Instalando o Home Assistant (Hassio) na TV Box Tanix TX3

atencao ATENÇÃO! NÃO É RECOMENDADA A INSTALAÇÃO DO HA EM TV BOX!

ESSE MÉTODO NÃO É OFICIAL E NÃO EXISTE SUPORTE OFICIAL PARA INSTALAÇÃO EM TV BOX. PODE APRESENTAR LENTIDÃO NO SISTEMA, TRAVAMENTOS, INCOMPATIBILIDADES COM DIVERSOS ADD-ON E COMPONENTES PERSONALIZADOS.
SIGA POR SUA CONTA EM RISCO.
A EQUIPE DO FÓRUM HOME ASSISTANT BRASIL NÃO SE RESPONSABILIZA POR PROBLEMAS.

atencao

Este tutorial é uma revisão de uma postagem do fórum português do Home Assistant

A TANIX-TX3 é uma TV box que pode ser encontrada em versões de 2 GB de RAM e 16 GB de eMMC e de 4 GB de RAM e 32 ou 64 GB de eMMC. Por utilizar eMMC teremos uma operação e vida útil muito melhor que o SD.
Ela tem um desempenho bom para configurações não muito pesadas do Home Assistant e um excelente custo benefício.

A seguir um link para compra:

Eu criei um repositório no GitHub para colocar toda a informação no mesmo lugar e criei um novo script para a instalação, facilitando em relação à versão inicial do tutorial.

Vamos ao tutorial revisado:

1 – Fazer download do Balena Etcher.

2 – Fazer download do Armbian.

https://users.armbian.com/balbes150/arm-64/Armbian_20.10_Arm-64_buster_current_5.9.0.img.xz

3 – Fazer download dos arquivos do GitHub (Code / Download ZIP). Em seguida expandir o arquivo .zip, deverá criar uma pasta Hassio-Tanix-TX3 com sub pastas boot e script.

4 – Usar um PEN DRIVE de pelo menos 8GB vazio e gravar o Armbian (baixado na etapa 2) com o BalenaEtcher.

5 – Quando concluir, abrir o PEN DRIVE que tem o nome BOOT (talvez tenha que retirar e reinserir o PEN DRIVE), e copiar o arquivo meson-sm1-sei610-ethfix.dtb da pasta Hassio-Tanix-TX3/boot/dtb/amlogic/ da etapa 3 e colar na pasta /dtb/amlogic/ do PEN DRIVE.

6 – Copiar os arquivos extlinux.conf e extlinux.conf-menu da pasta Hassio-Tanix-TX3/boot/extlinux/ da etapa 3 e colar na pasta /extlinux do PEN DRIVE (substituir os existentes).

7 – Por fim, na Raiz do PEN DRIVE, RENOMEAR o arquivo u-boot-s905x2-s922 para u-boot.ext (atenção para as extensões ocultas no Windows) e ejetar o PEN DRIVE.

8 – Colocar o PEN DRIVE na UBS 3.0 na lateral esquerda da TANIX.

9 – Ligar a TANIX ao cabo HDMI e Cabo de Rede. Atenção que a TANIX ainda deve estar desligada da eletricidade.

10 – Com uma agulha, acionar o botão de reset atrás da TANIX até sentir o clique.

11 – Com o botão reset acionado, ligar a TANIX à eletricidade.

12 – Quando aparecer o símbolo “TX3” no monitor/televisão, largar o botão de reset e aguardar que apareça uma tela de comandos do linux, como abaixo:

13 - Se tudo estiver bem, vai aparecer uma tela com a informação de login.

14 - Em seguida vamos fazer acesso por terminal do mac (eu uso MAC, para Windows pode ser usado o PuTTY), usuário é root e IP_DO_TX3 é o endereço IP da Tanix, você deve verificar no seu roteador qual foi o IP atribuido.

ssh root@IP_DO_TX3

imagem2

A senha inicial é 1234.

A tela deverá ser como abaixo, na realidade esta tela foi obtida depois de concluida a instalação, mas serve de referência.

15 - Altere a senha e crie um novo usuário, conforme solicitado.

É bom já pensar em uma senha para o root e novo usuário antes de começar. Na realidade o importante é a nova senha do root, porque os acessos serão via root.

16 - Após estarem a senha alterada e o novo usuário criado, dar o seguinte comando, para transferir o Armbian para a eMMC da Tanix:

./install-aml.sh

Aguardar enquanto instala o sistema operacional na eMMC.

Quando concluir, e se não der nenhum erro, desligar a TANIX, retirar o PEN DRIVE e voltar a ligar a TANIX para dar boot pela eMMC.
Note que o Armbian da eMMC, assim como do PEN DRIVE, vai estar configurado com a nova senha do root.

