Projeto para transformar AC Samsung WindFree para ESPHome

Olá para todos, estou iniciando um projeto para a transformação de um AC Samsung WindFree (AR12MVPXAWKNAZ) para ESPHome.

Não tenho certeza se tal ação vai ser possível.
Porém, levando em conta a qualidade (duvidável) da integração SmartThings estou disposto a tentar.

Com recorrentes problemas envolvendo a integração entre o AC, o SmartThings, o Google Home e principalmente o HA. Onde já cansei de gastar muito do meu tempo com todos os pequenos problemas relacionados a isso.
Agora pretendo gastar com uma possível solução definitiva. E tive minha inspiração neste tópico aqui.

Então fui ao trabalho. Desmontei o AC e localizei o módulo de comando Wi-Fi :point_down:t2:

E dentro do invólucro temos isso :point_down:t2:



Então efetuei a medição dos valores de cada um dos 5 fios de ligação:
Amarelo
Laranja
Azul
Rosa
Vermelho

Entre Amarelo (+) e Laranja (-) tenho 11,8v.
Depois entre: Vermelho (+) e Laranja (-) ou Rosa (+) e Laranja (-) ou Azul (+) e Laranja (-), temos 4,7v.

Esses valores são obtidos tanto com o AC ligado ou desligado.

Ele está atualmente sem esta placa, e sua ausência não afetou em nada o funcionamento do aparelho (exceto a conexão via aplicativo).

Eu pretendo substituir esta placa por um ESP32 ou um ESP8266

Eu não tenho conhecimento suciciente para tocar o projeto sozinho.
E justamente por este motivo que estou postando sobre ele. Para buscar ideias e auxílio das grandes mentes que temos aqui no forum.

De antemão já agradeço.

4 curtidas

Encontrei o Datasheet da placa.

Segundo o documento, esta placa é tão somente o Wi-Fi mesmo.

Más, vou continuar buscando. Ideias são bem vindas.

1 curtida

É um ótimo começo.

O problema todo é que será difícil encontrar o protocolo de comunicação entre o módulo e o restante de ar condicionado pra enviar os comandos e receber os feedbacks.

Quero dizer, qual sinal deve ser emitido através da porta UART_OUT para que o comando possa ser interpretado corretamente e executado.

E como interpretar o retorno através do UART_IN.

Enfim, o próximo passo é esse… encontrar como esse módulo utiliza as portas UART_OUT e UART_IN para se comunicar com o restante do ar condicionado.

Se os comandos não forem criptografados, talvez você consiga plugar o módulo atual, monitorar essas portas e fazer o módulo DIY reproduzir exatamente o sinal que capturou do monitoramento.

Acho que não preciso dizer que esse módulo trabalha com 12v e os ESPs 3.3v
Vai precisar de um conversor de nível lógico, mas isso é um passo mais adiante depois que conseguir decifrar o protocolo de comunicação.

Olá! Obrigado por mencionar o meu projeto, que bom que ele está inspirando outros!

Por mera coincidência eu estava justamente querendo fazer a mesma coisa com os ares-condicionados aqui de casa e me deparei com esse projeto no GitHub:

Ele é quase todo escrito em russo, mas tem algumas partes traduzidas pro inglês.
Aparentemente o protocolo utilizado pela maioria dos fabricantes é o mesmo.
Aqui tem a parte em inglês com fotos pra visualizar melhor:

Com ele vc pode utilizar um ESP8266 com ESPHome instalado, mas teria que fazer os testes pra saber se funciona mesmo.

Espero ter ajudado!

1 curtida

Essa questão do protocolo imagino que possa ser padronizado mesmo. Até prq encontramos controladores genericos para Ar Condicionado.

E essa questão das voltagens também é um problema.

Vou tentar assimilar e concatenar estas informações. Quero resolver esta questão, mesmo que envolva uma intervenção mais agressiva.

