Sonoff Mini - Flash com Tasmota

:rotating_light: ATENÇÃO: Para a versão 3.5 o método não está funcionando. Até novas orientações, caso tenha essa versão no seu sonoff não prossiga com a atualização com este método.*

Para a versão 3.5 veja o vídeo abaixo que explica de forma simples e rápida.

Flash

Venho desta vez compartilhar minha experiência em aplicar o tasmota no Sonoff Mini.

O Sonoff Mini chegou recentemente e muitas pessoas gostaram do produto por alguns motivos, o principal é que ele é “Mini”, cabe dentro da caixa 4x2 que é comum aqui no Brasil, e com isso você pode manter seu interruptor padrão.

Mas a ideia aqui é aplicar o firmware tasmota via OTA (Over-the-Air programming), ou seja, sem necessitar soldar fios. Isso só é possível pois alguns novos dispositivos Sonoff suportam a nova arquitetura DIY Itead, que permite o upload de firmware OTA. Com o Sonoff DIY, o usuário tem mais controle sobre os recursos de hardware do dispositivo e também permite a atualização do firmware sem hardware adicional. O procedimento a seguir atualiza o firmware do Sonoff eWelink para Tasmota.

O que você vai precisar?

01 - eWlink

A primeira coisa a ser feita é ligar seu Sonoff Mini, acessar o APP eWlink e conectar seu Sonoff no APP.

A ligação do Sonoff Mini fiz da seguinte maneira

Depois basta acessar o APP e adicionar seus dispositivo Sonoff Mini.
Minha wifi é rede mesh, ou seja, utiliza apenas um SSID para bandas 5 e 2.4GHz, então meu celular conecta sempre na banda 5GHz. Para conectar na 2.4 tive que ir até o quintal onde a banda 5Ghz já não estava mais disponível e conectei na 2.4.

Após isso voltei com o celular até o Sonoff Mini e aguardei o APP até encontrar o dispositivo.

Após conectar, testei ligando e desligando o sonoff via APP para garantir que estava tudo certo, e o resultado deu OK, ligou e desligou o dispositivo. Agora que garantiu a funcionalidade, acesse as configurações do dispositivo e verifique se esta na última versão do firmware.

Os novos Sonoff’s Mini já devem vir com a versão 3.3.

02 - Mini Jumper

Com o firmware da eWlink atualizado, você deve tirar o seu Sonoff da tomada/energia e abrir ele. Para abrir, com a própria mão é possível, não tem nenhum parafuso. Se quiser pode utilizar alguma ferramenta para facilitar a abertura, fica a sua escolha.

É preciso abrir para conectar o Mini Jumper.

Quando a unidade estiver aberta, localize os dois pinos do jumper e monte o jumper que está incluído no pequeno saco plástico da caixa, da seguinte forma:

Dessa maneira coloca o Mini no chamado “modo faça você mesmo” (DIY). Este “modo” é relevante apenas enquanto o firmware original do Sonoff ainda está carregado. É necessário para poder atualizar o firmware Tasmota Over-The-Air (OTA). É isso que vamos fazer agora.

03 - Download DIY Tool

Primeiro baixe a ferramenta DIY no GitHUB usando este link: GitHub - itead/Sonoff_Devices_DIY_Tools

Depois clique na pasta “tool” e baixe o arquivo chamado: tool_01DIY85 (3.3.0).

04 - HotSpot

Até agora tudo bem. Essa ferramenta vai encontrar o dispositivo mini e você poderá aplicar o flash. Mas a única maneira dessa ferramenta encontrar o Mini é se eles estiverem conectados à mesma rede WiFi. O firmware do Sonoff Mini é pré-programado para conectar-se a uma rede chamada sonoffDiy (SSID) com uma senha = 20170618sn.

E essa é a única rede à qual ele se conectará. Portanto, você precisa criar um ponto de acesso WiFi com esse nome e senha específicos para a próxima etapa funcionar.

Para isso vamos usar o recurso HotSpot. E aqui um ponto de atenção. Você pode criar essa rede pelo seu PC a qual deve estar conectado a um cabo de rede ou wifi, ou pelo celular, a qual está conectado numa rede WiFi, mas ao ativar o HotSpot, automaticamente desativa o WiFi do seu celular, a qual irá exigir que você esteja conectado na rede 3/4G.

