Configuração mínima de hardware?

Gostaria de saber se tem alguma configuração mínima para o computador para a instalação do home assistant. Estou pensando em comprar um mini pc com atom z8350, 2gb de ram e 32 de sdd. É o suficiente? Ficará exclusivo para o home assistant.

1 curtida

Não sei se é uma boa esse mini pc, depende muito do valor que te ofereceram. Sobre configuração mínima isso não existe mas temos relatos de pessoas que já usaram em diversos hardwares diferentes.
Esse atom z8350 está no mesmo nível que o Raspberry Pi 4 em performance, que acho o mínimo pra funcionar decentemente o Home Assistant hoje é o Raspberry Pi 4, acho que 2gb de ram é muito pouco e pode passar raiva com lentidão e demora pra dar reboot (coisa que se faz o tempo todo quando se configura algo). Tanto que no caso de Raspberry Pi 4 o pessoal usa pelo menos o de 4gb e a grande maioria usa o de 8gb.
Os 32gb tbm acho pouco, o ideal seria pelo menos 64gb pra não ter problemas.

Uma coisa que tem que ter em mente é pensar a longo prazo, o Home Assistant está em constante evolução e todos os meses saem atualizações que deixam tudo + pesado. Não pense no agora, se prepare pro futuro. Um exemplo é que até uns 2 anos atrás o Raspberry Pi 3 era recomendado, hoje o próprio site oficial do HA recomenda só o Raspberry Pi 4.

Aqui a comparação do atom z8350 com o processador do Raspberry Pi 4 em questão de benchmark.

Não sei o valor que te ofereceram esse mini pc mas da uma olhada no meu vídeo sobre preços de hardwares pra usar o Home Assistant:

1 curtida

Esta era justamente minha dúvida, hoje esta instalado em um raspberry pi 3b e já corrompeu 2 vezes a instalação. Obrigado.

Então deve estar passando raiva com o Raspberry Pi 3, ta usando em cartão SD ou em SSD? Pra corromper assim deve ser em cartão SD… não vale a pena cartão SD. Vc paga caro por algo que vai dar problemas, cartão SD não foi feito pra ser gravado e lido o tempo todo, o ideal seria SSD.
Mas se quer sair do Raspberry Pi 3 já dei dicas no vídeo.

Acredito que o raspberry pi 4 seja o suficiente sim, inclusive para um curto/médio prazo. A minha afirmativa é baseada no fato de que o próprio pessoal do Home Assistant esta lançando o Home Assistant Yellow (inicialmente conhecido como Amber), que nada mais é do que um módulo Raspberry Pi conectado a uma placa customizada com alguns acessórios, dentre eles a possibilidade de se utilizar um módulo SSD.

Resumindo: na minha opinião, raspberry pi 4 é o suficiente e altamente recomendável com um HD SSD (pode ser USB, por exemplo).

Acredito que se o rpi4 não fosse suficiente para aguentar o tranco do HA em um futuro próximo, o pessoal não desenvolveria um hardware oficial baseado nele.

Quanto ao cartão MicroSD, nunca tive problemas…mas existem inúmeros relatos de problemas quando existe muita escrita (que é o caso do HA), então procure evitar, se possível.

1 curtida

Esse já é o 2° hardware que a Nabucasa (pessoal do Home Assistant) tenta vender com Raspberry Pi 4 e pelo preço não vale a pena para nós brasileiros o “yellow”. Já tentou vender o Blue e abandonou…

Argumento fraco o seu, não é só pq é a Nabucasa que faz que seja bom, eles querem ganhar dinheiro vendendo caro um hardware fraco.

Seguindo a sua lógica: “LG me lança em 2021 um celular com hardware de 4 anos atrás então só pq foi ela quem fez é bom”!

Olha o “Yellow” da Nabucasa:

Raspberry Pi 4 de 2gb de ram e 16gb de eMMC, nem SSD é e estão cobrando 169 dolares + 20 dolares de envio que pelo dolar de hoje (5,71) seria 1.079 reais! E só iriam enviar dia 30 de Novembro de 2022! rs

Não acredita? Olha o site do “Yellow”.

Você pagaria 1.079 reais em um Raspberry Pi 4 de 2gb de ram + 16gb de eMMC??? Realmente acha que vale a pena só porque foi a Nabucasa que fez? rs

Ta sendo muito ingênuo.

Raspberry Pi 4 funciona bem hoje e só de 4gb de ram pra cima e olhe lá, no futuro acredito que não, ainda mais esse “Yellow” da Nabucasa, como o Raspberry Pi 3 funcionava e hoje não funciona bem.

Com esses 1.079 reais vc compra mini pc GK Mini da Beelink com processador j4125 que é mais de 3x mais rápido que o processador do Raspberry Pi 4, ele vem com 8gb de ram de um SDD de 128 gb e ainda sobra dinheiro.

Já foi a época que Raspberry Pi 4 valia a pena!

1 curtida

Leandro, esta é a sua opinião…assim como eu dei a minha opinião acima…mas não venha me chamar de ingênuo por ter opinião diferente da sua.

