Atualização dos status de dispositivos

Tenho bastante dispositivo, em casa, e comecei a me aventurar no Home Assistant

Porém tenho notado, que os status dos dispositivos, não atualizam rapidamente.
Eu abro e fecho a Janela e lá no Home Assistant, nada acontece… ele me mostra o status de quando o aparelho estava quando eu abri o Home Assistant…

Esqueci de alguma coisa?

Quais dispositivos? Quais plataformas? É wi-fi ou zigbee? Qual integração ta usando?
Explica melhor por favor!

São dispositivos AVATTO e AUBESS

  • AUBESS Tuya Smart ZigBee 3.0 Smart Sensor de Temperatura e Umidade
  • AVATTO – Sensor de Portas e Janelas Tuya Zigbee

As duas eu configurei pelo repositório Tuya v2

Eles atualizam no HomeAssistant, mas não é instantâneo como no app tuya, e muito menos como no Alexa. Não consegui reparar no tempo, mas do que supervisionei, de uns 5 a 10 minutos.

1 curtida

Achou o problema, tira o Tuya v2 e usa a nova integração da Tuya.

Outro problema, vc ta usando o hub da Tuya pra integrar no HA então ta dependendo da plataforma e da internet, vai ter delay nisso, se usar um hub com zigbee2mqtt não vai ter esse problema, vai ser zero delay.

Recomendo um dongle usb 3.0 da Sonoff, ele funciona com o zigbee2mqtt, tem por 53 reais na Shopee, vai resolver todos os seus problemas.

https://shopee.com.br/Receptor-SONOFF-Zigbee-3.0-USB-Dongle-Plus-(ZBDongle-P)-receptor-inteligente-sem-fio-universal-Gateway-i.361993178.15868935994?sp_atk=c009048b-ab39-460a-9414-39a04149a337

Desde já agradeço sua ajuda até aqui :pray:

Mas vamos lá… Não entendi muito bem

Eu segui um tutorial do Path tec, achei que o Tuya V2 era o mais novo, é o indicado pelo tutorial, se ele não é então qual é ? Como faço isso ? Poderia detalhar um pouco melhor qual integração utilizar e como encontrá-la ?

Outro… dongle mqtt ? eu comprei recentemente … um zegmistart hub ZigBee, e não era esse? Qual a diferença? Preciso dele ou o dongle substitui?

Muitas dúvidas…:sweat_smile: estou perdido e jogando dinheiro fora pelo jeito… :pensive:

A diferença é que com o dongle ligado diretamente no HA, sua rede zigbee passa a ser local, sem depender do smart life ou tuya.

Para os dispositivos wi-fi, utilizo o localtuya. Funciona muito bem.

Tuya v2 foi descontinuado na atualização de Outubro de 2021 porque ele foi incorporado ao Home Assistant e virou a nova integração nativa da Tuya.

Assiste isso aqui:

E depois isso aqui:

Integração Nativa da Tuya, qual exatamente? Como a identifico ?

O André fez o comentário de uma forma que me remeteu outra dúvida…
Dongle ligado diretamente no HA…

Hoje meu HA é uma VM, mas não fica ligado constantemente, pesquisei comprar um Raspberry, mas já está a abandonando a ideia pelo custo, então vi uma galera instalando ele um uns TV BOX, e foi a esperança… comprei um desse, será que vai existir a opção de ligar um dongle nisso ?

As integrações nativas do Home Assistant são todas que ficam na lista de integrações!

Temos 3 tipos de integrações no Home Assistant:

1- Integrações nativas - elas ficam na lista de integrações em Configurações - Dispositivos e Serviços - Adicionar Integrações.
2- Integrações por componentes personalizados - são integrações feitas pela comunidade, podem ser instaladas pelo HACS.
3- Integrações por Add-ons - são integrações feitas tanto pela equipe do Home Assistant quanto pela comunidade, são Add-ons de serviços de terceiros

Assiste os vídeos que você vai entender.

