Flash OpenBeken (Similar ao Tasmota) no Smart Plug Tuya Wifi TY-BRP Mini Smart Socket padrão Brasileiro

Oi Pessoal, consegui fazer o flash do SmartPlug Wifi Tuya abaixo.


Ele não vem com o chip ESP, mas sim com o customizado tuya chamado CB2S / BK7231N, por isso o tasmota não serve e o que tem que ser usado é o OpenBeken, com o tuya-cloudcutter

Fiz o teardown com fotos e explicação breve do processo no site do projeto OpenBeken aqui → https://www.elektroda.com/rtvforum/viewtopic.php?p=20436717#20436717

Link do Aliexpress: https://www.aliexpress.com/item/1005004166177025.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.11.21efcaa4iU9z9M

Link do Tuya-CloudCutter: GitHub - tuya-cloudcutter/tuya-cloudcutter: A tool that disconnects Tuya IoT devices from the cloud, allowing them to run completely locally.

Link do Projeto OpenBeken p/ baixar o firmware: GitHub - openshwprojects/OpenBK7231T_App: Open source firmware (Tasmota/Esphome replacement) for BK7231T, BK7231N, BL2028N, T34, XR809, W800/W801, W600/W601 and BL602

Depois do flash com o OpenBeken, eu integrei ele no HomeAssitant usando MQTT e disse adeus a nuvem da Tuya :slight_smile:

4 curtidas

Vou ver se tem suporte para meu interruptor :grin:

Muito bom! Já fiz nos meus interruptores Zemismart TB25.

Alguém tem um passo a passo (mesmo por alto)? Tentei aqui e não consegui.

@srlima Poderia explicar como tu fez? O template para o OpenBeken? Muito obrigado

Boa noite, foi meio que na tentativa e erro…

Consegui flashar com OPENBEKEN e esta funcionando certinho. Porem tento sincronizar no HA via MQTT e nao aparece no HA. Mas no openbeken firmware, informa que esta conectado. Voce passou por isso?

@dyego.dutra tentou ir em home assistam configuration → home assistant discovery?

Aqui fazendo isso, dps q configuro o user e senha na outra tela, aparece sozinho…

Meu HA, está em outra rede. Então não funciona esse opção de discorery do HA

1 curtida

@dyego.dutra mas acho q isso não interfere, eh pra funcionar mesmo em outra rede, pois na tela anterior (configure mqtt) vc informa até o IP do seu broker mqtt…

Além disso, tem aquela outra acessível pelo menu inicial “launch web app” onde vc pode filtrar os logs do do mqtt pra ver oq está acontecendo…

1 curtida

Você tem razão mesmo, não interfere. Fiz oq indicou e mesmo assim não aparece:( . Será q tenho q reiniciar o server HA ? Quando vou em logs na janela q indicou e marco apenas mqtt no.filtro,.não aparece nenhum log :frowning:

1 curtida

fiz oq pediu e aparece esse erro abaixo quando coloco START HOME ASSISTANT DISCOVERY
Error:MQTT:Publish err: ERR_MEM aka -1

Tente usar o MQTT Explorer no Windows, assim você consegue ver tudo que está chegando ao seu broker.

Fez as configurações para o HA?

@dyego.dutra vc tem outros dispositivos MQTT na mesma rede do SmartPlug funcionando ou esse é o primeiro que vc esta tentando configurar nessa rede? E em outra rede?

Pode mandar 2 prints? Um da tela “Configure MQTT” e outro da tela “Configure Home Assistant”, obviamente ocultando senhas, usuarios, MAC’s e final dos IP.

Ola boa tarde, eu consegui. tinha que colocar no configuration.yaml as configuraçoes do home assistant no qual voce tinha falado e apareceu. Muito obrigado.

Consegui flashar nesta tomada:

Alguém já fez o flash direto usando conversor serial/usb?

Eu fiz e deu trabalho hahaha

Kkkkkk

Deu trabalho pq? Foi difícil fazer solda nos contatos?
E como ficou o procedimento do flash?

Essa é uma foto antiga que tenho do módulo, tenho que desmontar pra ver onde fica o tx e rx.

1 curtida