Boa noite pessoal, tudo bem?
Sou novo na área de automação e estou tendo dificuldades em achar um smart plug zigbee no formato BR que meça o consumo e potência e que funciona com Zigbee2MQTT. Recentemente comprei 3 unidades do modelo da Avatto (https://a.aliexpress.com/_mMBeVGm), detectado como TuYa TS011F_plug_1 control via MQTT | Zigbee2MQTT .Tive vários problemas com eles. A primeira vez que conectei um dele ele estava reportando a potência e consumo, mas resolvi atualizar o firmware da versão 78 pra 192. Assim que finalizou parou de reportar potência e consumo, tentei remover e adicionar novamente mas sem sucesso. Alguém já passou pelo mesmo problema? Gostaria de sugestões de modelos que funcionem
Tenho a mesma dúvida!
Eu comprei 4 smart plugs na aliexpress durante os ultimos 2 anos e eu acho impressionante como um plug que eu comprei nao volta - sao sempre outras marcas, cada vez mais desconhecidas.
Eu comprei dois Woolley BSD29/BSD59 que são Zigbee e são bons - eles tem consumo e energia (watts e kh/w nativo), porem eles nao tem upgrade no zigbee2mqtt e eles nao tem “last state”. Ou seja, quando a luz cai durante muito tempo, eles nao “ligam” de volta (nao passam energia) - se tornam inuteis a longo prazo. Pelo menos eles estavam marcados como Wooley na SONOFF Store. O anuncio deles nao existe mais.
Tenho um zigbee de marca desconhecida (não tem absolutamente nenhuma identificacao no corpo) que é idenficado como um TS011F_plug_1. É o unico que tem tudo que eu preciso, ultimo estado, energia, power, calibragem, timeout, child lock, tudo que voce imagina. Tambem ta na versao 192 (tb fez upgrade da 78, como o seu) e tudo continua funcionando perfeitamente. Gostaria de conseguir comprar mais deles - agora que voce me falou que é da avatto, talvez eu tente pegar uma promocao. Olhando as minhas compras, o unico que enciaxa é um TNCE que eu comprei na TNCE Online Store e o anuncio ainda existe.
Eu tambem tenho um Tuya Wifi que precisa do smart app/tuya app que tem tudo que eu preciso (power, metering, usage tudo nativo, last state, child lock, etc), mas precisa do Local Tuya, entao nao vou nem linkar aqui pq nao é o foco.
Resumindo, ao contrario da sua experiencia, o TS011F_plug_1 é o melhor que eu achei até agora (tem um TS011F_plug_3 que eles caparam o metering) e eu gostaria de achar outros iguais, mas parece impossivel - os TNCE aparentemente agora sao outro modelo pior que queima toda hora, de acordo com Plugue TNCE: Compartilhando experiencia (TS011F_plug_1_1 ao inves de TS011F_plug_1). Infelizmente, só comprando pra descobrir se presta ou não.
Concordo com voce sobre o nunca mais voltar.
Eu tenho 2 da avatto (que nunca mais voltaram em estoque) e eles continuam funcionando. Depois da experiencia com os da TCNE, parei de tentar.
Bom dia!!
Na documentação do z2m, no próprio link do dispositivo que vc colocou, tem uma explicação sobre uma modificação a partir da versão 1.0.5:
" Broken attribute reporting functionality
Starting with firmware version 1.0.5 (which comes pre-flashed on plugs produced since Q4 2021) core functionality on this plug is broken. TuYa has disabled the automatic reporting of power, voltage and current values meaning they need to be polled instead. The poll interval can be controlled through the measurement_poll_interval option.
If your plug is affected, it will be detected as TS011F_plug_3 instead of TS011F_plug_1."
Pelo que você colocou, o seu caso foi identificado como TS011F_plug_1, então não deveria ser isso, mas será que não é uma atualização do seu modelo que causou a mesma coisa? Veja se ele tem essas configurações de “polling” conforme tem no TS011F_plug_3: Tuya TS011F_plug_3 control via MQTT | Zigbee2MQTT
Se nada adiantar, você poderia tentar o procedimento do firmware alternativo que tem na documentação do plug_1:
An alternative firmware version can be installed by creating a custom my_index.json file and setting zigbee_ota_override_index_location as described in the guide. This firmware can be used if the plug automatically turns off indeterminably or when the overvoltage protection from later versions is unwanted. To use v1.0.13 use the following json file:
[
{
"fileVersion": 77,
"fileSize": 307682,
"manufacturerCode": 4417,
"imageType": 54179,
"sha512": "97ea8413e8ab662f2bebf3b013b3030754cbc2c0744b91b14741fff17a2d8d99e7088aa22a3b6e43b3595ccd65433f96d32516fc057fddcc13a816c921af8c97",
"url": "https://github.com/Koenkk/zigbee-OTA/raw/master/not-in-manifest-images/Telink/1654157434-oem_zg_tl8258_plug_OTA_1.0.13.bin"
}
]
Comprei mais um plug inteligente Zigbee com monitoramente, tambem da TNCE, através da AliExpress, da mesma URL do meu outro plugue, comprado em 2024. Vamos lá:
Os dois plugues foram comprados pela mesma URL:|
Plugue de 2024 - Listado como sendo TNCE na loja, ele é de 20amperes e identificado no Zigbee2MQTT como “TS011F _TZ3000_xzhnra8x”. A definição dele é TS011F_plug_1 e funciona como esperado.
Plugue de 2026 - Também listado como sendo TNCE na loja (comprado no mesmo link). No entanto, ele é 16 amperes e tem uma outra identificacao: “TS011F Zbeacon”. A definição dele é “TS011F_plug_1_1”, aparentemente o que queima.
Firmware diferente e tudo mais. Infelizmente, me dei “mal”.
Vamos ver como ele se porta.
Aconteceu o mesmo comigo. Comprei um botão giratório Zigbee para controlar abertura/fechamento das cortinas em 2024, este o Z2M reconheceu como ERS-10TZBVK-AA (Tuya).
Mês passado comprei outro, da mesma URL, mesma carcaça, totalmente idêntico com o primeiro, porém o Z2M reconhece como ZG-101ZD (Moes).