Recomendação de controladores de ventilador de teto

Mas quando foi isso? acredito que isso foi recente. Tentou novamente?

Sim foi semana, chegou na quinta e tentei na sexta fazer a instalação. Eu vi esse artigo que fala ser compatível, comprei confiando nele… mas não rolou

compartilha a tela do dispositivo no z2m depois que você tentar parear.

Bom dia,

Parece que já está em Beta ([New device support]: _TZE200_lawxy9e2 · Issue #21787 · Koenkk/zigbee2mqtt · GitHub) e deve estar liberado para a próxima versão do Z2M.

Você pode instalar a versão Dev do Z2M para verificar ou esperar o início do mês, quando o costuma liberar a nova versão.

Para usar o Dev, basta instalar a versão, parar o addon “normal”, usar as mesmas configurações do “normal” no dev e iniciar o serviço do dev.

Liberando a versão nova do z2m, atualiza, para a dev e inicia a “normal”.

Ah, eu esqueci de mencionar, mas já consegui fazer a instalação e inclusive mandei pro dev tbm e ele disse que iria fixar nos próximos update, porém ainda não anexou.

Top! Então funciona mesmo amigo? É só instalar ou tem que fazer algima config. Especial?

1 curtida

Por momento tem que fazer uma configuração diferente, mas pelo visto no próximo Update já sai a configuração automático. Pode comprar sem medo.

1 curtida

Desculpem chegar atrasado pra festa, mas eu já usei um hub IR por um bom tempo e, como o colega falou, tem esse “probleminha” de não saber se o ventilador tá ligado - a longo prazo, isso frustra e torna a sua casa meio burra.

Por isso vim procurar melhores integrações. Acabei muito satisfeito com o iFan06 iFan04 da Sonoff, que fica local através dessa integração, que tô usando há anos com um total de 0 problemas. O iFan vem com um controle remoto, o que acaba tornando o uso rotineiro muito mais prático do que algo que só funciona pelo HA. Meu lema de Smart home é sempre adicionar, nunca remover formas de acesso, ainda mais pra coisas tão básicas como luz e ventilador.

1 curtida

Amigo, é IFAN 06 mesmo? Só achei o 03 e 04. Estava pensando em adquirir o 04. Funciona bem e localmente? É facil a configuração?

Vish, vacilei! É o 04 mesmo, o que eu comprei era desse link aqui (não tá mais a venda nele, mas dá pra ver os detalhes de quando eu comprei).
Lembrando que o modelo L é pra 110V e o H é 220V.

Outra coisa que é importante ressaltar é que é MUITO COMPLICADO parear um segundo controle após a instalação, pq vc só consegue parear o controle quando o aparelho liga na energia. Aqui, como eu instalei 3 aparelhos, fui pareando um controle de cada vez, mas quando quis parear um segundo controle no ventilador do quarto, a minha única opção era desligar no disjuntor todos eles, e daí o controle pareava com qualquer ventilador que ele quisesse :clown_face:

1 curtida

Entendi. Vakeu. Mas como assim? Voce instalou um ifan04 pareou o controle e quando foi instalar o segundo ifan achou complicado parear o controle? Maa conseguiu?

Aqui em casa são 3 vent. também! Preciso ver então se vale a pena.

Os controle fica controlando todos os aparelhos? Por exemplo, dando comando para um que esta no quarto os outros são afetados?

Não não, não tem essa treta não… Mas honestamente, não lembro o procedimento exato pra parear nem como fizemos na época - eu instalei o ifan mais ou menos na época da minha última mensagem aqui, ou seja, cerca de 1 ano e meio.

O problema foi que, depois com tudo instalado, eu queria parear um controle adicional no ventilador do quarto e não consegui, pq qd desligo no disjuntor, os três morrem e religam juntos. Acho que na instalação não aconteceu pq o controle que vem com o ifan já deve ter vindo pré-pareado, só o que comprei separado que (obviamente) não vem.

Ah ta, que susto…rs

Obrigado pelos eaclarecimentos irmão. Me ajudou bastante.
Abçs!

Amigo, comprei o sonoff ifan 04 mas não estou conseguindo fazer funcionar direito.
Aqui a velocidade fraco e medio fica quase parando. Só funciona na velocidade maxima.
O seu é assim também?

Outra coisa, você ligou o ifan junto com o capacitor do ventilador? O capacitor é de 2 ou 3 fios?
Sabe me informar sobre como foi feita a instalação. Achando que posso ter feito algo errado. (:

1 curtida

Eu peguei um de marca genérica semelhante ao que o @igorsantos07 postou no inicio do tópico. A minha ideia era colocar no ventilador da cozinha, que ainda é com chave manual, porém não queria perder o reverso, então abortei a missão e estou querendo ligar num ventilador de parede da ventisol. Até fiz uma reversa em parte da fiação, mas antes de instalar andei pesquisando e justamente vi alguns comentários sobre a velocidade ficar devagar ou até não funcionar devido a baixa tensão. Se descobrir algo ou alguém mais puder dar umas dicas, opiniões, etc, fico grato rs

Amigo, eu testei um generico da tuya, o sonoff ifan 04 e todos deram o mesmo problema. Gira estremamente baixo na velocodade 1 e 2 . Só funciona na velocidade maxima.
Acabei desistindo deles e comprei um imterruptor Zigbee para controle do ventilador e luz. Esse sim, funcionou perfeitamente no home assistsnt com o z2m.
O ponto negativo é nao ter o reverso e nao dar para apagar os leds se preciso. Ah e não vem com controle, tive criar um com um controle de cenas.

Esta postagem foi sinalizada pela comunidade e está oculta temporariamente.

Pois é, esta é a minha preocupação haha Eu comprei um desses zigbee genérico.

Mas você está usando um interruptor simples estilo liga/desliga ou o seu tem algum controle?

Tenho dois controladores de ventilador de teto. Uso e gosto, realmente não tem reverso, mas não usava nem quanto tinha, então pra mim não fez falta.

1 curtida