Recomendação de controladores de ventilador de teto

Quando comecei a automatizar o meu apê cometi o vacilo de colocar emissores IR pra controlar ventiladores com controle-remoto - não sabia que existiam controladores de ventilador diretamente :man_facepalming:
Usando o IR, obviamente não tenho como dizer “desligue tudo”, pois não tem como saber o que está ligado - em especial, as luzes.

Bem, estou reorganizando algumas coisas e resolvi comprar esses controladores, porém fiquei com algumas dúvidas e gostaria de recomendações da galera. Vale citar que entendo de computação, mas não de elétrica/eletrônica, então desculpem se alguma pergunta aqui for idiota :sweat_smile: Quem vai instalar, no final, vai ser um eletricista mesmo.

  1. existe algum controlador que permita colocar o ventilador em exaustão/reversão (o famoso “pra cima”)? Todos que vejo só tem 3 ou 4 botões (3 velocidade + luz).
  2. alguns controladores vem com interruptor wifi + controle RF. Entendo que não vou encontrar nenhum que não precise do famigerado fio neutro né? (ou é comum ter neutro nos interruptores de ventilador comuns/antigos?) Não encontrei nenhum com zigbee também, só wifi.
  3. vocês fazem a mínima ideia se é possível substituir o controlador de um ventilador que já veio com controle remoto? No caso, é um Ventisol Fênix.
  4. alguma recomendação de modelo/marca? Fiquei de olho no iFan04 da Sonoff (que tem modelos 110 e 220V), apesar do controle sem-vergonha… ou uns de marca “genérica” da Tuya (que são bivolt, mas daí, sem vergonha é o interruptor rs)

Obrigado antecipadamente pelas opiniões!

1 curtida

Eu fabrico controladores WiFi, que tem integração nativa com o Home Assistant ( WiLight - Home Assistant (home-assistant.io).
Eles tem uma tecla para a luz e outra com duas posições Cima/Baixo que você controla a direção, liga/desliga e velocidade (tem 3 velocidades). A conexão é local e não nas nuvens.
O projeto e a fabricação são nossos. Não é chinês.

2 curtidas

Legal hein! Esse daqui né?

Sou do RJ também, muito legal ver projetos assim aqui por perto :slight_smile:

Os botões de direção são touch? Como controla a velocidade por ele? É possível ter controle remoto também?

Bom dia!
Os botões não são touch.
Em termos funcionais, a tecla superior aciona a luz e a inferior o ventilador.
Estando desligado e pressionando a tecla para cima o ventilador liga para cima.
Estando desligado e pressionando a tecla para baixo o ventilador liga para baixo.
Estando ligado e pressionando qualquer uma o ventilador desliga.
Estando ligado pressionando e mantendo pressionada a tecla para cima aumenta a velocidade.
Estando ligado pressionando e mantendo pressionada a tecla para baixo diminui a velocidade.
São três velocidades.
Não tem controle remoto, somente por teclas ou WiFi, podendo ser o aplicativo WiLight, HomeAssistant ou Google Home.

2 curtidas

Fico bem feliz que tenhamos uma solução nacional para isso, com integração ao Home Assistant então, é a cereja do bolo! O valor não me parece estar muito fora, pago fácil até uns 50 reais a mais por uma solução nacional bem feita.

Se aceitar, deixo apenas umas sugestões
1- Mais níveis de velocidade será muito bem vindo! O da Tuya tem 5 ou 6 níveis, acho de bom tamanho. Parece besteira mas, por exemplo, meu ventilador “ressona” (vibra de forma irritante) em um nível. Eu eu coloco no seguinte e resolve.

2- Uma UX (Experiencia do Usuário) melhor em uma futura versão é bem vinda também. Por exemplo, seria uma boa se tivesse mais botões (+ e - velocidade, desligar/ligar o ventilador, desligar/ligar luz) para que o usuário não precise decorar estas ações que você descreveu.

Mas uma coisa eu digo: Não tire a inversão de direção. É seu diferencial. Na época que pesquisei lá fora e comprei, não encontrei nenhum controlador que tivesse!
E outra: Os botões não serem touch é uma boa, pela resposta tátil. Vejo que as pessoas estão preferindo switchs com resposta tatil aos touchs.

2 curtidas

Faço dos comentários do @Matheusadpf os meus. Minha dificuldade é exatamente em achar algum controlador com reversão!

Eu tenho um interruptor de luz triplo touch, e é a PIOR experiência. Eu realmente não entendo o motivo de ter tão poucos interruptores físicos, pq são MUITO melhores de usar no escuro, sem ter visão direta, e vc tem um feedback claro do funcionamento imediato.

@leofig:

As instruções de uso atuais não são exatamente difíceis, mas são um pouco confusas… Especialmente pra usar em cômodos que terão visitas, elas não vão saber operar sem terem explicações, e talvez tenham receio em usar e fazer besteira. Seria legal se uma nova versão tivesse botões similares ao funcionamento tradicional de um interruptor de ventilador.

