Modelos de ar condicionado com integração fácil no Home Assistant

Estou em busca de um ar condicionado smart com as funções quente/frio que possua integração fácil com o HA. Sei que alguns modelos vão precisar de algumas adaptações aqui e ali, mas eu quero o que dê menos trabalho.

A LG tem uns modelos da linha Voice, que são controláveis pela Alexa ou Google Assistant, mas não sei se a integração com o HA é simples de fazer. Na lista oficial de integrações aparece a LG, mas não tem nada específico de ar condicionado:
image

No HACS eu achei uma integração não oficial que supostamente conversa com aparelhos e ar condicionado, mas queria saber a opinião de quem já usa no fórim pra ver se vale a pena investir.


Na pior das hipóteses eu compro um dispositivo “dumb” e uso um smart IR pra controlá-lo. Não é o ideal, mas é o meu plano B caso não haja modelos bons que integrem bem no HA.

Ar LG + ESP32 + transistor+ ir emitter

1 curtida

LG com HACS funciona direitinho. Não é local, depende do APP deles, mas não dá problema.

bom dia! eu tenho usado Samsung, não somente tenho controle das funções do AC como também consumo de energia. Para a integração com HA, precisa do Smartthings

Acho que esse caminho é um pouco mais avançado que o meu nível de conhecimento. Vejo muitos posts falando sobre ESP32, ESPHome, etc., mas não faço idéia do que seja. Por enquanto vou focar mais em soluções “out of the box”. Acabei adquirindo um da LG pra colocar na minha sala.

Terá uma integração com home assistant boa caso use o broadlink rm4 como ponte ir.

Qualquer ar condiciona, se voce usar uma bridge de IR. Controle 2 ar condicionados padroes com esta bridge…

Tenho um LG dual inverter voice, integrado ao HA, porém via nuvem da LG (não é apenas local) tem funcionado bem, informa quando ligado, temperatura do ambiente, temperatura desejada, potência instâtanea (criando uma entidade auxiliar integral dá para calcular o consumo de energia), todos os modos, jet mode, liga e desliga o led do ar condicionado. Tudo com possibilidades de automações e templates…
Não consegui acabar com o barulho quando muda a temperatura em automações (por exemplo tenho uma que desliga o ar por trinta minutos, quando volta tem o barulho (pi pi pi) do ar ligando)
No mais, estou satisfeito.

image

Achei esse projeto interessante, onde é conectado um esp32 que usa os pinos para controle de parede (controle remoto com fio CN-REMO). É possível tornar o seu AC wifi mesmo se ele não veio com esta funcionalidade, como alternativa para quem não quer mexer com IR

Boa tarde @Professador, pretendo comprar o mesmo AC, sabe me dizer se o tipo da entidade é climate e se consigo usar o thermostat card na dashboard?
Muito obrigado!

Sim, uma das entidades é do tipo climate, e eu uso um card termostato no meu dashboard.


O Philco PAC9000ITQFM9W e toda a séria 9W é integravel com esse dispositivo:

Ao invés de usar e vincular ele no app da Philco, vincula ele direto na Tuya, e automaticamente já puxa na integração da Tuya.

Boa tarde.
Esse tipo de controle CN-REMO funciona com todos os tipos de ar?
Eu tenho um hotel e uso Ar da Gree e gostaria de colocar controle com fio em todos os apartamentos.

Amigo, boa tarde!

Como vc conseguiu adicionar seu Dual Voice? na integração da LG nativa ele não encontra meu Ar Condicionado, é um dual Voice igual ao teu…

Você conseguiu adicionar o aparelho no app LG ThinQ? Depois disso você seguiu o tutorial pra configurar a integração do ThinQ com o Home Assistant? Que parte do processo você não conseguiu concluir? Só pra eu tentar te ajudar.

Rapaz uso a integração LGthinq do HACS há um bom tempo, sem.problrma algum, possui três dual Voice e não tenho o reclamar, os desenvolvedores da integração são bem ativos e há atualizações direto, outro aparelho que funciona bem é a máquina de lavar da pra monitorar certinho, eles até disponibilizam o card.

Acabei de comprar um Samsung Multi Split Windfree com um gateway extra (MIM-H04N) que permita colocar todos os equpemantoa no Smartthing.

Comprei o ar condicionado Midea:
Ar Condicionado Split Hw Inverter Xtreme Save Connnect R-32 Springer Midea 12000 Btus Quente/Frio 220V Monofásico 42AGVQI12M5

Consegui integrar no HomeAssistant pela integração:

Para instalar, tive que seguir os passos da instalação manual, copiando a pasta midea_ac_lan para a custom_components via Samba share:

Installation

Search ‘Midea AC LAN’ in HACS and install, or copy all files in custom_components/midea_ac_lan from Latest Release to your /custom_components/midea_ac_lan in Home Assistant manually.

Restart Home Assistant.

image

Um abraço!