[RESOLVIDO] Homeassistant com modem é roteador está me deixando loucaaa. rsrs

Oi gente.
estou com um problema grande.
tenho oi fibra 400mb.

comprei roteador Huawei WS8100 é liguei ao medem oi fibra.

o problema é.
as portas 8443 é 8123 do HA.

meu modem oi tem -------------- ip 192.168.1.254,
é o roteador Huawei WS8100 tem-- ip 192.168.3.1.

o homeassistant está no ip 192.168.3.36.

preciso abrir portas 8443 e 8123 pro homeassistant.

só que modem oi não aceita o ip 192.168.3.1.

vc pode me ajudar como abrir portas no Huawei WS8100.

Coloca tudo no mesmo IP 192.168.1.x.

Ou dependendo da configuração da sua rede, coloca o modem oi em bridge ou dmz.
Nessa configuração o modem oi só vai fazer a conexão e o seu Huawei fica para gerenciar a rede.

Obrigada por responder.
sobre Coloca tudo no mesmo IP 192.168.1.x. vc diz mudar roteador p 192.168.1.x.

ou ligar tudo no modem da oi.

Isso, roteador e HA na mesma faixa do modem.

Mas tudo depende da sua rede.
Eu por ex não gosto dos modem de operadora, então uso em dmz e toda minha rede fica em 2 roteadores pessoais.

vc fala p colocar ip do roteador aqui

Isso. Com dmz ativado vc libera as portas no roteador.

veja se entendi.
aqui no dzm coloco ip do Huawei tem-- ip 192.168.3.1.

mesmo o modem sendo
modem oi tem -------------- ip 192.168.1.254,

1 curtida

as portas vão ser aberta no roteador isso.
então no modem oi fibra não vai ser liberado nenhuma porta.
só no roteador Huawei WS8100

Isso. Ativando o dmz vc tem que liberar as portas no roteador.

bom dia Walber.
quando coloco o ip do HA no dzm da um erro.

uso debian11 com HA esse esta com ip 192.168.3.xxx

é o modem esta 192.168.1.xxx

o debian11 esta no pc conectado ao roteador Huawei WS8100 com ip 192.168.3.xxx

qual equipamento está fornecendo o ip?

ou você deixa o modem da oi como único servidor dhcp (não sei como você conectou o roteador Huawei ao modem), ou você pode usar os dois em redes diferentes, mas liberar uma faixa de portas no modem da oi para o ip do roteador e depois do roteador liberar as portas, dentro da liberadas no modem da oi, para o HA.

Como você disse que o modem tem o ip 192.168.1.x e o roteador o ip 192.168.3.x, imagino que tenha ligado a saída do modem na wan do roteador. Assim, no modem da oi verifique qual ip o roteador pegou (bom seria se no modem você atribuísse um ip fixo para o roteador). Aí, para não fazer dmz (eu prefiro não fazer dmz, não por que tem algum problema, mas por questão pessoal), libere, no modem da oi, uma faixa de portas para esse roteador (com o ip que o modem atribuiu ao roteador), vamos supor a faixa 8000-8999. Feito isso, no roteador, escolha, dentro dessa faixa, uma porta para liberar para o ip 192.168.3.x do HA. Por exemplo, dentro dessa faixa de porta, poderia liberar a 8443 (externa) para a 443 (interna) do HA. Ou seja, o modem vai “falar” pro roteador, você tem essa faixa de portas para usar; e o roteador poderá usar essa faixa para atribuir em sua rede.

No caso acima explicado para fazer dmz, se quiser fazer, tem que entender que a faixa de ip da lan do seu roteador é outra coisa do ip que deve informar no modem para fazer dmz. Verifique no modem qual ip que seu roteador tem; ou seja, o ip que o roteador pegou na porta wan é da faixa de ip do modem, 192.168.1.x, e não tem nada a ver com a faixa de ip que ele distribui, que é 192.168.3.x. Talvez fosse o caso de ligar o modem numa porta lan do roteador, pôr o roteador na mesma faixa de ip do modem e desabilitar o dhcp e firewall do roteador, para deixar só o modem gerenciar tudo; assim você usaria o roteador como um repetidor cabeado… mas é outra situação.

Como falei, tudo depende de como vc precisa da sua rede.

Usando o dmz ficaria mais ou menos assim:

Oi 192.168.1.254 com dmz para a porta LAN 4 e ip 192.168.3.1 do roteador

A configuração de conexão com a internet do Huawei ficaria com o IP Estático

Os seus dispositivos serão conectados no Huawei e nele você libera as portas para o HA.

Boa tarde, seu cenario é parecido com o meu aqui ,
e fiz assim:
o seu roteador Huawei deve ter recebido um IP da rede 192.168.1.30 (exemplo) .
primeiro fixe este ip no modem da operadora para que o huawei sempre pegue o mesmo ip ,

em dmz coloque este ip do Huawei 192.168.1. 30 .

agora no Huawei faça os redirecionamentos de porta para o HA

olá muito obrigada por responder.

estou fazendo igual vc falou.
estou com dificuldade de saber onde abrir as portas 8123 8443.

pode fazer no mapeamento de porta

então pode ser assim
1

Estranho. Você usa duck dns? nginx? Talvez você devesse redirecionar a porta externa 8443 para a interna 443 ou qualquer porta externa (8000, por exemplo) para a interna do HA 8123.

Oi.
porque a 443 não abre na OI FIBRA

1 curtida