Sonoff Mini (wi-fi) acende e apaga sozinho - (Capacitor resolveu mas novo problema encontrado)

Prezados,

também estou passando por este problema dos Sonoff desligar sozinho e quero compartilhar uma experiência que estou fazendo que tem mostrado resultados. Os meus sonoffs só desligam sozinhos quando a Alexa está ligada. Já fiz vários testes aqui deixando a Alexa ligada e desligada sempre que ela esta ligada as luzes começam a se desligar aleatoriamente agora quando desligo o problema desaparece. Testem ai e digam o resultado.

Já falei isso, Irmão.

Beleza não tinha visto seu post. Desculpa ai.

Boa Tarde, estou como mesmo problema o mini r2 fica reiniciando sozinho como se fosse um conflito na minha rede interna. Eu criei uma rede wifi para convidados com nomes diferentes e adicionei esse mini com problema nessa rede usando o mesmo usuario ewelink ai não apresentou mais problemas estou testando ja 3 dias, por isso acho que devo ter algum dispositivo em conflito com ele. Por isso acho que nao seja um problema da sonoff ou atualização. Vamos ver se conseguimos ter mais ideias.

Bom Dia, hoje eu fiz outro teste, eu tinha um mini e basic que deram esse problema de ficar reiniciando. Desliguei da energia basic e testei o mini nao desligou nenhuma vez, no momento que energizei o basic em 1 minuto desligou mini . Conclusão estão entrando em conflito os 2 juntos, verifiquei id e mac são diferentes um do outro. Agora como resolver esse conflito ainda não descobri.

Por um acaso o seu roteador tem 2.4ghz e 5 ghz? Se tem, o seu SSID está com o mesmo nome para as duas bandas? Pois tenho uma leve desconfiança de que esse erro pode ser algum conflito gerado pela rede 5ghz

Sim minha rede 2.4 e 5ghz tem o mesmo nome. Eu tenho mais 20 sonoff em casa só esses 2 que estão com problema. Coloquei uma repetidora para testes e não adiantou mais qnd criei uma rede de convidados e adicionei so que estava com problema não apresentou mais o problema. Mais desses 2 que estão com problema se eu desligar 1, o outro funciona normal e vice versa. Tentei desativar a função rede dos 2 sonoff mais também não adiantou.

Bem, estou voltando para contar o que aconteceu.

Como esperava, o capacitor não resolveu. Eu acho que ele resolve em casos de interferência com o interruptor físico. No meu caso, parece que o Sonoff reinicia por algum motivo.

Então decidi instalar o Tasmota em algum dos dispositivos. O problema não apareceu mais.

Assim, acredito que o problema não está no hardware, nem na rede elétrica (o que ainda é um pouco estranho já que o problema começou quando teve uma queda de energia - ou foi coincidência), mas sim no firmware da Sonoff, no eWelink, na rede Wi-Fi ou de um conjunto deles.

Em meus testes, que estão de acordo com algumas outras respostas aqui, quando bloqueava o Wi-Fi pelo roteador, o Sonoff parava de reiniciar. Então realmente parece que é alguma perturbação na rede Wi-Fi que causa essa reinicialização.

A rede que deixei os dispositivos com Tasmota é a mesma, por isso acho que o problema está no software quando essa “perturbação” na rede acontece.

No fim, a solução não é tão difícil já que é possível entrar no modo DIY do Sonoff Mini com certa facilidade. Mas como é necessário fazer em todos os dispositivos e é necessário ter acesso físico a ele, então acaba sendo trabalhoso.

Ah, e percebi que está acontecendo com o Sonoff Basic também. Também vou instalar o Tasmota nele.

Eu também tenho desde quando comecei a instalar os Sonoffs e nunca me deu problema.

Em certo momento, pensei que poderia ser isso já que em alguns fóruns haviam reclamações disso. Mas quando tirei o 5Ghz da minha rede, os problemas continuaram então não sei se tem a ver.