17 - Conectar novamente via ssh

ssh root@IP_DO_TX3

Na atualização 2022.03.2 do Supervisor o Debian 10 (buster) foi retirado da relação dos SO suportados, por isso devemos atualizar para o Debian 11 (bullsese) antes de prosseguir, seguindo o tutorial:

Atualizando o Linux Debian 10 (buster) para Debian 11 (bullseye) na TV Box Tanix TX3 - Tutoriais - Fórum Home Assistant Brasil

Então conectar novamente via ssh

ssh root@IP_DO_TX3

E dar os seguinte comando (atenção para remover o número de cliques logo após “/hassio_tanix_tx3.sh” e antes de “| bash -s” quando copiar e colar o comando):

curl -sL https://raw.githubusercontent.com/leofig-rj/Hassio-Tanix-TX3/master/script/hassio_tanix_tx3.sh | bash -s

Esse comando rodará o script para instalar o Home Assistant.

Após algum tempo aparecerá uma lista.

Selecionar qemuarm-64

Deve levar um bom tempo até concluir. Quando terminar a instalação desligar e ligar novamnte a Tanix para atualizar o “host name”.

sudo reboot

As informações a seguir são de uma Tanix com 2GB de RAM e 16GB de eMMC, pelo preço é melhor comprar uma de 4GB de RAM e 64GB de eMMC.

Atualmente tenho esses Add-ons instalados:

Vejam a comparação entre o Amlogic S905X2, da Tanix, e o Broadcom BCM2711, do Raspberry 4:

O core Cortex-A53 é o mesmo do Raspberry 3, porém o RP3 tem frequência máxima de 1,2 GHz enquanto que o Amlogic S905X2 tem 1,8 GHz.
Apesar de não ter suporte oficial para o SO ArmBian, tem um custo benefício muito bom, principalmente para quem está começando com HA.

Para mim funcionou bem, espero que seja útil.

Video:
Este vídeo foi feito quando o script inicial para instalar o HA funcionava, se você segui-lo haverá erro ao instalar o Home Assistant, porque o processo de instalação do script do vídeo não funciona mais.
Ele tem algumas diferenças em relação a este tutorial que usa o meu script e que está de acordo com o procedimento atual (8/12/2021) de instalação, mas serve de referência.

atencao ATENÇÃO! NÃO É RECOMENDADA A INSTALAÇÃO DO HA EM TV BOX!

ESSE MÉTODO NÃO É OFICIAL E NÃO EXISTE SUPORTE OFICIAL PARA INSTALAÇÃO EM TV BOX. PODE APRESENTAR LENTIDÃO NO SISTEMA, TRAVAMENTOS, INCOMPATIBILIDADES COM DIVERSOS ADD-ON E COMPONENTES PERSONALIZADOS.
SIGA POR SUA CONTA EM RISCO.
A EQUIPE DO FÓRUM HOME ASSISTANT BRASIL NÃO SE RESPONSABILIZA POR PROBLEMAS.

atencao

1 Like

O tutorial é bem didático, parabéns. Instalei certinho o arm no emmc, porém ele não tá encontrando um IP no dhcp na rede. Tentei fixar um IP estático mas ele também não consegue conectar na minha rede. Alguma luz??? Vlw desde já.

Se você conseguiu instalar o arm-64 no emmc, em princípio você acessou a Tanix por ssh usando o ip dela na sua rede.
Não ficou claro para mim se você chegou ao final da instalação e não consegue acessar o HA.
Por favor, me informe até onde você chegou.

Oi Leo, brigado pela resposta. Então, como eu não consegui um IP na minha rede local qdo bootei pelo pendrive, eu não fiz pelo ssh, eu pus um teclado no tanix e instalei o armb direto no terminal do tanix, na esperança que aí fosse conseguir pegar um IP, mas não também. Testei o cabo de rede que ele tá ligado e tá tudo certo. Também refiz o procedimento todo desde o início pra ver se conseguia algo diferente e nada …aí fiquei perdido.

Parece que o seu cabo de rede ou mesmo o seu roteador está com problema.
Você tem algum outro equipamento cabeado no seu roteador? Se tiver, experimente usar o cabo dele mantendo o ponto de conexão no roteador.
Na tela inicial do Linux arm-64 aparece o ip da Tanix, como está aparecendo para você?

Meu PC tá ligado nele (no roteador). Pra tirar qualquer dúvida que pudesse ser o cabo, o roteador ou algo do tipo, peguei o cabo que liguei no tanix e liguei no notebook. Ele pegou IP da rede normal. Voltei pro tanix e nada. Imaginei que se fosse o cabo ou roteador, o notebook também não iria pegar o IP.

Na tela inicial do arm-64, embaixo do “logo” onde tem várias informações, o IP fica em branco…nada na frente. Até entrei num tutorial pra descobrir como ver o IP da máquina e digitei no terminal “IP addr” e ele mostra o localhost com o 127.0.0.1 mas o eth0 não mostra nada e tem também um wlan0 que também não mostra nada.

Por favor, revise os itens 5, 6 e 7 do tutorial, porque é onde é adaptado o hardware ao linux, pode ser que o driver do adaptador de ethernet não esteja configurado.
Antes de fazer a instalação a rede estava funcionando bem?
O modelo da sua Tanix é TX3?

