Instalando o Home Assistant (Hassio) na TV Box Tanix TX3

atencao ATENÇÃO! NÃO É RECOMENDADA A INSTALAÇÃO DO HA EM TV BOX!

ESSE MÉTODO NÃO É OFICIAL E NÃO EXISTE SUPORTE OFICIAL PARA INSTALAÇÃO EM TV BOX. PODE APRESENTAR LENTIDÃO NO SISTEMA, TRAVAMENTOS, INCOMPATIBILIDADES COM DIVERSOS ADD-ON E COMPONENTES PERSONALIZADOS.
SIGA POR SUA CONTA EM RISCO.
A EQUIPE DO FÓRUM HOME ASSISTANT BRASIL NÃO SE RESPONSABILIZA POR PROBLEMAS.

atencao

Este tutorial é uma revisão de:

A TANIX-TX3 é uma TV box que pode ser encontrada em versões de 2 GB de RAM e 16 GB de eMMC e de 4 GB de RAM e 32 ou 64 GB de eMMC. Por utilizar eMMC teremos uma operação e vida útil muito melhor que o SD.
Ela tem um desempenho bom para configurações não muito pesadas do Home Assistant e um excelente custo benefício.

O tutorial revisado está no GitHub em:

Apesar de não ter suporte oficial para o SO ArmBian, a Tanix TX3 tem um custo benefício muito bom, principalmente para quem está começando com HA.

Para mim funcionou bem, e estou utilizando ha mais de dois anos, espero que seja útil.

atencao ATENÇÃO! NÃO É RECOMENDADA A INSTALAÇÃO DO HA EM TV BOX!

ESSE MÉTODO NÃO É OFICIAL E NÃO EXISTE SUPORTE OFICIAL PARA INSTALAÇÃO EM TV BOX. PODE APRESENTAR LENTIDÃO NO SISTEMA, TRAVAMENTOS, INCOMPATIBILIDADES COM DIVERSOS ADD-ON E COMPONENTES PERSONALIZADOS.
SIGA POR SUA CONTA EM RISCO.
A EQUIPE DO FÓRUM HOME ASSISTANT BRASIL NÃO SE RESPONSABILIZA POR PROBLEMAS.

atencao

1 curtida

O tutorial é bem didático, parabéns. Instalei certinho o arm no emmc, porém ele não tá encontrando um IP no dhcp na rede. Tentei fixar um IP estático mas ele também não consegue conectar na minha rede. Alguma luz??? Vlw desde já.

Se você conseguiu instalar o arm-64 no emmc, em princípio você acessou a Tanix por ssh usando o ip dela na sua rede.
Não ficou claro para mim se você chegou ao final da instalação e não consegue acessar o HA.
Por favor, me informe até onde você chegou.

Oi Leo, brigado pela resposta. Então, como eu não consegui um IP na minha rede local qdo bootei pelo pendrive, eu não fiz pelo ssh, eu pus um teclado no tanix e instalei o armb direto no terminal do tanix, na esperança que aí fosse conseguir pegar um IP, mas não também. Testei o cabo de rede que ele tá ligado e tá tudo certo. Também refiz o procedimento todo desde o início pra ver se conseguia algo diferente e nada …aí fiquei perdido.

Parece que o seu cabo de rede ou mesmo o seu roteador está com problema.
Você tem algum outro equipamento cabeado no seu roteador? Se tiver, experimente usar o cabo dele mantendo o ponto de conexão no roteador.
Na tela inicial do Linux arm-64 aparece o ip da Tanix, como está aparecendo para você?

Meu PC tá ligado nele (no roteador). Pra tirar qualquer dúvida que pudesse ser o cabo, o roteador ou algo do tipo, peguei o cabo que liguei no tanix e liguei no notebook. Ele pegou IP da rede normal. Voltei pro tanix e nada. Imaginei que se fosse o cabo ou roteador, o notebook também não iria pegar o IP.

Na tela inicial do arm-64, embaixo do “logo” onde tem várias informações, o IP fica em branco…nada na frente. Até entrei num tutorial pra descobrir como ver o IP da máquina e digitei no terminal “IP addr” e ele mostra o localhost com o 127.0.0.1 mas o eth0 não mostra nada e tem também um wlan0 que também não mostra nada.

Por favor, revise os itens 5, 6 e 7 do tutorial, porque é onde é adaptado o hardware ao linux, pode ser que o driver do adaptador de ethernet não esteja configurado.
Antes de fazer a instalação a rede estava funcionando bem?
O modelo da sua Tanix é TX3?

Revisei sim, copiei os arquivos tal qual indicado. Então, eu procurei algum tutorial de linux para descobrir se o caso seria esse mesmo da não configuração do adaptador. Até configurei para um ip estático na máscara da minha rede, mas nada também. Ele atribui um ip (qdo estático) mas não enxerga minha rede. No DHCP não atribiu ip nenhum.

