Olá Pessoal, tudo bem?
Alguém já fez a integração da fechadura digital Intelbras IFR7000 Zigbee no Zigbee2MQTT? Eu consegui integrar num hub da Zemismart, e aparece no HA como dispositivo Tuya, mas não incluiu nenhuma entidade, queria ver se integrando com o Zigbee2MQTT seria possível gerenciar a fechadura.
Obrigado.
Fala @fmpedro também tenho esta fechadura no hub Zemismart mas pretendo integrar ela no Zigbee2MQTT. Você já fez? Ficou bacana?
Olá @Oliver eu não consegui integrar com Z2M, creio que será necessário alguma configuração adicional.
Posta aqui, se conseguir avançar.
Vlw
Até o momento nenhuma fechadura da plataforma tuya tem integração com o Z2M ou ZHA. O motivo é que a comunicação da fechadura é criptografada.
Boa tarde! Comprei essa fechadura mas nao comprei o HUB da Intelbras, vi que a fechadura é TUYA, na verdade a Intelbras compra o dispositivo Tuya e coloca a capa Intelbras. Estou tentando instalar ela com um HUB zigbee mas ela ta reconhecendo no app apenas como zigbee lock, nao consigo controlar nem fazer nada.
Com alguém já aconteceu isso? Vou tentar testar colocando ela no Dongle da Sonoff com uma firmware nova pra ver se vai… Mas como ela nao conectou em um hub comum tuya.
Tentei falar com o suporte mas para minha não surpresa a Intelbras nem confiança deu, disse que como nao estou usando o hub deles eles nao podem fazer nada.
Fala pessoal, beleza?
Praticamente 100% das fechaduras eletrônicas usa criptografia pesada (o que garante a confiabilidade, senão não poderia ser chamada de “locker”) e por isso até dá para integrar no HA, mas sem funcionalidades, além de apenas indicar aberto/fechado como um simples sensor de porta.
Já tive e testei vários modelos e nenhum deles tive integração minimamente eficiente, que me permitisse abrir remotamente ou ter uma rotina que identificando a pessoa, abrisse a porta automaticamente.
Se querem apenas identificar aberto/fechado, melhor colocar um sensor de porta… mais simples, barato e que fará essa função com maestria.
Testou as da Yale? São excelentes e integram totalmente pelo Zigbee2mqtt. Comprei uma da Yale ontem, foi 1000 reais no mercado livre, ela é aprova d’agua e tem todos os sensores no Home Assistant. Ela identifica a pessoa, abre remotamente e tudo +!
Oi Alicia, boa noite.
As únicas que não testei foram as da Yale e as da intelbras (que são Tuya e/ou de outra empresa chinesa que agora não lembro o nome).
As da intelbras não testei por saber que não iriam funcionar (assim como quase todas da Tuya) e as da Yale foi por falta de oportunidade mesmo. Além de caras, se comparadas com as Tuya, aqui na região não tem fornecedor que queira “ceder” uma para testes…
Mas que bom que a que você comprou integra bem e já fica aí a dica para quem está pensando em pegar uma futuramente
Sim, já instalei aqui para cliente no Home Assistant, utilizando a integração local Tuya, com essa integração ela disponibiliza todos os sensores, quem abriu, como abriu, se a porta está fechada ou aberta, bateria, alerta de arrombamento, etc, só não permite abrir/fechar a fechadura, ou seja, ela fica como uma fechadura de leitura.
Para isso você precisa utilizar o App Smartlife (não o Izy da Intelbras) e instalar a integração abaixo:
xZetsubou/hass-localtuya
Aí você baixa o template abaixo que eu criei.
HomeAssistant_LocalTuyaTemplates - Dropbox.
Só jogar na pasta:
\homeassistant\config\custom_components\localtuya\templates
e adicionar um novo dispositivo a partir de um template no localtuya.
Acredito que a integração makeall/tuyalocal
também funcione, mas acho que tem menos sensores.
Pelo Zigbee2mqtt não é possível nenhuma fechadura Zigbee Tuya.
A Tuya tem comandos específicos para fechadura, com troca de chaves e criptografia que o Zigbee2mqtt não tem implementado.
Para adicionar suporte teria que fazer sniffer da fechadura, de todos os comandos de inicialização, pareamento, configuração, etc e isso não é tão simples, então, se o objetivo é Home Assistant, melhor fugir de fechadura Tuya e mais ainda de dispositivos Intelbras que não dão qualquer tipo de suporte à seus produtos para o Home Assistant, eles não tem interesse nessa plataforma.
Intelbras não dá suporte para plataforma Home Assistant, nem para a Tuya padrão, só para plataforma e App deles.
Não é compatível com Zigbee2mqtt, independente do dongle.
Se a fechadura estiver configurada diretamente no app SmartLife e tudo funcionando por la, e no HA eu tiver a integração Tuya. É possivel ter acesso aos recursos da fechadura no HA?
bom dia poderia compartilhar este template ? nao consegui acesso via dropbox diz que a pasta não existe
Bom dia. Acredito que o arquivo não esteja mais disponível. Você poderia compartilhar o conteúdo novamente?
Obrigado
Pessoal, alguém pode colocar esse template da fechadura IFR7000 da Intelbras?