Pra melhorar as instruções atuais eu tenho uma sugestão, se me permite:

para ligar o ventilador, pressione o botão de baixo na direção desejada.
para desligar, pressione o mesmo botão em qualquer direção.
para aumentar a velocidade, segure o botão :arrow_up_small:, e para reduzir, segure o botão :arrow_down_small:.

Mantenha o excelente trabalho!

Mais dúvidas:

  • ele aparece como ventilador no Google Home? Totalmente controlável? :scream:
  • acha que seria possível substituir o controle remoto embutido do Ventisol Fenix pelo seu controlador?
1 curtida

Obrigado pelas sugestões.
Ele aparece no Google Home, mas na interface só aparece liga/desliga…
Isso é uma característica do Google Home (atualmente) que ainda não oferece controle de velocidade e sentido na interface gráfica.
Já no Google Assistant é possível controlar a velocidade com os comandos de voz:
“Mudar ventilador para velocidade baixa (ou mínima) / média / alta (ou máxima)”
Eu já controlei o sentido do ventilador com o Google Assistant, mas a Google fez uma atualização e não reconhece mais o comando de voz.
Quanto ao Ventisol Fenix eu não tenho experiência, o que posso informar é que normalmente quando você tem acesso aos três fios do motor (dois para fase / reversão e um para neutro) e utilizar o mesmo capacitor que vem com o ventilador é possível controlar com o WiLight.

2 curtidas

Cara, o Google Assistant/Home é uma grande piada mal contada né?

ANOS E ANOS de lançamento e ainda não possui suporte a inúmeras features que nos obriga a ter soluções home made (como passar dias configurando um Home Assistant)… Qual a dificuldade de ter botões na interface pra fazer o que os comandos de voz já fazem? O mesmo acontece com ar condicionado.
É decepcionante.

Desculpem o off-topic, mas precisava desabafar :joy:

tenho ventiladores de parede - sem controles remoto que usam um potenciômetro - liga/desliga e velocidade - sao 3 em uma caixa 4x2… queria automatizar - mas nao sei como fazer por perder o controle manual - e nao ficar somente com o app. alguém indica algo?

Pessoal, boa noite. Estou querendo automatizar meu ventilador de forma local no HA. Alguma recomendação de ppssibilidade/dispositivo atualmente?

Boa noite pessoal!

Os meus ventiladores aqui de casa possuem controle remoto RF e eu automatizei usando um Broadlink RM4 Pro. Estou a cerca de uma semana usando e tudo tranquilo por enquanto. A única coisa “ruim” desse caminho é você não ter o feedback do dispositivo, então se eu não estiver no cômodo, não sei se realmente está ligado ou não.

Depois de capturar os comandos de cada controle, montei a interface assim no dashboard, dai fica fácil de controlar tanto pelo celular quanto pelo computador.

Cara, eu eatava pensando exatamente neste caminho. A vantagem que vejo é coseguir faze funcionar localmente ne?

1)Voce ultilizou algum controle especial par os ventiladores ou comprou aqueles prontos que ja vem?

  1. sera que nao tem jeito de ao acionar o liga no dashbord o icone ficar acesso? E ao acionar o off o icone apagar? Ou entao criar aquelea ícones de chave seletora? Sou novo no HA e não sei se dá pra fazer.

Até pouco tempo só existia opção de controlador de ventilador e luz na tuya com padrão wifi. Recentemente encontrei no AliExpress opção zigbee. Mas do mesmo jeito que os wifi, o zigbee só possui um sentido de rotação.

2 curtidas

Esse zigbee funciona localmente? No z2m? Pode compartilhar qual foi o modelo?

O meu esta parecido, mas meu controlador smart nao é local. Estava pensando em pegar esse da broadlink tambem por isso.

Então, o modelo que instalei são da Ventisol e já vem com controle (link fabricante), então no caso foi só mapear cada um deles no HA. Até é possível fazer esse controle de estado no HA, porém se alguém acionar o controle remoto, vc perde esse status no dashboard, pq o broadlink apenas joga o comando via RF pro dispositivo, não pega um feedback.

O meu esta parecido, mas meu controlador smart nao é local. Estava pensando em pegar esse da broadlink tambem por isso.

Eu troquei o meu pro da broadlink por isso… estava com aquele smart gateway generico e além de não funcionar no HA, é td pela cloud e justamente não quero expor nenhum controle da automação pro mundo. :joy:

2 curtidas

Sim. Local pelo z2m. Ele está em promoção.

https://pt.aliexpress.com/item/1005005933203203.html?spm=a2g0o.home.0.0.31c81c910ehAd5&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Só ajudando mesmo. não ganho nada com a indicação.

Você fez a integração manual no z2mqtt? Ou ele conectou automático?

Eu não uso. Mas já vi que tem modelo compatível no Z2M

1 curtida

Ata, entendi… Mas não tem não kkk eu comprei e tive que fazer a integração manual, mapear os endpoints e tals