Usando o /16 a configuração da rede dele está correta.
Testa redirecionar a porta externa 8123 para a porta interna 8123 do IP do seu HA. Para isso você precisa remover a configuração http: do seu arquivo de configuração (configuration.yaml) e reiniciar.
Se não funcionar é algum problema no redirecionamento de porta oi firewall do roeteador. Se funcionar precisa ver no NGINX/DuckDNS o que está bloqueado.
Mas te sugiro a pegar um domínio (gratuito pela Freenom ou aqueles .nom.br pelo Registro.BR) e usar o Cloudflare Tunnel.
Eu uso apenas o DuckDns sem o NGINX e nos últimos meses notei que fica inacessível as vezes (o site do duckdns tbm) e as vezes demora um pouco para fazer a primeira conexão pelo APP.
Pelo CloudFlare é mais estável?
Como fica o acesso interno pelo CloudFlare?
Tentei configurar o acesso remoto ao Home Assistant por duas semanas e descobri que minha operadora bloqueia o acesso externo de todas as portas usando o IP publico.
Fiz o passo a passo do tutorial e funcionou tudo menos no aplicativo do HA aparece a mensagem abaixo, alguém sabe como resolver? O problema é só no app do HA, consigo acessar normalmente o meudominio.duckdns.org pelo navegador do celular
Segui o tutorial em cada vírgula, “funcionou”, não como eu esperava…
Para acessar o HA pelo PC preciso colocar o HTTP antes do IP e o HTTPS, domínio só funciona pelo celular.
Meu HA está em máquina virtual no meu PC.
Mas, o mais frustrante foi não ter o feedback dos dispositivos, não sei se a luz está acesa, se não estiver olhando para ela. Antes ela mudava de cor quando era só o IP.
Alguém teve esse problema?