Mas porque um ponto de atenção?
Aqui foi onde apanhei para conseguir finalizar o processo de trocar o firmware. Eu fiz o HotSpot pelo PC e de maneira nenhuma consegui aplicar o flash. Isso porque meu PC utiliza Windows 10 e tem Antivírus, Firewall, Windows Defender etc. Tentei de várias maneira e não deu certo.

Quando fiz o HotSpot pelo meu smartphone, consegui. Porém como comentei acima, é necessário ter acesso principalmente a rede 4G. Do contrário não irá funcionar.

Ok, vamos então criar a rede. Neste caso, vou explicar no tutorial via celular. Para cada celular pode ser um pouco diferente, mas não deve fugir muito disso.

Acesse as configurações do celular e selecione a opção HotSpot.

Após acessar, você deve ativar e configurar o nome e senha da sua rede.

Como comentei acima, a rede deve ser chamada de sonoffDiy (SSID) com uma senha = 20170618sn.

Após isso, sua rede wifi vai desativar, e você utilizará a rede 4G. Além disso irá criar a nova rede.

05 - tool_01DIY85 (3.3.0)

Antes de abrir o arquivo baixado, conecte seu PC na nova rede criada (sonoffDiy).

Agora você deve acessar seu computador e abrir/executar o arquivo baixado tool_01DIY85(3.3.0).exe.
image

Pode ser que o Windows tente solicite algum tipo de permissão. Após executar o arquivo deverá aparecer algo conforme a imagem abaixo.

Possíveis problemas

• Se não aparecer nada na lista, é porque seu Sonoff e seu PC não estão na mesma rede.
  • Se o arquivo não abrir no seu computador, talvez seja necessário instalar o Python. No meu caso não abriu de maneira nenhuma. Tive que pegar um notebook e fazer o processo pelo notebook utilizando Windows 10.

Alguns computadores aparecem essa mensagem pelo que pesquisei. Infelizmente não sei dizer o motivo. Pelas pesquisas realizadas, o único padrão que pude ver é que, nos computadores em que funciona corretamente, o Firewall do Windows aparece automaticamente durante a primeira execução, porque detecta que o aplicativo requer certas permissões de firewall. Mas nos computadores em que o aplicativo falha, o Firewall do Windows nunca aparece como esperado. Tudo o que posso aconselhar é usar um computador diferente e tentar novamente.

Agora se você conseguiu abrir o arquivo e identificou o dispositivo, tente ligar e desligar.
image

O Sonoff Mini deve ligar e desligar, você consegue perceber com a luz do led vermelho acendendo e apagando.

Quando fiz isso pela primeira vez (clicar no ON e OFF), mostrou essa mensagem:

Percebi que isso ocorria, quando eu usava o PC/Notebook e abria o arquivo tool_01DIY85 sem antes conectar na rede sonoffDiy. Para resolver, fechei o arquivo, conectei na rede sonoffDiy e somente após conectar é que abri/executei o arquivo tool_01DIY85. Então funcionou o ON e OFF.

Feito isso, temos um bom caminho percorrido. Agora é preciso aplicar o flash.

06 - Aplicar o flash

Para isso, baixe o arquivo .BIN do tasmota para seu computador/notebook.
Acesse o endereço Releases · arendst/Tasmota · GitHub e baixe o release atualizado. No meu caso utilizei o tasmota-basic.bin, que hoje está na versão 7.1.2.

Atenção: NÃO use o binário pré-compilado tasmota-minimal, pois ele não permite alterar nenhuma configuração.

Com o arquivo baixado, vamos aplicar o flash. Na ferramenta tool_01DIY85 clique em Firmware flash.

Clique em Flash device list para selecionar o device, e em seguida importe o arquivo binário.
Após isso clique em OK.

Se seu progresso não sair do 0%, há algum problema com sua rede. Ou seu celular não está conectado na 4G ou você está utilizando o Windows com algum tipo de bloqueio.

Caso contrário, aguarde o progresso chegar em 100% e pronto. Seu Sonoff mini estará com o tasmota.

