Informações do seu PC no Home Assistant!

Olá pessoal! Irei compartilhar um projeto que fiz e gostei muito do resultado.

O HWiNFO, para quem não conhece, é um programa que captura todas as informações do seu computador e mostra visualmente para você.

O PromDapter é um programa que captura essas informações do HWiNFO, e exibe para você em forma de JSON, em um servidor local.

HWiNFO

PromDapter

  1. Instale o HWiNFO, e marque a opção de sempre iniciar com o Windows. Abra-o.
  2. Instale o PromDapter e execute-o. Ele sempre será reiniciando com o Windows.
  3. Acesse no seu navegador: http://localhost:10445/metrics/json
  4. Se tudo correr corretamente, irá aparecer uma tela assim:

Esses são os dados que você irá manipular!

  1. Acesse o site: Online JSON Viewer (stack.hu)
  2. Copie todo o array do passo 3) e cole na aba TEXT.
  3. Clique na aba VIEWER para ver o JSON todo organizado.
  4. Agora, procure quais os dados que você quer que apareça no Home Assistant.
  5. Crie um RESTFul Sensor para cada informação do seu PC que você queira, por exemplo:
- platform: rest
  resource: http://IP_DO_PC:10445/metrics/json
  name: Ryzen 7 3700x (Temp ºC)
  value_template: '{{ value_json[3].value }}'
  device_class: temperature
  unit_of_measurement: "ºC"
  scan_interval: 300
  1. Crie um script com todos os dados sendo ditos pela Alexa (via Alexa Media Player).
  2. Vá no app da Alexa e crie uma rotina, chamando esse script.

Obs: no meu caso, o JSON mostra a temperatura do meu processador no index 3 do array.

Qualquer dúvida, podem postar que respondo assim que puder!

Outra opção:

4 curtidas

Como alternativa tem o IotLink, que é o que eu uso pois permite executar diversos comandos.

Curti muito teu gabinete mano!

3 curtidas

Pessoal - uma sugestão de serviço que pode ser instalado no PC:

Ele consegue identificar outras informações, mas o que eu mais uso pro meu Home Office: Saber quando o microfone/webcam estão ativos. Isso pra mim é muito importante, pois criei uma automação para acender luz de LED e o pessoal aqui de casa saber que não podem me interromper :slight_smile:

Tem outras opções também como enviar comandos, status de cpu etc …

abraço!

3 curtidas

Alguém teve problemas pra conseguir acessar as métricas? Aqui não entra de jeito nenhum :frowning:

já abri as portas e nada…

1 curtida

Muito obrigado pelo tópico!!! Alguma alternativa para Linux? Rodo meu H.A num PC dedicado Debian + Docker e gostaria ter um Card monitorando os recursos principais deste Host Linux como Uso de CPU, Memória, Espaço em disco, Temperatura…
Algo pra rodar no Linux Debian 11 e capturar no H.A?
Agradeço qualquer poio neste sentido.

1 curtida

Opa Max, certa vez utilizei o NETDATA segue tutorial abaixo:

2 curtidas

Muito obrigado Marcos. Vou tentar!! Abraço

1 curtida

Pessoal, Tudo bem? Sou novo no HA, entrei na comunidade a pouco tempo. Tenho bastante coisas em minha casa automatizada, mas gostaria de monitorar meu PC na qual, além de ser o servidor rodando HA em uma máquina virtual, minero com minhas placas de vídeo. Infelizmente esta outra opção destacada para mim não dá, pois esse programa não mostra a temperatura da memória da GPU, que pra mim é o dado mais importante. Uso o HWiNFO64, mas gostaria de integrá-lo ao HA, para enviar msn´s quanto estiver quente demasiadamente, etc. Lí muita coisa a respeito da integração via MQTT, mas creio que não estou configurando o MQTT explorer direito, ou tem algum problema. A técnica acima usando o PromDapter, não deu certo… a tela não apareceu como previa. Alguém poderia me ajudar usando o MQTT? Obrigado!

Usa o HASS.Agent que deve resolver

Obrigado por responder!

  Chegou minha dongle para fazer minha rede zigbee aqui em casa e tive que me dedicar um pouco nela.... até postei umas dificuldades para trocar o firmware como coordenador no forum, mas esse é outro assunto.
  Ontem e hoje que tive um tempo para verificar o HASS.Agent na qual comentou, e achei bastante interessante inclusive para outras coisas que podemos fazer. Mas infelizmente, como objetivo principal, de monitorar a temperatura da memória das GPU´s, não tem essa opção. Somente lê a temperatura da GPU e não da memória, mesmo problema da opção do video do patrick acima. E meu PC tem duas GPU´s.... e ela somente tem leitura de uma. Não tem essa opção. 
  Uso o HWINFO64 para monitorar, mas não consigo colocar essa informação dentro do HA. O HWIINFO tem todos esses sensores que mencionei, só tem a minha incapacidade de integrar ele no HA.... rs.... Tenho de tentar bater nessa tecla, mas não acho nada dizendo a respeito.....
   Existe até no fórum da HWINFO como faz, mas não são muito específicos ( https://www.hwinfo.com/forum/threads/hwinfo-integration-into-home-assistant-via-mqtt.8302/ ).
   Conhece algum outro material que possa pesquisar e ver o que estou errando?