Eu fui o primeiro a levantar a bandeira da Alexa aqui. Venho trabalhando nesta tese desde então. Consegui finalmente uma noite sem ocorrências. Para algo que acontecia cada 10 minutos no máximo…. foi massa! O que fiz:
Primeiro verifiquei que quando os Echo Dots estavam ligado os Sonoff tanto mini como touch, reiniciavam. Se estivesse configurado para último estado piscava, se estivesse como desligar apagavam a luz do nada.
Tentei resetar todo mundo e nada.
Tentei desligar os Echo dots por uma semana e o problema não aparecia. Mas sem ninguém para mandar desligar não tem graça.
Criei uma rede exclusiva para os Echos e o problema continuou. Aí fiquei puto. Como pode?
Apaguei a rede criada para os Echos e mesmo assim os miseráveis resetados e sem rede estavam funcionando. É coisa do demônio!
O app da Amazon dizia que as criaturas estavam conectadas na rede que eu tinha apagado. Sai pla lá!
Fui fuçar na lista de cliente e vi via MAC que estavam como conectados na rede dos Sonoff novamente. Ah miserável!
Fui procurar explicação e vi que a Amazon salva toda senha de Wifi que passa pelo focinho dela. Entrei lá, desabilitei esta função, e apaguei todas as senhas salvas.
Aí fui sem os Echo Dots saberem e criei outra rede; agora só para os Sonoff. Reconfigurei um por um dos Sonoff nesta nova rede que os Echos não conheciam.
Resultado: pela primeira vez consegui deixar todo mundo ligado sem as luzes fazerem graça. Ehh!!
Ontem foi o dia do teste final. Fazer o link da conta da eWeLink na Amazon. Aí os Echo iam descobrir que tinha coisa para bagunçar na casa. E deu tudo certo. Woooow!
Já testei apagar e acender com as Alexas e está tudo funcionando. Nenhuma lâmpada piscou ou apagou.
Hoje vamos para o segundo dia. Se eu não voltar mais é porque deu tudo certo. Enganei a Amazon!!!
Conclusão hipotética: As Alexas estão gerando um pulso que derruba a internet. Isso que resetava os Sonoff. Eu medi, e realmente está caindo a internet de vez em quando. Coincidentemente só quando as Alexas estão ligadas. Alguma força maligna está possuíndo as Alexas.

P.S. Enquanto escrevia este relato a m* da internet deu queda e tive que reescrever o final. Num fode Amazon!!!

3 curtidas

O único problema é ter que reconfigurar os sonoff … os meus estão todos embutidos nas luminárias … muito trabalho.

Vc cria a nova rede, apagado app eWeLink, ele entra no modo de pareamento, vc reconfigura sem precisar tirar do teto.
Antes de apagar do app e reconfigurar vc conecta seu celular na nova rede.

1 curtida

Sinceramente, a única solução é trocar tudo por tuya. Estou trocando aos poucos

Fiz um teste aqui e reinicie todas as echo da alexa para padrao de fabrica e coloquei em outra rede diferente das do Sonoff.

Faz uma hora que fiz isso e por enquanto nao piscou mais

E aí amigo, funcionou aí??

Não fiz esse procedimento ainda.

Bom dia amigo,

Sem problemas aí no seus testes??

Funcionou sim. Sem incidentes desde as mudanças.

O que percebi é como se os sonoff desligasse e voltassem para o último estado

Notei este problema a uns 10 dias atrás em 3 dos meus sonoffs mini, sendo que eles já usavam capacitor 104 devido ao famoso bug do “ghost switching”. Removi e analisei os capacitores desses 3 sonoffs, mas todos ainda estão bons, ou seja, não é o caso do “ghost switching”. Como eu tinha alguns sonoffs mini guardados, optei por substituir 2 dos 3 que estavam desligando, permaneceu 1 com a falha, daí conforme a sugestão de alguns dos colegas deste tópico, resetei pro padrão de fábrica as 2 echo dot que possuo, desativei a funcionalidade da Amazon que salva todas as redes/senhas wifi e coloquei as echos em rede separada, desde então tá tudo OK com o sonoff que estava desligando sozinho.
Acredito que os updates que devam ter ocorrido da ewelink e/ou da Alexa, devam estar causando esse problema.
Agora é aguardar os próximos updates.

Acompanhei as discursões sobre esse problema e acredito que foi resolvido o meu problema!

Estou a quase uma semana sem problemas, nenhum sonoff desligou sozinho.

Não reiniciei nenhum sonoff e não reiniciei nenhuma alexa.

Apenas criei uma nova rele wifi e coloquei nessa rede os 5 dispositivos Echo que tenho, não deixei nenhum outro dispositivo ou celular nessa rede, apenas as echos.

Despois que fiz isso, nenhum sonoff desligou ou perdeu a conexão com a internet, já posso dizer que o problema foi resolvido, pois todos os sonoff que tenho não ficavam nem 3 min ligados, fiz o teste e deixei uma noite inteira ligado e não desligou.

Obrigado a quem teve essa percepção e compartilhou aqui.

1 curtida