Mas vamos aos fatos:

  • O hardware é um projeto customizado, desenvolvido por uma equipe de engenheiros e também pelos desenvolvedores. Não é simplesmente um raspberry pi 4 que você compra no ML ou no AliExpress.
  • O hardware possui periféricos específicos para automação residencial, como por exemplo o chip da sillicon Labs para Zigbee, que já é compatível com o protocolo Matter também.
  • O hardware possui uma interface M.2 NVME. Veja bem, NVME! Nao é um adaptador USB<->SATA, ou mesmo um M.2 SATA (sim, existe M.2 SATA e M.2 NVME, que são bem diferentes!), como por exemplo acontece com o case Argon One, que você consegue instalar um M.2 SATA, mas nada mais é do que uma interface USB para o M.2 SATA. No caso do yellow, a interface NVME é nativa.
  • O ‘core’ da Yellow é modular. Isto é, o raspberry pi CM4 em si pode ser substituído por um melhor no futuro, se for lançada uma versão com mais recursos. Assim como vc pode optar por colocar um módulo com 8Gb de RAM, se desejar.

Fora os itens acima, uma das finalidades desse tipo de projeto é suportar (apoiar) o desenvolvimento do software, que é distribuído gratuitamente a todos, sem custo algum…assim como é feito na assinatura do serviço de cloud da Nabucasa.

Não sei com o que você trabalha (e não tenho a menor curiosidade de saber), mas se você acha muito $169 por um equipamento desses, te desafio a desenvolver uma placa com os mesmos recursos por um valor menor…e não estou falando de comprar acessórios e ir plugando, não! Estou falando exatamente ao que a Nabucasa fez: desenvolver uma placa customizada para atender às necessidades do software deles, Home Assistant.

Para o resto do pessoal, lembrem-se que se optarem por adquirir o hardware da Nabucasa (Yellow), além de estarem adquirindo um hardware desenvolvido para esta finalidade (automação), você também estará apoiando o projeto, que é grátis e os desenvolvedores não cobram nada para utilização do mesmo.

E não, eu não faço parte da equipe de desenvolvimento ou sequer tenho qualquer relação com a Nabucasa/Home Assistant.

1 curtida

Não te chamei de ingênuo por ter opinião diferente da minha mas sim por ter um argumento fraco “de que só porque é a equipe do Home Assistant é bom”! rsrs
Não entendeu nada do que eu falei.

Qualquer hardware é desenvolvido por uma equipe de engenheiros e desenvolvedores! É simplesmente um raspberry pí 4 sim, tanto que é o próprio Raspberry Pi 4 que é ligado na placa da Nabucasa, placa que da opções a outras coisas que vc pode comprar por fora + barato ou que já vem em qualquer mini pc!
Sobre zigbee por 64 reais (não dolares, sim reais) vc compra um dongle usb da Sonoff que tem mt + potencia!

Ele possui entrada M.2 NVME mas NÃO vem com um M.2 NVME então quem comprar vai ainda ter que gastar mais dinheiro pra comprar um M.2NVME, ele sim vem com um eMMC que é super LENTO! Resumindo, vc paga caro pra algo LENTO e se quiser um rápido vai ter que comprar por fora ou pagar caro no que eles vendem.
Qualquer mini pc já vem com um SSD M.2 NVME, o GK Mini da Beelink já vem com um de 128 gb!

Então vc ta falando que o cara vai pagar caro pelo Yellow pra daqui a pouco precisar comprar outro hardware??? Ta brincando comigo né?!

A finalidade é vender hardware fraco para ganharem dinheiro, ganhar dinheiro é a finalidade de qualquer empresa!
Não trabalho e nem quero trabalhar e muito menos vou aceitar desafio seu! rs
É óbvio que é possível fazer um hardware melhor com menos custos, é só abrir o aliexpress e ver os mini pcs que tem lá! O próprio GK Mini da Beelink é superior e muito + barato!

Não esqueçam de quem adquirir um hardware da Nabucasa vai ser abandonado pela emrpesa como aconteceu com o Blue! Porque vão continuar lançando outro hardware com configurações fracas depois pra ganhar + dinheiro em cima como toda empresa faz!

Infelizmente, é por conta do seu perfil de usuário que muitos projetos open-source não vão para frente e são abandonados…usuários que só querem utilizar e não contribuem sequer comprando um hardware desenvolvido pelos mesmos desenvolvedores do software grátis para ajuda-los nos custos de desenvolvimento.
Enfim, compre o que você acha melhor, o dinheiro é seu, você escolhe como gasta-lo.

Para o restante do pessoal, continuo com o meu apelo: se puderem, invistam no equipamento vendido pela Nabucasa. Além do HA funcionar 100%, você estará incentivando cada vez mais os dev’s a continuarem o ótimo trabalho que vem sendo feito, com um software cada vez melhor para nós, usuários finais.

No mais, encerro por aqui minha participação nessa discussão que não levará a lugar algum.

