Aviso de chamada no interfone hdl f8

Circuito simples para detectar o ring do interfone e a partir daí criar uma automação que possa enviar para o Telegram uma foto da câmera externa.

Você vai precisar de:
1 nodemcu
1 foto acoplador PC817
1 capacitor 10µf/50v
1 capacitor 1µf/10v

segue o diagrama do circuito:

Agora vamos escrever o seguinte código no Esphome:

esphome:
  name: detector de interfone
  platform: ESP8266
  board: nodemcuv2

wifi:
  ssid: "SSID"
  password: "PASSWORD"
  manual_ip: # aqui só se quiser ip fixo
    static_ip: xxx.xxx.xxx.xxx 
    gateway: xxx.xxx.xxx.xxx
    subnet: xxx.xxx.xxx.xxx

# Enable logging
logger:

# Enable Home Assistant API
api:

ota:

################ I N T E R F O N E ###############
  - platform: gpio
    pin:
      number: D1
      mode: INPUT_PULLUP
      inverted: true
    name: "Sensor interfone"
    device_class: sound
    filters:
      - delayed_on: 20ms    

O próximo passo é criar a automação, no caso fiz no Node-red:


o timestamp é só pra testar

disparo pelo sensor

captura a foto, já existe um post do José henrique mostrando como fazer:
(Node-RED - Tirando fotos e enviando para o Telegram)

delay para gravar corretamente a foto

envia a foto

aumenta o volume

reproduz som nos google home, tem que estar salvo na pasta “www”
{
“media_content_id”: “http://192.168.2.xx:8123/local/sounds/doorbell.wav”,
“media_content_type”: “audio/wav”
}

e pronto:
image
Espero ter conseguido passar a ideia.

Rodrigo Linhares

12 curtidas

Muito bacana, vou fazer tb! Valeu pelo tutorial :call_me_hand:

Gostei bastante da ideia, será que daria para adaptar para usar no lugar o interfone uma campainha sem fio?? tipo essa da foto abaixo:c-semfio

Uma sugestão é usar estes interruptores 433

mas tem que ter um receptor integrado no HA

Nesse caso, acho que seria melhor usar um Esp com um botão. A ideia de usar essa campainha é para ter um aviso sonoro interno? Pq se for por isso, pode colocar aviso sonoro no google home ou até mesmo um buzzer, dá pra pensar num monte de coisa.

1 curtida

Lembrei deste post, acabei de ver que este Ring Video integra no HA:

2 curtidas

Fino demais, problema é o precinho, rs

Eu fiz com esses dispositivos. Exatamente esses. Funciona perfeitamente e um custo bem baixo.

2 curtidas

Excelente tutorial, parabéns! Seria possível aplicar no vídeo porteiro da Hikvision?

Bom dia Pedro, qual modelo?

É o vídeo porteiro antivandalismo modelo DS-KB8112-IM da Hikvision. Eu já tenho a câmera integrada no HA, mãe não sei como utilizar para capturar a imagem.

E um ESP01 em um sem fios Intelbras Tis 5010? Poderia ficar na unidade externa e seguir um modelo similar ao apresentado, mas, em relação ao sinal wifi, seria melhor que ficasse na base interna. Será que daria? :thinking:

Eu estou tentando bolar um sensor, que detecte se minha cerca elétrica está ligada ou não, quando ela esta armada um determinado led fica aceso e pensei em fazer a automação por aí, mas nao entendo muito de eletrônica. Com o nodemcu, eu consigo ler o sinal desse led?? Onde eu deveria soldar os fios?

Qual a marca e modelo do seu eletrificador, Jfl, intelbras…?
para ler o led pode usar praticamente o mesmo circuito, os pinos 1 e 2 do PC817, são a mesma coisa que um led, acredito que a central consiga acionar os 2 simultaneamente.

Eu posso usar esse diagrama somente para enviar mensagem no telegram? eu nao tenho camera e nao uso nodered.

@rodrigolinhares, boa tarde !

Estava pensando em fazer algo assim, muito legal !

o modelo do interfone aqui do prédio é o Intelbras tdmi200, posso aplicar o seu projeto ?

obrigado !

Um Sonnof Mini acoplado na campainha sendo acionado no pulso do interruptor executando qualquer outro serviço também dá certo?

Eu adaptei sua ideia, utilizei um sonoff basic com tasmota, em que adaptei o relé para ser um contato seco para abrir o portão fechando o curto entre 1 e 4 do interfone, mudei o gpio 14 para botão conectando o circuirto com o PC817 e deu certinho. Até o presente momento quando o interfone toca, recebo a mensagem no telegram através do fluxo do node red e consigo abrir o portao tb

Muito bom, estou olhando pra trocar meu interfone, mas com um esquema desse posso manter meu bom e velho HDL que funciona bem. Porém tenho zero conhecimento de automação. Esse circuito funciona sem necessidade de computador? Queria só ser avisado no celular quando o ramal total, sem necessidade de enviar a foto. Se alguém se habilitar a montar, eu compro.

Você já usa o Home Assistant? Ou conhece?

Isso é a implementação de uma forma de monitorar o toque do interfone pelo Home Assistant, logo você precisa ter um hardware para manter o Home Assistant ligado. A partir daí você faz o circuito e configura o Home Assistant para comunicar com a plaquinha usada.

Você pode entender mais aqui: