Como montar várias redes ZigBee independentes no Home Assistant?

Pessoal, tudo bem?

Estou pesquisando formas de deixar toda a comunicação da minha automação 100% local, sem depender da nuvem dos fabricantes dos módulos. A ideia é usar o ZigBee2MQTT com o Home Assistant, e pretendo também assinar o Nabu Casa para centralizar tudo por lá.

Minha intenção é utilizar o dongle SLZB-06, mas estou enfrentando um desafio com a cobertura do sinal ZigBee. Minha casa tem três áreas bem distintas: piso térreo, andar superior e uma casa de máquinas subterrânea, o que acaba dificultando bastante a propagação do sinal entre os ambientes.

Vi em um post aqui no fórum que alguns usuários dividiram a rede ZigBee em duas partes, o que me gerou uma dúvida: é possível ter três malhas ZigBee independentes no Home Assistant, cada uma com seu próprio dongle SLZB-06?

A ideia aqui não é usar repetidores ou malhas interconectadas, mas sim três redes separadas, cada uma com um dongle dedicado, funcionando de forma autônoma dentro do HA.

Alguém já implementou algo parecido? Tem alguma dica ou consideração importante?

Agradeço desde já!

Se você chegou até este tópico, saiba que nosso amigo André compartilhou orientações muito úteis sobre o assunto. Ainda não testei, pois estou aguardando a chegada dos dongles. Assim que concluir os testes, volto aqui para compartilhar os resultados.

segue o link do post: Múltiplas instâncias sendo executadas em sua infraestrutura

é relativamente simples, basta colocar 1 instancia de z2mqtt pra cada roteador, preferencialmente colocar eles em bandas distintas para evitar congestionamento, parear cada um com seu proprio roteador e acabou.
Sinceramente entre 2 andares(300m2) aqui em casa eu consegui usando roteadores e é bem estável, agora seu caso como tem subterraneo provavelmente seria melhor colocar outra mesmo.
O unico problema é que quanto mais malhas e mais wifi sua casa tiver mais congestionamento e overlap de bandas você vai ter.

Se você tiver múltiplas instâncias do z2m tudo deve funcionar a única coisa que precisa se atentar é a instalação. Acredito que no haOS não consiga instalar mais de uma instância. Se usar haOS (não virtualizado) ou vai precisar trocar método de instalação ou usar uma segunda máquina pra outros z2m.

Edit: acabei de ver o post recente do Andre sobre como instalar múltiplas instâncias do z2m no haOS. Porém eu pessoalmente se possível daria preferência a instalar o z2m sem ser por addon para esse tipo de uso. Essa questão de diferenças no URL esta mais para bug do que feature e corre risco de quebrar (ser consertado) com update do HA.

Uso assim há muito tempo. Funciona perfeitamente com atualização e tudo mais.