Automação Garagem

Boa tarde pessoal,

Estou idealizando o projeto para automatizar a luz da minha garagem em determinado horário (moro em um condomínio de casas), pois o interruptor fica para dentro da casa, e manobrar o carro no escuro trás algumas dificuldades, e caso eu pare meu carro na rua “comum” para acender a luz alguém pode acertar o mesmo (as casas ficam em um nível mais alto da rua, e geralmente outros motoristas sobem correndo).

Estudando sobre HA e lendo no fórum outros projetos/ idéias pensei em utilizar um serviço como life 360 para acender a luz quando me aproximasse da casa em determinado horário, e queria desligar a mesma de maneira automática. Pensei em colocar um sensor de presença no teto da garagem, e quando esse sensor não detectasse movimento por alguns mins após o movimento, dele desligar a luz.

Um sensor de presença seria o mais ideal? Existiria outro item que faria melhor esse papel?

Abraços.

1 Like

Ou de presença ou um de fechamento…quando fechar a garagem ou…abrir a entrada da casa, apaga luz após x tempo (aqui em casa está assim e funciona bem).

1 Like

Boa mesmo.

Não havia pensado no sensor de porta.

Como as vezes deixo o carro e nem entro em casa (as vezes so venho deixar o carro para sair com um carro só para economizar) eu controlo de novo com o life.

Muito obrigado pela indicação.

1 Like

Bom dia.
Eu utilizo esse dispositivo https://www.kabum.com.br/produto/131436/automacao-portao-de-garagem-kabum-smart, onde ele consegue abrir e fechar o portão e também, já possui um sensor de abertura.

Na Luz da Garagem, utilizo um sonoff. Quando está no por do sol, ao abrir o portão acende a luz e depois de dois minutos apaga a luz sozinho. Durante o dia a luz não é acionada.

Também fiz um alarme com o sensor, se o portão ficar aberto por 3 minutos, dispara um alerta nas alexas de casa e notifica meu celular

Ola, @luizhgois esse equipamento do Kabum é Tuya? A integracao dele no HA é boa? E a instalação, é facil? Desculpa fazer varias perguntas mas gostaria de automatizar o meu tbm. Porem, gostaria de que fosse mais seguro possivel.

Tenho uma automação com o life360 para acender a luz quando aproximo da casa e apaga quando saio de casa.

Caso entre e apenas troque de carro, a luz vai apagar quando deixar a casa.

Também não me preocupo se deixei a luz acessa ou não.

1 Like

Funciona na Tuya e SmartLife, acabei utilizando ele pelo SmartLife. A integração funciona muito bem sim, com o HA, não tive nenhum problema até agora já faz uns 6 meses que tenho ele instalado.
Através do NodeRed, fiz as automações que queria e também tenho um Tag NFC que posso abrir e fechar o portão sem o controle remoto.

Eu gostei bastante dele, porque já tem o sensor de abertura do portão nele próprio, é fácil de instalar, só colocar o fio dele na botoeira do portão e o sensor no portão, o fio do sensor é bem longo. Não tive problemas para instalar ele não.

Eu uso um sensor de porta no portão, já tinha um sonoff pulso para abrir o portão, então não quis comprar aqueles que já vem com sensor. Como meu portão fica no tempo eu fiz uma extensão do sensor, usando esses imãs.
https://images-americanas.b2w.io/produtos/44339098/imagens/sensor-ppa-ima-motor-portao-basculante-fim-de-curso-3-vias/44339101_1_xlarge.jpg
Deixo a placa do sensor dentro do motor do portão e esse sensor colado no trilho (portão basculante). Criei um fluxo no nodered para quando abrir o portão acende as luzes da garagem e da sala, e ao abrir a porta da sala, aguarda 10 segundos e desliga as luzes da garagem e deixa a da sala ligada. Quando vou sair ele liga as luzes quando abro o portão, e tenho uma automação que quando sai todo mundo de casa o life 360 desliga tudo em casa.

Cara, as possibilidades são muitas, depende do que vc tem em mãos de recurso ou o que quer comprar, eu por exemplo peguei aqui um ESP32 e instalei o ESPPRESENSE nele, o carro encosta na minha garagem e a luz acende, coloquei um delay de 5 minutos para apagar, mais que suficiente no meu caso pq é casa, fiz só uma condição para verificar se é noite, mas as possibilidades são muitas, aqui vc poderá pegar ideias e adaptar para sua condição.

image

Esqueci, o ESPRESENSE trabalha por bluetooth e vinculei ao rádio do carro.

Na garagem de casa eu uso 1 sonoff mini modificado para obter a temperatura e umidade, ele controla a lâmpada da garagem e minha campainha.
E em conjunto uso também um Shelly i4 para detectar se meu portal da garagem e/ou o portão social está aberto e também se tem movimento na garagem.

Com isso eu acendo a lâmpada quando o portão abre e também por movimento. E recebo os alertas caso o portão permaneça aberto por mais de 5 minutos e junto com o alerta, direciono o PTZ da câmera para o portão.

1 Like

Achei interessante esta modificação do sonoff, vc tem o link ou tutorial que possa compartilhar?

Eu segui estes dois tutoriais aqui do forum.

https://forum.homeassistantbrasil.com.br/t/sonoff-mini-com-firmware-tasmota-sensor-de-temperatura-dht22/4097

https://forum.homeassistantbrasil.com.br/t/esphome-sonoff-mini/2867

E adaptei os dois para o uso que eu queria.

1 Like

A câmera que eu uso é esta aqui :point_down:t2:

https://a.aliexpress.com/_mLFF3JC


O meu eu fiz da seguinte forma:

  • Ao abrir o portão, se for a noite, liga as luzes da garagem e da sala. A cada 2 segundos ele verifica se o portão está aberto, fica e loop até o portão fechar.
  • Quando o portão fecha, se a porta da sala estiver aberta (tecnicamente tem alguém em casa) as luzes da garagem desliga depois de 5 segundos
  • Quando o portão fecha, se a porta da sala estiver fechada (possível cenário que todos saíram de casa), aguarda 2 minutos e todas as luzes desliga.
  • Quando o portão fecha, se a porta da sala estiver fechada, entra num delay de 2 minutos, se a porta da sala abrir nesse período de 2 minutos, as luzes da garagem desliga e deixa a luz da sala ligada, se a porta da sala não abrir em 2 minutos desliga tudo.
1 Like

Estou buscando aprender mais com relação aos processos de automação nativo do HA.

Então optei por colocar tudo que for da garagem e externo na automação nativa do HA.

E até agora está funcionando perfeitamente, e dentre as automações tenho funções como envio de mensagem no celular, movimento da câmera (ptz), validação de portão aberto com contagem de tempo, etc.

1 Like

Qual a resolução da sua câmera? Tem boa qualidade noturna?

Como passei quase todos os interruptores para zigbee, vão sobrar alguns sonoffs, tenho que dar funções pra eles, rsrs.

Eu comprei a opção de 4k.
Instalei ela bem no alto para ter uma panorâmica boa.

Segue um print de uma gravação feita pelo Frigate nesta madrugada :point_down:t2:

Com o Led dela aceso:

Apenas no infra:

Agora tem um porém muito importante.
Nessa resolução só vira com cabo de rede igual a minha está. No Wi-Fi nem pensar.

1 Like