Smart Fechadura Positivo - Abrindo Pelo Home Assistant

Smart Fechadura Positivo - Abrindo Pelo Home Assistant

Fala Pessoal, beleza.

Recentemente instalei uma Smart Fechadura Positivo em um apartamento alugado. Não queria ter de comprar outra porta por causa dos furos que outros modelos causam na instalação.

A fechadura, apesar de ser Tuya, não se conecta com o Home Assistant, ficando com status de Smart Fechadura (unsupported).

Fiz um esquema para poder abrir e fechar com um botão no meu HA.

Abaixo o Passo a Passo.

1º - Adicione a sua Fechadura no seu APP Alexa, depois crie a senha em Destrancar por voz.

2º - Crie uma Entidade Auxiliar (input_boolean), com o nome de sua Fechadura. Com ela que vai disparar a abertura ou fechamento.

3º - No Node-RED

1º - Add um events:state

2º - Add três call service

No events:state, em Entity, adicione o input_boolean que criou.

Em if state coloque on.

Clique em Done.

No primeiro call service

Em Domain, coloque media_player

Em Service, coloque play_media

Em Entity, coloque escolha sua Alexa

Em Data, use a seguinte sentença:

{“media_content_id”:“abrir Nome_da_sua_Fechadura”,“media_content_type”:“custom”}

Lembrando de substituir o Nome_da_sua_Fechadura pelo nome dado a sua fechadura no App Alexa.

Clique em Done.

No segundo call service

Em Domain, coloque media_player

Em Service, coloque play_media

Em Entity, coloque escolha sua Alexa

Em Data, use a seguinte sentença:

{“media_content_id”:“Senha_do_APP_Alexa”,“media_content_type”:“custom”}

Onde, Senha_do_APP_Alexa, é a senha que você criou para abrir sua fechadura pelo APP Alexa.

No terceiro call service

Em Domain, coloque media_player

Em Service, coloque play_media

Em Entity, coloque escolha sua Alexa

Em Data, use a seguinte sentença:

{“media_content_id”:"Fechar Nome_da_sua_Fechadura ",“media_content_type”:“custom”}

Espero poder ajudar. Abraço a todos.

Segue abaixo o json do código:

