Instalando o Home Assistant com Supervisor no Debian 12 sem interface gráfica

Reinicia o Debian. Percebi que logo após a instalação o sistema fica como não saudável (algo relacionado ao modo não privilegiado do docker), mas ao reiniciar a máquina o aviso desapareceu. Deve está acontecendo a mesma coisa com você. Quando o sistema não está saudável não deixa nem instalar addons. Teste reiniciar a máquina e vê o que acontece.

@gmesquita já tinha reiniciado… reiniciei novamente e nada… no FDS vou instalar o HAOS direto mesmo… dai não é para ter erros…

Agradeço muito pela ajuda…

Tenta rodar comando ha supervisor repair.
Talvez precisa mais de uma vez. Isso geralmente resolve esses problemas com addon.

Outra opção é que talvez esteja com problema de dns, tá reclamando falha de conexão.

A integração de clima que mostra temperatura está funcionando dentro do ha? (Pra saber se ele está conseguindo conectar internet)

@ariel_leventhal

Boa noite…

Rodei o comando e nada… Integração de Clima não mostra nada…

Entao deve ser problema de dns, mas se seguiu as intrucoes daqui:

deveria estar com dns configurado, não sei o que poderia estar causando o problema.

1 curtida

1 curtida

Mesmo com essa configuração não funcionou? Você consegue pingar algum endereço web (tipo: ping google.com)?

Bom dia George Mesquita, primeiro quero agradecer pelo tutorial e pela paciência em nos ajudar. Estou instalando num raspberry pi4b 4gb, mas fiquei na dúvida (sou novo nisso) qual a arquitetura no meu caso, se é x86 64 ou arm64? poderia me ajudar. parei no passo 12.

1 curtida

Raspberry pi é arm. X86 basicamente é só os processadores Intel e Amd (tem outros mas não são muito significantes), quase qualquer outro cpu moderno é arm seja celular, raspberry e outros sbc etc.

Mas no raspberry pi eu diria que é mais adequado instalar o home assistant os, ja que o rasp não tem muita performance para ficar instalando várias outras coisas junto.

1 curtida

Olá obrigado pelo esclarecimento, pq vou usar ele em outra coisa ai instalando o haos fico só para o ha.
Não ligue a minha ignorância, nesse caso eu sigo a instlação conforme o tutorial instalando (os-agent*linux_x86_64.deb) ou instalo outra versão?


qual seria dessas?

Qualquer software compilado pra x86 só funciona em x86. Você precisa de uma das versões arm, não tenho certeza qual, acredito que aarch64.

Mas sobre usar supervised. Primeiramente não acredito que vai conseguir rodar muito bem o ha e mais outras coisas especialmente na versão 4gb.
Outro detalhe importante é que o supervised assume controle do docker, se outras coisas que você quiser hospedar usarem docker você não vai conseguir (a não ser que elas estiver disponíveis como addon mas aí poderia usar no haOS). Voce teria que usar o ha docker ou ha core para poder instalar outros containers.

E em geral o home assistant supervised só faz sentindo maior para PCs x86 que não tem firmware UEFI e portanto não suportam haOS. Claro tem exceções, eu por exemplo uso supervised pra rodar alguns scripts Python que interagem com meu ha via mqtt mas via de regra porque não instalar o ha docker em vez do supervised que vai limitar a habilidade de hospedar outras coisas que é o principal motivo de não usar o haOS.

Obrigado pelo esclarecimento! bom como sou iniciante, vou expor aqui meu intuito para se puder me darem a melhor opção.
Eu gostei muito de mexer em automações, mas a nível iniciante, apenas com alexa, google assistant, e alguns dispositivos sonof, tuya, zemismart, e etc…
mas vi muito sobre home assistant e o mundo de opções que se abrem com ele, então estou tentando aprender mais sobre o HA, alguns canais que seguia indicavam adquirir um raspberry ou algo do tipo para rodar o servidor HA, ai fui atras de um, por incrível que pareça um amigo que estava na alemanha me deu um raspberry pi4b de 4gb que ele tinha e não usava mais.
ai ja são 3 dias instalando e desinstalando nele, queria poder rodar o HA e poder incluir meus dispositivos que citei acima, então lhes pergunto, para esse meu caso, qual seria a melhor opção, pq pelo HA OS não consegui fazer quase nada, nem o github consegui instalar.
obrigado novamente pela paciência e agradeço caso possam me ajudar.

