Sonoff Mini (wi-fi) acende e apaga sozinho - (Capacitor resolveu mas novo problema encontrado)

Resolvi aqui instalando a versão anterior do eWelink 4.14 resolveu aqui.

1 curtida

Pessoal, vou fazer meu relato aqui:

Cenário: Apto novo, entrei em março/21. Fui instalando aos poucos, e estava tudo funcionando perfeitamente quando, na virada de 31/12, houve falha de energia por umas 4 horas. Quando voltou, tudo piscando. Tenho 3 Wifi Tplink Deco M5 que funcionam integrados, todos eles com o cabo de rede nele mesmo. Alexas tem umas 6, uns 30 sonoff mini R2, e mais uns 10 Sonoff Pow R2. Todos Sonoff endoidaram.

Pra “diminuir” o problema, configurei eles pra manter o último estado. Piscam direto. Aleatoriamente. tem dias que resolvem parar de piscar. Não há (ao menos no ewelink), no registro, não consta a piscada. Tenho homeassistant tb, ainda aprendendo.

Já troquei um sonoff, coloquei um novo. Funcinou um tempo, e depois pirou tb.

Vi hoje o support center da itead, mas vi apenas um relato. Quem postou reclamação lá poderia postar o link aqui? Não achei nenhum tópico lá com esse assunto batendo forte como aqui. Acho q nem estao sabendo do problema(como q nao né??)

Já vou comprar uns tuya…

Aqui em casa por enquanto sem piscar, após remover todas as integrações da Alexa e deixando os dispositivos atraves do HA. Os comandos de voz estão todos funcionando e sem piscar.

Comecei testar Tasmota hoje… fiz o flash em um sonoff mini, e me surpreendi com o resultado! Ficou mais rápido o acionamento pelo interruptor físico e já está há umas 4h sem piscar nenhuma vez.
Tive dificuldade em fazer a Alexa achar o dispositivo pelo HA, mas resolvi emulando Belkin WeMo single device, que integra direto com a Alexa sem precisar o HA. Se continuar assim… logo vou fazer em todos meus sonoff mini e basic.

Tem algum passo a passo ensinando a fazer? Faz tempo que estou com vontade de testar.

oi luizhgois, não entendi o “coloquei os dispositivos na alexa via ha”… Consegue explicar melhor?

Atualizando com base em algumas sugestões.
No log do meu não fica nenhuma informação. A luz só apaga e acende novamente. Importante, eu também coloquei a configuração de voltar ao último estado.
Desvinculei e apaguei os dispositivos Sonoff do app da Alexa. E mesmo assim as luzes só piscam quando os Echo dots estão ligados na tomada. Muito doido!
Uma hipótese: os echo dots fazem algo que bloqueia/consome todo o sinal wifi, desconectando os Sonoffs, pois eles piscam quando perdem a conexão (a luz de wifi pisca). Será?

Uso o NabuCasa, com isso tem uma opção de Gerenciar Entidades, onde é possível selecionar quais entidades vão aparecer na Alexa.
Na Alexa, removi todas as integrações e deixei apenas a integração com o Home Assistant.

Eu tirei a integração da Alexa com o Ewelink, e não mudou nada. Continua piscando igual. Até device que não uso fio no s1/s2 pisca. Até powr2 pisca…

Eu tenho 5 aparelhos sonoff mini controlando luzes de teto, um deles na caixa, os outros estão no teto, e todos começaram a apresentar esse problema no último mês. Inicialmente achei que o problema fosse ativação inadvertida pelos fios do switch, como já foi comentado aqui, mas acho que é outra coisa.

Primeiro, as luzes somente piscavam quando estavam previamente ligadas. Se fosse um problema nos fios do interruptor, elas também ligariam sozinhas quando estivessem desligadas. O que acontece aqui é que, quando ligadas, elas desligam por aproximadamente um segundo e ligam novamente.

