Sonoff Mini (wi-fi) acende e apaga sozinho - (Capacitor resolveu mas novo problema encontrado)

Boa Tarde,

Depois de muitos problemas com um sonoff mini desligando sozinho, venho relatar o que de fato fiz para resolver, depois de muitos testes.
O sonoff mini em questão, era ligado tanto via app/alexa como pelos comando de interruptor S1 e S2, o mesmo funcionou durante um bom tempo, porem do nada resolver começar a desligar, não passava de 5 minutos ligado. No começo acreditei que poderia ser algum ruido vindo de algum equipamento que poderia estar ligado no mesmo momento que o sonoff estaria ligado, seria um microondas ou até mesmo um forno. Porem com o tempo constatei que o defeito fazia mesmo sem nada ligado.

Depois de ler muito o fórum (obrigado a todos pelas diversas dicas) comecei a realizar alguns teste, primeiramente colocando o capacitor 104, porem sem efetividade.
Seguindo na mesma linha dos ruídos na rede elétrica, instalei 2 núcleos de ferrite na fiação que ligava o S1 e S2 ao interruptor. Novamente sem sucesso.

Mesmo que ainda sem acreditar passei para a ultima tentativa antes de substituir o sonoff pelo tuya.

  • A definição de um IP Fixo no modem - e pasmem já faz uma semana que o defeito se extingui-o

Fica aqui a dica, depois de muito trabalho, o mais fácil e menos trabalhoso acaba por dando certo.

Proximo passo … Fixar o IP de todos os sonoff mini antes que comecem a dar problemas.

Espero ter contribuido com todos. Abraços.

2 curtidas

Show!
Qual o nome que aparece o sonoff na lista de clientes do modem?

Procure o sonoff que está dando problema no EweLink nas configurações vai ter o M.A.C do dispositivo, depois é só procurar na lista de DHCP do seu modem.
Dependendo da operadora seu modem é bloqueado para a configuração, mas entrando em contato e fornecendo o M.A.C e o IP eles mesmo configuram.

Boa sorte aí.

1 curtida

Tentei a solução de colocar IP Fixo, porém não melhorou nada.

Os meus Sonoff faziam uns 60 dias que não a
Davam problemas, teve uma atualização do  eWeLink e eu coloquei um roteador somente para os Sonoff e não estava mais apagando , aí essa semana teve queda de energia e começou a apagarem sozinhos novamente, vamos começar a luta novamente, nunca mais compro Sonoff

Boa Tarde, essa semana começou a ligar e desligar alguns de meus sonoffs. achei vcs pelo google e vi alguns videos na internet. achei esse video bem interessante Como resolver problemas de conexão do Sonoff e Tuya | Quero Automação - YouTube no final dele, fala de transmissão de qualidade de transmissão de radio. 2.4 e 5 g, e percebi que meus módulos que estavam, dando problema ficavam nos pontos de pior sinal (tenho 3 decos m9). Para fazer um teste alterei a posição de um deles, deixando mais próximos deste ponto cego e consegui solucionar (aparentemente) o problema. Vou fazer ums testes e aviso vcs se conseguir manter tudo em ordem. Não reconfigurei nada, somente mudei o ponto de um Deco (todos cabeados)
Espero ajudar.

Bom dia Galera, o unico jeito de resolver foi colocando um nobreak pra nao deixar acabar a energia do modem da ( desktop ) e do meu roteador DECO M5, so assim resolveu , porq como fala no video do amigo acima, a Desktop nao deixa eu usar como “bridge” e nem desligar o wifi dela ( pqp)… mais ja faz uns 2 meses q nao tive mais problemas…

Consegui resolver aqui também,

---- historico: -----
Eu tenho nobreak, fui fazer uma manutenção e desliguei sem querer somente um dos meus roteadores Deco… por coincidência bem no dia que troquei um led da cozinha, começou a piscadeira em todos os cômodos da casa (devido a config de estado inicialização: último estado).

Fiz a troca de alguns sonoff, removido o wifi 5g do deco e desvinculado o ewelink da alexa, e tirado as alexas da tomada… desliguei o geral da casa (embora os decos ficaram ligados devido ao nobreak) e o problema continuou.

Como todos os decos estão no mesmo nobreak, após reiniciar os decos juntos pelo nobreak acho que os sonoffs voltaram ao normal ( testei no outro dia, não sei se foi de imediato, pq era tarde fui dormir logo depois desse procedimento), mas ainda com as echos desligadas.

Passou um dia inteiro sem piscar, resolvi só ligar uma echo na tomada, e adivinha? Imediatamente voltou a piscar, mesmo sabendo que o ewelink nao estava conectado… tivara a echo da tomada resolvia… a solução foi conectar a echo numa nova rede, e agora?

Passou uma semana funcionando, voltou a piscar, pois um dos echo mesmo na outra rede, como nao apaguei a rede antiga, ficou salva e o echo resolveu trocar sozinho, só percebi pq olhei no rotesdor Deco e sumiu uma echo da segunda rede, fui ver tava conectada junto com os sonoffs novamente.

Aí fui no site da amazon, em preferencias, senhas de rede salvas, e pedi para apagar tudo que tava salvo. Novamente fui em cada uma das echos e conectei na segunda rede, e agora sim, não tive mais problema. Mesmo se apagar as senhas salvas, enquanto não parelhar novamente a rede nova, a antiga fica salva na echo.