Não recomendo instalação do Home Assistant em TV BOX porque não tem suporte oficial, apresentam lentidão e a versão do HA que usam é a CORE então não tem suporte ao Supervisor, a Add-ons e backups.

+1 video pra vc assistir:

Estudei muitas opções para instalar meu HA, de VM, RBPY, mas olhando custo beneficio, segui a dica do Leandro de comprar um mini PC (NUC) com processador J4125 8gb RAM é 256 Ssd M.2. Estou muito satisfeito. Roda sem problema algum e hoje você compra um por coisa de R$800. Sem precisar de case ou outros acessórios.

2 curtidas

Galera, vcs tem sido TOP… estou aprendendo muito com vcs.

Tem um detalhe importante que não mencionei, bom na verdade dois detalhes…

Esse investimento Raspberry ou Mini PC, não é pra mim, infelizmente… sou entusiasta da área HA, adorei isso pq sou programador, e caiu como uma luva… mas até então tem sido um hobby,
se for para um funcionamento local… a TV Box por enquanto seria a opção, R$ 250,00 em aparelho de 4GB RAM e 64GB ROM por enquanto se isso não ficar bom, a alternativa … é uma VM na empresa de um amigo de servidores, o detalhe importante importante aí não é mais LOCAL.

pelo que entendi, o investimento num hub mqqt seria inutil… e eu teria que manter uma integração por internet mesmo… estou errado ?

Indicariam usar Mini PCs, aparelhos desse tipo?

Bom dia Fabiano, tudo bom?

Gostaria primeiro de deixar claro que não é qualquer hardware que o Home Assistant vai funcionar bem, se tentar usar em um hardware muito simples vai ter problemas, vai ter lentidão e vai passar raiva, fora que vai ter gasto dinheiro a toa em um hardware fraco e com isso vai gastar + dinheiro tendo que comprar um novo.
Um conselho, não vá com a mentalidade querendo gastar o mínimo possível porque com o tempo vai acabar tendo que gastar de novo. Pense que é um investimento em um hardware que vai ficar 24/7 ligado por anos e acredito que como programador sabe que isso a longo prazo acaba com a máquina, então precisa de um hardware de qualidade.

Vamos conversar sobre performance, ver números é bom pra ter uma ideia do que é ou não recomendado pelos devs do Home Assistant para usa-lo sem ter problemas, lentidão ou passar raiva.

Aqui temos uma comparação de performance de processadores do site cpubenchmark.net, provavelmente deve conhecer esse site, é por ele que temos uma noção de performance, gasto energético e várias outras informações de processadores.

Hoje o mínimo recomendado pela equipe de devs do Home Assistant é um Raspberry Pi 4 pra ter um funcionamento bom do sistema, sem você ter lentidões, problemas ou passar raiva com ele.

Podemos ver que o Raspberry Pi 4 tem uma pontuação de 834 de performance, vamos pegar ele como o mínimo recomendado. Sobre valores para compra, um kit com Rasp 4 hoje no aliexpress está um valor absurdo, não recomendo pelos valores altos. Já foi a época que Rasp era custo-benefício, hoje se acha kit de Rasp4 dentre 800 a 1100 reais e ainda teria que comprar um SSD e uma case boa pra refrigeração que aumentaria o custo.

Sobre esse mini pc que você achou por 200 reais, nos comentário uma pessoa que comprou informou que o anúncio é enganoso e que o processador que vem nele é um ARM Cortex-A7 2 Core de 1Ghz, podemos ver na imagem os 2 modelos de 2 Core do ARM Cortex-A7 ambos com pontos ínfimos de performance. A própria pessoa que comprou reclamou que é lento.

Na imagem dos benchmarks coloquei também o processador n3350 do Beelink T4 Pro, hoje ele é o custo-benefício em relação a hardware para o Home Assistant, temos 1127 pontos de performance, você acha ele por volta de 500 reais no aliexpress.

Sobre TV Box, todas usam processadores Armlogic e podemos ver que a performance é menor que a do Rasp4, tem 534 pontos, não é a ideal, fora que vc pode comprar uma pirata e não vir com o processador informado no anúncio, já comentei que não recomendo TV Box. Vários colegas já utilizaram e passaram raiva, alguns migraram pra Rasp 4 e outros pra mini pcs.