Eu fiz um teste: mudei a configuração status do Sonoff após perda de energia. Antes estava “Last state”. Mudei para “On”. O que comecou a acontecer: desligadas, as luzes começaram a ligar sozinhas. Ou seja, o que está acontecendo é um reset espontâneo dos aparelhos, como se fosse um perda de energia. Por isso que com a configuração “Last state” as luzes não acendem quando estão desligadas, o aparelho reinicia mas permanece desligado.

Muito provavelmente deve ter a ver sim com a última atualização. Eu não testei ainda usar o capacitor nos fios do interruptor, vou testar e coloco aqui. Engraçado que eu tenho outros dois sonoffs que não estão conectados a nenhum interruptor, e ainda não observei esse problema neles. Talvez algum sinal que esteja vindo dos fios do switch esteja causando o reset.

Não acho que tenha a ver com o Wifi, já que desligando o roteador o problema segue acontecendo.

Só pra complementar o amigo q disse usar nabu casa. Mesmo n usando nabu casa da pra integrar home assistant na Alexa, qualquer luz sua que esteja no home assistant independente da fabricante ter suporte a Alexa pode ser colocada nela por intermédio do ha.
Isso pq toda integração de luz ao “traduzir” o protocolo do dispositivo gera uma abstração q é a entidade do tipo light (ou switch). O motivo do ha funcionar bem c tantos dispositivos é essa abstração, apesar de serem luzes diferentes na hora de fazer uma automação são todas entidades lights. E toda entidade do tipo light no ha pode ser repassada pra alexa.

Aqui no fórum mesmo tem tutorial pra configurar Alexa pelo ha gratuitamente, o único requisito é ter acesso externo configurado pela porta 8443 ou 443.

1 curtida

Pessoal, tenho 5 sonoff mini e um tx. No inicio do ano começou a apresentar o problema e tbm parou de acontecer do nada. Hoje o problema que só acontecia no TX está acontecendo em todos os sonoff mini.

Alguém conseguiu resolver?

Resolvi trocando por um dispositivo tuya, muito bom, nem se compara com o Mini. Tentei de tudo com o mini, capacitor, reset, conectar o dispositivo ao wifi via IP, excluir da conta, excluir da alexa, excluir de todas as contas troquei de roteador… alguns casos resolvem por um ou dois dias e depois volta o problema.

Aqui eu tambem resolvi trocando por dispositivos shelly (um pouco mais caros, mas muito superiores). Vendem agora no Aliexpress, antes nao vendia. Eu ainda mantive um dos sonoffs, e esse não tem dado mais problema (???). Não deu pra entender nada.

Ola pessoal recomendo que chamem eles no mensager do Facebook para ter vários relatos de pessoas diferentes com esse problema, pois acabei de deixar registrado lá esse problema no Facebook da ewelink

A ewelink respondeu no Facebook lá, pediu para abrir um chamado pelo app
Daí vc vao em
perfil>ajuda e opiniões>aplicação defeituosa e daí lá em cima no canto direito tem a opção Opinião
Daí vcs clicam no ícone de papel para criar num chamado, façam isso para ter vários relatos para eles saberem que tem esse problema no aparelho deles…
Assim fica mais fácil deles resolverem, assim que eles respondem no meu chamado posto aqui tbm!!

Bom dia percebi q os meus sonoffs ficam desligando sozinho sempre q acaba a energia ou reinicia o roteador, dai nao faço nada fico uns 10 dias puto da vida ai do nada param e voltam a funcionar normalmente, ja aconteceu 3 vezes e foi a mesma coisa, nao faço nada e voltam sozinhos, PQP…

Galera, vou relatar para vocês o que aconteceu por aqui. Talvez com mais informações a gente consiga chegar a uma solução (ou pelo menos a uma conclusão).

Esse problema está acontecendo aqui em casa há aproximadamente 3 semanas. Começou a acontecer depois que caiu a energia e voltou na sequencia.