1 curtida

Caro @jkhallyo você instala a versão aarch64.deb. Mas eu consideraria as ponderações feitas pelo colega @ariel_leventhal quanto à opção pela versão Supervised em detrimento do HassOS.

1 curtida

Sobre o rasp ele não é ruim, e como você já tem é uma opção válida mas hoje em dia dificilmente vai ver algum brasileiro recomendando um rasp porque o preço está muito alto especialmente se considerar valor de um ssd e um cooler (altamente recomendados). Temos mini PCs x86 com 3 vezes a performance por 1/2 do preço e PCs com 5-6 vezes a performance pelo mesmo preco.

Agora claro que contanto que ele atenda suas necessidades o melhor hardware é aquele que você já tem.

Mas precisa avaliar se o rasp vai atender suas necessidades:
Acho que tem duas principais perguntas:

  1. O que você quer fazer com ha?
  2. O que além do ha você quer fazer?

Mas aí já estamos saindo do assunto desse thread, recomendo você começar um post novo no fórum.

1 curtida

So pra complementar também porque eu sai um pouco da sua pergunta na minha última resposta, eu acho que o rasp é perfeitamente adequado pra rodar o ha mas coisas junto ele vai chegar no limite bem rápido.

Portanto se sua necessidade requer o uso de outro OS tem probabilidade considerável de precisar ou no mínimo se beneficiar muito de outro hardware (por isso minha última resposta).

Além disso tem a questão que já mencionei que supervised e haOS não são as únicas duas possibilidades de instalação.

E eu diria que o haOS atende as necessidades de 90% dos usuário, não falei de limitações específicas porque seria uma lista meio arbitrária: eu posso falar que um carro tem limitação de não pode voar não quer dizer que é uma limitação relevante. As limitações relevantes para você depende das suas necessidades.

Caso queira conversar sobre suas necessidades em específico só abrir um post novo.

1 curtida

vou abrir e linkar você, obrigado!

Olá a todos!

Primeiramente gostaria de agradecer cada ao tutorial muito bem explicado pra quem, como eu, tem pouca experiencia em Linux. Está muito claro todas as etapas.

Durante o processo dessa instalação acabei encontrando um erro. Antes de mais nada, eu rodava o HA Supervisor no Debian 11 e caí na besteira de fazer atualização e, então, estragou tudo. Não consegui reverter pra antes da instalação porque eu não tinha backup. Eu consigo seguir com a instalação no Debian 11 sem problema, mas eu gostaria de já rodar na ultima versão do sistema.

Tentei fazer a instalação no meu Orange Pi 3 LTS com o Armbian Bookworm, mas quando tento instalar o Supervisor, retorna que ele não é suportado.
Eu não consegui adaptar o método de instalação do Debian aqui apresentado pra minha necessidade, porque eu preciso instalar no SD Card e só acesso via meu computador pessoal. Cheguei fazer o processo via virtualização, mas utilizo um MacBook e a arquitetura é ARM64, diferente da arquitetura do meu Orange Pi que é ARMFH.

Existe algum método que eu possa instalar um Debian não modificado em meu Orange Pi pra que eu siga a instalação do Debian 12? Não encontrei métodos nem em inglês.

Obrigado a quem puder ajudar.

1 curtida

Primeiramente agradeço pelo feedback. Em segundo lugar, acho pouco provável que consigas instalar o Home Assistant Supervised nesse hardware, haja vista que o Debian disponível para ele é bastante modificado. Também não existe suporte oficial para instalação da versão HassOS. Sendo assim, a alternativa que resta é fazer a instalação da versão Container do Home Assistant e instalar os outros serviços em docker.

1 curtida

Durante a leitura e tentativa da instalação conforme eu disse antes, continuei buscando uma alternativa para roda o Debian 12 com HA no meu Orange Pi.

O que encontrei e deu certo pra mim foi instalar o Debian 11 disponibilizado no orangepi.org, disponibilizado para minha máquina.
Então fiz o upgrade para o Debian 12 via ssh. Depois segui o seu tutorial e todos os passos deram certo. Nenhum erro foi retornado.

Mais uma vez agradeço a esse tutorial e a didática, há muito empenho e qualidade!

2 curtidas

Obrigado pelo tutorial, inclusive segui seu tutorial quando instalei o home assistant no Debian 11 a quase 1 ano, gostaria de saber se tem alguma forma facil de fazer essa atualização do debian 11 para o debian 12 sem precisar mexer no home assistant? Se não qual seria a melhor maneira? Desde já muito obrigado!!

1 curtida