Dispositivos Bluetooth

Amigos,

Por engano comprei um dispositivo Bluetooth (ao invés de Zigbee). O dispositivo é um medidor de Umidade e Temperatura.

Jaalee-termômetro/higrômetro/umidade/temperatura/vpd/termômetro/higrômetro/Logger para geladeira/freezer/geladeira (aliexpress.com)

Tentei instalar um dongle USB-BT mas o HA não aceita ele, talvez incompatibilidade.

Qual a melhor opção para integrá-lo ao HA ?

qual hardware você utiliza? Se for um mini pc ele pode usar sua placa bluetooth para reconhecer o dispositivo. outra opção é usar um esp32

Uso um pc antigo que eu tinha, ele não tem BT onboard.

Vou comprar um gateway IP - BT, uns R$ 80,00. Acho que vale a pena. Posso deixá-lo próximo do dispositivo que quero ter acesso.

Obrigado pela ajuda.

Esses hub BT tuya não integram localmente com o HA.

Um esp32 é mais barato.

Não sei como fazer a questão do esp32. Tem algum tutorial?

Está aí no link que enviei

E onde compro esse esp32 ?

https://pt.aliexpress.com/item/1005005972627549.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.c6f4caa4KVI58L&gatewayAdapt=glo2bra

https://pt.aliexpress.com/item/1005006336964908.html?spm=a2g0o.productlist.main.1.365fhHhohHhojP&algo_pvid=37bc4cf7-16cd-4875-b07b-e85b76cff4f6&algo_exp_id=37bc4cf7-16cd-4875-b07b-e85b76cff4f6-0&pdp_npi=4%40dis!BRL!61.25!20.85!!!82.30!28.02!%402103252b17169374319797803edd29!12000036806447869!sea!BR!2195866746!&curPageLogUid=8WXTetXSqyfL&utparam-url=scene%3Asearch|query_from%3A

1 curtida

Andre, bom dia.

Comprei esse aí do ML.
Instalei o ESPHome.
Estou com problemas na hora de mandar a configuração para o dispositivo.

Recebo esse erro e não consigo continuar.

Qual sua orientação ?

Verifique o drive do seu dispositivo está instalado no seu PC. senão ele não é reconhecido.
depois disso,

Para instalar o firmware no esp32, faça por aqui:

Vc pode usar um dongle BT normal, não precisa de esp, com a integração do passive ble monitor. Tem ela no HACS pra instalar.
Esse sensor tem suporte lá!

Com um dongle desses da baseus já funciona!

https://pt.aliexpress.com/item/1005005362858380.html

Instalei os que eles mesmos sugerem. Não deu certo, vou precisar achar um driver compatível.

Ta funcionando com o Dongle USB-BT conectado direto na placa. O problema é que limita a área de cobertura.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Essa configuração já fiz, está ok.

Mas estou querendo usar o GW-ESP pois ele é WIFI-BT o que me permite mais cobertura usando vários espalhados pela casa.

Mas muito obrigado pela indicação.

opa, bom dia.

Cara, não consigo achar um driver que funcione. Uso o W11.
Alguma indicação de driver ?
Nem os sugeridos pelo esp funcionam.

Tenta esse

opa, valeu a indicação, mas não deu certo.

Acho que o problema sou eu.
O que fiz:

  1. Instalei o driver que você sugeriu.
  2. Conectei o cabo no dispositivo e na porta usb

Pensei que uma porta Serial seria criada. Mas não.

Fiz errado ?

Olha no gerenciador de dispositivos do windows.
Quando você conectar a placa na USB tem que aparecer um novo dispositivo em Portas COM e LPT, provavelmente vai ter algo relacionado a CH9102X se vc comprou a placa do link do ML.

Se estiver tudo OK no windows é algum problema com os sites que você esta tentando mandar o flash. Talvez alguma permissão que vc negou.

Outro ponto é saber se esse cabo usb é de dados tbm.

Esse é o problema, instalo o driver e a porta COM não aparece. Uso Windows 11.

Isso é fase 2 kkkkkkk. Primeiro tenho que fazer a porta COM aparecer no GD.