07 - Acessando o Sonoff Mini com Tasmota

Após aplicar o flash, irá aparecer uma nova rede chamada tasmota.

Conecte na rede e em seguida acesse o endereço IP 192.168.4.1 e configure seu Sonoff com tasmota.

USB/Serial Flash

Para finalizar, há opção de fazer via USB/Serial Flash também. Porém vai ser preciso soldar, pois não tem os “furinhos” como nos outros modelos.

É isso, espero que ajude. Parece simples, mas sempre pode ocorrer alguns problemas. Quanto mais informações pudermos compartilhar melhor.

Segue o endereço do tutorial original

Dispositivos compatíveis

Atualmente, os seguintes dispositivos suportam oficialmente o Sonoff DIY:

• Sonoff Basic R3
  • Sonoff RF R3
  • Sonoff Mini

Observação: Após o flash aplicado você pode tirar o jumper, não irá influenciar. Se quiser deixar, também não tem problema.

12 curtidas

Tenho 3 sonoff mini para fazer aqui, já vou aproveitar o tutorial! Valeuuu!

Parabéns e obrigado por mais essa contribuição para a comunidade!

Eu gostaria de acrescentar, em especial para os que utilizam ESPHome, que a partir do passo 6 (Aplicar o flash) é possivel enviar o .bin gerado no seu painel do ESPHome do HA, segue abaixo um exemplo de como ficou minha configuração do Sonoff Mini.

esphome:
  name: sonoff_mini_luz_cozinha
  platform: ESP8266
  board: esp01_1m

wifi:
  ssid: "Sua Rede Wireless"
  password: "sua_senha"

# Enable logging
logger:

# Enable Home Assistant API
api:

ota:

status_led:
  pin:
    number: GPIO13
    inverted: False

binary_sensor:
  - platform: gpio
    id: button
    pin:
      number: GPIO0
      mode: INPUT_PULLUP
      inverted: True
    on_press:
      - light.toggle: light01
    pin:
      number: GPIO4
      mode: INPUT_PULLUP
      inverted: True
    name: "Interruptor Cozinha"
    on_press:
    on_release:

output:
    pin: GPIO12
    id: relay

light:
  - platform: binary
    name: "Luz Cozinha"
    id: light01
    output: relay

# Apos o flash, caso queira instalar o Tasmota descomente as linhas abaixo e acesse http://IP_SONOFF:80 para enviar o tasmota.bin
#web_server:
#  port: 80
3 curtidas

Show de bola Álvaro. É disso que precisamos, obrigado por compartilhar.

1 curtida

Boa tarde. Pergunta de leigo… Pq trocar o firmware do sonoff?

Vamos lá…

1. Não quero ter vários APP no meu celular. Seja IHC, eWlink, Magic, Tuya etc. Não tenho nenhum desses app no meu celular, e comprei sonoff, broadlink etc.
  2. Velocidade. No caso do sonoff sempre que usar a versão original, vai precisar conectar nos servidores deles (que é lá da China) para poder realizar as ações. Com a troca do firmware você irá se conectar na rede local. Sem delay, sem problema de instabilidade etc. Pode as vezes não senti muita diferença, mas dizer que é a mesma velocidade, isso não é, ou seja, local é mais rápido.
  3. Se sua internet ficar offline, você ainda consegue se conectar via rede local para ligar, desligar o seu sonoff.
  4. Você pode incrementar mais funções como é o caso de interruptores.

Exemplos:

• A) Interruptor touch sonoff. 1 clique executa uma ação, 2 cliques executa outra ação e 1 clique longo
    executa uma terceira ação. Com isso 1 interruptor 1 gang pode executar até 3 ações no mesmo botão.
  • B) Desligar a luz do led ou ligar só em determinadas ações.

Pode ter mais alguma coisa ae, mas basicamente é isso.

4 curtidas

Aconteceu algo em minha casa essa noite, que me deixou muito chateado com os sonoffs que tenho em casa. Eu estava instalando aos poucos pra com o tempo ter toda a casa ligada através dos sonoffs com tasmota, Mas essa noite a energia eletrica piscou várias vezes, (várias mesmo) daí todos os sonoffs (os basic e os mini) apagaram a configuração que eu tinha feito no tamota. Daí pra testar eu tirei e liguei um sonoff da tomada por várias vezes e realmente ele reseta as configurações. Você sabe como corrigir este problema? Pois isso inviabiliza qualquer projeto…

será que esse reset é algo programado no tasmota, ou é fisico do sonoff?