Desde Já agradeço e obrigado pela força!

Pelo que testei aqui não tem segredo nenhum. Talvez o mais chato seja configurar os sensores, aqui apareceu só a temperatura do SSD mas com a temperatura do HA normal.

Instale e configure o mqtt no seu HA (addon e integração)

Descompacte o arquivo fip-ha-0.0.1.5.zip
Depois edite o arquivo mqtt.config com ip, senha e usuário que vc configurou para o mqtt no HA.

Execute o arquivo fipha.exe

Abra as configurações do hwinfo e habilite a opção “Suporte de memoria compartilhada”

Walber,
Obrigado pelas dicas. Tive algum progresso. Estou conseguindo conectar e ver a minha rede no MQTT Explorer. Apareceram até zigbee2mqtt e o hass.agent que tinha configurado ontem. Teoricamente estão funcionando e comunicando. Porém parece que as informações do HWiNFO não estão indo pra mqtt…

mqtt - Bloco de notas 2023-07-20 20.56.47

Meu mqtt.config está assim configurado, usando o ip da máquina virtual onde está meu HA.

Remote Center 2023-07-20 20.59.27
Não sei se tem a ver, mas nesse item no HWiNFO não mencionado, tento conectar com o ip da máquina virtual e dá erro. Porém quando eu coloco o IP da minha própria máquina, ele se conecta.
MQTT Explorer – Home Assistant - Opera 2023-07-20

Dentro de $SYS$, creio que onde deveria aparecer a pasta homeassistant com os sensores, não tem nada. Diferente desse print abaixo, que tirei do tutorial, onde os sensores aparecem…

Integração do HWInfo no Home Assistant, via MQTT _

Enfim… já me ajudou muito e estou aqui tentando… Ah! e as configurações do HWiNFO estão iguais as suas… com o “suporte de memória compartilhada” habilitado… mas por enquanto nada…

Desculpe a extensão da resposta e a insistência… Obrigado!

Não seria o desktop Asus?
Da uma olhada no log da integração.

Não… Infelizmente esses topicos que aparecem ou são da minha rede zigbee2mqtt ou do hass.agent…

E as entidades do hass.agent aparecem para eu utilizar… mas infelizmente ele só pega a temperatura de 1 GPU e eu tenho duas… mesmo assim eu preciso da temperatura da memória da GPU… que só consigo no HWiNFO64…

Visão geral – Home Assistant - Opera 2023-07-21 15

Ou seja, HWiNFO64 não está na rede… e uma pergunta talvez básica: somente o HWiNFO64 PRO que faz isso, ou a versão gratuita faz? Fiquei pensando nisso…

Nesse exemplo ( GitHub - mhwlng/fiphwinfo: Information Display for Logitech Flight Instrument Panel for HWInfo), ele usou o HWiNFO Shared Memory Viewer para configurar os sensores dele… fiz a mesma coisa…

GitHub - mhwlng_fiphwinfo_ Exibição de informações

Mas o resultado dele foi satisfatório…

GitHub -2

Aí, segundo estou pesquisando, as entidades dos sensores HWINFO serão adicionadas automaticamente ao HA por meio do processo MQTT Discovery… igual, talvez, aconteceu com o hass.agent… mas o “difícil” é aparecer aqui no MQTT Explorer… aí já aparece no HA…

Verifica o log da integração.
Na mesma pasta que está o executável do Windows

Walber,

    Onde seria essa pasta? Talvez esteja aí o problema. O HWiNFO está no meu desktop e meu HA rodando em Linux em máquina virtual. (HAOS). Mas não creio que esse seria o problema, pois o Hass.agent não me atende, mas faz algumas leituras de sensores do pc e mostra no HA.
    No mais, minha rede zigbee estava rodando pelo ZHA e hoje que consegui colocar o zigbee2mqtt pra funcionar...... mudou minha rede zigbee......  achei que poderia fazer alguma diferença no HWiNFO mas continua na mesma..... triste....  rs.

Na pasta que vc descompactou os arquivos:

Pergunta… verificando o arquivo mqtt.config, e sabendo que meu pc (onde está instalado o HWiNFO) tem um IP e minha máquina virtual (onde está instalado o HAOS) tem outro IP, qual devo colocar? Já tentei os dois, na verdade… mas no HWiNFO só consigo conectar o IP do meu PC. O da máquina virtual eu dá erro… apesar que em nenhum lugar diz que preciso conectar no “Remote Center”… mas estou tentando de tudo…

No mqtt.config vc coloca o IP do seu mqtt.

Então está correto… não há falha na integração mqtt… só há falha no log txt que vc pediu para eu olhar…