Portão Eletrônico para integrar ao HA?

Fala pessoal tudo bem?

Estou prestes a comprar portão eletrônico completo com motor e controle, gostaria da indicação de um modelo vendido aqui no Brasil que seja tranquilo integrar com ESP, tasmota ou outra ideia, desde já agradeço !

Tem um da Tuya que que vem com sensor de fechado -aberto e liga na botueira do motor.
so nao sei se da pra colocar tasmota nele

certo agradeço resposta, tuya é um produto pronto, acredito ser mais caro que um esp com tasmota, a minha pergunta mais especificamente é, se alguém conhece algum motor que encontramos fácil e que tenha como integrar no HA.

Imagino que a melhor opção seria utilizando o Sonoff Pulso.

Tem a venda no ML: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1299756395-sonoff-pulso-porto-garagem-fechadura-wifi-celular-alexa-_JM?matt_tool=79246729&matt_word&gclid=CjwKCAjw8pH3BRAXEiwA1pvMse0rPOprbekVO_akYwMII5K2EtZ7pJFytJIr9IGDs00TUxIolgFgohoC5goQAvD_BwE&quantity=1

Em exemplo de ligação: https://www.youtube.com/watch?v=FzY75wHRma4

Para usar o ESP vc vai precisar criar uma placa e acaba ficando o mesmo preço.

2 curtidas

A taxa de envio é de 63,90 fora o valor do produto o que não compensa para mim, mas estou em busca de um motor que já tenha intentando ao HA l, caso eu não ache aí sim comprarei um ESP8266 que já serve e é mais barato não precisa nem de relé já que é só pra fato pulso, mas agradeço a indicação.

Cara, um sonoff mini, com tasmota, aí vc coloca um sensor de fim de curso no contato s1/s2, e dispara o contato bot de qualquer controladora pelo relé, não é tão impossível assim…

2 curtidas

Agora estou com o portão instalei e motor funcionando, amanhã vou fazer um espCam captar imagem notificar celular e me dar opções de escolha como dizer ao carteiro para deixar encomenda ou dizer que não tem ninguém em casa e fazer ainda abrir o portão de acordo com a localização de meu celular no caso que do eu estiver chegando em casa

@jairo
Tenho alguns Sonoff Pulso em casa e usei eles para abrir fechadura elétrica.
Porém tive alguns problemas usando esse hardware, quando ocorre um reset da placa, ele pode ocorre por vários motivos, ele aciona o relé, e consequentemente ele abria a porta.
Depois de muito estudar e ler foruns gringos descobri que é uma característica dessa placa, o rele está ligado a um pino do microcontrolador que quando ocorre o reset ele troca de nivel e isso é fisico não tem configuração que vc possa fazer para alterar esse comportamento, tanto é que troquei essa placa por outra que não tem esse comportamento, troquei pelo Sonoff 5v.

1 curtida

Chegou a implementar essa solução que disse? De um esp8266 para abrir o portão

1 curtida

Eu fiz a integração com um portão PPA, usando um nodemcu. Minha placa tem entrada para botão abrir, fechar e saida para lampada do portão. Usei esta para saber quando estava aberto ou fechado. Usei um transistor e resistor se 1k em cada pino para ajustar os níveis de tensão.

Eu tenho um desses instalado em casa Automação Portão de Garagem KaBuM! Smart | KaBuM!, já vem com o sensor de aberto/fechado, funciona no Smart Life e Tuya. Tenho ele integrado no HA, quando abre o portão acenda a luz da garagem após as 18h, mas a automação montei via Node Red.
Também deixei uma verificação após 3 min com o portão aberto, toca uma sirene em todas as alexa da minha casa e me notifica no telegram, com botões para fechar o portão e/ou desligar a sirene.

1 curtida

Boa noite Luiz, blz?
Como você fez essa automação para verificar se o Portão esta aberto a mais de 3 min?

1 curtida
1 curtida

Obrigado por compartilhar seu conhecimento, me ajudou muito!

Qual integração você usou? Foi a da tuya mesmo? Ela funciona bem? Tem algum problema de desconexão? Tem muito atraso na atualização do estado no HA? Conte aí um pouco da sua exp, por favor. To pensando em comprar um.

Eu uso o Smart Life, funciona muito bem com o HA, não tive problemas. A resposta é rápida sim. Foram bem poucas vezes que o status do portão demorou um pouquinho para atualizar, mas bem poucas. Fiz uma integração que quando o portão abre acende a luz da garagem.

Entendi. Mas por qual integração você integra isso ao HA? É via Tuya? Se puder, manda um print da integração na tela de integrações do HA, por favor

No HA está integrado através do Tuya

@Fabio_Wielewski
Eu uso um 4CH zigbee (pulso) ele é alimentado por até 220VAC (o que facilita) e também possui mais canais dai você também pode controlar seu portão social se possuir uma fechadura eletrônica:
image
Com o esquema acima você controla os dois portões.

Qualquer controladora que possua entrada para botão irá funcionar. Alguns exemplos:


Garen new TSI, essa possui inversor e você conseguirá controlar a velocidade do motor (inclusive fazer rampas) se configurar certinho e a estrutura do portão suportar ele irá abrir/fechar em uns 4,5~5 segundos, o motor também trabalha de forma bem silenciosa… Motor deve ser trifásico , o kit já vem com motor trifásico.


CP4000 mais simples motor com velocidade constante (sem inversor).


Rossi sem inversor.

Se possuir a entrada para botão será tranquilo integrar com o HA seja com ESP, XCH pulso, etc. Mas considerando que você irá precisar da fonte, do ESP, montar a plaquinha e também ajustá-lo na minha opinião seria melhor a solução pronta…

2 curtidas

Bom dia,

Achei esta solução para acionamento de portão.
Não precisa adicionar nada a central do portão, é apenas fazer o procedimento de cadastro de um novo controle, fazendo a configuração da para usar até comando de voz (google/alexa, abrir/fechar portão).
Como não precisa adicionar nenhuma placa ao portão, é possível usar também em condomínios, o automatizador tem a exata função de um controle, só respeitar uma distância funcional da wifi e do portão.

https://roxyautomacao.mercadoshops.com.br/