Percebi que esse problema, em algum momento, afetou todos os Sonoffs que tenho em casa, mas com alguns acontecem mais. Os que mais acontecem aqui são os Sonoffs que tenho instalados na cozinha e na lavanderia, imagino que isso aconteça porque eles estão na mesma caixa de interruptor.

Isso levanta a possibilidade do problema ser algum tipo de interferência. Mas eles estão instalados há alguns meses e isso nunca aconteceu antes.

Eu devo trocar mês que vem esses Sonoffs por um Tuya de dois canais. Aproveitando, tenho um Tuya ZigBee de três canais na sala e nunca percebi esse problema lá.

Fiz uma série de testes pois acreditava que o problema poderia estar em alguma automação ou algo do tipo.

No meu caso, quando eu bloqueava o Sonoff da rede através do roteador o problema parava. Depois que fazia o desbloqueio ficava um tempo sem acontecer e então voltava acontecer.

Tirar a skill da eWelink da Alexa não resolveu para mim, até porque nos logs da eWelink nem mostrava que a luz tinha desligado.

Fiz alguns testes curtos tirando a Alexa da tomada e realmente não aconteceu. Mas fiz isso por muito pouco tempo então não dá para tirar conclusões.

Os sinais para mim são mistos, às vezes acho que é algo na rede elétrica e às vezes acho que é algo no software.

Quando a energia acaba aqui em casa (que infelizmente acontece bastante), parece que ficam mais frequentes esses problemas (até a minha noiva comentou isso), o que me faz crer que é algum tipo de interferência na rede elétrica.

Mas não entendo porque quando corto o Wi-Fi do dispositivo o problema para. Isso faz mais sentido de acontecer se for um problema de software.

Não sei se o problema seria firmware ou o eWelink. Se fosse, não teríamos mais reclamações? Inclusive em fóruns gringos? Não consegui encontrar nenhuma discussão recente disso.

Ou será que é uma mistura de software e a qualidade da nossa rede elétrica?

Eu acabei de instalar alguns capacitores aqui onde mais acontece o problema e vou monitorar. Se não resolver, provavelmente vou instalar Tasmota nos dispositivos. Infelizmente não há condições de trocá-los.

E desde que aconteceu isso, dois Sonoffs simplesmente pararam de conectar ao Wi-Fi. Se tento reparear, excede o tempo e nem cria a rede Wi-Fi. Acredito que esse liga e desliga todo acabou danficando o módulo Wi-Fi (porque ligando e desligando no interruptor funciona). Isso aconteceu com mais alguém?

Prezados,
eu tenho sonoff a uns três anos ou mais. Meu primeiro foi um t1 us de um canal. Usei um bom tempo com o ewelink, mas depois troquei o firmware pelo do tasmota e mais recentemente pelo do esphome (considero este melhor, mas responsivo que o tasmota). Tenho 14 mini sonoff (todos com esphome) e tive problema com 1, que veio com um defeito que as saídas s1 e s2 estavam inoperantes. Não quis devolver, pois estava sem tempo para levar aos Correios. Outro mini sonoff no banheiro ligava e desligava tanto repetidamente que não conseguia nem olhar para a lâmpada. Pesquisando, vi que pudesse ser algum tipo de interferência e até havia a sugestão de usar cabo coaxial de antena (pra tv); fiz, mas continuei com o problema, até que troquei por um sonoff basic rf433. Usei esse mesmo sonoff mini em outro lugar, e não tive problema com ele. Fora isso, há 2 mini sonoff que de vez em quando ligam e desligam, ficam piscando em intervalo de uns 3 a 5 segundos, mas depois param. Até comprei o capacitor, mas ainda não usei. De maneira geral, não tenho dor de cabeça com os sonoff, apenas esses 3 mini que citei. Com os outros, o t1 us, os basic rf 433, o 4ch pro, os pulses que uso no portão do carro e no portão social, um t2 de 3 teclas com rf433… nunca me deram problema. Todos os sonoff que adquiro, a primeira coisa que faço é abrir e trocar o firmware.