Aqui no fórum tem tutoriais sobre instalar o HA em TV Box e nem eu e nem a equipe de admins do fórum recomendamos esse uso por não ter suporte oficial, se decidir usar é por sua conta em risco.

Minha opinião, se hoje não está podendo investir em algo realmente bom e de qualidade e quer mesmo usar o Home Assistant faça como eu fiz, use em MV no Windows e quando puder compre algo de qualidade. Fiquei 1 ano e meio usando o HA em MV no Windows e só depois comprei meu mini pc. Hoje uso o HA em um Beelink GK Mini, funciona super bem e rápido no Debian 11, zero problemas, zero lentidão e zero raiva!

1 curtida

Não recomendo MV na nuvem, vai depender da internet e das plataformas pra fazer as coisas funcionarem na sua casa. Vai ficar dependendo de terceiro pra gerenciar sua casa, não acho isso seguro.
Assiste o vídeo que recomendei lá em cima…

Está certo, se for usar o HA na nuvem vai ter usar tudo na nuvem, vai perder várias integrações e suportes que só funcionariam local.

O Home Assistant não foi feito pra ser usado na nuvem, a prioridade deles é segurança e suporte local.

2 curtidas

É… , não posso dizer que é muito a gosto, mas vou recuar, e seguir o conselho de vcs.

Gostei desse N3350, achei ele no AliExpress, só não é algo que consiga investir no momento, vou manter em VM local, até que eu consiga reservar esse din pra investimento.

Até mesmo desse dongle, vou trocar as integrações pra Local Tuya, e ver se só isso já melhora um pouco, até lá vou adquirindo experiência, até poder investir mais.

2 curtidas

Fico feliz que mudou de ideia, eu fiquei 1 ano e meio com o HA em um MV no meu pc com windows e usando roteador da operadora tendo que me redobrar pra conseguir colocar os dispositivos wifi em só 32 slots que o roteador tinha suporte…

Em maio faz 2 anos que uso o HA, hoje já tenho meu mini pc beelink gk mini com ele e o roteador AX 3600 da Xiaomi que tem suporte a + de 200 dispositivos. O meu zigbee eu uso o gateway v2 modelo chinês da Xiaomi só com dispositivos Xiaomi mesmo, tudo funcionando super bem e o principal, tudo local!

Demorei d+ pra conseguir isso, demorei, mas ta tudo do jeito que sempre quis, zero problemas, zero lentidão, sem passar raiva, tudo com segurança e tudo local!

1 curtida

Mas enfim, eu volto para o problema original, e detectei um cenário novo…

Os meus dispositivos eles atualizam, eu tive a falsa impressão de apenas demora, porque estava instalando add-ons, e configurando respositórios… então em uma das necessidades de reiniciar o HA, percebi que os status se atualizavam…

Baseado nessa impressão, fiz um teste, liguei um ar condicionado, e fiz a temperatura cair, fiquei monitorando o sensor de temperatura e “nada do valor cair”, foi só reiniciar o HA, e o valor se atualizou para o real.

Refiz o mesmo teste em outro ambiente, e comprovei… os status dos dispositivos não mudam, se eu não reiniciar.

Isso não me parece ser apenas um problema delay com a internet.

Outro detalhe…

Eu desinstalei a integração V2 e segui o tutorial acima recomendado, o Local Tuya, apenas detecta meus aparelhos Wi-fi, mas os ZigBee não, pois eu não tenho o dongle.

E esses aparelhos que não atualizam estatus são ZigBee.
Esta muito estranho esse funcionamento dessa forma, eu só vou resolver se tiver um dongle?

O fato de so atualizar quando reinicio, que acho estranho.

Boa tarde!

Se vale como depoimento, quando comecei vi na variedade de dispositivos, modelos e soluções Tuya uma vantagem muito grande em relação aos sonoff. Achava os dispositivos zigbee mais caros que os wifi, e são. Investi alguns bons R$ em dispositivos wifi. Inclusive perdi $ em sensores que só fazem raiva e consomem pilha e bateria.