1 curtida

Sensacional o tópico. Fiz o flash aqui e funcionou certinho. Uma dúvida que fiquei é se após o flash poderia remover o jumper do sonoff. Removi e funcionou perfeitamente. Outro detalhe no item 6, não saia de 0% o flash. Abri o programa como administrador e aí fluiu corretamente.
Muito obrigado pelo tutorial!

Será que funciona também no Sonoff Pow R2 e no interruptor de parede T0/T3?

Se for possível, vou comprar tudo sonoff… Pois achei extremamente fácil esse tutorial para flash do Tasmota!

Por esse método não funciona no Pow, T0 e T3 senao me engano tb não

@ctm514 , blz?

Passei pelo mesmo problema em casa e fiquei com a mesma duvida, se isso era uma característica do Tasmota ou uma característica do hardware. Para nossa sorte é configuração no Tasmota.

Com dois Sets no console do Tasmota facilmente desabilitamos esse comportamento.
SetOption36 e SetOption65
Colocando o SetOption36 em 0 (zero) e o SetOption65 em 1 (um) desabilita este comportamento. Na documentação do Tasmota eles explicam que este recurso serve para fazer o reset e dispositivos que não tem um botão acessível para o reset, como por exemplo lampadas inteligentes.

A lição que eu aprendi disso é que é sempre bom fazer backup das configurações dos dispositivos inteligentes, eu não tinha backup e tive que reconfigurar uns 10 sonoff em casa, depois disso fiz backup para ter menos trabalho numa situação parecida.

2 curtidas

Adicionei no fim do tutorial os dispositivos compatíveis.

1 curtida

Excelente tutorial, mas não consegui aqui. Estou com um sonoff mini e deu tudo certo até o hora de escolher o arquivo, não abre o arquivo .BIN pq é maior que 508k. Como faço pra resolver isso? Obrigado.

Quando apliquei, o arquivo tinha 459 KB. Não tenho como testar agora se esse erro ocorre, mas no link que tem neste tutorial apresenta todas as versões do tasmota, você pode baixar a mesma versão 7.1.2 que testei quando criei esse tutorial e atualizar depois.

Abaixo segue o link da versão que testei quando criei o artigo.

1 curtida

vou testar, obrigado.

Douglas olá.
Sou novo nesse universo de firmwares alternativos e tenho uma questão.
Vc disse que o app original dos Sonoff’s é de um servidor chino, ate ai OK.
Quando diz que o tasmota utiliza servidor local, vc quer dizer LOCAL na mesma residencia ou no Oriente?
Caso seja Local Residencia, minha questão é como deixar rodando o server do Tasmota?
Estou estudando utilizar OpenHab com os dispositivos (ewlink, Tuya etc), e para isso terei que ter um server rodando OpenHab (Rasberry pi).
terei que flash todos eles com Tasmota para rodar no OpenHab?
Obrigado desde já.

Amigo artigo excelente. Comprei alguns e estava em dúvida se poderia fazer o flash do tasmota. Valeu!!!

Olá amigo! você tem o código para interruptor de pulso? grato

Local = residencia. Não tem sentindo ser local e ser no oriente, então não é local.
Ao colocar o tasmota, depois de configurado na sua rede wifi, vc pode acessar via browser (navegador) já expliquei isso em outro tutorial, e com isso vc não depende de nenhum outro servidor.

No meu caso, eu conecto tbm num Broker (mosquitto) do HA para comunicar via MQTT.

1 curtida

Estou pesquisando qual dispositivo comprar, vi os seus dois tutoriais do Sonoff Mini e da tomada smart.
Pelo anuncio da tomada smart ela consegue medir o consumo elétrico.
O sonoff mini também consegue medir o consumo elétrico?
Estava pensando no sonoff por ele poder ser instalado dentro da caixa 4x2.
Caso o sonoff não tenha essa capacidade de medir energia alguém já tentou desmontar a tomada smart para coloca-la dentro da caixa 4x2?