemplos que gosto de dar, opinião pessoal, os interruptores da Zemismart, top. Acabamento, funcionamento, conectividade. Sensor de presença mmwave, atendem bem demais, tão bons quanto os sensores LD2410 com esphome.

Mas, cada um precisa viver sua experiência para tirar suas conclusões.

Já gastei $ demais com convicções equivocadas de quem não entendia nada. Hoje tenho uma direção que acredito.

2 curtidas

@ths_sp acho que um ponto importante que não explicamos é porque é tem algumas pessoas evitam tuya. A qualidade varia muito e costuma ser pior que outras marcas como shelly e aqara mas tem produtos bom, o principal problema são as praticas da empresa com ter integraçao so por cloud e que muitos dispostivios nem funcionam ou funcionam de maneira bem limitada (como hubs IR). Até ai em teoria ewelink (ecossitema da sonoff) tambem é assim porem a sonoff não tenta impedir o consumidor de mudar o firmware ou de fazer integrações locais. A tuya desde sempre tem cada vez mais dificultado qualquer tipo de uso não oficial dos dispositivos, comecando por usar criptografia no firmware impedindo troca de firmware OTA (sem fio) que antes era possivel, depois começaram a usar microcontroladores, mais “obscuros”, proprietários, ou ate chips que era baseado em esp mas com alguns pinos trocados com o unico objetivo de impedir usarios de ter controle do seu dispositivo. E agora pelo que estava vendo parece que eles estão tentado cobrar por acesso a plataforma de desenvolvedor que precisa pra usar a integração local não oficial. E pra piorar tudo teve a bagunça com as novas integraoes oficias que tinham um 3 times diferentes trabalhando em novas integrações oficias e a tuya cada vez prometia coisa diferente, chegaram ate prometer integracao oficial local, ai cancelava um projeto comecava outro e no fim não saiu nenhuma melhoria do que ja tinha.

Então é mais uma critica a empresa e não ao produto, é um pouco de idealismo, mas concordo com o que foi dito que não vale a pena descartar a possibilidade. As vezes vai ter um produto tuya que se encaixa perfeitamente nas suas necessidades, e nenhum outro fabricante tem um substituto perfeito. Mas sempre que houver uma outra opção eu pessoalmente prefiro apoiar financeiramente outras empresas com a compra do produto principalmente empresas um pouco menores como a shelly.

Pra falar um pouco de outras empresas,
como foi dito a sonoff pode as vezes, dependo do produto, ter um pouco de problemas com a integracao local mas muitos produtos tem o DIY mode que permite integrar ele via api usando node red por exemplo ou de subir um firmware alternativo com esphome OTA sem necessidade de desmontar o dispositvo. Mesmo os que não tem mod DIY usam mcu ESP entao da pra trocar firmware mesmo assim se desmontar o dispositivo.

Não chega ao nivel da shelly que alem de permitir update OTA em qualquer device, ainda disponibiliza para download o firmware oficial caso voce queira voltar. E na verdade isso nem é necessario pois eles tem varios maneiras de integrar localmente no firmware oficial, MQTT, coAP, http…

Outra opção boa é athom que são produtos esphome/tasmota/wled mas que ja vem com firmware pre configurado e instalado de fabrica. Não mesma qualidade da shelly mas são produtos com otimo custo beneficio.

Por fim vale ressaltar que tem se pesquisar com calma tem outros dispositvo wifi que integra local, de cabeca sem necessariamente ser interruptor consigo pensar em yeelight, roku, qualuqer coisa homekit… só são mais dificil de econtrar porque dentro de wifi tem muito mais variedade de protocolo do que dentro de zigbee então é dificil suportar todos dispositivos.

isso deve mudar agora com matter, deve começar a aparecer cada vez mais dispositivos wifi com integracao local. Mas zigbee/thread e zwave ainda vão ter suas vantagens, em termos de duração de bateria e de não sobrecarregar roteador wifi.

1 curtida

Por esses motivos já descritos, e outros como a possibilidade de poder implantar eles para Apple Homekit eu acabo implantando Shelly em conjunto com uma rede wifi robusta.

Pessoal uma duvida, qual desses smartswitches são nativamente compativeis com o HA e funcionam diretamente na LAN sem depender de Cloud ?
Pois eu estou iniciando nesse universo e gostaria de montar alguma solução que nao dependesse de serviços de cloud. Obrigado !!!

Nesse caso vá de Shelly.