Sonoff ativado por sensor de presença comum

Boa tarde. Estou quebrando a cabeça tentando fazer um esquema para que um sensor de presença comum ative um sonoff diy e esse sonoff ligue uma luz externa. O sensor de presença atuaria como um “interruptor”. Não sei se realmente há como fazer isso, mas aguardo sugestões ou dicas de alguma outra forma de fazer isso. Ontem tentei uma ligação de acordo com o manual, mas a luz não apagava pelo app.

A idéia seria: Me aproximo do portão, o sensor detecta a presença e ativa o sonoff que estará programado para ficar ativo por 3 minutos entre as 18 e as 6h da manhã.

Obrigado a todos que ajudarem.

Tem como fazer sim. E é muito simples na verdade.
Meus sensores de movimento são feitos com esse princípio, usando sensores comuns.

Se não possui conhecimento em eletrônica, ou se não tiver tempo ou paciência para ficar alterando equipamento.
Vc pode usar um rele de contato seco como esse por exemplo :point_down:t2:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1733236507-rele-interface-acoplador-atork-12v-24v-127v-220v-_JM

Ai a ligação é simples, o sensor aciona o rele, que por sua vez aciona o sonoff mini.

1 curtida

É com esse 12 VAC/DC? Obrigado.

Não, é que no anúncio vc tem que escolher entre as opções de voltagem. Se o sensor estiver ligado em 110v escolha a opção 110v, se estiver ligado em 220v escolha a opção 220v. :+1:t2:

1 curtida

Alguém sabe se teria como fazer um sensor normal virar um sensor wifi com um nodemcu? rs

Bom dia,
Eu fiz usando um sonoff mini com tasmota e o módulo pir para arduino.
Posso tirar foto da ligação se quiser.

Se for um sensor de presença comum, desses que vc compra em qualquer lugar, acho que daria certo de vc fizer uma modificação interna nele. Teria que abrir e modificar a saída do relé dele.

Outra dúvida, o sensor q tenho é dia/noite, há como programar o sonoff pra ativar pelo relé apenas durante a noite?

Dá sim. Eu uso desta forma também.
Porém eu optei por acionar apenas dentro de um intervalo de tempo específico.
Mais nada impede de vc usar uma entidade que te fale se é dia ou noite.

Inclusive eu trato ele como um sensor propriamente dito. Tendo o registro de toda a movimentação detectada por ele.



1 curtida

Irmão, recebi meus relés mas acho q n to ligando certo. Vê ai e me diz. Esse fio q ficou solto é o q tava ligado no marrom.

Vc tem que ligar o rele exatamente como se fosse a lampada. Então estes fios do sensor (são 3)
1 é a alimentação comum entre o sensor e o rele
O outro é a alimentação do sensor
E o 3° é o retorno do sensor que aciona o rele.

Vc tem o esquema deste sensor para postar? Ai consigo te falar as cores certas dos fios para fazer a ligação.

Esse é o esquema do sensor.

Tentei fazer como vc mandou na imagem.

1 curtida

@ericleandro é assim mesmo.
Conforme nosso amigo @Walber desenhou. :+1:t2:

1 curtida

Muito obrigado aos amigos @Adessotti e @Walber . Fiz a ligação com sucesso. O único problema agora é conseguir fazer o sensor ativar o sonoff sempre que passar na frente dele. Acredito que ele passe um tempo “hibernado” e mesmo após a luz apagar, ele n consegue detectar o movimento novamente. Estou tentando algumas formas pelo node mas n estou conseguindo.

@ericleandro vc deve configurar seu sensor para o menor pulso que ele tiver, para assim vc poder fazer alguma automação baseada no pulso.

Agora se vc for usar o sensor para definir o tempo em que a lâmpada vai ficar acesa, ai vc tem que trocar nas configurações do sonoff para acompanhar o status do sensor.

Com isso sempre que o sensor estiver ligado o sonoff vai manter a lâmpada também ligada, e quando desligar ele desliga a lâmpada.

Isso não vai impedir vc de ligar a lâmpada sem o sensor ter sido acionado. Ou desligar caso o sensor esteja acionado.

Agora se vc quiser realmente separar por completo e comandar 100% pelo HA, vc terá que ou usar outro sonoff para a lâmpada.
Ou mudar seu sonoff mini para ESPHome (que é minha opção), pois com apenas 1 dispositivo vc consegue ter o sensor e ter o acionamento da lâmpada. Tudo 100% independente.

1 curtida

Entendi, pela lógica, era pra ta dando certo com o node. Mas certamente o problema é no modelo de sensor que estou usando, eles n tem regulagem de nada. Já fiz pedido de outro modelo da intelbras pra fazer os testes. Agradeço mais uma vez a atenção de todos.

Meu sensor sem regulagem.


.
.
.
.

Com o hardware que vc tem em mãos, vc pode colocar o esphome no sonoff mini e fazer a automação por ele mesmo deixando independente ou usar ele como sensor e fazer a automação pelo ha.

Usando esse sensor sem regulagem e com o firmware original vc vai ficar muito limitado.

1 curtida

Como n entendo absolutamente nada de esphome, acho q a solução mais viável é o sensor com regulagem mesmo. Depois vou tentar me aprofundar no assunto. Obrigado amigo.

O código do esphome para usar no ha é bem simples e depois vc pode fazer a automação por lá mesmo.

O mais “complicado” seria a instalação do esphome no ha, que se não me engano muda de acordo com o sistema que vc usa e colocar o firmware no sonoff. Não sei se mudou mas os últimos que comprei dava pra fazer via ota.

Ambos tem vários tutorias aqui e no YouTube.

1 curtida

Sim vc faz a atualização completamente via OTA.

A grande vantagem do ESPHome é o fato de vc poder separar a ação do botão e o acionamento do relê.
Então com isso, vc consegue usar o acionamento do botão ligado ao sensor sem que o relê seja acionado. Ai sim, vc teria controle total do sensor e do sonoff mini.

1 curtida