Recomendação de controladores de ventilador de teto

O meu é esse mesmo que o Flavio postou aí com a foto. Te liga desliga e ajuste de velocidade no interruptor. A ligação é super simples
L , NEUTRO, FAN, FAN LIGHT

Se é Bluetooth, os comandos são próprios do ventilador. Sugiro criar outro tópico pra discutir melhor, e não desviar o assunto desse aqui.

Tanto o ifan quanto o tuya genérico (mas wifi) que tenho não fizeram redução na velocidade dos ventiladores aqui… Mas foi tudo instalado por eletricista :man_shrugging:

Aqui nem o IFAN nem o generico Tuya funcionaram. Deram o mesmo problem de velocidade baixa demais. Deve ser o modelo do ventilador e capacitor que ele usa. Voce sabe qual o seu capacitor emodelo?

A instalacao eu fiz igual ao manual , pesquisei bastante . Tentei com e sem capacitor do ventilador e nada. Acabei desistindo deles. ):


o meu vent usa este capacitor.

Vodikus, o seu ventilador é o Ventisol Fenix? Qual a frequência que você utilizou? 433.94?

O meu é o Fenix. Não sei te precisar se está .a 433.94, pq capturei o sinal foi capturado usando o Broadlink RM4 Pro, mas com certeza está nessa faixa dos 433, pq consigo visualizar o comando pelo rtlsdr também.

tenho um ventilador da Aliseu parecido com este ( https://amzn.to/3VA4kZU ) . Ele tem bluetooth e tem um controle via fios que pode ser instalado na parede (eu não instalei). Também consigo usar um app proprietário da marca para usar.
Alguém tem ideia se é fácil configurar ele no home assistant, via esphome ou outros gateways bluetooth ?

Minha única reclamação é que quando a energia acaba e volta, a lâmpada fica acesa. A solução que pensei até agora é colocar um interruptor WIFI, zigbee ou RF que ao voltar a energia fique desligado.

Mas o legal seria também poder usar o home assistant.

Cara, pelo pouco que eu sei, dispositivos Bluetooth desse tipo usam comunicação privada entre o controle / apps e o dispositivo, o que significa que é impossível o HA se comunicar com ele sem alguém se dar ao trabalho de sniffar a comunicação e fazer engenharia reversa. Os gateways Bluetooth funcionam com um protocolo padrão de comunicação que o HA também “sabe falar”, e daí quando você pareia, ele consegue mandar comandos e etc.

Cheguei a me aventurar um tico com isso quando quis tentar extrair dados de coleiras PetKit, que são salvos no celular via Bluetooth. É uma insanidade de trabalho e larguei de mão.