---- Solução: -----

Não sei o motivo exato, mas a causa do problema eram as alexas na mesma rede wifi dos sonoffs (com firmware original).

O problema começa do nada, sem explicação, afinal funcionava normal por muito tempo, mas vamos la.

Se eu pudesse dar uma ordem no passo a passo seria:

1 - Tenha fé
2 - Vai no site da amazon.com.br>preferências>senhas de rede salvas>todos os dispositivos e clica no botão para excluir.
3 - Cria uma segunda rede wifi somente para as echos (nome de rede diferente só pras echos).
4 - Uma echo de cada vez, clica no botão bolinha para parelhar novamente, e vincula no app novamente e troca para a segunda rede wifi.
5 - Para a echo show que nao tem essa bolinha, basta trocar a rede via tela, selecionando a segunda rede e clicar em esquecer rede antiga. Para saber se ela esqueceu é só clicar na rede anterior, se ela pedir a senha ao invez de conectar deu certo.

1 curtida

Amigos também venho sofrendo com esse problema. Tentem configurar o modem de vocês com frequência em 20mhz apenas, e alcance médio. Isso vale também pra qualquer outro access point que tiverem.

É como faz essa configuração para não desligar a relé?

Fala Galera, boa noite,

Li todas as respostas e perguntas desse topico e vi que temos vários problemas que fazem piscar as luzes quando se esta usando um sonoff mini.

Bom vou explicar meu caso que é bem bizarro, aqui em casa estava usando um sonoff dual r3 para controlar duas teclas do meu jogo de interruptores 3x3, arandelas e uma fita de led. Ate ai tudo normal nunca deu problema quando ligava apenas uma ou ambos. Porem, comecei a perceber que as vezes (não sempre) elas piscavam e voltavam. Revirei toda a parte de fios e nada. Troquei o sonoff dual r3 para dois sonoff mini r2 e coloquei o tal do capacitor para ver se resolvia pois achava que deveria ser algum problema de tensão nos fios que vão para o interruptor e os paralelos. No começo achei que havia resolvido, liguei ambas pelo sonoff, alexa e interruptor e tudo certo. Do nada começou a piscar, o estranho que era só a de noite. Ai me toquei que junto no mesmo circuito está ligado dois plafon de 18 watts cada (não esta automatizado ainda), foi ai que descobri que a luz das arandelas e a fita de led piscam quando esses dois plafon estão ligados, achei bizzaro d+ e estou achando que esses sonoffs tem um certo problema com possíveis ruídos ou interferência desses reatores de led.

1 curtida

Parece que esta soluçao do DHCP é a que tem tido mais eficácia.
Pelo que entendi, a Alexa derruba o endereço IP do SONOFF que troca o IP e reinicia nesse processo.
Por este motivo, quando você desinstala o SONOFF do ewelink ou tira a Alexa da tomada o problema para de ocorrer.

A solução, segundo o vídeo, é atribuir IP Fixo para os aparelhos SONOFF, de modo que o ECHOdot não tenha mais acesso para derrubá-lo. Estou em fase de teste na minha casa.
Abs.

1 curtida

Por isto nunca tive problema, todos meus dispositivos wi-fi sempre coloquei com IP fixo, fazia isto para poder achar o dispositivos de forma rápida e não depender de fazer fing, rsrs.

Aqui em casa a solução de isolar os Sonoff numa rede privada funciona. Mas depende de esconder totalmente a senha desta rede da Amazon. Nem pelo celular posso conectar nesta rede que a Amazon descobre e o problema volta a acontecer. E é porque na minha conta da Amazon configurei para não salvar nenhuma senha de wifi e esquecer tudo que tinha, mas não tem jeito.
A solução do IP fixo para todos parece excelente também.

Único problema que percebo aqui das piscadeira do mini é quando coloco os fios das saídas s1 e s2 junto com outros fios no mesmo conduíte. Se os coloco separado, não tenho esse problema de modo algum. Fiz vários testes já, basta colocar os fios s1 e s2 junto com outros fios, que dá problema.

Opa pessoal. Então estou com o seguinte problema tenho 1 único Sonoff mini R2, e o mesmo de um tempo pra cá, acabou que sua agenda no eWelink sumiu e fiz novamente a programaçao de novos horários para ligar e desligar. So que reparei esses dias atras que a outra programaçao que existia antes continua ativa na nuvem, e no aplicativo somente o ultimo horario que programei. Vi que o mesmo esta ativo pois no log de registros mostram que foi acionado perante a minha conta, alguem ja sofreu esse problema? alguma solução, vou colocar a imagem da agenda e do registro dos acendimento e desligamentos, desde ja agradeço.


Retificando o Horário de Registro das 18:30. Era o que tinha programado antes de sumir a programaçao do aplicativo de o das 18:00 é o que fiz programação nova

Como você fixa o ip nos sonoff? Eu até consegui nos que já transformei em tasmota, porém os sonoff só com reserva de ip no roteador… e meu roteador me limita em 10 dispositivos para reserva de ip.

Faço também as reservas de IP, mas ainda não passei de 20 reservas, para evitar problemas em minha rede agora só compro zigbee, wi-fi só sonoffs e são 12 dispositivos, mas aqui já estou com 17 ips na reserva e tá fluindo, porém não sei o limite.

Eu hj tenho 21 equipamentos entre ESP, Shelly e Sonoff. Todos Wi-Fi e todos com IP fixo.

Não tenho problema (hj não mais).
Porém só depois de abandonar o roteador da operadora.

1 curtida