Node-RED - Tirando fotos e enviando para o Telegram

No function vc pode usar assim:

msg.payload = "/config/www/imgs/frases/" + msg.payload + ".jpg"
return msg;

Vou ver se lembro como fiz e te mando

1 curtida

não funcionou!

no caos eu precisaria trocar o node do telegram!
estou usando o “payload” do telegram
payload

ele nao aceita a config:
Captura de tela 2023-01-26 195154

acho que todo o problemas está nesse nó, preciso ver uma outra forma de enviar para o telegram,
vou fazer uns testes com o nó “sender”

@Walber, consegui aqui!

na verdade eu estava usando o node errado
o nó correto seria no “sender antecipado da function”

fiz a function que me orientou e depois criei outra function para preparar a msg

002

003

Muito obrigado por me dar uma luz!!! rsrs :+1: :+1: :+1:

Usa um function só:

msg.imagem = "/config/www/imgs/frases/" + msg.payload + ".jpg"

msg.payload = {}
msg.payload.chatId = seuchatid
msg.payload.type = 'photo'
msg.payload.content = msg.imagem
return msg;

Muito obrigado pela ajuda!!!

Valeu José Henrique. Obrigado por compartilhar.

Gostei muito desse tutorial, antes de aplicar eu li tudo, e descobri que antes temos que instalar o Pallete do Telegram e nesse processo tive que desabilitar o IPV6 na config de rede do HA, criei outro Bot só para o Node, usa a mesma ID do outro Bot porém com Token diferente. Com tudo preparado segui o processo e funcionou perfeitamente, assistindo vídeos aprendi a integrar o disparo do alarmo para sempre enviar foto das cameras… A idéia do Bruno.BRC é bem legal se compartilhamos o Bot com outros membros da casa.

como voce fez para usar o mesmo bot com outro token, pode ser demostrar, sou muito leigo

Olá amigos, esse nó ainda funciona? O meu parou de funcionar do nada, o de vcs funciona direito?

Cada Bot tem um token, ideal é fazer um Bot só para o NodeRed e outro só para o HA, aqui nesse tópico o pessoal discute os motivos. Porque o Telegram pode ser usado nativo no HA e também ser usado NodeRed, porém tem que observar alguns detalhes para evitar erros.

1 curtida

Esse tutorial funcionou bem pra mim, tem que se atentar para alguns detalhes na configuração dos bots…

Por aqui também parou de funcionar.

1 curtida

Conta os detalhes na configuração dos bots ué! rs

Boa noite!

estou com dificuldade em colocar para funcionar esse fluxo!
então foi por etapas, eu consigo salvar a imagem mas não consigo enviar no Telegram, se eu trocar para enviar apenas texto envia normalmente, vou deixar abaixo o json, se alguém puder me ajudar!

Eu não sou muito experiente nessa área, tive que lê esse artigo e entrar em outros que ensinam a instalar o palete do telegram, quando digo detalhes é porque tem pessoas que configuram o telegram para ser usando direto no home assistant e outros no nodered, porém se for usar em ambos exige observar que devem ser bots diferentes. Seguir esse tutorial vai atingir o seu objetivo.

não


sei o que estou fazendo errado!

os log não mostram erro!

Tentou aumentar o delay?
As vezes o arquivo ainda não está salvo.

aumentei o tempo e verifico que salva o arquivo mais não envia

@rod3go não da para importar o seu fluxo anterior e vc não postou o fluxo do ultimo print.

Se vc for usar o call service vc tem que usar a mesma logica que vc usaria no HA:

HA:

service: telegram_bot.send_photo
data:
  authentication: digest
  file: /config/www/imagens_cam/snapshot123456.jpg

Node-red call service:

{
  "authentication": "digest",
  "file": "/config/www/imagens_cam/snapshot123456.jpg"
}
[{"id":"e623db998c072749","type":"inject","z":"465f1dae0f0516be","name":"","props":[{"p":"payload"},{"p":"topic","vt":"str"}],"repeat":"","crontab":"","once":false,"onceDelay":0.1,"topic":"","payload":"","payloadType":"date","x":260,"y":180,"wires":[["147dba5362246186"]]},{"id":"147dba5362246186","type":"api-call-service","z":"465f1dae0f0516be","name":"","server":"33803899.487d48","version":5,"debugenabled":false,"domain":"camera","service":"snapshot","areaId":[],"deviceId":[],"entityId":["camera.reolink"],"data":"{\"filename\":\"/config/www/imagens_cam/snapshot123456.jpg\"}","dataType":"jsonata","mergeContext":"","mustacheAltTags":false,"outputProperties":[],"queue":"none","x":450,"y":180,"wires":[["73c550a6ceeb8006"]]},{"id":"0bddd315e6103991","type":"api-call-service","z":"465f1dae0f0516be","name":"","server":"33803899.487d48","version":5,"debugenabled":false,"domain":"telegram_bot","service":"send_photo","areaId":[],"deviceId":[],"entityId":[],"data":"{\t  \"authentication\": \"digest\",\t  \"file\": \"/config/www/imagens_cam/snapshot123456.jpg\"\t}","dataType":"jsonata","mergeContext":"","mustacheAltTags":false,"outputProperties":[],"queue":"none","x":850,"y":180,"wires":[["4299e78c5b262554"]]},{"id":"4299e78c5b262554","type":"debug","z":"465f1dae0f0516be","name":"debug 233","active":true,"tosidebar":true,"console":false,"tostatus":false,"complete":"true","targetType":"full","statusVal":"","statusType":"auto","x":1070,"y":180,"wires":[]},{"id":"73c550a6ceeb8006","type":"delay","z":"465f1dae0f0516be","name":"","pauseType":"delay","timeout":"5","timeoutUnits":"seconds","rate":"1","nbRateUnits":"1","rateUnits":"second","randomFirst":"1","randomLast":"5","randomUnits":"seconds","drop":false,"allowrate":false,"outputs":1,"x":640,"y":180,"wires":[["0bddd315e6103991"]]},{"id":"33803899.487d48","type":"server","name":"Home Assistant","version":5,"addon":true,"rejectUnauthorizedCerts":true,"ha_boolean":"y|yes|true|on|home|open","connectionDelay":true,"cacheJson":true,"heartbeat":false,"heartbeatInterval":"30","areaSelector":"friendlyName","deviceSelector":"friendlyName","entitySelector":"friendlyName","statusSeparator":"at: ","statusYear":"hidden","statusMonth":"short","statusDay":"numeric","statusHourCycle":"h23","statusTimeFormat":"h:m","enableGlobalContextStore":true}]

O colega @Demosthenes no grupo do telegram conseguiu fazer funcionar!

Consegui que o nodered enviasse imagem para o telegram… No nó call Service snapshot use no data “filename” : “/config/www/…”

Já no nó do telegram SendPhoto use “photo” : “homeassistant/www/…”

Consegui aqui também! Obrigada colega!

1 curtida