Sonoff Mini (wi-fi) acende e apaga sozinho - (Capacitor resolveu mas novo problema encontrado)

Bom dia! Uso sonoffs já tem um tempo. Aqui em casa tenho em todos os cômodos e também uma central de automação no Jardim. Nunca tinha visto isso até que um dia o sonoff 3 sessões da sala começar a acender/apagar a lâmpada do nada. Isso é sem um tempo específico. De madrugada, de dia… As vezes estou em casa, as vezes, não… Já deu em outros também… Meu parecer: Acho que seja o servidor da sonoff não sei por qual motivo. Porque? Atualmente estou com esse mesmo problema com o sonoff do meu quarto. Ele é de 3 sessões, onde tenho duas lâmpadas e um ventilador. Por incrível que pareça, só dá a noite… Do nada o ventilador já ligado, ele desliga por alguns segundos: 1 ou 2 e liga novamente e não é problema na rede elétrica. Estou monitorando… E como eu cheguei a essa conclusão? Bloqueei esse sonoff da rede. Ele fica desconectado da Internet… E aí o problema para.

1 curtida

Bom dia. Pensei nessa opção também. Colocar todas as automações com IP fixo. Vou testar! Obrigado!

Boa noite guerreiro, tambem quero iniciar com zigbee, qual hub vc indica e que tenha mais compatibilidade com varios dispositivo? lembrando que ainda nao fico com HA ligada direto, ainda estou me adaptando a ele , então quero algo para usar com app mas que integra com o HA se eu firmar com ele .

1 curtida

Bom dia, cara o meu HA é dedicado e fica ligado 24 horas, por isto uso o sonoff 3.0 usb, mas no seu caso não vai dá, dê uma olhada no vídeo do Leandro que vc vai ter umas dicas legais:

Sonoff mini da sala liga ou desliga as vezes quando ligo luz do closet que tbm usa Sonoff Mini. Tambem ocorre o problema de forma frequente (sem parar) quando ligo pendente do criado mudo da cama do quarto que nao esta ligado a rede nenhuma, uso apenas dimmer convencional… ele deve oferecer alguma instabilidade na rede eletrica que faz a sala ligar e desligar de forma aleatoria e so para quando desligo os pendentes dimerizaveis.

Sabem me informar como eu instalo capacitor no sonoff mini e que tipo de capacitor devo usar?

Está aqui :point_up:t2: neste mesmo tópico, lá no início.

2 curtidas

Para quem está tendo problema com os Sonoff desligando sozinho, tanto faz se e interruptor ou mini, e não é interferência elétrica (capacitor não resolveu).

Teste: No app do eWeLink, exclua o dispositivo e deixe ele funcionando apenas de forma física/manual.
Verifique se ele aciona corretamente e parou de desligar sozinho por algumas horas/dias.

Resolução: O problema é que o firmware do Sonoff se perde quando há uma troca de IP interno (DHCP), isso ocorre geralmente quando o modem é reiniciado, a energia cai ou há muitos dispositivos se conectando e o modem pode acabar realocando alguns IPs internos.

Solução:

  1. Adicione o dispositivo no eWeLink novamente
  2. Nas configurações do modem/roteador, vá em DHCP Binding, ou página de configuração semelhante, que permita definir de forma fixa um endereço Mac para um IP fixo interno da rede.
  3. Reinicie o modem após as configurações terem sido salvas.

Exemplo na imagem
Exemplo

Neste vídeo há mais explicações também: #2 - 2 métodos para resolver Sonoff mini desligando e ligando sozinho. - YouTube

E o seu provedor de internet também pode auxiliar ou fazer o processo se tiver dificuldades. No meu caso a Unifique fez pra mim. Eu pedi pra deixar um IP fixo para todos os endereços MAC que tem nome “ESPxxx”, assim foi feito e resolvido.

1 curtida

Igo! Blz? Cara, duas coisas… 1- Passei o dia apanhando hoje (domingão) até ler sua experiência coma a Alexa. Cara resolveu tudo aqui, ficou show, agora vou ligar a Filha da mãe e ver o que acontece…
2-Dei muita risada com seu texto… muito bom! Valeu por ter ajudado!

Kkkk Torço para que consiga driblar a Amazon.

Resolvido!
Eai pessoal blz?
Então aqui em casa aconteceu o mesmo, um dia fui fazer uma manutenção e desliguei a chave geral dai para frente começa minha saga.
Mas oque resolveu foi o seguinte eu criei uma rede de convidado no roteador e conectei somente as Echos nessa rede de convidado ai resolveu, eu tenho o deco M5 mas acredito que a maioria dos roteadores tem essa opção.

Fala pessoal, tudo certo?

Acho que tenho uma solução para o problema (pelo menos aqui está funcionando até agora :grin:) que é fácil de testar e não precisa mexer em nada do hardware instalado, atualizar firmwares ou criar novas redes. Vamos lá:

Após uma queda da energia elétrica, um dos Sonoff mini que controlam a iluminação do meu apartamento começou a desligar sozinho, eu ligava e após alguns minutos o relé desarmava (raiva do caral** quando isso acontecia). E realmente, parece que tem relação com a Alexa, no meu caso um Echo Dot.

Baseado nos relatos anteriores relacionando esse problema com conflitos na rede, minha ideia que funcionou foi a seguinte:

1 - Deixar todos os Sonoff desarmados (desliguei as lâmpadas manualmente pelo interruptor conectado ao s1 - s2)
2 - Desligar os dispositivos Alexa da tomada (no caso meu Echo dot).
3 - Reiniciar o roteador wifi.
4 - Aguardar a rede wifi voltar a funcionar e os Sonoff se conectarem.
5 - Religar os dispositivos Alexa.

Tentei reproduzir o problema mais algumas vezes aqui e parece que sempre ocorre quando tem algum Sonoff ligado, a energia cai, e quando volta o Echo dot se conecta antes dos Sonoff na rede, e aí começa o ciclo infernal de desligar sozinho heheh
Pode ser coincidência, mas seguindo os passos acima resolveu o problema todas as vezes que eu testei.

Aqui em casa tenho reses separadas pra echos, mas não resolveu. Acredito que seja porque esta distribuindo a mesma faixa de IP pra duas redes. Por limitação do roteador, não consigo configurar de outra forma.

Depois de uma queda de energia aqui as coisas ficaram insuportáveis. Ja estou quase mudando o firmeware dos sonoff mini. Sem falar que um deles aparentemente queimou.

Olá! Galera configurei aqui as Alexas em uma rede Guest sem acesso a rede local e deu certo =)

Essa funcionalidade de rede guest tem na maioria dos roteadores =)

Cheers

Você resolveu como? Estou com esse mesmo problema.

Você migrou? Deu certo?

Foi a solução a Lucas ?

Opa blz aqui em casa o ip é o mesmo oq vc precisa conferir é se a rede de convidado deixa ter acesso a rede padrão as vezes é uma flag q diz algo do tipo separar as redes.
Tbm tem outra coisa ir na configuração na configuração de privacidade da amazon e mandar esquecer as senhas salvas tbm desabilitei a uma configuração que chama livre de frustração no mesmo lugar.
Segue o link na Amazon ai é só ir na aba de preferencia que vc vai achar oq falei ai em cima.

https://www.amazon.com.br/hz/mycd/myx#/home/settings/

Não, mas resolvi. Comprei outro roteador e configurei uma rede 2.4ghz somente para eles.

Esse problema ocorre com os dispositivos Zigbee??

Não me recordo de algum registro de caso envolvendo Zigbee.