Correto.
Ao trocar o Hub/coordenador tem que fazer o pareamento novamente.
Obrigado pela resposta.
Então eu preciso remover do aplicativo tuya ou somente colocar em modo de pareamento novamente e parear no HA? se eu mantiver no aplicativo da tuya e no HA, pelo aplicativo da tuya eu teria acesso pela Alexa?
Não é possível usar um dispositivo no Hub e no coordenador ao mesmo tempo. Quando vc parear no z2m, os dispositivos não vão se conectar mais ao Hub.
Não uso Alexa, então não sei te informar qual seria o procedimento.
não tem como parear em multiplos hubs, ou é tuya ou HA, se voce esta migrando para HA e quer manter a Alexa precisa criar uma conta na Amazon Web Services, criar um serviço/integraçao para que seu HA possa ver os dispositivos, é de graça se voce fizer certo e manter seguro, muita gente não faz pq é “complexo” para quem não está acostumado mas existem N tutoriais de como fazer por ai
Obrigado pela resposta, esclareceu minhas dúvidas
Ah blz.. eu vi uns tutoriais… assim que instalar o HA vou fazer o teste de integração
Sabe dizer se o hub zigbee 3.0 / gateway da novadigital (wifi, ble e ethernet) fala com o ha?
Em geral hubs tuya conectam mas por integração cloud.
E não é todos devices conectados no hub que vão aparecer no HA.
O ideal é você usar um dongle zigbee,
Da uma lida aqui que explica melhor:
Pois é, achei que esse danado aqui fosse justamente um coordenador… https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4263222462
Então ele é um coordenador mas são conceitos separados.
Coordenador é um conceito da rede zigbee, é o device que controla a rede, sem um cordenador zigbee não funciona.
Hub, dongle, Bridge, gateway … são nomes comerciais para diferentes tipo de coordenador.
Porque um coordenador que é só coordenador é quase inutil, ele precisa de algum jeito comunicar com redes externas a rede zigbee.
Por isso tecnicamente falando todo coordenador também é um gateway. Gateway é um termo geral de computação que descreve um device/software que conecta duas redes.
Agora a questão é com qual rede esse gateway/coordenador vai conectar. Os gateway vendidos com nome comercial hub/gateway geralmente vão conectar a rede zigbee na cloud da fabricante. Nesse exemplo da nova digital vai conectar rede zigbee na cloud tuya.
Ai você pode conectar a cloud tuya no HA mas não fica tão bom.
Devices vendidos como dongle, vão fazer com que parte do software do coordenador rode em um PC(Z2M, ZHA, deconz…). E aí esses softwares que vão agir como gateway conectando a rede zigbee diretamente ao HA de maneira muito mais transparente.
Acho que agora esta fazendo sentido… preciso de um desses https://pt.aliexpress.com/item/1005003393047763.html
Isso, esse em específico não conheço mas em teoria deve funcionar. Eu pessoalmente uso o dongle da sonoff.
Se quiser algo que conecte via Ethernet em vez de por USB, pessoal costuma falar bem dos smLight mas não tenho experiência pessoal com eles para opinar:
https://a.aliexpress.com/_mrOXEoR
Além disso você vai ter que escolher usar o ZHA ou o Z2M. O oficial do HA é o ZHA, o Z2M você tem que baixar (ele está disponível como addon da haOS). Em termos de funcionalidade hoje em dia são basicamente equivalentes a diferença é compatibilidade com dispositivos.
O Z2M tem uma lista maior de dispositivos compatíveis mas existe um ou outro device que é compatível apenas com ZHA.
A grande vantagem de usar um deles como coordenador em vez de um HUb tradicional é que você pode misturar dispositivos de vários fabricantes, você pode ter devices tuya, aqara e outros tudo conectado junto.
Mas importante prestar atenção nessas listas de compatibilidade, não adianta comprar qualquer device zigbee (seja tuya ou outra marca) você precisa verificar se ele está na lista dos compatíveis