Ola a todos!
Vou começar no mundo do HA e acabei de comprar um orange pi zero 3 com 4gb de ram para começar/estudar tudo sobre! Já tenho interruptor, tomada, sensor mmwave, sensor infra vermelho, sensor de porta com luminosidade, fita de led e uma fechadura com câmera (único dispositivo que é wi-fi o restante é tudo zigbee) e a ideia inicial era fazer tudo utilizando o Hub da Zemismart-Smart Home Gateway Matter, aquela primeira versão sem antena, mas creio que utilizando o HA vou ter mais liberdade de configurações a automações por isso comprei o Orange Pi Zero 3, a principal duvida é como posso fazer essas conexões no HA com os dispositivos de forma local? Primeiro conecto todos no HUB da Zemismart e uso a integração da tuya (Só que pelo que li não funciona local assim) para ligar ao HA ou uso o Zigbe2mqtt junto com um dongle-e da sonoff, não sei bem qual seria a melhor forma de se fazer isso, poderiam me ajudar e explicar como faria isso?
Outra duvida, consigo integrar essa fechadura (Nova Digital SL06-CAM) no HA também, para "controlar"as funções dele!
Outra duvida, vale a pena usar um SSD no Orange Pi Zero 3 em vez de usar o card SD mesmo, se é que ele aceita utilizar somente o SSD!
Não conheço muito bem os hubs tuya, parei de usar e acompanhar tuya a uns dois anos. Mas em teoria se o seu gateway suporta a especificação completa do protocolo matter então seria possível compartilhar os devices integrados nele via matter para o HA. Mas o problema é que suporte a matter ainda é meio “experimental”.
Realmente a melhor solução é usar ou o Z2M (Zigbee2Mqtt) ou ZHA (integração nativa do Home Assistant).
O Zigbee2Mqtt é um outro software completamente separado do HA, que pode inclusive ser usado sem o HA. Ele pode ser instalado no seu organge pi ou até em outro pc na mesma rede. No caso você precisa instalar o Z2M e um broker mqtt. Ambos softwares estão disponíveis como Addon do Home Assistant caso queira instala-los dessa maneira.
Já o zha faz parte do próprio HA.
Para usar qualquer um deles você precisa de um dongle ou Bridge compatível (não precisa ser o da sonoff mas é uma ótima opção).
Eu explico mais detalhes sobre isso aqui:
Quanto a qual escolher, o Z2M é mais usado aqui no Brasil, no fórum oficial eu costumo ouvir mais do ZHA. O ZHA era mais limitado até alguns anos atrás mas hoje são muito parecidos em funcionalidade. O que muda é a lista de dispositivos compatíveis então aí sugiro vc dar uma olhada qual dos dois tem mais dispositivos dos que você tem compatíveis.
Já adianto que existe a possibilidade de você não consegue integrar todos dispositivos que você tem.
Sobre a fechadura, sua melhor chance é com a integração cloud tuya.
MAs suporte tuya a integrações com software de terceiros é horrível. O único motivo de Zigbee é funcionar melhor é por ser um protocolo mais padronizado então conseguimos desenvolver soluções como o Z2M.
Entao se seu plano é usar HA a longo prazo sugiro evitar comprar tuya no futuro (principalmente coisa que não são zigbee)
E por fim sobre SSD, o HA está constantemente escrevendo dados no banco de dados. Isso faz com que cartões sd estraguem muito rápido. Dependendo do cartão sd não dura 6 meses.
Durar mais que dois anos é quase impossível. Então sim usar SSD é o ideal. Mas eu sugeriria vender o organge pi e comprar um mini pc x86 que já vem c ssd. O custo benefício de mini pc é muito superior.
Eu recomendo usar por um tempo no sd card vê se você vai se adaptar ao HA, e aí se sim, fazer o investimento num mini pc.
Obrigado pela ajuda e orientação! Estou pesquisando bem sobre porque vou começar agora, inclusive estava esperando chegar meu Orange pi zero 3 4gb ram com SSD externo para começar, vou iniciar nele para aprender e automatizar minha casa e a ideia de usar o Orange pi é o consumo em relação a um mini Pc que é quase o mesmo preço e teria mais “potência”( o mini Pc) para funções mais avançadas mas meu receio e o consumo excessivo, por isso preferi iniciar pelo Orange pi! Meus dispositivos são coisas simples e tudo ZigBee o único wi-fi mesmo é minha fechadura que vou tentar fazer essa integração que você comentou! E hoje vou tentar instalar primeiro o home assistant e achei esse vídeo que é muito interessante da instalação dele justamente em um Orange pi zero 3 com SSD externo, o que você me diria sobre essa instalação, vê algum “problema”? Alguém sabe se isso funciona bem e de boa paraanter como versão final do meu HA?
O consumo de energia com mini pc é bem baixo (desde que não compre um cpu antigo).
O orange pi em idle conectado a internet vai consumir ai de acordo com a internet cerca de 1w.
Um mini pc em idle vai consumir ai de 5w a 12w dependendo do modelo. Pode parecer muito mais mas estamos falando ai de uns 4 reais mensais se ficar ligado 24/7.
Claro que dependendo do mini pc se voce forçar o sistema com processamento de vídeo ou outras tarefas pesadas a potencia vai pra 20-30w ou até uns 50w com cpus mais High End. Mas aí é ele consumindo de acordo com o que você está exigindo do sistema.
O primeiro cpu é do orange pi. O segundo é um celeron disponível em mini pcs chineses. A diferença é o suficiente para ser bastante notavel. Em tempo de recarremanento, instalação de addons e até em responsividade do sistema.
O terceiro cpu é um disponivel em mini pcs da lenovo, eu tenho um aqui. A diferença aqui apesar de muito ja não gera muita melhor perceptível em tarefas do dia a dia do HA. Ai seria só realmente se quiser hospedar coisas mais pesadas.
Sobre instalação, tem respostas mais detalhadas em vários posts aqui no forum se quiser dar uma pesquisada.
Mas resumindo o software do ha em si (HA CORE) é igual independente da instalação, mas tem dois metodos de instalacao (HA OS e supervised) que alem do HA CORE te entregam o SUPERVISOR, que nada mais era do que um sistema de addons e de backup.
Os addons em sua maioria podem ser instalados facilmente por fora também via docker.
E os backups foram removidos do supervisor para o core nas primeiras duas atualizacoes desse ano.
Entao agora com esses updates, eu nao recomendo muito mais usar o supervised não, não agrega muito valor. Prefiro instalar so o core via docker e poder instalar outros softwares do jeito que eu quiser.
Supervised nao vai te causar problemas ela é so uma instalação mais inflexivel quanto a coisas externas ao HA.