Sugestões para interruptores de luz. SONOFF ou TUYA? Wifi ou Zigbee

Olá colegas… Pretendo comprar interruptores para a minha futura casa, acho que vou aproveitar antes que venha a taxação oficial pelo governo…

Na minha antiga casa iniciei a brincadeira de automatizar com interruptores SONOFF touch e ALEXA, na época nunca tinha falado em HA.

Para uso com HA, o que os colegas sugerem para interruptores de luz?

Atualmente tenha comprado equipamentos para TUYA e versão Zigbee (sempre que existe)… confesso que tenha receio de misturar SONOFF e TUYA e virar bagunça rsrsrs sou amador…

Desde já agradeço por dicas e sugestões.

Olha eu pessoalmente recomendo fugir de tudo tuya que não seja zigbee, e mesmonzigbee prefiro evitar porque não quero apoiar empresa com as práticas deles. Como você está usando HA não tem problema nenhum misturar escossitemas, do ponto de vista do usuário vão ser todas entidades light iguais.

De recomendação eu pessoalmente gosto muito da Shelly, acho que eles não interruptor mas tem relê smart que você pode usar com interruptor tradicional.
Outra opção é os interruptores da athom no aliexpress.
A sonoff acho muito melhor que a tuya mas pior que as outras duas acima, tem a linha sonoff m5 e a nova t5 também parece interessante.

Obrigado.

Vou dar uma pesquisa nas marcas/modelos que você mencionou… Usar apenas uma marca é difícil… SONOFF por exemplo creio que nem tenha interruptor junto com uma tomada por exemplo… Mas vou procurar comprar do mesmo fabricante se possível…

Vou te falar que eu não confio muito em tomada smart, eles usam uns reles chineses que não são lá muito confiáveis, não é tão raro sobre aquecer e queimar/derreter o dispositivo.
Claro que pra ligar algo específico que consuma pouca corrente não tem problema, mas aí melhor usar tomada smart externa (aquelas tipo adaptador) pra nao correr risco de alguém ligar algo de alta potência sem saber que é tomada smart.