[{“id”:“5b103315e63337c6”,“type”:“tab”,“label”:“Fechadura”,“disabled”:false,“info”:“”,“env”:},{“id”:“2588c7f27bbabc62”,“type”:“comment”,“z”:“5b103315e63337c6”,“name”:“Fechadura”,“info”:“”,“x”:80,“y”:100,“wires”:},{“id”:“f3d0107b52c47090”,“type”:“server-state-changed”,“z”:“5b103315e63337c6”,“name”:“Fechadura da Sala”,“server”:“57069e4b.216a4”,“version”:4,“exposeToHomeAssistant”:false,“haConfig”:[{“property”:“name”,“value”:“”},{“property”:“icon”,“value”:“”}],“entityidfilter”:“input_boolean.fechadura”,“entityidfiltertype”:“exact”,“outputinitially”:false,“state_type”:“str”,“haltifstate”:“on”,“halt_if_type”:“str”,“halt_if_compare”:“is”,“outputs”:2,“output_only_on_state_change”:true,“for”:“0”,“forType”:“num”,“forUnits”:“minutes”,“ignorePrevStateNull”:false,“ignorePrevStateUnknown”:false,“ignorePrevStateUnavailable”:false,“ignoreCurrentStateUnknown”:false,“ignoreCurrentStateUnavailable”:false,“outputProperties”:[{“property”:“payload”,“propertyType”:“msg”,“value”:“”,“valueType”:“entityState”},{“property”:“data”,“propertyType”:“msg”,“value”:“”,“valueType”:“eventData”},{“property”:“topic”,“propertyType”:“msg”,“value”:“”,“valueType”:“triggerId”}],“x”:150,“y”:200,“wires”:[[“d4ba4ed79900bd19”],[“ccb2b246cd3c4508”]]},{“id”:“d4ba4ed79900bd19”,“type”:“api-call-service”,“z”:“5b103315e63337c6”,“name”:“Abrir Fechadura”,“server”:“57069e4b.216a4”,“version”:5,“debugenabled”:false,“domain”:“media_player”,“service”:“play_media”,“areaId”:,“deviceId”:,“entityId”:[“media_player.echo_dot_hybrid_tech”],“data”:“{"media_content_id":"abrir Nome_da_sua_Fechadura","media_content_type":"custom"}”,“dataType”:“json”,“mergeContext”:“”,“mustacheAltTags”:false,“outputProperties”:,“queue”:“none”,“x”:360,“y”:160,“wires”:[[“24b003e6c313f7ab”]]},{“id”:“24b003e6c313f7ab”,“type”:“api-call-service”,“z”:“5b103315e63337c6”,“name”:“Abrir Fechadura”,“server”:“57069e4b.216a4”,“version”:5,“debugenabled”:false,“domain”:“media_player”,“service”:“play_media”,“areaId”:,“deviceId”:,“entityId”:[“media_player.echo_dot_hybrid_tech”],“data”:“{"media_content_id":"Senha_do_APP_Alexa","media_content_type":"custom"}”,“dataType”:“json”,“mergeContext”:“”,“mustacheAltTags”:false,“outputProperties”:,“queue”:“none”,“x”:540,“y”:160,“wires”:[]},{“id”:“ccb2b246cd3c4508”,“type”:“api-call-service”,“z”:“5b103315e63337c6”,“name”:“Fechar Fechadura”,“server”:“57069e4b.216a4”,“version”:5,“debugenabled”:false,“domain”:“media_player”,“service”:“play_media”,“areaId”:,“deviceId”:,“entityId”:[“media_player.echo_dot_hybrid_tech”],“data”:“{"media_content_id":"Fechar Nome_da_sua_Fechadura ","media_content_type":"custom"}”,“dataType”:“json”,“mergeContext”:“”,“mustacheAltTags”:false,“outputProperties”:,“queue”:“none”,“x”:370,“y”:240,“wires”:[]},{“id”:“57069e4b.216a4”,“type”:“server”,“name”:“Home Assistant”,“addon”:true}]

3 curtidas

boa tarde @antonioborsoi antonioborso meu amigo, minha Alexa não permite abrir nem fechar. Tem alguma configuração ou tipo específico de dispositivo no Alexa? Obs: fiz sim a inclusão do PIN no Alexa. Desde já obrigado pela ajuda

Boa tarde.
Ao adicionar a Fechadura a Alexa, verifique se está autorizado a abertura por voz na Alexa.
Caso já esteja, verifique se a Fechadura está ok no App de inclusão, Tuya ou Smart Life. Usar o App da Positivo, Ekasa ou Intelbrás, pode dar esse tipo de problemas.
Abraço.

1 curtida

Olá, amigo acho que o fórum quebrou a configuração do seu código, não consegui importar no Node-red.
Se puder postar novamente usando o quote seria ótimo!

O código é o menos importante.
Se você seguir o passo a passo descrito, vai conseguir da mesma maneira.
E assim ainda facilita para que você selecione seus dispositivos com mais facilidade.

Tenho uma fechadura chinesa genérica que é compatível com o Tuya, mas não consegui adicionar no app da Alexa. Você teve que fazer algum procedimento especial pra acessar a fechadura pela Alexa?

PS: Minha fechadura é Bluetooth, e não Wi-Fi, será que é por isso que não aparece na Alexa?

