Recomendação de controladores de ventilador de teto

O meu é esse mesmo que o Flavio postou aí com a foto. Te liga desliga e ajuste de velocidade no interruptor. A ligação é super simples
L , NEUTRO, FAN, FAN LIGHT

Se é Bluetooth, os comandos são próprios do ventilador. Sugiro criar outro tópico pra discutir melhor, e não desviar o assunto desse aqui.

Tanto o ifan quanto o tuya genérico (mas wifi) que tenho não fizeram redução na velocidade dos ventiladores aqui… Mas foi tudo instalado por eletricista :man_shrugging:

Aqui nem o IFAN nem o generico Tuya funcionaram. Deram o mesmo problem de velocidade baixa demais. Deve ser o modelo do ventilador e capacitor que ele usa. Voce sabe qual o seu capacitor emodelo?

A instalacao eu fiz igual ao manual , pesquisei bastante . Tentei com e sem capacitor do ventilador e nada. Acabei desistindo deles. ):

o meu vent usa este capacitor.

Vodikus, o seu ventilador é o Ventisol Fenix? Qual a frequência que você utilizou? 433.94?

O meu é o Fenix. Não sei te precisar se está .a 433.94, pq capturei o sinal foi capturado usando o Broadlink RM4 Pro, mas com certeza está nessa faixa dos 433, pq consigo visualizar o comando pelo rtlsdr também.

tenho um ventilador da Aliseu parecido com este ( https://amzn.to/3VA4kZU ) . Ele tem bluetooth e tem um controle via fios que pode ser instalado na parede (eu não instalei). Também consigo usar um app proprietário da marca para usar.
Alguém tem ideia se é fácil configurar ele no home assistant, via esphome ou outros gateways bluetooth ?

Minha única reclamação é que quando a energia acaba e volta, a lâmpada fica acesa. A solução que pensei até agora é colocar um interruptor WIFI, zigbee ou RF que ao voltar a energia fique desligado.

Mas o legal seria também poder usar o home assistant.

Cara, pelo pouco que eu sei, dispositivos Bluetooth desse tipo usam comunicação privada entre o controle / apps e o dispositivo, o que significa que é impossível o HA se comunicar com ele sem alguém se dar ao trabalho de sniffar a comunicação e fazer engenharia reversa. Os gateways Bluetooth funcionam com um protocolo padrão de comunicação que o HA também “sabe falar”, e daí quando você pareia, ele consegue mandar comandos e etc.

Cheguei a me aventurar um tico com isso quando quis tentar extrair dados de coleiras PetKit, que são salvos no celular via Bluetooth. É uma insanidade de trabalho e larguei de mão.

Você tem mais de um ventilador? Estou verificando para configurar, mas tenho 3.

Sim, atualmente tenho 4. Todos controlados pelo RM4. A única modificação que eu fiz foi tirar a lâmpada do controle e ligar direto no interruptor, porque todos os comandos que vc dá, não tem um retorno, então vc não tem como saber se a lâmpada tá acesa ou o ventilador tá ligado. Mas para a lâmpada voltar a funcionar pelo controle, eu estou testando o rtl433. Ele fica monitorando essa frequência, decodifica o sinal e envia uma mensagem via MQTT. Dai é só colocar uma automação pra ligar ou desligar o interruptor.

Outro esquema que eu estou testando é o controle via Alexa, inclusive com o controle de velocidade.

Sim, eu tirei a lâmpada do controle já, deixei ela no relé zigbee que já tinha antes de instalar o ventilador. Comprei um RM4 Pro para fazer a conexão com a parte de ventilação, hoje tenho um RM4C Mini, mas é só IR não tem módulo RF. Uma outra dúvida, você utiliza mais do que 1 RM4? Qual a área de cobertura dele, sabe dizer? Comprei somente 1 para controlar os 3, mas eles estão próximos (algo em torno de 1 metro de distância entre eles), ficam na sala e varanda.

Eu tenho 1 só pra tudo… Ele fica no meu escritório, que é praticamente no centro da casa. A distância entre os outros 3 ventiladores dos outros cômodos, varia de 2,5 a 4m de distância.

Eu vi uma vez num site algo em torno de 50m pro RF (sem obstáculos) e de 8 a 10m pro IR.

Valeu!! Assim que chegar eu tento a integração e compartilho os resultados.

1 curtida

Eu nunca fiz isso… nem tenho ventilador de teto, mas imagino que você consiga agregar um “feedback” do status do ventilador utilizando um relé com monitoramento energético e criando um sensor/template baseado no consumo… Talvez seja possível até mesmo saber em qual velocidade ele está baseado no consumo instantâneo!

Isso, essa seria uma forma. Se não me falha memória, tem um video no canal do Leandro (LNPBR) que ele comenta algo do tipo. O único ponto é que se você tiver muitos ventiladores na casa, teria que ter esse monitoramento em cada um para ter um feedback mais preciso.

Aqui eu estou testando com o rtl433. Eu tenho um RTL-SDR plugado no servidor que fica monitorando a frequência dos controles e como cada um deles tem um ID diferente, eu consigo saber se o botão foi pressionado. O controle do status teria que ser feito dentro do HA.

Eu já tenho implementado aqui um esquema parecido com a Alexa. Eu peço para ligar o ventilador, ele dispara o comando via RM-PRO4, em seguida a Alexa pergunta qual a velocidade (um valor entre 1 e 6), devolve a resposta pro HA e ali ele dispara o comando para ajustar.