Sonoff Mini (wi-fi) acende e apaga sozinho - (Capacitor resolveu mas novo problema encontrado)

Após algum tempo testando todas as solulções postadas aqui, nada nunca resolvia o problema do sonoff mini ligando e desligando sozinho. Dai lembrei que tudo isso começou após trocar o roteador antigo de 2,4 Ghz para um que tem as duas frequencias alternadas, 2,4 e 5 Ghz. Resolvi então fazer um teste, colocando outro roteador de 2,4 Ghz para os Sonoffs. Eis a solução, estou com mais de 30 dias usando e ainda não houve o problema de desligar e ligar sozinho.

Minha solução foi igual a sua, mas também diferente.
Ciente de que o problema era com as Alexas, deixei elas na rede 5G e os Sonoffs na rede 2G. E também apaguei a senha da rede 2G do celular para que a Amazon não descobrisse. Mas Após alguns meses precisei entrar na rede e tudo voltou a piscar.
Então fiz como vc, utilizando um roteador a mais. Mas eu isolei as Alexas. E no roteador onde os Sonoffs estão, bloqueei os MAC das Alexas para garantir que mesmo a Amazon sabendo a senha não vai perturbar.
Faz uns dois meses sem incidentes.

estava com o mesmo problema, os sonoff TX3 estavam apagando as luzes, retirei do aplicativo ewelink e todos os TX estão funcionando normalmente.
como automatizar usando a Alexa é que eu ainda não sei.

Boa noite, quando você fala retirei do aplicativo, o que se refere?

1 curtida

Pessoal se for o problema de conflito de ip, da para instalar o add-on de dhcp eu fiz aqui, defini ip para meus sonoff na faixa a acima de .100 na minha rede pelo endereço mac de cada dispositivo.

No caso meu host servidor do home esta na rede com ip fixo, e a interface é o dispositivo seja cabo ou wifi no meu caso wlp1s0.

Até então estou sem problemas de queda do sonoff, para poder afirmar que realmente resolvou preciso utilizar por varios dias e esperar a energia cair aleatoriamente, pelos testes que fiz aparentemente resolveu.

Eu retirei o sonoff TX3 do pareamento com o aplicativo que controla os sonoff que é o eWelink.
Os tres sonoff TX3 que estavam apagando as luzes não estão mais, em compensação, não funciona mais a automação.
Acredito que o problema esta no aplicativo eWelink da sonoff.
Sem está pareado ao eWelink, os TX3 funcionam más perdendo a caracteirstica principal que é a automação.

Eu uso em casa 2 fabricantes: sonoff e shelly.
Os meus sonoff não me dão problema pois não uso alexa, e sim google home. Contudo para não depender da nuvem, eu converti quase todos para ESPHome. E nos shelly eu deixo a conexão com a nuvem dasabilitado.

E ontem ocorreu um fato inédito, 1 de meus shelly (2pm) atualizou o firmware. E logo após isso ele voltou com a nuvem ativada e completamente louco, piscando sem parar.

Só foi parar mesmo depois que eu desabilitei a conexão com a nuvem.

Estranhei o ocorrido, até prq eu usei muito os shelly com a nuvem ativada e isso nunca aconteceu antes.

Isso resolve permanentemente, o bom que vc tiver outros devices pode colocar ip fixo também que facilita para alguns tipos de integração.

Eu tentei colocar IP fixo e não resolveu totalmente. Como você fez o procedimento?

Oi pessoal. Cai no fórum hoje e gostei do que li. Estava com o mesmo problema dos relatos acima (luzes apagavam do nada de forma intermitente). Minha configuração atual é de Sonoff Mini R2, Alexa (4th gen) e Deco M5 mesh (WiFi). Depois de funcionar por meses o sistema resolveu desligar. Eis que li o tópico e forcei o WiFi conectar em 2.4Ghz com os sonoffs e também desabilitei o roaming destes devices. A principio o problema foi resolvido. Gratidão a comunidade!

1 curtida

bom dia Leo!
tenho 2 duvidas sobre sua orientação:

1- posso utilizar este mesmo capacitor em modulos da TUYA (SMARTLIFE)
2- nesse seu examplo vc ligou o capacitor em S1 e S2 pq seu moduto tem 2 circuitos, correto? e em casos em que o modulo não tenha o S2? onde ligo a outra perna do capacitor?

abração a vc e a todos que puderem contribuir com minhas dúvidas.

1 curtida

Infelizmente não vou conseguir te ajudar nessa dúvida amigo…
Aqui só tenho sonoff e todos tem o S1 e S2…

O Sonoff Mini só controla 1 circuito, o S1 é o GND e o S2 a GPIO 4.

Acredito eu que se o seu modulo só tenha uma saída, ela vai ser a saída para carga, ou seja 110 ou 220V.

Muito cuidado para não explodir alguma coisa ou se machucar.

Não pode usar esta ligação no tuya.
Pois o funcionamento do Tuya é diferente.

No sonoff, o S1 e S2 são dois polos do mesmo circuito. E ele trabalha com corrente continua e aproximadamente 30v.

Já os Tuya são mais parecedidos com os Shelly.
Onde o S1 e S2 atuam monitorando a fase, ou seja 110v ou 220v.
Então se vc colocar este capacitor do sonoff no Tuya ele queimará (na melhor hipótese).

Não sei eletronicamente como é no Tuya a qual vc está se referindo, porém nos Shelly os capacitores não tem muita aplicação prq eles já são muito bem construidos, apresentando já uma boa filtragem.

Viva caro becker, agradeço a sua ajuda!
No entanto tenho também o deco mesh, oa meus interruptores sao da nedis (smartlife) e somente 4 deles efetuam essa situação de ligar e desligar sozinhos, quando volto a tentar comectar os mesmos apagam e acendem e os outros que tambem têm o problema efetuam o mesmo, ja desliguei as 2 alexas echo dot 4 que tenho no entanto mantem-se igual, estao ligados a 2.4ghz de rede. Não compreendi o que fez e como fez, pode ajudar, será na aplicação da deco ?
Aguardo ajuda, obrigado!

Vc está usando a opção Smart Connect?
(Que junta 2.4GHz e 5GHz em um unico SSID).

Esse função normalmente dá uns problemas de conexão com os dispositivos.

Boa tarde caro @Adessotti, desculpe a ignorância mas como posso verificar isso ?
Ja agora depois como faco com as alexas para sincronizar, só tenho a rede MEO em casa e o Deco Mesh, a ideia é colocar as alexas no mesmos ip ou em ips diferentes e ja agora como faze lo ? Obrigado pela ajuda!

Acesse o roteador pelo aplicativo.
Se aparecer para vc igual aparece pra mim, vá em FERRAMENTAS depois em WIRELESS.
Lá vc vai encontrar algo parecido com isso :point_down:t2:

E da mesma forma q na imagem, ele tem que estar desativado.

Aparece-me o que mostro, e ja está!
Hoje ja desliguei as alexas e não verifiquei até agora nada acender nem a desliggar, no entanto, quando voltar a ligar a alexa, conecto as mesmas ao deco ou à rede principal MEO.
O mais estranho é que quando estava a tentar conectar uns acendiam e apagavam varias vezes e rapido até a aplicação se conectar diretamente a esse interruptor.

Ative a rede de convidado e coloque as alexas nesta rede. Lembre de deixar o “acesso local” desativado. Tipo assim :point_down:t2: