Sugestões para interruptores de luz. SONOFF ou TUYA? Wifi ou Zigbee

Vou adquiri um pra teste, mais pelas medias e quantidade de fio eu creio que não vai dar rsrs. A minha maior duvida hoje, fica sobre as integrações dos dispositivos Tuya Zigbee, tipo os da Novadigial, Ekza. Minha intenção é focar em somente uma ou duas marcas. Pelo que ando pesquisando não tem muito conteúdo sobre o uso destas marcas com o home assistant.

Aproveitando, você utiliza o Home Assistant em um Raspberry? Estou em duvidas se instalo ele diretamente Home Assistant OS ou se uso ele com o Casa OS que vai me dar mais possibilidades de uso. Porem aparentemente quando se utiliza via docker perde-se algumas funcionalidades do home assistant.

Zigbee é um protocolo, porem cada empresa trabalha com seu Hub, se voce quer ter um servidor na sua casa utilize um coordinator que nao seja Tuya, ekaza, etc. Utilize Z2M ou ZHA com seu coordinator generico
Não recomendo de jeito nenhum rodar HA num RPI muito menos um RPI com Sdcard, se voce que ter algo production ready e não testes utilize um computador proprio.
Se você não entende docker, utilize oque se sinta confortavel. Docker não perde nenhuma funcionalidade, a questão é que as pessoas não querem ter mais trabalho ou não sabem docker, eu particularmente uso apenas Docker sem CasaOs, umbel, etc.

Um conceito que eu uso aqui em casa é: tudo o que for ligado na energia elétrica tanto faz se for Zigbee ou Wi-Fi, mas, partiu para uso de baterias eu uso só Zigbee. Claro que a galera ja sabe disso, mas, aprendi isso da pior forma possível, kkkk… Meus primeiros sensores não me atentei a isso e comprei Wi-Fi, 20 dias já tinham acabado as pilhas. Hoje, se for sensor, só Zigbee.