obrigado por reportar, vou dar uma olhada
Caros,
Aconteceu algo estranho agora a pouco. Meus sensores não estavam atualizando e eu não estava conseguindo abrir o site do dadosabertos.aneel.gov.br. Forcei no modem um desconectar/conectar (na esperança de pegar um novo ip) e passou a funcionar. Meu chute é que algum firewall possa estar bloqueando por conta dos updates frequentes (ou foi só azar mesmo… ). Mas por preaucação, recomendo colocar um “scan_interval” alto ou mesmo desabilitar ele e criar uma automação para buscar esse valor uma ou duas vezes por dia só.
ps. atualizei o readme com um exemplo.
Obrigado pela sua resposta, que pode de fato ser um problema.
Mas, no meu caso, o preço do kWh está atualizado corretamente; apenas o preço da Bandeira não está.
Por isso, concluo que a conexão e a leitura estão funcionando corretamente.
Presumo que haja um problema ou uma alteração no banco de dados da ANEEL.
Descobri essa lista Bandeira que é uma lista independente, suponho que tenha havido uma separação?
Bom dia a todos.
Tudo funcionando normalmente pela manhã.
Boa tarde pessoal!
Montei uma integração utilizando essa API da ANEEL. Quem quiser testar, segue o link do repositório, com as instruções para baixar via HACS.
Qualquer dúvida, critica, sugestão ou apenas querer bater papo, to a disposição!
ai é bonito hein? Parabens!
sensacional! parabéns!
alconteceu alguma coisa?
fui ver hoje e nao ta pegando mais as informações
Boa tarde! Pelo que vi aqui nos logs, ele não conseguiu resgatar as tarifas de 01/10. Vou fazer uma fix para pegar a última disponível quando ocorrer esse problema.
Valeu por avisar!
Pessoal, já está disponível a fix v1.0.1 resolvendo o problema que ocorre quando não encontra uma tarifa/bandeira vigente no mês atual.
Novamente agradeço o @charles por avisar.
opa, que top!! só uma dúvida, como fica a questão dos impostos, também estão sendo considerados e calculados?
Nesse caso não são calculados os impostos. Vem apenas o valor bruto que está registrado na Aneel, por isso os valores registrados no painel de energia não vão bater nos centavos com a conta de luz.
Mas está ai uma feature que posso pensar em colocar mais para frente. ![]()
Muito legal! Dá pra trazer também o valor do kWh da geração de energia? A produção solar fica em outro lugar, então aqui em casa eu acabo pagando só a diferença entre os dois.
Para impostos estou usando um template:
- template tarifa efetiva:
{% set tarifa = (states('sensor.tarifas_light_sesa_tarifa_vigente')) | float(0) %}
{% set bandeira = (states('sensor.energia_acrescimo_por_bandeira')) | float(0) %}
{% set pis = (states('input_number.energia_pis') | float(0) / 100) %}
{% set cofins = (states('input_number.energia_cofins') | float(0) / 100) %}
{% set icms = (states('input_number.energia_icms') | float(0) / 100) %}
{{ ((tarifa + bandeira) / (1 - (pis + cofins)) / (1 - icms)) | round(5) }}
- template sensor.energia_acrescimo_por_bandeira (esse talvez já pudesse ser um sensor adicional da integração.):
{% set raw = states('sensor.tarifas_light_sesa_bandeira_vigente') | lower %}
{% set mapa = {
'bandeira amarela': states('input_number.energia_bandeira_amarela') | float(0),
'bandeira vermelha patamar 1': states('input_number.energia_bandeira_vermelha_1') | float(0),
'bandeira vermelha patamar 2': states('input_number.energia_bandeira_vermelha_2') | float(0)
} %}
{{ mapa.get(raw, 0) }}
Calculando com os dados da minha conta de energia, bateu a tarifa efetiva exata.
Não sei se os componentes são fixos por estado / município para serem facilmente incluídos na integração, mas o template é bem simples de manter (usei helpers pra isso e para o valor de cada bandeira).
Não estou conseguindo adicionar. No meu caso eu seleciono Neoenergia Brasília e ele não consegue pegar a tarifa.
Boa @Di0g0! Dá para incorporar sim… eu já estava estudando a API da Aneel para fazer algumas separações dos valores ali… já vou incluir isso no roadmap também. valeu!
Obrigado por abrir a issue no GH. Mais tarde já dou uma olhada!
Você é 10!
Achei incrível o projeto, bem prático.
Dei uma lida na api e está bem escrita e altamente legível. Vou tentar estudar ela se eu achar algo para ajudá-lo reporto.
Eu fiz minha versão de busca também, no caso para trabalhar com a CPFL Piratininga. / SP .
Calcula tudo, tarifas + impostos + bandeira vigente.
Tudo shell script.
O que deu mais trabalho foi o ICMS/PIS/CONFINS que não achei um site do governo com as informações em API, eu extraia da pagina da CPFL ai os FDP mudaram o esquema da pagina, de um html simples para uma imagem… tive que passar a fazer um OCR da imagem… deu trabalho pq meu HA roda em Docker… mas , funcionou.
Referencias de onde busco:
https://dadosabertos.aneel.gov.br/api/3/action/datastore_search_sql
Se alguem quiser maiores detalhes, só perguntar aqui que compartilho