Matheus.
Se a fechadura é bluetooth, e não Wi-Fi, ela não vai aparecer na Alexa a menos que você consiga fazer ela funcionar pelo App da Tuya com um HUB Bluetooth. Mesmo assim ainda corre o risco de ela não ser reconhecida pela Alexa.
Existem fechaduras, tanto Bluetooth quanto Zigbee que podem ser reconhecidas através do HUB pela Alexa, porém não são todas.
Acredito que valha fazer uma pesquisa mais à fundo para verificar a compatibilidade.

@leoleb

Vi esse post ontem, vejam se serve na fechadura de vcs ou vejam se tem possibilidade dela ser adicionada.

2 curtidas

Walber, valeu pela dica!!!

O Addon ainda não suporta 100% a fechadura positivo, mas estou trabalhando para incluir o suporte.
Tive uma grande evolução essa semana, acredito que em breve vou conseguir controlar a fechadura nativamente pelo home assistant.

Segue o teaser:

1 curtida

Boa noite!
Vi que você estava trabalhando no suporte para a fechadura positivo. Conseguiu concluir?
Você poderia informar o codigo para eu dar uma olhada e quem sabe poder tentar ajudar?
Obrigado.

Boa noite, claro!

pode instalar apartir desse fork no github.

Estou usando desde de julho sem problemas, mas ainda da pra implementar algumas funções.

Para instalar voce pode adicionar o o repo no HACS como outro qualquer, pode conectar usando um ESP32 proxy.
Exclui a fechadura do gateway bluetooth, e retira e coloca novamente a bateria, ela deve ser descoberta automaticamente pelo home assistant.

1 curtida

Muito obrigado!
Parabéns pelo trabalho, vi que você acrescentou o ID “uamrw6h3” da fechadura da Positivo.
Vou tentar, assim que a minha fechadura chegar.
Eu tenho outra fechadura com TTlock, mas tem um delay grande para atualizar dados. Como é o delay desta integração?

Uma pergunta: Você fez um pull request para o repositório original?
Sei que no Brasil as pessoas normalmente vão procurar por aqui, mas se estiver no repositório original as futuras melhorias serão automaticamente aplicadas.
O que você acha?

Então, não tem nenhum delay, o processo roda todo localmente então a abertura é instantânea.
Aqui em casa eu uso a fechadura em conjunto com um sensor de impressão digital r403 que do lado de fora para controlar o acesso, mas poderia ser tag rfid ou qualquer outro método.
Para fechar a porta eu uso um sensor de porta que quando fecha comanda o fechamento da fechadura.

Sobre o pull request para o repositorio original, eu ainda não fiz, primeiro por querer testar melhor antes de submeter as modificações e o autor do código original parece estar inativo a vários meses.

Estou ansioso por sua fechadura chegar, pode fazer commits a vontade :wink:

Salve, parabens pela integração, tenho a mesma fechadura, e clonei seu projeto, ja consigo ver as 5 entidades, mas depois de carregar, ele direto diz que esta indisponível.
vejo a fechadura online e conectada ao abrir o smart life.
no tuya.iot diz que esta online, mas não consegui fazer funcionar, tem alguma ideia?
volta e meia também vejo que q conexão de Bluetooth falhou entre o hub e a fechadura, não queria comprar outro hub só para tirar a duvida q o problema é o hub.
obrigado

Desconecte a fechadura do HUB, você não pode deixar a fechadura conectada ao hub para usar a extensão.
Depois que tirar do hub tente tirar a bateria contar até 10 e colocar novamente, depois veja se aparece normalmente no homeassistant.
Se funcionar avise.

nao entendi, se eu não conectar a fechadura ao hub, conecto ela ao que? se eu configurar a fechadura no smart life sem o hub (usando o Bluetooth do celular), só funciona se o celular tiver ao alcance do Bluetooth, ai não serve.

Essa integração serve pra ser conectar diretamente a fechadura via bluetooth, o homeassistant vai se comunicar diretamente com a fechadura sem precisar usar a nuvem.

Você tem conexão bluetooth no seu home assistant?

buenas, depois de mais uns varios reinicios, funcionou, muito obrigado.