A box é a TX3 sim. Inclusive comprei através do link que vc indicou acima pra não ter erro, mas em computador nada é 100% simples, kkkkkk.

Qdo chegou eu liguei ela pra confirmar que tava funcionando 100% e entrou na rede certinho, tanto por cabo como wireless. Como já refiz tudo, to meio sem saber pra onde correr. talvez tenham mudado o dispositivo de rede pra sua e a configuração seja diferente, não sei se faz sentido…

Eu vou fazer uma imagem do pen drive que utilizei para configurar a minha e passar o link para você. Ai você grava no seu pen drive e inicia do passo 8…

nossa, sensacional, nem sei como agradecer.

O link:
https://drive.google.com/file/d/1y1NjCSNDauBEeQENpBTvI8JxHTygMKCO/view?usp=sharing
Boa sorte!

2 curtidas

Fala Leo, depois de um dia de peleja finalmente consegui. Se alguém mais tiver esse problema, foi possível resolver da seguinte forma:

Nos passos 5 e 6, ao invés do meson-sm1-sei610-ethfix.dtb eu usei o meson-sm1-sei610.dtb que já está lá dentro da pasta /extlinux no PEN DRIVE.

Assim dessa forma precisei editar os arquivos extlinux.conf e exlinux.conf-menu (no bloco de notas) para que esses arquivos ao invés de fazerem referência ao meson-sm1-sei610-ethfix.dtb fizesse referência agora ao meson-sm1-sei610.dtb. Salvei e retirei o PEN DRIVE.

Feito isso, fui ao passo 8 e a partir daí voltei a seguir exatamente seu tutorial. HomeAssistant instalado. Aí pra brincar com ele vai ser amanhã que esgotei aqui, kkkkk. Abraços e mais uma vez obrigado. Pela ajuda e o tutorial. Tmj

how login to hass and root?

root
psw: Partiu2017

Leo, estou com um problema ao instalar o HA. Estou usando uma box A95X.
tentei de varios metodos, acredito que tenha sobrecarregado meu sistema.
como faço para formatar e iniciar do zero ?
este seu procedimento tambem e valido para a minha box ?

Este procedimento é específico para a Tanix TX3. Infelizmente não saberia te ajudar com a A95X.

Galera, estou com problema é com o wifi, e não com a porta ethernet. Pelo cabo, funciona de boa.

Porém, a interface wifi não aparece, nem com comando nmtui nem com armbian-config. Quando eu vou na opção para ativar uma conexão de rede, só aparece as opções de ethernet.

Até achei uma “solução” nesse fórum: Armbian for Tanix TX3 Amlogic S905X3 with SP6330 WiFi/Bluetooth module - Amlogic CPU Boxes - Armbian Community Forums

3. To get wifi working:
sudo mv /lib/firmware/brcm/brcmfmac4330-sdio.txt /lib/firmware/brcm/brcmfmac4330-sdio.txt.old
sudo ln -s  /lib/firmware/brcm/brcmfmac-ap6330-sdio.txt /lib/firmware/brcm/brcmfmac4330-sdio.txt

Eu dou os comandos acima, reinicio o TX3 e funciona. Mas aí qnd eu reinicio ou desligo de novo para de funcionar o wifi… e eu tento dar o comando de novo e falar que o arquivo/link /lib/firmware/brcm/brcmfmac4330-sdio.txt já existe.

O de vcs já funciona o wifi de boa? Sem problemas?

coloca ai o print do comando executado bem como o erro.

Então, os comandos executados são esses que estão em destaque acima.

Não existe um “output de erro”. O “erro” em questão é só que o wifi não funciona mais. Não conecta, só vai pelo cabo.

Mas meio que já me conformei com a situação. No próprio fórum do armbian, na parte que fala sobre instalar armbian em TV Box os caras falam que não tem suporte nenhum, que só deve funcionar o basicão msm e que funcionar wifi ou bluetooth nessas tv box com armbian seria luxo/algo fora da curva heheheheheheh

Exatamente.

Eu teria duas considerações:

  1. o correto e tu nunca precisar fazer reboot do teu servidor (se tu usa o docker basta restartar os containers)

  2. se mesmo assim você precisar , pra não ter que fazer essa coisa ai na mão tu pode criar um script sh e colocar na inicialização. Armbian é debian, tem bastante material pra ajudar.

Eu uso a Tanix Tx3, é barata, consome pouca energia e atende 100% do que eu preciso. Porém, ela fica conectada no cabo (pra ter mais estabilidade). Inclusive tenho duas, sendo uma só pra rodar outros serviços e testes que eu faço. Mas ela gera algumas limitações para coisas que necessitam de implementações específicas no hardware do processador, como por exemplo o addon Ada. Mas eu já testei o Ada e achei pouco util pra mim e o resto ela me atende 100%