Configuração mínima de hardware?

Usei via VM por um bom tempo.
É chato algumas questões com periféricos (principalmente USB), mais depois de configurado vai que vai.
Depois com o tempo, onde minha automação foi crescendo eu optei por mais robustez e sai da VM, migrando para um hardware dedicado ao HA.
Hj uso um nini pc da dell, mesmo sabendo que ele é muito mais do que realmente precisa. Sei que tenho um ambiente robusto e que suportará toda expansão da minha automação

1 curtida

Olá, Estou com a mesma dúvida. Comprei o Beelink e gostei muito e não queria desperdiçar ele somente para o HA e sim usar para outras coisas pequenas como navegador, word, excel e etc, pois é com processador N100 com 16gb de ram e 512 de ssd nvme. Então pensei de usar o Hyper-V para criar um maquina virtual e instalar o HA nela. Sei que posso configurar o mini pc para religar caso acabe a energia e pelo que pesquisei a maquina virtual consegue subir sozinha pois é nativo do windows o hyper-v o que facilitaria em alguns pontos. O que acham ? Tem algum problema em usar o Hyper-V ou algum truque que preciso saber? ou se estiver errado por favor também falem.
Resumindo o HA roda bem no hyper-v ou vou ter problemas ?

Fiquei curioso, como faz pra programar o Beelink pra religar sozinho caso caia a energia?

1 curtida
1 curtida
1 curtida

@RonnyLopes, eu consegui fazer a VM do Virtual Box executar automaticamente no boot do Windows, sem precisar logar nem nada. Você tem que criar uma tarefa no Gerenciador de Tarefas do Windows. Eu fiz seguindo esse passo-a-passo:

boot - How do you configure Virtualbox VM to autostart after Windows-10 reboot? - Super User.

1 curtida

Legal, obrigado pelas dicas de todos, mas qual seria melhor (mais confiável) Hyper-v ou Virtual Box ? Qual o melhor ou o mais indicado para o HA ?

Pessoal, consegui fazer todas as etapas e deu tudo certo, Mas… (como sempre tem um mais) cada vez que a maquina religa muda o IP da maquina virtual no Hyper-V e ainda não está com um IP da minha rede como 192.168.X.XXX e sim está aparecendo um IP estranho totalmente diferente 172.38.x.xxx que não tem nada a ver com minha rede. alguém sabe me dizer como corrigir isso ?

E um outro ponto que está me chateando bastante é que as maquinas aqui de casa que tem o Kaspersky estão apitando que nem loucas (Ataque de rede detectado / Bloqueado) com o IP do HA porem sempre com uma porta diferente, e creio que seja o HA tentando descobrir algo. Alguém já passou por isso ?

Pelo hyper-v eu não sei, mas no virtual Box eu mudo a configuração da placa de rede para bridge.
Ela pega a mesma faixa de IP da rede e é possível colocar IP fixo pelo roteador. Talvez de para escolher o IP no próprio virtual Box, mas nunca procurei por essa configuração.

Então pelo que vi não tem a opção para Bridge no Hyper-v e somente a placa rede padrão.

No Modelo EQ12 não encontrei a opção de ativar o auto power on no retorno da energia. Não tem em nenhum lugar.

Talvez eu esteja um pouco atrasado para montar meu HA… Li todo o tópico, mas ainda continuo com duvidas, será que conseguem me ajudar?

Minha dúvida é: o que teria um custo beneficio melhor para medio/longo prazo?

Tenho um athlon 3000g parado, sem uso, mas só o CPU, sem MB, memorias, ssd, fonte e tals.
Compensaria mais eu investir para completar meu athlon 3000g ou investir em um raspberry?

Fiz um levantamento em peças de segunda mão, o investimento para o athlon seria em torno de 500 reais.

Valeuuuu