Revisei sim, copiei os arquivos tal qual indicado. Então, eu procurei algum tutorial de linux para descobrir se o caso seria esse mesmo da não configuração do adaptador. Até configurei para um ip estático na máscara da minha rede, mas nada também. Ele atribui um ip (qdo estático) mas não enxerga minha rede. No DHCP não atribiu ip nenhum.

A box é a TX3 sim. Inclusive comprei através do link que vc indicou acima pra não ter erro, mas em computador nada é 100% simples, kkkkkk.

Qdo chegou eu liguei ela pra confirmar que tava funcionando 100% e entrou na rede certinho, tanto por cabo como wireless. Como já refiz tudo, to meio sem saber pra onde correr. talvez tenham mudado o dispositivo de rede pra sua e a configuração seja diferente, não sei se faz sentido…

Eu vou fazer uma imagem do pen drive que utilizei para configurar a minha e passar o link para você. Ai você grava no seu pen drive e inicia do passo 8…

nossa, sensacional, nem sei como agradecer.

O link:
https://drive.google.com/file/d/1y1NjCSNDauBEeQENpBTvI8JxHTygMKCO/view?usp=sharing
Boa sorte!

2 Likes

Fala Leo, depois de um dia de peleja finalmente consegui. Se alguém mais tiver esse problema, foi possível resolver da seguinte forma:

Nos passos 5 e 6, ao invés do meson-sm1-sei610-ethfix.dtb eu usei o meson-sm1-sei610.dtb que já está lá dentro da pasta /extlinux no PEN DRIVE.

Assim dessa forma precisei editar os arquivos extlinux.conf e exlinux.conf-menu (no bloco de notas) para que esses arquivos ao invés de fazerem referência ao meson-sm1-sei610-ethfix.dtb fizesse referência agora ao meson-sm1-sei610.dtb. Salvei e retirei o PEN DRIVE.

Feito isso, fui ao passo 8 e a partir daí voltei a seguir exatamente seu tutorial. HomeAssistant instalado. Aí pra brincar com ele vai ser amanhã que esgotei aqui, kkkkk. Abraços e mais uma vez obrigado. Pela ajuda e o tutorial. Tmj

how login to hass and root?

root
psw: Partiu2017

Leo, estou com um problema ao instalar o HA. Estou usando uma box A95X.
tentei de varios metodos, acredito que tenha sobrecarregado meu sistema.
como faço para formatar e iniciar do zero ?
este seu procedimento tambem e valido para a minha box ?

Este procedimento é específico para a Tanix TX3. Infelizmente não saberia te ajudar com a A95X.

Galera, estou com problema é com o wifi, e não com a porta ethernet. Pelo cabo, funciona de boa.

Porém, a interface wifi não aparece, nem com comando nmtui nem com armbian-config. Quando eu vou na opção para ativar uma conexão de rede, só aparece as opções de ethernet.

Até achei uma “solução” nesse fórum: Armbian for Tanix TX3 Amlogic S905X3 with SP6330 WiFi/Bluetooth module - Amlogic CPU Boxes - Armbian Community Forums

3. To get wifi working:
sudo mv /lib/firmware/brcm/brcmfmac4330-sdio.txt /lib/firmware/brcm/brcmfmac4330-sdio.txt.old
sudo ln -s  /lib/firmware/brcm/brcmfmac-ap6330-sdio.txt /lib/firmware/brcm/brcmfmac4330-sdio.txt

Eu dou os comandos acima, reinicio o TX3 e funciona. Mas aí qnd eu reinicio ou desligo de novo para de funcionar o wifi… e eu tento dar o comando de novo e falar que o arquivo/link /lib/firmware/brcm/brcmfmac4330-sdio.txt já existe.

O de vcs já funciona o wifi de boa? Sem problemas?

coloca ai o print do comando executado bem como o erro.

Então, os comandos executados são esses que estão em destaque acima.

Não existe um “output de erro”. O “erro” em questão é só que o wifi não funciona mais. Não conecta, só vai pelo cabo.

Mas meio que já me conformei com a situação. No próprio fórum do armbian, na parte que fala sobre instalar armbian em TV Box os caras falam que não tem suporte nenhum, que só deve funcionar o basicão msm e que funcionar wifi ou bluetooth nessas tv box com armbian seria luxo/algo fora da curva heheheheheheh

Exatamente.

Eu teria duas considerações:

  1. o correto e tu nunca precisar fazer reboot do teu servidor (se tu usa o docker basta restartar os containers)

  2. se mesmo assim você precisar , pra não ter que fazer essa coisa ai na mão tu pode criar um script sh e colocar na inicialização. Armbian é debian, tem bastante material pra ajudar.

Eu uso a Tanix Tx3, é barata, consome pouca energia e atende 100% do que eu preciso. Porém, ela fica conectada no cabo (pra ter mais estabilidade). Inclusive tenho duas, sendo uma só pra rodar outros serviços e testes que eu faço. Mas ela gera algumas limitações para coisas que necessitam de implementações específicas no hardware do processador, como por exemplo o addon Ada. Mas eu já testei o Ada e achei pouco util pra mim e o resto ela me atende 100%