O datasheet da a entender que a comunicação serial é feita em 12v, o que torna meio estranho os 4.7v que você mediu. Uma possibilidade é que na verdade o serial ta operando em 5v, outra possibilidade é que como dados estão sendo transmitidos a tensão ta variando entre 12 e 0v fazendo o multímetro medir errado. Voce poderia tentar confirmar isso usando dois resistores como divisor de tensao e a porta analogica do esp mas não sei se o adc do esp é rapido suficiente pra isso. Mas seria bom confirmar isso antes de qualquer coisa pra evitar danificar essa placa ou o esp.

Tava vendo o prjeto russo que mandaram e parece que ja tem modelos que foram confirmados que não funcionam então não sei se é tão padronizado assim.
O melhor caminho é testar primeiro o projeto pronto porque não devemos tentar reinventar a roda mas caso não funcione, eu deixaria o esp monitorando tanto o UART IN quanto OUT (usando duas portas seriais se for esp32 ou softwareSerial se for esp8266) enquanto voce utiliza o app, ai da pra tentar fazer engenharia reversa do protocolo. Existem algumas características do protocolo que é necessário saber previamente para conseguir informação legível, como números de bits em um byte, bauderate, bits de paridade… O mais comum é 8N1 (8 bits sem paridade) então da pra assumir que seja isso e baudrate da pra tentar chutar, caso o protocolo envie texto vai fica claro quando achar o correto. Mas existe tambem possibilidade de o protocolo ser algo tipo os protocolo ir que são difíceis de decifrar porque cada byte pode conter mais de uma informação. Nesse caso precisaria de um analisador logico para descobrir com certeza as características da transmissao UART antes de tentar decifrar, existe analisadores logicos genéricos baratos na internet que seriam o suficiente.

1 curtida

Deixei a preguiça do domingo de lado e tentei botar o projeto russo em prática. Tenho 3 ares-condicionados em casa, todos de marcas diferentes. Acabei de conectar um Wemos D1 Mini em um Elgin que tenho aqui e funcionou perfeitamente! Os outros q tenho são das marcas Gree e Midea, portanto não sei se funcionaria no seu Samsung.

2 curtidas

Muito bom.
Eu vou ter q buscar equipamento para tentar esta comunicação com o AC.

Enquanto eu não estou com os equipamentos em mãos, vou continuar na pesquisa teórica.

Consegue compartilhar detalhes da conexão da wemos com o ac?

Eu fiz como no projeto russo, mas usei um Wemos D1 Mini conectado numa fonte USB mesmo, então eu só conectei o TX e o RX nos pinos D1 e D2 e GND com GND pra fazer o teste. Usei a configuração template fornecida pelo projeto tbm. Dá pra acessar até mesmo o sensor de temperatura do ar-condicionado e o sensor de temperatura do líquido refrigerador! É claro que vai depender do modelo do seu equipamento.
Eu comprei alguns módulos ESP12F pra poder fazer o projeto certinho, usando os ~14v com um buck converter pra poder alimentar o módulo, aí dá pra esconder tudo dentro do ar-condicionado mesmo e deixar aprovável pela patroa, ainda mais que é o quarto da minha herdeira recém-nascida.

Inclusive até as cores dos fios são idênticas as do diagrama acima.

O ar-condicionado se comunica o tempo todo com o ESP, como pode ver no log em azul:

2 curtidas

Eu verifiquei que nos meus outros 2 ares-condicionados não existe esse rabixo para a conexão com o módulo WiFi, mas eu entrei no grupo de telegram do projeto russo lá tem bastante informação (Google translator ftw). Quase todo ar-condicionado atual é vendido nos modelos com/sem WiFi, mas a placa controladora deles é a mesma, a diferença é que o modelo “com” WiFi tem o rabixo exposto. Lá no grupo do telegram eles ensinam a achar os headers na placa controladora, mas aí é todo um trampo mais complicado, tem que abrir o equipamento, e tal.

Vou fazer isso nos outros 2 modelos e posto aqui novamente.

2 curtidas

Tenho equipamentos Samsung e LG aqui em casa. Vou tirar a carenagem deles pra ver se tem o conector… Obrigado!

Verifiquei que meus equipamentos da Samsung não possuem as portas WIFI, apenas uma porta nomeada Download.

1 curtida

No seu teste, você teve que utilizar os capacitores que mostram na imagem?

