Instalando o Home Assistant com Supervisor no Debian 12 sem interface gráfica

Acabei de reinstalar… não editei a lista de repositório…

Estranho… tem algum motivo específico de estar pensando no supervised em vez de haos?
Vc me ficou firgate mas frigate tem addon n precisa do debian.
Provavelmente alguns bugs relacionados como novo update vão aparecer agora assim como no debian 11 muitas vezes tinha problema com dns, e imagino que demore uns meses até comunidade ter solução pronta pra tudo.
A não ser que tiver necessidade é mais fácil instalar o HA os.

Roda o comando abaixo e posta a saída aqui, por favor:

lsb_release -a

Além disso, poderia dizer qual ISO você baixou do Debian (netinst ou outra)?

@gmesquita deletei tudo… VC teria o link da versão 12 que vc utilizou?

1 curtida

@ariel_leventhal na verdade achei que seria o jeito + simples usando o Debian… meu mini PC veio com SSD nvme, não tenho um adaptador para jogar o HAOS dentro dele usando o balena… Pelo que eu li preciso instalar desta forma né? Conheci o HA e brinquei com o HA antes decidir comprar um miniPC dedicado através de uma VM no Hyper-v… mas dai foi só baixar a VM do site…

O link está no início deste post, nos requisitos para instalação. Mas caso queira instalar o HassOS é bem simples também. Vê esse link aqui do fórum: Instalando o Home Assistant OS (HassOS) em notebook, desktop e mini pc! - Tutoriais - Fórum Home Assistant Brasil

Mais simples sempre o haOS. Não precisa adaptador não, só instalar um sistema bootavel em pen drive, qualquer Linux ou Windows tô go. Ai bootar ele no míni pc e usar balena lá pra instalar no ssd.

@ariel_leventhal verdade… Live CD… Vou fazer isso hoje a noite… Estou com o projeto HA da minha casa atrasado rsrsrs…

Agora vai : )

Obrigado pela ajuda…

Oi.
Aqui esta instalado debian 12 rodando perfeitamente.

@magasil tentei a ultima versao do 11 e o 12 e erro… tem o link do 12 fácil?

Esse aqui é o link da versão netinstall: https://cdimage.debian.org/debian-cd/current/amd64/iso-cd/debian-12.0.0-amd64-netinst.iso
Se precisar de outras versões vê aqui: Index of /debian-cd/current-live/amd64/iso-hybrid
Para instalar o Home Assistant eu recomendo a versão netinstall e não instalar nenhuma interface gráfica. Mas você pode instalar com interface também, se quiser.

Boa noite… achei que ia… Mas agora estou com o erro abaixo

Não consegui entender… Configurei o IP 192.168.2.100 na instalação do Debian, mas não acessa via Putty por este IP e sim por um IP que eu não configurei…

Erro de DNS. Provavelmente é um bug. Uma solução possível é utilizar o nmtui para setar um DNS válido, como 1.1.1.1 e em seguida voltar a executar a instalação do pacote homeassistant-supervised.deb.

Como root digite nmtui no terminal (O nmtui é abreviação para NetworkManager Text User Interface, ou Interface do usuário em modo texto para o NetworkManager - use a tecla TAB para navegar na interface do programa):


Depois abra a primeira conexão que aparecer teclando Enter (se atente que ela ainda não vai ter o nome Supervisor, mas apenas o nome da sua interface de rede - aqui aparece Supervisor + nome da interface de rede em virtude do Home Assistant já está instalado):

Navegue até a opção Exibir da Configuração IPv4:

Por fim coloque um DNS válido, marque para conectar automaticamente e seelcione Ok para aplicar.

Feito isso volte a executar a instalação do pacote do homeassistant-supervised.deb: dpkg -i homeassistant-supervised.deb

1 curtida

O Supervisor do Home Assistant assume o controle das configurações de rede do Debian. Ele substitui qualquer alteração que você tenha feito. Quando você fixou o IP uma entrada foi criada no arquivo interfaces, localizado em etc/network. Ocorre que o Home Assistant cria o seu próprio arquivo interfaces e coloca o original como backup, nomeado como interfaces.real, por isso você perdeu o IP.

Entendi… amanha eu volto para ver se vai : )

Obrigado mesmo pela ajuda…

@gmesquita

Boa noite… Agora foi : )

Mas não consigo adicionar nada… nenhum add-on

Com a VM no hyper-v não tive problema algum quando testei…

Reinicia o Debian. Percebi que logo após a instalação o sistema fica como não saudável (algo relacionado ao modo não privilegiado do docker), mas ao reiniciar a máquina o aviso desapareceu. Deve está acontecendo a mesma coisa com você. Quando o sistema não está saudável não deixa nem instalar addons. Teste reiniciar a máquina e vê o que acontece.

@gmesquita já tinha reiniciado… reiniciei novamente e nada… no FDS vou instalar o HAOS direto mesmo… dai não é para ter erros…

Agradeço muito pela ajuda…

Tenta rodar comando ha supervisor repair.
Talvez precisa mais de uma vez. Isso geralmente resolve esses problemas com addon.

Outra opção é que talvez esteja com problema de dns, tá reclamando falha de conexão.

A integração de clima que mostra temperatura está funcionando dentro do ha? (Pra saber se ele está conseguindo conectar internet)

@ariel_leventhal

Boa noite…

Rodei o comando e nada… Integração de Clima não mostra nada…