Quando comecei a buscar automatizações de verdade, vi que o Smart Life, Tuya e eWelink não atendiam minha criatividade, e o HA chegou para mudar minha visão. Acho que isso acontece com todos.

Ainda tenho dispositivos wifi e continuarei com eles, mas existem os que já percebi não serem tão estáveis. Sem buscar fazer propaganda, os avatto de 1 e 2 canais são muito bons, e os switches tuya “tipo mini R2” não são tão estáveis, as vezes perdem conexão com o wifi e preciso desligar a energia para voltar.

Hoje com o HA tenho migrado para dispositivos zigbee, preferencialmente com neutro, para serem repetidores, mas se precisar usar wifi, procuro marcas e modelos mais confiáveis, sonoff, avatto, zemismart, mas a preferência é sempre para trabalhar localmente.

Abraço a todos

3 curtidas

Eu teimei bastante como programador de longa data, não desisti de fazer isso funcionar desinstalei toda sas integrações Tuya, e baixei novos repositórios, finalmente consegui fazer funcionar… “eles não estão local”… mas o delay já é aceitável de 1 a 3 segundos no máximo, isso pra mim já está super de boa, de fato o problema era o Tuya v2, instalei agora o Tuya oficial, não o Local… tentei instalar o Local também segui o tutorial acima do @LeandroIssa porém algumas coisas já estão diferentes naquele tutorial, mesmo sabendo qual era meu IP, Device ID, e Local ID o HA respondia que não encontrava “pontos de acesso” e tive essa grande limitação de só encontrar aparelhos Wifi por eu não ter o dongle… o caminho foi tentar outras integrações Tuya e finalmente deu certo… esse assunto resolvido.

@andregoncalvespires , compartilho do mesmo sentimento seu tive uma excelente experiência com Avatto… já com os Sonoffs apenas dos aparelhos wi-fi são ótimos, tenho relês e acendedores touchs funcionando sem oscilação a 3 anos… já os ZigBee Sonoff gastei a grana que daria pra eu comprar o NUC em sensores e mais o mesmo tanto em pilhas e Doril pra dor de cabeça de entender o pq tantos aparelhos ficavam fora do ar e gastavam tanta pilha… resultado, tenho um anuncio no Mercado Livre… se alguém se interessar…
são 14 sensores Zigbee, + um HUB Zigbee tudo SONOFF, por 300tão (calcula quanto daria cada sensor mais o Hub que pechincha está isso) não sei se foi eu que tive uma experiência ruim com isso… só sei que não quero mais saber, ZigBee SONOFF eu to fora… talvez quem entenda mais tenha uma experiência melhor que a minha… está aí a oportunidade, já vai me ajudar a investir no NUC, estudei hoje vários aparelhos desses, laptops velhos, CPUs Core2Duo 4g de ram… são baratos, da pra encontrar esses PCs por 300, de quebra da pra instalar um PostgreSQL nele, pra fazer os meus B.I. de consumo de energia e água… interagir com o Node-RED do HA e a Alexa, aí o céu é o limite !!!

O HA tem revolucionado meu entendimento em automação, e a ajuda do @LeandroIssa está sendo fantástica, ele fez eu recuar com relação ao TV Box, cheguei a comprar no Ali, mas vou recusar a compra.

Só que o contra ponto, é que o fato de eu ter conseguido fazer os Tuya, funcionarem com um delay tão baixo, está me fazendo questionar entre ter uma infra-estrutura local, a um custo de equipamento e energia, comparado a um análogo a AWS VM a custo free, talvez vale a pena assumir os impecíhos de um Cloud, claro se a justificativa for só a “segurança”, a segurança não é garantida sendo local se vc não montar sua estrutura amarrada pra isso, está vulnerável tanto quanto a um cloud, palavra de alguém experiente no assunto… já se a justificativa fosse o DELAY, 1 minuto já deixa inviável ter uma arquitetura Cloud.

1 curtida