Não, eles são só pra alimentar o D1 Mini usando o 14V que o próprio ar-condicionado disponibiliza. Como eu estava só fazendo um teste, o D1 Mini está sendo alimentado pela porta USB mesmo, usando uma fonte e um cabo micro-USB, então eu só precisei ligar o TX e RX do ar-condicionado.
Mas eu já comprei esses buck converters aí do diagrama pra transformar o 14V em 3,3V e deixar tudo escondido dentro do ar-condicionado.

1 curtida

Olá @Adessotti , teve algum avanço com o WindFree?

Tenho um desse porém o modelo sem Wifi e seria muito interessante essa integração via ESPHome. Eu acabei implementando via IR com ESPHome, mas a sua solução seria bem mais robusta!

Abraço!

1 curtida

Olá @hobojoe, tudo bem.

Não dei proceguimento no projeto.
Para falar a verdade estou muito desgostoso e frustado com este AC. Principalmente pelo fato de ter tudo autorizado em casa menos ele.

Então justamente por conta disso optei por não mais desprender qualquer tipo de esforço e tempo com este AC.

Meus últimos resultados foram com relação a pesquisa de prq nada nele funciona direito. E descobri que estes primeiros modelos que é o meu caso são uma grande gambiarra da Samsung para o nosso mercado (e outros tambem). E por isso que ele da problemas até com o próprio SmartThings.

Resumindo, abandonei esse traste de lado.

Talvez num futuro com bastante tempo e com paciência de sobra eu possa tentar novamente.

Bom dia,

Complicado esses fabricantes mesmo! Então imagino que a rota que segui (usando IR) seja a melhor opção no momento para automatizar ele mesmo. Tem me atendido razoavelmente bem.

De qualquer forma muito obrigado pelo retorno!

Abraços

Olá senhores!

Fala @chiconws as vezes você vai conseguir me ajudar. Tenho dois AC da Elgin e queria torná-los smarts.

Comprei esse adaptador no AliExpress pensando que poderia utilizar em um deles (pois pesquisando na internet vi um anúncio de um adaptador da própria Elgin muito parecido com esse):
https://a.aliexpress.com/_mqRrsY4

O primeiro ar é um Inverter Care acredito que não irei conseguir usar esse adaptador pois o slot de conexão do Wi-Fi tem apenas 4 pinos, e esse adaptador tem 5 pinos. Segue segue foto:


Pesquisando na internet vi que essa placa(que é a que fica o display de temperatura) é os mesmos da marca Mirage Flex que é comercializado no México, não não encontrei nenhum adaptador pra comprar.

Segue link de um anúncio no Ali da mesma placa, mas essa já vem com o cabo para conectar o adaptador Wi-Fi, coisa que a minha não tem.
Link: https://a.aliexpress.com/_msgCkfE

Será que esse adaptador que comprei pode dar certo se eu não usar o cabo amarelo de 14v?!

O segundo Ar é um Inverter Eco Star, e pela foto que o senhor mandou é muito parecido. Ainda não consegui visualizar os conectores pois o Ar foi instalado ontem. Amanhã pretendo abrir a tampa dele para dar uma olhada.

Fiquei curioso com esse módulo que você mandou foto, seria semelhante à esse que eu comprei?

Oi amigo!
Esse conector que mostra na foto 2 aparenta ser um USB comum (Vcc, GND, Tx, Rx).

Seria bom você verificar com um multímetro se o Vcc dele é +5v ou +14v. Se eu não me engano o https://a.aliexpress.com/_mqRrsY4 é feito pra trabalhar com 14v, então não tenho certeza se daria certo conectar ele aí direto.

Você é familiarizado com ESPHome? Porque se for +5v, então você pode plugar um D1 mini direto ali, sem precisar do buck converter e seguir o resto do meu passo a passo (que por sinal tá funcionando liso até hoje sem nenhum problema).
Se o protocolo de comunicação for o mesmo, vai funcionar tranquilo com o ESPHome.

Vai me atualizando aí que eu vou ajudando na medida do possível.

1 curtida

O módulo MIM-H04N não ajuda?

1 curtida