1 curtida

Fiz + de 90 tutoriais nesse fórum e muitos deles também estão copiados no fórum da Comunidade Portuguesa de Home Assistant, tutoriais que ajudam e incentivam os novos usuários a usar o Home Assistant e crescer a comunidade!

É por conta do MEU perfil de usuário que o Home Assistant a cada dia é mais usado no Brasil e mais e mais gente decide pagar o Nabucasa pra dar dinheiro pra eles!

Traduzi alguns cartões para o português do Brasil.

Falar que eu não ajudo a comunidade é não saber o que está falando… precisamos de mais gente com o meu perfil, mais gente ajudando a comunidade, mais gente divulgando o Home Assistant.

E você caro colega, quantos tutoriais fez pra ajudar a comunidade e incentivar as pessoas a usarem o Home Assistant? Ajudou em alguma tradução pro Home Assistant? Assinou o Nabucasa pelo menos? Comprou o Home Assistant Blue? Fez pré-compra do Yellow? Espero que sim! rs
Fez doação pra ajudar o manter o fórum online? Assim divulgamos o Home Assistant e mais pessoas vão usar e querer pagar o Nabucasa!

É fácil vir apontar o dedo sem saber do que está falando!

Sobre projetos open-source, cada um ajuda da forma que pode, ninguém é obrigado a pagar ou a comprar algo de ninguém. A Nabucasa não está fazendo caridade em criar um software de graça e como qualquer empresa ela que quer capitalizar com seus produtos, isso é fato!
Achar que estão fazendo isso de bom grado é ser ingênuo… coisa que você é…

2 curtidas

Excelente análise Leandro, parabéns!!

Um ponto de atenção para a escolha do hardware é a compatibilidade exigida para usar o sistema oficial do Home Assistant (HAOS), apesar de poder usar outro, esse ponto tem que ser levado em consideração.

Por exemplo, esse usuário não conseguiu instalar o HAOS no minipc que ele comprou por incompatibilidade da UEFI.

Sei que podem argumentar que é possível usar outro sistema como Debian ou até mesmo máquina virtual no Windows nesses modelos, mas a minha intenção é alertar que para os que querem usar o HAOS alguns modelos são incompatíveis. O importante é saber disso ao comprar para não se arrepender depois.

Sobre Beelink GK Mini:

Ele tem UEFI, então é possível usar o HAOS!

No site oficial olhando no Manual aparece a imagem da Bios!

E nesse site também confirma.

Rolou esse estresse aí, Leandro saiu vitorioso e tal mas e aí?

Se o Pi 4 não presta mais qual é o hardware recomendado? O vídeo lá não tá mais disponível.

Como configuração mínima o pi4 da conta do recado sim e sobra hardware, o problema é o custo.

Tenho um 8gb com sdd de 120, case argon2, na época essa configuração saiu por 1054,00, hoje com esse valor da pra comprar apenas o pi4, uma configuração igual a minha deve estar na casa de uns 1800,00.

Acho que a primeira coisa que vc tem que se perguntar é quanto vc está disposto a investir e depois ver o que tem disponível no mercado.

@lelukas Basicamente a questão é que no aliexpress você comprar mini pc c cpu bem superior ao do pi e consideravelmente mais barato. Minhas recomendações são o beelink t4 pro pra baixo custo e beelink u59 (ou qualquer outro com cpus N5105 ou N5095) pra custo benefício.
Se um dia os preços dos pis ou outros SBCs voltarem a baixar aí poderia valer a pena.

Olá pessoal, também estou na busca por um hardware com bom custo-benefício para montar meu servidor local do HA. Encontrei aqui na minha cidade uma pessoa vendendo um Mini PC Beelink semi-novo por 750 reais com as seguintes specs:

image

Me parece mais que suficiente pro HA e o preço está bom. Acham que dá conta do recado?

Pode ir sem medo. A configuração atende e sobra

Então, comprei o tal Beelink. Gostei tanto que já estou achando um desperdício deixá-lo dedicado só pra rodar o HA. Estou pensando em deixá-lo no meu escritório pra tarefas do dia-a-dia (Word, Excel, browsers, etc.). Hoje eu uso um laptop Dell jurássico de 2016 que já está demonstrando sinais de cansaço, então esse mini PC seria uma mão na roda.

Sei que existem outras opções, como usar o HA em cima de um docker, mas me pareceu demasiadamente complicado. Outra coisa que poderia fazer seria aposentar o meu laptop atual, rodar o Home Assistant nele e migrar pro Beelink para o uso diário. Só que aí eu perderia a portabilidade.

Enfim, a melhor opção que estou vislumbrando seria rodar o HA em uma VM no mini PC. Aí fica a dúvida, teria alguma desvantagem em relação a instalar o OS direto nele?

Acredito que existem colegas aqui no forum que utilizam essa forma de rodar o HA e podem dizer sua opinião com mais acertos que eu. A única condição para VM que sei que costuma dar problema é se usar wifi. Cabeado não teria problema.